Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou entrando agora no forum pois vou iniciar a faculdade de Sistemas de informação. Achei muito interessante suas dicas e irei utiliza-las para ja dar uma adiantada no conhecimento para não ficar perdida nas matérias da facul.

Parabéns pela iniciativa de querer ajudar os iniciantes..

=D

Postado

Meu nome é Alexandre, tenho 14 anos e gostaria de começar a aprender programação. Peço ajuda, pois não sei por onde começo, ouvi dizer que é melhor aprender Lógica de Programação para depois aprender uma linguagem específica. E gostaria de saber se dá para começar a aprender por um livro (caso seja possível gostaria da indicação de algum) ou se é melhor fazer um curso. Meu primo me ensinou a criar alguns programas simples em C++, como: achar a área de um quadrado e de escolha simples, mas eu não entendia direito o porque dos símbolos e palavras que escrevia, eu só digitava. Por isso quero entender exatamente o que faço, para que eu possa criar diversos tipos de programas, inclusive jogos.

Obrigado desde já.

• Moderador
Postado

bom.. tudo que você façou esta correto. melhor forma de aprender antes é saber a logica de programaçao.. as receitinhas de bolo.. depois disso escolha uma linguagem que você tenha mais afinidade. como você ja deu uma diretiva de planos.. a linguagem C/C++ é a melhor escolha. sugiro você começar aprendendo o C pois é a base. assim que ja souber bem o C .. condicionais.. loop while.. do while.. for.. ponteiros... e outras coisas.. aí você pula para C++ que a coisa muda de figura.. você começa aprendendo classes, manipulaçao de objeto.. métodos.. enfim.. a maioria dos jogos sao em C++

existem muitos livros.. e apostilas.. compre-os.. ou baixe as apostilas e estude bastante!

abraço

Postado
bom.. tudo que você façou esta correto. melhor forma de aprender antes é saber a logica de programaçao.. as receitinhas de bolo.. depois disso escolha uma linguagem que você tenha mais afinidade. como você ja deu uma diretiva de planos.. a linguagem C/C++ é a melhor escolha. sugiro você começar aprendendo o C pois é a base. assim que ja souber bem o C .. condicionais.. loop while.. do while.. for.. ponteiros... e outras coisas.. aí você pula para C++ que a coisa muda de figura.. você começa aprendendo classes, manipulaçao de objeto.. métodos.. enfim.. a maioria dos jogos sao em C++

existem muitos livros.. e apostilas.. compre-os.. ou baixe as apostilas e estude bastante!

abraço

Obrigado pelo apoio, mas você saberia de algum livro de lógica de programação bom? Eu olhei um pouco e achei dois: Lógica de Programação 3ª Edição - André Luiz Villar Forbellone; e Algoritimos e Lógica de Programação - 2ª Edição - Marco Antonio Furlan de Souza.

Postado

Primeiramente quero agradecer ao criador deste tópico, sua iniciativa foi excelente, vai me ajudar muito, no processo de aprendizagem.

Vou começar esse ano o curso de técnico em informática na ETEC, e conversando com alguns professores, percebi que o curso é bastante voltado para a área da programação. Com esse material vou dar uma adiantada nas matérias.

Muito obrigado.

• 2 semanas depois...
Postado

O aprendizado de lógica é sem dúvida fundamental, muitas vezes essa primeira etapa pode parecer chata e cansativa, mas ao longo do tempo você irá ver como é importante saber lógica. Quanto a linguagem, para quem esta começando também indico Python, uma ótima linguagem com uma curva de aprendizado bem ingreme. Com essa linguagem você não precisará se preocupar tanto com a sintaxe, fora que te ajudará a acostumar-se a escrever códigos legiveis e bem identados.

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
Postado

Olá! Estou com diversas dúvidas! Engenharia da Computação VS. Ciências da Computação. O que é? Quais as diferenças e vantagens/desvantagens? Quero aprender a "PROGRAMAR" em C e JAVA, já tentei muito programar em C, até entendo o mínimo do básico, mas quando pego o Kernel do Linux para ver, simplesmente não entendo nada, ou melhor, nem sei porque me matei estudando C se não aprendi nada do que está ali! Então me ajudem como começar, o que fazer, o que aprender, livros indicados para quem não sabe nada de nada de computadores e que quer aprender C, se compenssa aprender uma linguagem mais fácil tipo o Pascal e o Delphi e depois tentar o C? Tenho 15 anos e estudo no 3º ano do ensino médio, tenho facilidade em aprendizagem e pretendo me formar na área da informática, especificamente em Engenharia da Computação. peço para que realmente me ajudem com o que pedi, vale dizer que pretendo futuramente entrar em uma área para criar programas, jogos e programas em geral, e como primeiro objetivo, quero produzir uma distribuição baseada em Linux, algo básico, mas avançado se é que me entendem. Mandem links com páginas ou fóruns de ajuda, mandem links de Cursos em Livros ou DVDs sobre C e JAVA. <- Aceito MercadoLivre! Toda ajuda é bem vinda.

Obrigado á todos...!!!

Diogo Ruani 16/05/2012

• 3 semanas depois...
Postado

Eu estou querendo aprender programação, mas não sei por onde começar. O meu objetivo, é aprender programação para fazer aplicativos/jogos para smartphones android/iphone/windownsphone... Quais linguagens devo aprender e por qual começar?

E tambem quero saber criar sites, mais sites completos mesmo... Quais linguagens devo aprender para fazer site completos e por qual começar?

Agradeço a todos que me responderem... Muito obrigado. ;D

P.S: Não sei se aqui é o lugar correto para postar esse tipo de duvida, se não for sintam-se avontade para mudar...

Postado

Olha, embora eu não goste de Java hehehe....é o jeito ! Se quer programar Smartphones, etc...uma boa pedida é aprender Java. Tem um livro gigante do Deitel que pode te ajudar...mas o ideal seria você aprender C primeiro, e ficar "bom de código"...isso facilita muito com o Java...se você iniciar direto de uma linguagem orientada a objetos, pode ser meio confuso.

Pra criar sites, minha recomendação é entender um pouco de HTML e Javascript, e depois partir para um editor ferrado...como Dreamweaver. Pra mexer com Banco de Dados ou aumentar a complexidade do site, seria legal você saber PHP. Por fim, Java [mais uma vez!] é util pra criar os tais applets, que dão "vida" a página, e o Flash pode permitir criar uns efeitos bacanas, deixar a pagina mais profissional.

Nota: nada disso se aprende da noite para o dia...tenha paciência !!

• 2 semanas depois...
Postado

mt bom post, lembrando, sempre começe com uma boa base, desde visualg e evoluindo, quando comecei , queria ir logo pra programação, porém hje vejo o quanto me fez bem, fazer algoritmos.

• 2 semanas depois...
Postado

Ja resolvi, agradeço. Mas porque so o Free-Pascal e o Dev-Pascal?

So uma coisa, como q usa esse Visualg? O dono do topico disse que era preciso para acompanhar o curso, mas n tem especificando como q usa ele ( o que é importante pra iniciantes).

Não estou criticando.

• Moderador
Postado

O visualG é só uma linguagem com português estruturado pra fácil leitura e entendimento das rotinas.. e da lógica da programação, é exatamente igual ao pascal só que em português.

o compilador do visualG é como a maioria, você faz o algoritimo, e apera o F9 para compilar( o botão pode variar)

Postado

Ao povo do pascal,posso ajuda vocês a pegarem a logica de programação dando umas aulas enviando arquivos word feito por meu professor e passa a ajudar vocês viam skype ou msn.

e so manda MP com msn

Postado

Comecei a programar na Linguagem Portugol usando o Visualg,Recomendo a todos os iniciantes o Visualg pois além ser de fácil manipulação ele pega o seu código e se você quiser transforma para pascal java etc...

:lol:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...