Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

Olá pessoal...

Bom como eu já tenho um conhecimento em Pascal resolvi aprender uma nova linguagem de programação, escolhi pegar C...

Mas ae veio a dúvida, C ou C++? Pesquisei um pouco sobre ambas e vi que o C é mais procedural - estruturado, enquanto que a C++ orientada a objetos até ae tudo bem, baixei os programas, as apostilas e resolvi começar...

Achei o C meio chato a principio e o C++ bem mais amigável... será que se eu for direto pro C++ vou ter problemas mais a frente...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá pessoal...

Bom como eu já tenho um conhecimento em Pascal resolvi aprender uma nova linguagem de programação, escolhi pegar C...

Mas ae veio a dúvida, C ou C++? Pesquisei um pouco sobre ambas e vi que o C é mais procedural - estruturado, enquanto que a C++ orientada a objetos até ae tudo bem, baixei os programas, as apostilas e resolvi começar...

Achei o C meio chato a principio e o C++ bem mais amigável... será que se eu for direto pro C++ vou ter problemas mais a frente...?

Cara, 1º, esclarecendo as coisas, o C++ aceita todas as funções de C, ou seja, qualquer comando de C que você usar em C++ funcionará perfeitamente. Mas, se você só sabe Pascal e nunca usou nenhuma linguagem orientada a objeto, recomendo-lhe aprender bem o C, dominar o básico e então partir para o C++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Eu fico cada dia mais feliz de ver que estão conseguindo aprender alguma coisa, pelo mínimo que seja, isso já pode ser levado como um diferencial. Sendo que o mais importante de tudo é ter paciência e saber usar bem o tempo disponível para estudar.

Aconselho aqueles que já estão conseguindo programar a investir em livros. Embora na internet possamos encontrar muita coisa, mas o tempo que levariamos para encontrá-las e saber que determinadas coisas existem e são importantes, é bem mais fácil comprar um livro e lê-lo. No livro os tópicos estão em uma sequencia ótima para ser assimilada, além de possuir uma qualidade e organização incomparáveis. Para aqueles que querem se tornar ótimos programadores, não se limite a estudar somente programação, aprenda inglês! O ajudará muito realmente, falo por experiência própria.

Bons estudos pessoal!

Meokor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera preciso de ajudar. Sou Inicante e gostaria de saber como faço em Portugol os seguintes algoritmos:

Adiciona um dado elemento no fim da Lista

Adiciona um dado elemento em um dada posição

Pega o elemento de uma dada posição

Remove o elemento de uma dada posição

Verifica se um dado elemento está contido na Lista

Informa a quantidade de elementos da Lista

Obrigada a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me desculpe a pergunta, não tive tempo que ver as perguntas do outros usuarios, mais...

por q começar a programa pelo pascal? é mais fácil?

Eu acho bem mais fácil C, mas qualquer um aqui vai te falar que a linguagem mais fácil é a primeira que a pessoa aprendeu, seja Pascal, FORTRAN ou C...

A vantagem que vejo em aprender C é que, além de ser ótima para aprender a programar, tem muito código de qualidade e aberto por aí escrito em C (Linux e Minix para começar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me desculpe a pergunta, não tive tempo que ver as perguntas do outros usuarios, mais...

por q começar a programa pelo pascal? é mais fácil?

O pascal foi feito para iniciantes. Foi feito para ser fácil. É bem simplificado, apesar de ter os ifs e fors basicos. Você quem deve decidir, porque apesar de menos simplificado, c é bem mais poderoso e provavelmente, com disse o amigo acima, você encontra mais exemplos, tutoriais e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, embora o tópico esteja há bastante tempo no forum tenho esperança de obter respostas. Baixei a apostila e o Visualg, porém não sei para onde ele (o programa) vai, e achei um pouco complicado a apostila por conter exercícios, mas não ter as respostas para você poder saber se acertou ou não. Caso você possa me ajudar com mais algumas dicas agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Estou aprendendo com a linguagem Pascal...tive dois problemas até então

Quando eu compilo um programa, com base nas apostilas, seguidamente ele acusa que o código 'Real' tem algum problema.

Outra coisa é que quando quero ver os resultados do programa, é difícil porque ele fecha.... tem como ele só dar o 'end' depois de algum comando meu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aprendendo com a linguagem Pascal...tive dois problemas até então

Quando eu compilo um programa, com base nas apostilas, seguidamente ele acusa que o código 'Real' tem algum problema.

Outra coisa é que quando quero ver os resultados do programa, é difícil porque ele fecha.... tem como ele só dar o 'end' depois de algum comando meu?

Em pascal? Acho que não ein...

Outras linguagens tem compiladores com essa funcionalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei um trecho de um exemplo e to usando.

writeln(‘Tecle <ENTER> para encerrar: ’);

readln;

Alias, primeira coisa que eu to criando... quando digito um exemplo da apostila, coloco por conta essa função ai.

Agora estou tentando entender como os nomes se ordenam por ordem alfabética neste exemplo:

Não entendi qual a lógica que cria a ordem alfabética. Sei como fazer só uma lista de nomes, usando o I e o array para a variável NOME, mas não sei como o X e o J atuam para ordenar de forma alfabética.

Mas acho que até a resposta surgir aqui, eu entendi por conta. hehehehe

program LISTA_NOME_ORDENADO;
var
NOME : array[1..10] of string;
I, J: integer;
X : string;
begin
writeln(‘Listagem de nomes’);
writeln;
{ *** Entrada dos Dados *** }
for I := 1 to 10 do
begin
write(‘Digite o ’, I:2, ‘ o. nome: ’);
readln(NOME[I]);
end;
{ *** Ordenação dos Nomes *** }
for I := 1 to 9 do
for J := I +1 to 10 do
if (NOME[I] > NOME[J]) then
begin
X := NOME[I];
NOME[I] := NOME[J];
NOME[J] := X;
end;
{ *** Apresentação dos Nomes *** }
writeln;
for I := 1 to 10 do
writeln(‘Nome: ’ , I:2, ‘ --> ’, NOME[I]);
writeln;
writeln(‘Tecle <ENTER> para encerrar: ’);
readln;
end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe dinho-00. Atualmente não programo em Delphi(Object Pascal) portanto não posso ajudá-lo. Tente postar na área de Delphi, tenho certeza que lá eles irão lhe ajudar. Mas se tiver dúvidas a respeito de Pascal ou sobre alguma das apostilas que postei, talvez possa fazer algo.

Obrigado pela compreenção.

Abraços...

mas, delphi nun trabalha na linguagem pascal tambem? ha deixo aqui o seguinte conhecimento existe agora um cumpilador chamado lazarus é dez é gratuito muito bom testa ai precisa ser melhorado seus tutoriais por q é novo ainda nuntem muito porisso peço a programadores que postem sobre lazarus. software livre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!