Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Bom dia,

Venho sofrendo com a minha conexão, principalmente em downloads (velocidades baixas) e jogos online(PS3-Bad Company 2 caindo constantemente).

Minha conexão é pela GVT Turbonet MEGA FLEX 1/3 Mbps (Down) e 500/750 Kbps (Up). Modem D-Link 500b e Router D-Link DI-524.

Abaixo os dados do modem. Particularmente estou achando estranhos os valores da potência de saída e do sinal/ruído do upstream. Desde já agradeço.

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 30.3 6.5

Attenuation (dB): 12.0 3.9

Output Power (dBm): 6.8 1.7

Attainable Rate (Kbps): 20744 1116

Rate (Kbps): 3839 1083

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 59 66

B (number of bytes in Mux Data Frame): 119 33

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 1

T (Mux Data Frames over sync bytes): 1 1

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 0 0

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.9917 0.9749

L (number of bits in PMD Data Frame): 968 279

D (interleaver depth): 1 1

Delay (msec): 0 0

Super Frames: 42073 3046797

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 0 0

RS Correctable Errors: 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 0

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 469063385 132321024

Data Cells: 33456806 59491124

Bit Errors: 0 0

Total ES: 0 2

Total SES: 0 0

Total UAS: 20 246

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela resposta, mas há algum motivo especial para isso?

As vezes meus downloads são tão rápidos (220 kb/s), mas as vezes são tão lentos (27 kb/s)... Há alguma coisa de errado na minha conexão?

Razões sim, especiais não. Todo usuário doméstico enfrenta todos os dias por inúmeras razões oscilações na taxa de transferência, independente do servidor que esta baixando. Até aqui nada de especial; o que você precisa ficar atento é se estas oscilações muito bruscas ocorrem para downloads em servidores que não exigem uma Contra Premium, ou seja, se em um mesmo servidor que não tem esta exigência você ter estas oscilações bruscas de download, então passe à fazer testes em outros servidores semelhantes periodicamente, e ver se o mesmo ocorre.
Bom dia,

Venho sofrendo com a minha conexão, principalmente em downloads (velocidades baixas) e jogos online(PS3-Bad Company 2 caindo constantemente).

Minha conexão é pela GVT Turbonet MEGA FLEX 1/3 Mbps (Down) e 500/750 Kbps (Up). Modem D-Link 500b e Router D-Link DI-524.

Abaixo os dados do modem. Particularmente estou achando estranhos os valores da potência de saída e do sinal/ruído do upstream. Desde já agradeço.

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 30.3 6.5

Attenuation (dB): 12.0 3.9

Output Power (dBm): 6.8 1.7

Attainable Rate (Kbps): 20744 1116

Rate (Kbps): 3839 1083

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 59 66

B (number of bytes in Mux Data Frame): 119 33

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 1

T (Mux Data Frames over sync bytes): 1 1

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 0 0

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.9917 0.9749

L (number of bits in PMD Data Frame): 968 279

D (interleaver depth): 1 1

Delay (msec): 0 0

Super Frames: 42073 3046797

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 0 0

RS Correctable Errors: 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 0

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 469063385 132321024

Data Cells: 33456806 59491124

Bit Errors: 0 0

Total ES: 0 2

Total SES: 0 0

Total UAS: 20 246

Seu sinal esta excelente, mas apenas para download de fato. Os parâmetros para upload estão estranhamente muito ruins quando na verdade deveriam estar melhores que os de download. Não sei qual é a política de suporte da GVT para sinal de upload ruim, mas isso é problema que ela deve tratar.À você, apenas fazer o teste de trocar o microfiltro e testar outro modem ADSL.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu sinal esta excelente, mas apenas para download de fato. Os parâmetros para upload estão estranhamente muito ruins quando na verdade deveriam estar melhores que os de download. Não sei qual é a política de suporte da GVT para sinal de upload ruim, mas isso é problema que ela deve tratar.À você, apenas fazer o teste de trocar o microfiltro e testar outro modem ADSL.

Obrigado pela ajuda. Vou tentar efetuar os testes que disse e após verificar com a GVT o que pode ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, estou com duvida com esses erros FEC CRC etc se atrapalham muito...


_{Administrator}=>adsl info
Modemstate : up
Operation Mode : G.992.3 Annex A
Channel Mode : interleaved
Number of resets : 1

Vendor Local Remote
Country : 0f 00
Vendor : TMMB GS
VendorSpecific : 0000 0000
StandardRevisionNr : 00 00

Downstream Upstream
Margin [dB] : 26.0 19.5
Attenuation [dB] : 35.5 22.5
OutputPower [dBm] : 14.5 12.5

Intrinsic/Actual Bandwidth %
Upstream : 86
Downstream : 60

Available Bandwidth Cells/s Kbit/s
Downstream : 10863 4606
Upstream : 1650 700


Transfer statistics
Errors
Received FEC : 3620757086
Received CRC : 8635
Received HEC : 6694
Transmitted FEC : 16
Transmitted CRC : 4
Transmitted HEC : 5

Near end failures since reset
Loss of frame: 0 failures
Loss of signal: 0 failures
Loss of power: 0 failures
Errored seconds: 313 seconds
Near end failures last 15 minutes
Loss of frame: 0 seconds
Loss of signal: 0 seconds
Loss of power: 0 seconds
Errored seconds: 1 seconds
Near end failures current day
Errored seconds: 19 seconds
Near end failures previous day
Errored seconds: 38 seconds

O que causaria esses erros?

Speedy 4mb/600kbps

Até mais,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejam por favor essas são as informações do meu modem , ainda nao entendi.

aparentemente o que esta pior é o atenuation, mas o que isso quer dizer? que tenho que baixar novamente minha velocidade ou que a operadora deve trocar o cabo?

Mode: ADSL2+

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 8.3 20.4

Attenuation (dB): 65.5 34.9

Output Power (dBm): 17.7 12.3

Attainable Rate (Kbps): 2756 960

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de como esta instalado o cabeamento telefônico em sua casa, não é tarefa fácil. Você precisa vistoriar os pontos mais expostos e procurar por emendas, secções descascados, proximidade com a rede elétrica, microfiltros. Mas isso pode ficar mais fácil ou mais difícil de acordo com o tamanho da sua casa e comprimento do cabo.

Entendi.

Obrigado Spider.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Venho sofrendo com a minha conexão, principalmente em downloads (velocidades baixas) e jogos online(PS3-Bad Company 2 caindo constantemente).

Minha conexão é pela GVT Turbonet MEGA FLEX 1/3 Mbps (Down) e 500/750 Kbps (Up). Modem D-Link 500b e Router D-Link DI-524.

Abaixo os dados do modem. Particularmente estou achando estranhos os valores da potência de saída e do sinal/ruído do upstream. Desde já agradeço.

<><><>

Conexão MegaFlex da GVT é aquela que sincroniza 1000/500 Kbps das 8h as 20h, e 3000/750 Kbps das 20h as 8h.

Isso ocorre automaticamente, mas em alguns casos, é preciso reiniciar o modem pra perceber o aumento de velocidade, e tambem novos parametros de sinal/ruido.

voce cita um modem router e router wireless.

Imagino que voce configurou o 500B como BRIDGE e o DI-524 como ROUTER com os dados da GVT (login, senha, vpi/vci). Do contrário vai ter problemas ...

A perda de link com servidores de jogos internacionais pode ser um ping alto e perda de pacotes nessas rotas americanas. A GVT nunca foi muito feliz com esse tipo de serviço. Mas não é padrão ...

Quanto as taxas de download, sabemos que a GVT compensa o "overhead" que é um desperdicio normal de banda de navegação. Conexões de 10 Megas (10.000 Kbps) recebem uma porta adsl de 12.800 Kbps. Talvez seja a unica a fazer isso.

Isso significa que voce tem um PLUS na tua conexão que o teu navegador não vai aproveitar, mas e totalmente aproveitado em P2P e link FTP.

Use esse link "www.c3sl.ufpr.br/page/mirrors" pra fazer teste download.

As velocidades de Upload não são levadas muita a sério na GVT. Acredito que as outras tambem não deem muita importancia. Os tecnicos são mobilizados apanas quando várias reclamações chegam relacionadas ao mesmo armario.

<><><>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala galera, estou com duvida com esses erros FEC CRC etc se atrapalham muito...


_{Administrator}=>adsl info
Modemstate : up
Operation Mode : G.992.3 Annex A
Channel Mode : interleaved
Number of resets : 1

Vendor Local Remote
Country : 0f 00
Vendor : TMMB GS
VendorSpecific : 0000 0000
StandardRevisionNr : 00 00

Downstream Upstream
Margin [dB] : 26.0 19.5
Attenuation [dB] : 35.5 22.5
OutputPower [dBm] : 14.5 12.5

Intrinsic/Actual Bandwidth %
Upstream : 86
Downstream : 60

Available Bandwidth Cells/s Kbit/s
Downstream : 10863 4606
Upstream : 1650 700


Transfer statistics
Errors
Received FEC : 3620757086
Received CRC : 8635
Received HEC : 6694
Transmitted FEC : 16
Transmitted CRC : 4
Transmitted HEC : 5

Near end failures since reset
Loss of frame: 0 failures
Loss of signal: 0 failures
Loss of power: 0 failures
Errored seconds: 313 seconds
Near end failures last 15 minutes
Loss of frame: 0 seconds
Loss of signal: 0 seconds
Loss of power: 0 seconds
Errored seconds: 1 seconds
Near end failures current day
Errored seconds: 19 seconds
Near end failures previous day
Errored seconds: 38 seconds

O que causaria esses erros?

Speedy 4mb/600kbps

Até mais,

Estes erros são causados pelo tipo de equipamentos adotados pela sua operadora, e também pela qualidade destes mesmo equipamentos que irão gerar menos ou mais erros se estiverem bons ou ruins. Os outros parâmetros na sua linha ADSL estão bons, então se estes erros não estiverem prejudicando a sua conexão, então despreocupe-se.
vejam por favor essas são as informações do meu modem , ainda nao entendi.

aparentemente o que esta pior é o atenuation, mas o que isso quer dizer? que tenho que baixar novamente minha velocidade ou que a operadora deve trocar o cabo?

Mode: ADSL2+

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 8.3 20.4

Attenuation (dB): 65.5 34.9

Output Power (dBm): 17.7 12.3

Attainable Rate (Kbps): 2756 960

Olha, com uma atenuação tão alta e um SNR tão baixo, você deve estar bem distante da central ADSL da sua operadora. Se você estiver tendo problemas de conexão como queda do sinal (de sincronismo), queda de conexão, baixa velocidade entre outros, então reclame com a sua operadora e peça o suporte técnico.
Ola amigos, minha dsl estar com os seguintes valores

atenuaçao de 50.5db

ruido 30.0db

tem como o ruido ser estão bom e a atenuaçao estar estão ruim?

obg pela ajuda

Sim, tem sim porque um não depende diretamente do outro de uma forma geral. Mas o amigo cometeu um erro: você deve postar exatamente da forma como aparece no modem (copiar e colar aqui) porque estes valores podem facilmente ser referentes à banda de upstream, e eu pelo menos acredito que tenha mais interesse na análise do SNR e Atenuação da banda downstream.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para um modem configurado para sincronizar em ADSL2+, esta com uma boa medição sim.

E esse "tempo de resposta" ao qual se refere, é latência de rede (ping)?

Sim, depende muito do horário, fico com PING muito irregular e alto, eu sei que meu fio está com uma emenda, será que pode ser isso que está atrapalhando o PING?

Agora tá assim:

1284573921-clip-70kb.jpg

24169084.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho 2 megas e funciona beleza... mas fui solicitar 8mega que ta com o mesmo preço aqui em porto alegre, e não foi possivel pois os "tecnicos" da oi me disseram que o Attainable Rate (Kbps) esta marcando 6238 e seria o maximo que suporta minha linha, eu só poderia usar no maximo 6 megas na minha linha... e pior que acho que ele ta certo... mas queria saber a opinião de algum intendido no assunto, essa informação do Attainable Rate (Kbps) esta certa? o maximo que suporta seria 6mb ??

Downstream Upstream SNR Margin (dB): 12.0 30.6 Attenuation (dB): 55.0 25.5 Output Power (dBm): 12.6 19.4 Attainable Rate (Kbps): 6238 1221 Rate (Kbps): 2045 415

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu tenho 2 megas e funciona beleza... mas fui solicitar 8mega que ta com o mesmo preço aqui em porto alegre, e não foi possivel pois os "tecnicos" da oi me disseram que o Attainable Rate (Kbps) esta marcando 6238 e seria o maximo que suporta minha linha, eu só poderia usar no maximo 6 megas na minha linha... e pior que acho que ele ta certo... mas queria saber a opinião de algum intendido no assunto, essa informação do Attainable Rate (Kbps) esta certa? o maximo que suporta seria 6mb ??

Downstream Upstream SNR Margin (dB): 12.0 30.6 Attenuation (dB): 55.0 25.5 Output Power (dBm): 12.6 19.4 Attainable Rate (Kbps): 6238 1221 Rate (Kbps): 2045 415

Os técnicos da sua operadora estão certos. Sua linha atualmente não tem parâmetros bons o suficiente para 8 Mbps, e também nem para 6 Mbps (sua operadora muito provavelmente não comercializa esta velocidade). Sua linha suporta 4 Mbps, e só.;)
os valores da minha estão ok ??

http://img543.imageshack.us/i/dlink.jpg/

A imagem que você hospedou esta um tanto quanto ilegível, mas eu consegui identificar uma informação muito importante: Attainable Rate. O valor esta o melhor que uma linha ADSL propociona, ou seja, mais de 24000 Kbps. Se esta com este valor, é dificílimo que os parâmetros de SNR e Atenuação esteja ruins.:)
Fiz uma configurações no Modem :

capturarm.png

Desmarquei o de amarelo e o ping ficou assim agora:

pingtestn.png

Impressionante!

Impressionante [2]!

Parece então que o ADSL1, na sua linha esta corrigindo os erros na linha melhor que o ADSL2 ou o ADSL2+. Isto porque, em algumas situações a sincronia do DSLAM da operadora com o modem ADSL tem melhor correção de erros e adaptação da velocidade com modulações mais antigas e consequente diminuição de colisão e reposição dos pacotes, e isto devido ao DSLAM não ser tão atual.

Monitore sua conexão, e confirme para nós se o seu ping continuou assim.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Downstream Upstream

Line Coding(Trellis): On On

SNR Margin (0.1 dB): 102 40

Attenuation (0.1 dB): 155 56

nao to entendendo esse valores no outro modem nao passam de 15 de down e 8 de up

Então é isso mesmo:

SNR em 10.2dB (download)

Atenuação em 15.5dB (download)

Não são valores ruins, ainda mais se a atenuação esta em 15.5dB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você já pediu os 10 Mbps? Se você já pediu e esta funcionando, ótimo.

Só tem um detalhe: o SNR na sua linha esta muito baixo, 8.6dB e receio que esta valor baixe ainda mais. E quanto à Attainable Rate (Kbps) 10833, este valor poderá baixar caso a infraestrutura externa da Oi estiver precária.

Prossiga na instalação, e veja se como fica depois de instalado. Se não alcançar os 10 Mbps, peça uma velocidade menor como 8 Mbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei para Oi solicitando o Upgrade do Velox 8 MB para 10 MB mas foi informado que para quem tem o Plano de 8 MB será automaticamente migrado para o de 10 MB. Como não há no sistema a possibilidade de por os 10 MB nesse exato momento terei que esperar eles atualizarem.

Segue foto da minha estatística de sinal:

86286892.jpg

Está boa? Pega 20 MB? Esse Upload não está muito baixo?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com certeza 8 Mbps, e 10 Mbps funcionarão normalmente.

Já 20 Mbps, tenho minhas dúvidas. Talvez com VDSL2, mas como sei que a Oi não comercializa banda larga via VDSL2, e nem 20 Mbps então você ficará bem com 10 Mbps.

O upload esta baixo, porque a rede ADSL da Oi despreza totalmente a largura de banda em upstream, e chega ao meu ver, no ridículo de por 300 Kbps de upload para 8 Mbps de download. Então, o seu upload esta baixo simplesmente porque a Oi quer assim... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza 8 Mbps, e 10 Mbps funcionarão normalmente.

Já 20 Mbps, tenho minhas dúvidas. Talvez com VDSL2, mas como sei que a Oi não comercializa banda larga via VDSL2, e nem 20 Mbps então você ficará bem com 10 Mbps.

O upload esta baixo, porque a rede ADSL da Oi despreza totalmente a largura de banda em upstream, e chega ao meu ver, no ridículo de por 300 Kbps de upload para 8 Mbps de download. Então, o seu upload esta baixo simplesmente porque a Oi quer assim... (_(

Obrigado pela resposta Spider!

O Upload é de 400 Kbps, não!?

Fiz um novo teste agora desabilitando ADSL2 e ADSL2+ e por incrível que pareça melhorou um pouco mais:

93100575.jpg

Também percebi uma melhora na latência e na abertura de páginas.

Vale deixar o ADSL2 e ADSL2+ desabilitados?

Ps.: Embora com e sem ADSL2/2+ habilitado dando um ping google.com -t no prompt depois de 2 min dá 4% de perda.

Normal !?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal.

meu irmão queria aumentar velocidade daqui de casa, que era de 2mb (velox)

ai mandei ele ligar para la, só que antes falei pra ele olhar na conta o valor que estavamos pagando, que eu nao lembrava, e ele viu q agora ta 8mb na conta.. mas nem pedimos nem nada

segue a tela do roteador vejam se esta certo mesmo:

modem.jpg

essas atenuações ai estão boas??

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já pediu os 10 Mbps? Se você já pediu e esta funcionando, ótimo.

Só tem um detalhe: o SNR na sua linha esta muito baixo, 8.6dB e receio que esta valor baixe ainda mais. E quanto à Attainable Rate (Kbps) 10833, este valor poderá baixar caso a infraestrutura externa da Oi estiver precária.

Prossiga na instalação, e veja se como fica depois de instalado. Se não alcançar os 10 Mbps, peça uma velocidade menor como 8 Mbps.

ainda nao estou com 10 Mbps, o problema é que se a linha nao ficar boa depois disso eles irao reduzir para 4 Mbps, pois 8 nao é mais comercializado :(,

será 4 oiu 10, certo?

ola pessoal.

meu irmão queria aumentar velocidade daqui de casa, que era de 2mb (velox)

...

obrigado

você já está com 10 Mbps ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!