Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

Alguem poderia me indicar algum jogo feito em C++ que seja Open Source (que venha com código fonte), para eu estudar como funciona? Já programo em Delphi/Pascal e já possuo um bom conhecimento de lógica e algorítimo, ficou faltando é a sintaxe e outras diferenças de linguagem para linguagem.

Obrigado SuperrooT pelas apostilas, pelo que vi inicialmente é muito boa :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa aqui eu considero a melhor de todaas para iniciantes, você certamente vai gostar muito:

http://www.inf.ufes.br/~pet/monitorias/pd2/arquivos/Gerais/CursoC.pdf

Tem essa outra também, para complementar:

http://www.inf.ufes.br/~pet/monitorias/pd2/arquivos/Gerais/UFES-apostila.pdf

Obrigado Superroot, sou novo por aqui e iniciando por conta própria contato com programação, aprendi há muito tempo atrás o Pascal mas sempre achei C fascinante, porém vou reiniciar tudo começando do início como leigo, de novo, com Lógica.

Peguei carona na sua dica e baixei as apostilas, achei-as de conteudo bastante academico, um desafio e incentivo para os estudos. Obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Eis o que fiz, se puder me ajude!

unit forma;

interface

uses

Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs,

StdCtrls, Buttons;

type

TForm1 = class(TForm)

Label1: TLabel;

Label2: TLabel;

Label3: TLabel;

Label4: TLabel;

Label5: TLabel;

Edit1: TEdit;

Edit2: TEdit;

Edit3: TEdit;

Edit4: TEdit;

Edit5: TEdit;

BitBtn1: TBitBtn;

BitBtn2: TBitBtn;

Label6: TLabel;

Edit6: TEdit;

procedure BitBtn1Click(Sender:TObject);

procedure FormCreate(Sender:TObject);

private

{ Private declarations }

public

{ Public declarations }

end;

Empregados=class

public

nome:string;

funcao:string;

salario:double;

horas_trab:integer;

function calcula_salario:double;

procedure desconto_inss;

end

var

Form1: TForm1;

Funcionario: Empregados;

taxa_inss: integer;

implementation

{$R *.DFM}

procedure calc_salario(var salario,salario_hora:double;horas_trab:integer);

begin

salario:= salario_hora*horas_trab;

end:

function Empregados.calcula_salario:double;

begin

calcula_salario:=Funcionario.salario_hora*Funciona rio.horas_trab;

end:

procedure Empregados.desconto_inss;

begin

FPrincipal.Edit6.Text:=FloatToStr(taxa_inss*salari o/100);

end:

procedure TFprincipal.BitBtn1Click(Sender:TObject);

begin

Funcionario.nome:=Edit1.Text;

Funcionario.salario_hora:=StrToFolat(Edit2.Text);

Funcionario.horas_trab:=StrToInt(Edit3.Text);

Funcionario.salario:=Funcionario.calcula_salario;

Edit.Text:=FloatToStr(Funcionario.salario);

calc_salario(Funcionario.salario,Funcionario.salar io_hora,

Funcionario.horas_trab);

Edit5.Text:=FloatToStr(Funcionario.salario);

Funcionario.desconto_inss;

end:

procedure TFprincipal.FormCreate(Sender:TObject);

begin

Funcionario:=Empregados.Create;

taxa_inss:=10;

end:

end.

Cara, uma pequena dica: Comece botando nomes específicos nos objetos de seu programa, assim o ajudará na hora de identifica-los =}

Obrigado Meokor, também tento aprender programação sozinho, e com certeza baixarei as apostilas recomendadas por você. Fico feliz por ta dando essa força pra gente, pois também me dedico horas à lógica, e até qe me saio bem (pelo fato talvez de qe as respostas sempre vêem quando estou prestes a dormir =x).

Abrç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou recomendar um livro, estou lendo, realmente é muito bom para iniciantes na área como eu:

"Algoritmo - Lógica para programação e desenvolvimento de computadores"

Autores: José Augusto N. G. Manzano

---------Jayr Figueiredo de Oliveira

Editora Érica

valeu people!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei muito tempo sem ter internet, por isso não falei nada aqui. Bem, vou contribuir com o tópico postando este livro de 1417 páginas sobre o Delphi 7 para os amantes da linguagem Object Pascal (como eu heheh).

link: http://www.cheatsbrasil.com/nakyo/livros/TI/Delphi_7_CURSO_COMPLETO_cheatsbrasil.com.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

estou precisando aprender a programar em visual basic 6,, tenho uma firma de corretagem ,, e estou precisando de um programa ,, tenho um peguena noção de visual ,,, si alguem tiver um programa de locadora de video em visual ,, por favor me envie por email [email protected]

desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Raitonio: Você pode criar "qualquer coisa" com o Pascal, desde utilitários até programas completos mesmo. Para se criar programas "grandes" com o Pascal aconselho você a usar o Delphi, mas antes de tudo estude bem o Turbo Pascal, crie programas e entenda bem como eles funcionam, pois Delphi é orientado a objetos.

cesar coffee: Procure por isso no site http://www.vbmania.com.br

Genildo: Sintaxe:

while <condição> do

begin

<comandos>;

<comandos>;

end;

kozyrov: Acredito que seja C/C++. Mas isso não é uma regra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
ai pessoal queria saber qual as melhores linguagens para linux e qual os programas para usar essas liguagens. Eu uso o ubuntu 9.10

desde já obrigado

Olá amigo. Você pode programar no Linux em Java, Python, C/C++, Kylix(Delphi), Lazarus(Delphi) e acredito que outras mais também. Se você visa mercado o C/C++ e o Java são as melhores opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, devido ao grande número de pessoas que querem aprender a programar, estou criando este tópico para dar uma luz ae.

Vou ensinar da maneira que eu fiz para aprender sozinho, e aprendi, hoje programo em Visual Basic, ASP, PHP, Pascal e leve conhecimento em C/C++.

1 º Passo: Estude Lógica.

Se você quer aprender mesmo, terá que dedicar horas do seu dia estudando programação e rachando um pouco a cuca, mas para isso seria necessário um material de orientação. Então baixe-os:

http://www.4shared.com/file/46326865/477cc516/Lgica_de_Programao.html

Estas são apostilas de lógica de programação, porque tudo segue uma ordem lógica em programação, e quanto mais craque você for em lógica, se dará melhor como programador. Nessas apostilas estão basicamente tudo o q você deve saber para começar, como por exemplo, onde escrever o código, como transformar o código em executável (.exe), etc.

IMPORTANTE: Para poder acompanhar o conteúdo é necessário o programa Visualg, baixe-o: http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/setupv2.exe

2º Passo: Estude a Linguagem Pascal.

Baixe algumas apostilas de Turbo Pascal no http://www.apostilando.com , mas tenho algumas boas a oferecer: http://www.4shared.com/file/46327911/b62e9a9a/Pascal.html

E, neste site se encontra um bom conteúdo de apostilas : http://www.freewebtown.com/somanuais/

Mas o que é o Turbo Pascal?

É um compilador (programa que converte código em arquivos executáveis, os .exe).

Leia elas e tente entender tudo, procure não deixar dúvidas, pois elas podem vir a complicar sua vida mais pra frente, falo por experiência própria, qualquer dúvida use o fórum, ele está ai pra isso.

IMPORTANTE: Baixe o Turbo Pascal aqui: http://www.netdownloads.com.br/89/1/puxar2303.html

Espero que isso possa ajudar muito os iniciantes, eu selecionei os materiais, e qualquer dúvida use o fórum.

Abraços,

Obrigado pela atenção.

voce esta de parabêns, pelo simples fato de querer multiplicar, o que e como aprendeu, e segundo suas informações terei muito trabalho durante 2010...rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Meokor, a muito tempo me dedico a informática, mais precisamente Hardware, agora que estou me interessando por Programação e sempre freqüentei o Fórum do CdH em outras áreas menos esta. Acabei de comprar o novo livro do Prof. Gabriel Torres para começar a brincar com programação e veio a dúvida.

Você acha melhor eu começar a estuda-la com o Windows ou Linux? Lembrando que o livro do Prof. ensina a montar servidores em Linux, mas é fácil encontrar livros que falam sobre o Windows Server.

Obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pettra: Hehehe, fico muito feliz e mais motivado ainda a ajudar! Obrigado.

Kbsssssa: Sinceramente acho que não tem melhor, mas considere que o Linux possui uma grande vantagem por ser Open-Source e grande partes dos aplicativos dele também. Muitos dizem que o Linux é melhor por esta questão, mas eu sempre me dei e ainda me dou muito bem no Windows.

Abraços...

Meokor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meokor, bom dia! comecei a me interessar por programações depois que ví um amigo meu fazer algumas coisas no computador dele, e achei incrível, e por isso esse meu interesse, mas gostaria de ressaltar que não sei absolutamente nada de programação, tem certas coisas que parecem está em inglês, mas quero muito aprender, e vou me dedicar de corpo e alma, mas para isso queria uma dica sua. Qual é a linguagem mais fácil para quem está começando assim como eu, bem do zero?? desde já agradeço pela sua atenção, e parabenizo pela sua iniciativa.. abraços meu camarada!

Meokor,

Não estou conseguindo baixar essa apostila

http://www.4shared.com/file/46326865...Programao.html

Clico no link que você passou, faço tudo direitinho, mas quando vou abrir, ela vem em formato de audio, abre automaticamento o vlc, me da uma luz, o que eu faço??

JMVIEIRA

Vá até o site www.baixaki.com.br e baixe um programa chamado winrar

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certifique-se de ter instalado em seu computador o Adobe Reader ou o Winrar. Pois aqui em casa está funcionando direitinho. Se tiver, tente clicar com o botão direito no arquivo que está dentro do *.RAR e colocar "Abrir com..." escolha o Adobe Reader. Espero que seja isso.

E quanto a pergunta que você me fez sobre qual seria a melhor linguagem pra começar (considerando que portugol não seja uma linguagem madura para criação de software mais complexos) eu diria que Pascal ou Basic seria uma boa pra começar, pois ambas são bem alto-nível e com um pouco de conhecimento de inglês você consegue entender os comandos.

Abraços...

Meokor

Valeu meu camarada! Qualquer outra dúvida posso te perturbar mais um pouco? (rs).... Fica com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!