Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

  • Membro VIP

JMASTER,

Considerando a Atenuação e o SNR Margin na sua linha ADSL creio, não permitirão o upgrade para 8Mbps, mas para 4Mbps dá certo sim.

Isso porque, sendo o seu SNR Margim em média 19dB, e se aumenta a velocidade para 8Mbps, esse valor vai baixar perigosamente para uns 14dB ou até menos, o que poderia acarretar quedas constantes, e baixa velocidade. A Atenuação não deve mudar muita coisa aí.

A melhor velocidade para você, considerando a relação SNR Margim X Atenuação, é 4Mbps.

Abraço,

Spider :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JMASTER,

Considerando a Atenuação e o SNR Margin na sua linha ADSL creio, não permitirão o upgrade para 8Mbps, mas para 4Mbps dá certo sim.

Isso porque, sendo o seu SNR Margim em média 19dB, e se aumenta a velocidade para 8Mbps, esse valor vai baixar perigosamente para uns 14dB ou até menos, o que poderia acarretar quedas constantes, e baixa velocidade. A Atenuação não deve mudar muita coisa aí.

A melhor velocidade para você, considerando a relação SNR Margim X Atenuação, é 4Mbps.

Abraço,

Spider :aranha:

Muito obrigado Spider...:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Possuo um modem SpeedStream ADSL 4200 e tenho um conexão de 2mb(Oi Velox).

Liguei um dia para a Oi querendo aumentar para 4mb ou até 8mb e eles me informaram que meu limite são 2mb. Gostaria de saber se isso é por causa da Atenuação e SNR, será que está ruim? Gostaria de saber até qual velocidade de conexão meu modem aguentaria?

Segue foto do SNR e atenuação.

Obrigado.

ss4200dslstatus.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Observe o que se diz em ATU-C Current TX Rate, traduzindo:

  • ATU-C: a central de multiplexação do sinal ADSL, o DSLAM da operadora.
  • Current Tx Rate: Taxa Atual de Transferência, ou o quanto a sua linha pode aguentar "no braço" em downloads, ou seja, o máximo de banda que sua linha ADSL poderá entregar independentemente de qualquer outro fator (nem adianta chorar) :D

Pois bem, e o valor 2272000 (bits/sec), fazendo as contas equivalem à:

  • 2272000 bs (bits/sec = bits por segundo),
  • 2272000 /1000 ( divide por 1000 para chegar na menor base, onde 1000 bits = 1Kbits),
  • Temor assim 2272 Kbits (reescrevendo: 2272Kilobits, ou 2272Kbps já que nos referimos à largura de banda),
  • E então, reduzindo à menor base possível, teremos 2.272Mbps, grosseiramente 2Mbps.

Pronto! Sua operadora tem razão em afirmar não poder lhe entregar nem 4 e nem 8Mbps de velocidade, isso porque a sua linha claramente não suportará. Não com a atual infraestrutura que ela, a sua operadora, possui em sua região.

Abraços,

Spider :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado Spider, mas seu quiser alterar isso com algum técnico da Oi daqui da minha localidade, será que seria muito complicado, pois tive que alterar o cabeamento do meu telefone para uma URA aqui perto(uns 200 metros) e tive que alterar meu número tb para ter uma conexão melhor, eu pensei que iria poder ter pelo menos 4 mb, visto que, a atenuação e sinal ruído parece ser bons. Nesse caso seria melhor ver com um técnico de rua ou com atendente direto na Central?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
muito obrigado Spider, mas seu quiser alterar isso com algum técnico da Oi daqui da minha localidade, será que seria muito complicado, pois tive que alterar o cabeamento do meu telefone para uma URA aqui perto(uns 200 metros) e tive que alterar meu número tb para ter uma conexão melhor, eu pensei que iria poder ter pelo menos 4 mb, visto que, a atenuação e sinal ruído parece ser bons. Nesse caso seria melhor ver com um técnico de rua ou com atendente direto na Central?

Obrigado.

Sempre com o atendente da Central. A análise da capacidade da rede começa no atendimento, e é completada pelo técnico de campo.

Agora, considerando que você já solicitou a mudança do seu par-metálico para o Mini-DSLAM próximo em 200 metros da sua casa, e a taxa máxima mostrada no seu SpeedStream é de 2Mbps é praticamente certo de que não conseguirão colocar em sua linha 4Mbps. Veja que o seu sinal-ruído já esta em 12dB, e é nesse valor que as operadoras não liberam maiores velocidades porque, se colocarem forçadamente 4Mbps em sua linha, esse sinal-ruído com certeza irá baixar para 9~7dB ou até menos, e com isso virão os problemas: queda de conexão - queda de sincronismo ADSL - baixa velocidade e, não raro chiados fortes na fonia de sua linha telefônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre com o atendente da Central. A análise da capacidade da rede começa no atendimento, e é completada pelo técnico de campo.

Agora, considerando que você já solicitou a mudança do seu par-metálico para o Mini-DSLAM próximo em 200 metros da sua casa, e a taxa máxima mostrada no seu SpeedStream é de 2Mbps é praticamente certo de que não conseguirão colocar em sua linha 4Mbps. Veja que o seu sinal-ruído já esta em 12dB, e é nesse valor que as operadoras não liberam maiores velocidades porque, se colocarem forçadamente 4Mbps em sua linha, esse sinal-ruído com certeza irá baixar para 9~7dB ou até menos, e com isso virão os problemas: queda de conexão - queda de sincronismo ADSL - baixa velocidade e, não raro chiados fortes na fonia de sua linha telefônica.

Spider, você postou aí acima que meu Sinal Ruído está em 12dB, o que está em 12dB é a atenuação ou estou enganado, para mim o SNR significa sinal ruído ou não é? Se for o meu sinal ruído está em 30.5dB ou estou enganado?

Não entendi muito bem, pois peguei essa tabela da Internet e vendo algumas informações eu acho que minha Atenuação e SNR é o melhor possível ou não é? Me tira essa dúvida.

Tabela:

Nível de Sinal/Ruído - SNR

6dB Um sinal abaixo deste valor causa problemas de sincronismo, lentidão e erros diversos.

7dB-10dB Não é um valor ideal e ainda pode ocorrer problemas se oscilar demais.

11dB-20dB Nível ideal.

20dB-28dB Excelente.

29dB ou valores maiores que este, melhor impossível.

Atenuação

20dB ou menos, pode se considerar no céu.

20dB-30dB Excelente.

30dB-40dB Muito bom.

40dB-50dB Bom.

50dB-60dB Mediano dependendo do valor de SNR (se estiver muito baixo).

60dB Valores maiores a este pode ser considerado como ruim/péssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, você esta certo. Respondi sem olhar a tabela, só buscando de memória. Desculpe.-_-

Então vira ao contrário tudo o que postei antes: você tem um baita de um sinal, bão demais da conta, sô!:D:D:D

Faz o seguinte: ligue direto no setor de vendas, e peça sem delongas o upgrade para 4Mbps, e veja o que acontece depois: esses setores de vendas costumam ter gente sempre pronta em fechar um bom negócio.

E fico na torcida para que os 2Mbps que aparecem em sua screenshot seja por causa do perfil setado na porta do DSLAM onde esta o seu par-metálico, porque aí bastará alterar o perfil para o de 4Mbps e você ficar feliz da vida.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, eu tinha levado um susto. Deu um trabalho para eu poder ter 2 megas aqui, pois antes nem 300kbps eu conseguia sincronizar a conexão...rsrsrs.

Mas valeu pelas informações e pela força. A última pergunta seria se meu modem SS4200 aguentaria 4mb ou até 8mb?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Spider, eu tinha levado um susto. Deu um trabalho para eu poder ter 2 megas aqui, pois antes nem 300kbps eu conseguia sincronizar a conexão...rsrsrs.
Pois é, e eu estava estranhando alguém morando 200 metros de um Mini-DSLAM com sinal-ruído em 12dB... mas o trem já voltou aos trilhos!:)
Mas valeu pelas informações e pela força. A última pergunta seria se meu modem SS4200 aguentaria 4mb ou até 8mb?

Obrigado.

O SpeedStream 4200 consegue lidar com até 24Mbps em ADSL2+, com Anexo-A ou Anexo-M -> (no caso de quem tem a GVT-Turbonet), ainda mais com firmware da Optus, como parece ser o seu caso. Mandou bem, com esse firmware aí.:cool:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com problemas com a minha internet, toda hora ela cai a luz do adsl fik piscando direto, aqui vão as leituras do meu modem:

http://img193.imageshack.us/img193/4765/sinaisdomodem.jpg

só que eu troquei toda a minha fiação interna, coloquei um splinter como este:

http://img248.imageshack.us/img248/9541/filtrodelinhaduplo.jpg

mais não resolveu nada, tem hora que as leituras do modem vão abaixo de SN 8db

você´s tem uma ideia como resolver esse problema????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com problemas com a minha internet, toda hora ela cai a luz do adsl fik piscando direto, aqui vão as leituras do meu modem:

http://img193.imageshack.us/img193/4765/sinaisdomodem.jpg

só que eu troquei toda a minha fiação interna, coloquei um splinter como este:

http://img248.imageshack.us/img248/9541/filtrodelinhaduplo.jpg

mais não resolveu nada, tem hora que as leituras do modem vão abaixo de SN 8db

você´s tem uma ideia como resolver esse problema????

Antigamente isso ocorria aqui em casa direto, isso quando eu tentei alterar a velocidade de 300kbps para 1 mb, foi uma loucura, o meu SNR caía as vezes para -1dB, mas em certos horários ficava entre 4 a 8db (Não sincronizava por nada, as vezes só sincronizava durante alguns minutos) e minha atenuação ficava estabilizada em 56dB (muito ruim).

Só melhorou após eu conhecer um técnico de rua e perguntei várias coisas a ele e o mesmo falou que iria melhorar minha conexão se eu passasse mha linha para uma URA (que tem perto da minha casa), pois minha linha vinha da Central (fica a alguns KM - pode ser o seu caso). Tive que pagar por fora por esse serviço, ainda bem que encontrei um técnico gente boa e nem foi tão caro assim - R$70,00, mas antes de pedir ao técnico para fazer eu liguei para Oi para saber se eles poderiam realizar esse serviço, mas para variar a resposta foi não, então como algumas coisas no Brasil só se resolvem da maneira errada, tive que fazer dessa maneira. Tive tb que alterar meu número de telefone (paguei a Oi R$75,00 por essa alteração), pois no meu caso só foi possível assim, as vezes não precisa, mas meu número tinha mais de 27 anos(meu tel é muito antigo).

Cara, não sou expert no assunto, mas aprendi muita coisa pesquisando e conversando com alguns técnicos da Oi e de repente seu caso possa ser parecido com o meu antigamente, mas vou deixar outras pessoas mais experiente no assunto como nosso amigo Spider, que está me ajudando bastante.

Me desculpe por postar toda minha vida com a Oi, mas serviu de conhecimento para mim e possa servir de conhecimento para você, mesmo que o seu caso seja diferente.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, dêem uma olhada na minha atenuação e me digam até quantos megas posso estar aumentando a minha velocidade.

Eu nao consegui ate agora aumentar a velocidade na Oi Velox mesmo eles dizendo que existe porta disponivel para o aumento de até 8mb disponiveis. Será que suporta tudo isso mesmo com essa atenuação??

Modem Speed Touch 510 V6

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 17,5 / 35,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 28,0 / 30,5

O que vocês achama???

Valeu!!

Pessoal, estou enfrentando um problema pra aumentar minha velocidade de internet.

Tenho 1MB, Oi Velox.

Sempre que ligo pra lá pra aumentar a velocidade eles sempre dizem que nao existe porta disponivel.

Mas já me aceonteceu por 3x de eles disserem que existe porta disponivel até 8MB. Aí peço que quero instalar a de 8MB. E mesmo assim depois do prazo de atendimento eles dizem que a solicitação foi encerrada por não ter porta disponivel.

Será que pode ser por minha linha não suportar 8MB? Se for isso, não entendo porque a Oi diz que tem disponibilidade para 8MB.

Eu andei fazendo uma verificação nesse site http://www2.farina1.com/adsl/ para saber quanto minha linha suporta e deu 2MB.

Será que é até 2MB mesmo que ela suporta e não os 8MB que porventura a Oi diz que tem?

Me ajudem ae!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou enfrentando um problema pra aumentar minha velocidade de internet.

Tenho 1MB, Oi Velox.

Sempre que ligo pra lá pra aumentar a velocidade eles sempre dizem que nao existe porta disponivel.

Mas já me aceonteceu por 3x de eles disserem que existe porta disponivel até 8MB. Aí peço que quero instalar a de 8MB. E mesmo assim depois do prazo de atendimento eles dizem que a solicitação foi encerrada por não ter porta disponivel.

Será que pode ser por minha linha não suportar 8MB? Se for isso, não entendo porque a Oi diz que tem disponibilidade para 8MB.

Eu andei fazendo uma verificação nesse site http://www2.farina1.com/adsl/ para saber quanto minha linha suporta e deu 2MB.

Será que é até 2MB mesmo que ela suporta e não os 8MB que porventura a Oi diz que tem?

Me ajudem ae!!!

Até onde eu sei, a necessidade de uma porta nova é para uma nova instalação de Velox.

Para quem já tem Velox, basta a mudança de parâmetros da conexão na porta já instalada.

O que pode ocorrer é a Central não ter suporte para 8mb. Aqui na minha cidade por exemplo, a velocidade máxima que a central suporta é 600kbps.

Você informa que "peço que quero instalar a de 8MB". Não peça para instalar nada, peça apenas um up-grade na conexão que já possui. Pergunte qual a maior velocidade disponível no momento e opte pela que melhor lhe atender, dentro das ofertas disponíveis.

Olá pessoal!

Quem souber me esclareça por favor...

Ao monitorar o SNR observei que este oscila muito, indo de 17 a 31. :confused::confused:

A atenuação está mais ou menos estável em 46.

Uso Velox 300kbps com modem SS4200 e tenho tido algumas desconexões em minha net.

A fiação está perfeita, ela vem da rua diretamente para o modem, sem emendas.

Fiz uma SS para observarem:

http://img25.imageshack.us/img25/2977/snri.jpg

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
estou com problemas com a minha internet, toda hora ela cai a luz do adsl fik piscando direto, aqui vão as leituras do meu modem:

http://img193.imageshack.us/img193/4765/sinaisdomodem.jpg

só que eu troquei toda a minha fiação interna, coloquei um splinter como este:

http://img248.imageshack.us/img248/9541/filtrodelinhaduplo.jpg

mais não resolveu nada, tem hora que as leituras do modem vão abaixo de SN 8db

você´s tem uma ideia como resolver esse problema????

Se é o seu SNR (sinal-ruído), quem esta oscilando e, na sequencia ocorrem as quedas de sincronismo ADSL, significa que ou o cabeamento (externo - interno) precisa ser verificado, ou a porta do DSLAM onde esta o seu par-metálico esta com problemas. Não raro, este problema de oscilação do SNR esta associado ao modem que você utiliza, por exemplo, e até mesmo pela modulação ADSL escolhida. Sendo assim, o ideal é que você conseguisse testar ao menos dois modens ADSL, além de atualizar o firmware do seu atual modem. Ah, configura-lo para sincronizar em G.dmt (ADSL1) também é procedimento válido para o seu caso.

Abraço, :joia:

Pessoal, dêem uma olhada na minha atenuação e me digam até quantos megas posso estar aumentando a minha velocidade.

Eu nao consegui ate agora aumentar a velocidade na Oi Velox mesmo eles dizendo que existe porta disponivel para o aumento de até 8mb disponiveis. Será que suporta tudo isso mesmo com essa atenuação??

Modem Speed Touch 510 V6

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 17,5 / 35,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 28,0 / 30,5

O que vocês achama???

Valeu!!

Pessoal, estou enfrentando um problema pra aumentar minha velocidade de internet.

Tenho 1MB, Oi Velox.

Sempre que ligo pra lá pra aumentar a velocidade eles sempre dizem que nao existe porta disponivel.

Mas já me aceonteceu por 3x de eles disserem que existe porta disponivel até 8MB. Aí peço que quero instalar a de 8MB. E mesmo assim depois do prazo de atendimento eles dizem que a solicitação foi encerrada por não ter porta disponivel.

Será que pode ser por minha linha não suportar 8MB? Se for isso, não entendo porque a Oi diz que tem disponibilidade para 8MB.

Eu andei fazendo uma verificação nesse site http://www2.farina1.com/adsl/ para saber quanto minha linha suporta e deu 2MB.

Será que é até 2MB mesmo que ela suporta e não os 8MB que porventura a Oi diz que tem?

Me ajudem ae!!!

Sua linha tem qualificação técnica para até mais que 8Mbps, mas em se tratando da rede da Oi, é bem provável que existam nas centrais telefônicas delas, DGs com DSLAMs ATM, que são centrais de multiplexação do sinal ADSL que só podem entregar comercialmente viável, até 4Mbps. Por isso de a Oi dizer à você que não pode entregar 8Mbps sem mudar sua porta na central: eles precisarão arrumar porta em um DSLAM dito ETH (Metro-Ethernet), que dá possibilidade comercial e tecnicamente para velocidades até 24Mbps.

Tomara que consigam para você a porta no DSLAM ETH.

Abraço, :joia:

Até onde eu sei, a necessidade de uma porta nova é para uma nova instalação de Velox.

Para quem já tem Velox, basta a mudança de parâmetros da conexão na porta já instalada.

O que pode ocorrer é a Central não ter suporte para 8mb. Aqui na minha cidade por exemplo, a velocidade máxima que a central suporta é 600kbps.

Você informa que "peço que quero instalar a de 8MB". Não peça para instalar nada, peça apenas um up-grade na conexão que já possui. Pergunte qual a maior velocidade disponível no momento e opte pela que melhor lhe atender, dentro das ofertas disponíveis.

Olá pessoal!

Quem souber me esclareça por favor...

Ao monitorar o SNR observei que este oscila muito, indo de 17 a 31. :confused::confused:

A atenuação está mais ou menos estável em 46.

Uso Velox 300kbps com modem SS4200 e tenho tido algumas desconexões em minha net.

A fiação está perfeita, ela vem da rua diretamente para o modem, sem emendas.

Fiz uma SS para observarem:

http://img25.imageshack.us/img25/2977/snri.jpg

Agradeço antecipadamente.

O SNR pode saldavelmente oscilar até 2dB, que não representa problemas. Mas, se o SNR oscila tão bruscamente, no seu caso quase 15dB, então com certeza algo de muito errado existe na infraestrutura do local: seja no seu modem, passando pelos cabos (internos - externos), até à central ADSL (DSLAM). Se por exemplo, você trocar de modem e rever toda o seu cabeamento telefônico interno incluindo microfiltros, e mesmo assim não surtir efeitos positivos, então é certo que o problema esta no lado da operadora e ela deverá tratar a rede.

Abraços,

Spider :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é o seu SNR (sinal-ruído), quem esta oscilando e, na sequencia ocorrem as quedas de sincronismo ADSL, significa que ou o cabeamento (externo - interno) precisa ser verificado, ou a porta do DSLAM onde esta o seu par-metálico esta com problemas. Não raro, este problema de oscilação do SNR esta associado ao modem que você utiliza, por exemplo, e até mesmo pela modulação ADSL escolhida. Sendo assim, o ideal é que você conseguisse testar ao menos dois modens ADSL, além de atualizar o firmware do seu atual modem. Ah, configura-lo para sincronizar em G.dmt (ADSL1) também é procedimento válido para o seu caso.

Abraço, :joia:

Valeu Spider só mais uma coisa ou quem possa responder,

será que pode ser o filtro de linha que esta com problemas??? tipo eu liguei na TELEFONICA e eles estão me enviando um novo filtro de linha pra ver se resolve, agora esta meio constante as quedas de sinais tanto é que tive que ligar lá, as minhas leituras continuam baixas olhem só:

http://img339.imageshack.us/img339/1...ssinaladsl.jpg

Esses n° de erros são normais? A atenuação esta ridicula não esta?

OPS o link da foto das minhas configurações do modem certa é esse daqui:

http://img339.imageshack.us/i/errossinaladsl.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da pra alguem me responder para uma velocidade de 1mega o snr e atenuaçao ta normal ou tem algo errado eu eri. agradeço. adsl 2

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 13.5 12.8

Attenuation (dB): 55.0 28.4

Output Power (dBm): 18.9 10.9

Attainable Rate (Kbps): 3249 666

Rate (Kbps): 1182 657

K (number of bytes in DMT frame): 5 14

R (number of check bytes in RS code word): 6 10

S (RS code word size in DMT frame): 1 16

D (interleaver depth): 128 4

Delay (msec): 32 16

Super Frames: 263745 266449

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 121322762 1466539

RS Correctable Errors: 938 18

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 30196

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 11880590 1931657869

Data Cells: 35323 465351892

Bit Errors: 0 2883923

Total ES: 1 2713

Total SES: 1 157

Total UAS: 78 4991857

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!