Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, essa é minha primeira msg no fórum e esse foi o tópico escolhido pois quero me tornar programadora.

Já li todo o tópico e vi que em relação a linguagem de programação apesar de haver muitas opiniões diferentes a maioria chega a alguns consensos: primeiramente é necessário estudar Lógica de Programação, depois uma linguagem fácil de aprender como VB e depois Pascal.

Não sei se minhas duvidas serão inocentes ou “noobs” já que sou iniciante no assunto: Quanto tempo de estudo é necessário para conhecer o suficiente para fazer um site profissional? Existe uma linguagem com a qual consigo fazer um Sistema Operacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Nephand.

Só alguns pontos antes de lhe responder:

- Lógica de programação é primordial para um programador, pois é através dela que você saberá qual o melhor jeito de se resolver um problema.

- As duas principais linguagens que se utilizam como sendo as primeiras são: Pascal e C/C++.

Minha singela opinião é que você estude C/C++ pois grandes linguagens de programação como PHP e JAVA se baseiam nesta linguagem, ao menos a sintaxe.

Pois bem, vamos as perguntas.

Quanto tempo de estudo é necessário para conhecer o suficiente para fazer um site profissional?

- Tudo depende de quanto tempo você vai se dedicar, e o quão dedicada você está para aprender. Logicamente, que teria como você fazer um site profissional sem quase necessitar de programação, no entanto acho que não seria o seu foco. Basicamente, demora-se de 6 meses a 1 ano para se ter uma noção básica de lógica de programação, utilizando-se uma das duas linguagens citadas. Depois demora-se em média 1 ano para aprender a utilizar com eficiência uma linguagem de programação como o PHP, em conjunto com outras, como por exemplo, CSS, HTML, JAVASCRIPT e MYSQL.

Pois bem ao todo seriam 2 anos para que você consiga fazer um site de nível ótimo / profissional, logicamente, que este tempo pode ser maior ou menor, mas tudo depende de como você vai ser portar para aprender.

Existe uma linguagem com a qual consigo fazer um Sistema Operacional?

Sim. Uma delas é C/C++, na qual o Linux é feito. Mas pode-se utilizar outras linguagens para isso, como Cobol por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigada.

Bem, apesar de ter pouco tempo para estudar (pois trabalho como Analista de Planejamento e Controle e também faço faculdade de Segurança da Informação, primeiro semestre) aprendo bem rápido. Li duas apostilas sobre Lógica de programação e consegui entender perfeitamente, mas pretendo aprender mais sobre esse assunto tambem.

Então você me aconselha estudar C/C++ após a Lógica ao invés de VB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nephand,

Pensei que você não tinha esperiência na área da informática. Bom, neste caso, o tempo é bem mais reduzido.

Sobre C/C++, sim ele é muito mas didático que o VB, sem contar que ela é uma base para várias outras linguagens.

Caso não goste de C/C++ outra linguagem boa de se aprender, é o Pascal, Delphi e PL/SQL utilizam-na como base.

Eu lhe aconselho a pegar algumas apostilas que são cedidas nos sites de algumas instituições, eles têm várias dicas e exercícios para fixação. São ótimas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, alguém poderia me dar uma orientação sobre programação? Eu gostaria de saber qual a melhor linguagem pra começar (a mais simples), é Pascal ou VB? Não existem algumas linguagens que já estão defasadas?? Tem algum coisa que se eu estudar irei perder tempo por ser muito antiga? Sei que devo começar por lógica de programação, já baixei a apostila no começo do tópico, mas ainda não tive tempo pra lê-la.:(

Quero aprender o máximo que conseguir antes de ir fazer um curso tecnólogo, Sistemas para Internet, não quero chegar no curso cru sabem. Outras linguagens que devo aprender ou ter um conhecimento básico antes de entrar no curso seriam CSS e HTML e Java não? Dizem que Java é bem difícil, é verdade? Aprender bem sozinho é complicado?

O que mais seria bom eu aprender ou ter noções básicas antes de ir fazer esse curso?

Quais livros vocês recomendam? Gostaria de alugar alguns na biblioteca para aprender mais, mas acho que muitos são antigos demais. Alguém sabe se aqueles livros da série "para leigos" (esse >> http://www.juliobattisti.com.br/livros/digerati/csharp2008_leigos.jpg ) são bons?? Tem uma linguagem simples e de fácil entendimento?

Desculpem tantas perguntas e esse certo desespero, mas é que já tenho 21 anos e não posso mais perder tempo, preciso me garantir profissionalmente e financeiramente, e só fazendo algum curso que irei conseguir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, alguém poderia me dar uma orientação sobre programação? Eu gostaria de saber qual a melhor linguagem pra começar (a mais simples), é Pascal ou VB? Não existem algumas linguagens que já estão defasadas?? Tem algum coisa que se eu estudar irei perder tempo por ser muito antiga? Sei que devo começar por lógica de programação, já baixei a apostila no começo do tópico, mas ainda não tive tempo pra lê-la.:(

Quero aprender o máximo que conseguir antes de ir fazer um curso tecnólogo, Sistemas para Internet, não quero chegar no curso cru sabem. Outras linguagens que devo aprender ou ter um conhecimento básico antes de entrar no curso seriam CSS e HTML e Java não? Dizem que Java é bem difícil, é verdade? Aprender bem sozinho é complicado?

O que mais seria bom eu aprender ou ter noções básicas antes de ir fazer esse curso?

Quais livros vocês recomendam? Gostaria de alugar alguns na biblioteca para aprender mais, mas acho que muitos são antigos demais. Alguém sabe se aqueles livros da série "para leigos" (esse >> http://www.juliobattisti.com.br/livros/digerati/csharp2008_leigos.jpg ) são bons?? Tem uma linguagem simples e de fácil entendimento?

Desculpem tantas perguntas e esse certo desespero, mas é que já tenho 21 anos e não posso mais perder tempo, preciso me garantir profissionalmente e financeiramente, e só fazendo algum curso que irei conseguir isso.

Ninguém?:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DÚVIDAS:

Olá, alguém poderia me dar uma orientação sobre programação? Eu gostaria de saber qual a melhor linguagem pra começar (a mais simples), é Pascal ou VB? Não existem algumas linguagens que já estão defasadas?? Tem algum coisa que se eu estudar irei perder tempo por ser muito antiga? Sei que devo começar por lógica de programação, já baixei a apostila no começo do tópico, mas ainda não tive tempo pra lê-la.

Quero aprender o máximo que conseguir antes de ir fazer um curso tecnólogo, Sistemas para Internet, não quero chegar no curso cru sabem. Outras linguagens que devo aprender ou ter um conhecimento básico antes de entrar no curso seriam CSS e HTML e Java não? Dizem que Java é bem difícil, é verdade? Aprender bem sozinho é complicado?

O que mais seria bom eu aprender ou ter noções básicas antes de ir fazer esse curso?

Quais livros vocês recomendam? Gostaria de alugar alguns na biblioteca para aprender mais, mas acho que muitos são antigos demais. Alguém sabe se aqueles livros da série "para leigos" (esse >> http://www.juliobattisti.com.br/livr...008_leigos.jpg ) são bons?? Tem uma linguagem simples e de fácil entendimento?

Desculpem tantas perguntas e esse certo desespero, mas é que já tenho 21 anos e não posso mais perder tempo, preciso me garantir profissionalmente e financeiramente, e só fazendo algum curso que irei conseguir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

olha amigo... nao precise se desesperar... entrei no tecnologo de análise e desenvolvimento de sistemas.. totalmente leigo em programação... só sabendo o minimo do minimo do básico de html. nem css eu tinha conhecimento. entrei em 2009 quando tinha 26 anos. hj tenho 28 indo pros 29... estou concluindo meu tecnologo.. sabendo programar em php procedural, orientada a objetos, criar tags de html4, css intermediário quase indo pro avançado.. aprendi javascript, jquery, java...

nao precisa se preocupar tanto assim em aprender antes... pois la você terá todo o conhecimento e suporte de aprendizado.

minha turma quando começou era pascal no primeiro semestre, depois minha faculdade tirou pascal da grade curricular e deixou java jq desde o primeiro semestre.

uma dica.. sim leia a logica da programaçao... pois é o que você vai estudar no primeiro semestre.. seja tecnologo de SI ou ADS... e a linguagem nao importa... todas usam a mesma logica.

depois mais a frente você esturará a linguagem que sua faculdade tiver em grade curricular.. nao adianta dizermos pra você estudar a linguagem x... se la eles irao pedir uma liguagem y.. por isso nao se desispera...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha amigo... nao precise se desesperar... entrei no tecnologo de análise e desenvolvimento de sistemas.. totalmente leigo em programação... só sabendo o minimo do minimo do básico de html. nem css eu tinha conhecimento. entrei em 2009 quando tinha 26 anos. hj tenho 28 indo pros 29... estou concluindo meu tecnologo.. sabendo programar em php procedural, orientada a objetos, criar tags de html4, css intermediário quase indo pro avançado.. aprendi javascript, jquery, java...

nao precisa se preocupar tanto assim em aprender antes... pois la você terá todo o conhecimento e suporte de aprendizado.

minha turma quando começou era pascal no primeiro semestre, depois minha faculdade tirou pascal da grade curricular e deixou java jq desde o primeiro semestre.

uma dica.. sim leia a logica da programaçao... pois é o que você vai estudar no primeiro semestre.. seja tecnologo de SI ou ADS... e a linguagem nao importa... todas usam a mesma logica.

depois mais a frente você esturará a linguagem que sua faculdade tiver em grade curricular.. nao adianta dizermos pra você estudar a linguagem x... se la eles irao pedir uma liguagem y.. por isso nao se desispera...

abraço

Legal cara, você fez em facul particular ou pública? Demorou muito pra conseguir digamos "pegar o jeito"? Eu confesso que não sou muito bom em raciocínio lógico sabe, sei que com dedicação eu consigo aprender algo, mas talvez por eu não ter uma certa aptidão isso possa me atrapalhar, sei lá.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Se você está com problemas com relação a raciocínio, sugiro que você pegue os coquetéis de lógica, aqueles livrinhos de passatempo que vendem em livrarias e jornaleiros e comece e fazer.

Exercitar a lógica é o primeiro passo para melhorar sua lógica, afinal, só assim que podemos realmente dar um upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Se você está com problemas com relação a raciocínio, sugiro que você pegue os coquetéis de lógica, aqueles livrinhos de passatempo que vendem em livrarias e jornaleiros e comece e fazer.

Exercitar a lógica é o primeiro passo para melhorar sua lógica, afinal, só assim que podemos realmente dar um upgrade

Hm..é uma boa ideia mesmo, e em relação aos livros, você poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

amigo, faço faculdade particular, Senac RS... ja que na federal(UFPEL) só tem bacharel em ciencias da computação e eu queria análise e desenvolvimento de sistemas.

nao é difícil de pegar o jeito.. tem é que estudar. nao dá pra levar na "flauta" que ai a coisa nao anda..

e como o roberto disse.. o melhor a fazer é exercitar sua logica... no inicio também era ruim com logica.. demorei ate para conseguir resolver a logica simples dos "discos" mas resolvi! hj tenho minha logica um pouco aguçada .. o suficiente para criar algoritimos que suprem minhas necessidades.. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu também sou iniciante em programação, mas dou uma DICA:

Não perca tempo com PASCAL!!!

Mesmo que seja somente para lógica de programação, você perderá tempo com uma linguagem ultrapassada, se acha que vale a pena PASCAL por causa do DELPHI, o DOT NET veio para substituílo e ainda impor comcorrência ao JAVA.

É muito melhor treinar um pouquinho de lógica no Visualg e depois já partir pra C, Python ou C#.Net.

Eu mesmo estou aprendendo C, depois irei migrar para C++ e mesclar ambos, acho que nem vou querer saber de C#.Net, e depois vou pular para PHP/JQuery/JS/Ruby/JAVA e qualquer outra que possa ser útil xD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Darei uma dica aos que estão começando a programar:

Se você vai começar, não comece com Java. Não digo que java seja ruim, é uma boa linguagem o problema é que ela é feita para produzir coisas, não para aprender como produzir, neste artigo: http://www.crosstalkonline.org/storage/issue-archives/2008/200801/200801-Dewar.pdf (em inglês), o autor basicamente diz que por experiência própria pessoas que começam a aprender com java acabam se tornando "encanadores", ou seja, ao invés de pensar sobre o problema e chegar a uma solução passam mais tempo procurando alguma classe pronta na API que faça mais ou menos o que elas precisam e ai elas escrevem um código gambiarra para fazer o que elas precisam, mesmo que isso leve muito mais tempo e acabe numa solução pior.

Não diga C/C++ pensando que é a mesma coisa, pois C é uma linguagem e C++ é outra. É comum ver pessoas que aprendem C e acham que C++ é um C com classes. Não é, embora seja muito fácil portar um programa em C para C++ com quase nenhuma modificação, se você se prender a esse pensamento você vai simplesmente programar C em C++.

Aprenda várias linguagens, mesmo que elas não sejam muito reconhecidas, empresas gostam disso, pois se você programa em várias linguagens quer dizer que você poderá aprender qualquer coisa que não saiba rapidamente. Fora que suas habilidades como programador também serão ampliadas.

E por último, mesmo que você decida não começar por C em algum momento tente aprender C, a maior vantagem do C é que ele não te dá quase nada pronto assim força você a sujar a mão com esse baixo nível e te ajuda a compreender melhor como a máquina funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!