Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

Meokor me tira uma dúvida, onde eu consigo alguma coisa relacionada a orientação a objetos OO? É que tenho uma amiga, e ela me deu uma dica para eu estudar algoritimo e ao mesmo tempo OO... Ela é formada em Ciências da Computação e pretende me passar alguma coisa, mas não tenho nada desse material que ela me falou, onde posso achar alguma coisa??? abraços meu camarada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara eu pretendo aprender Java, você acha que seguindo suas dicas pode facilitar no meu aprendizado em Java ?

O básico de programação é o mesmo para quase todas as linguagens, então sim, facilitará bastante.

Claro que cada linguagem tem suas particularidades, e no caso de Java você ainda precisará aprender o conceito de orientação a objetos, mas seguindo as dicas do Meokor você já aprenderá muita coisa que será útil para Java ou qualquer outra linguagem.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ola eu so novo no clube, e estou meio perdido sobre onde fazer pergunta se eu tiver no lugar errado desculpe,e me indique o certo.Gostaria de saber se eu começar a aprender logica de programação e algoritmos eu estarei começando a me preparar para um dia criar um jogo.Estou muito interessado em aprender programação e conto com a ajuda de vocês!Valeu!Muito bom esse Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola eu so novo no clube, e estou meio perdido sobre onde fazer pergunta se eu tiver no lugar errado desculpe,e me indique o certo.Gostaria de saber se eu começar a aprender logica de programação e algoritmos eu estarei começando a me preparar para um dia criar um jogo.Estou muito interessado em aprender programação e conto com a ajuda de vocês!Valeu!Muito bom esse Clube do Hardware.

Olá Derlei e bem-vindo ao fórum. :D

Sobre sua pergunta, aprender lógica de programação é o 1º passo nesse longo caminho que é aprender a programar, como foi dito no 1º post desse tópico.

Futuramente você estudará alguma linguagem procedural (como Pascal ou C). Daí já dá pra criar algum jogo, mas extremamente simples e sem interface gráfica.

Em seguida alguma linguagem orientada a objetos, como C++ ou Java. Aí sim, depois de se aprofundar bastante, você poderá criar praticamente qualquer tipo de programa que desejar.

O importante é não meter os pés pelas mãos, querendo aprender algo avançado sem antes ter fixado os conhecimentos básicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

VALEUUUUUUU eu tava procurando uma maneira de iniciar em programação estudando sozinho mesmo, apenas pesquisando, pretendo fazer um curso num futuro bem proximo mas ja queria começar a aprender e não sabia por onde começar, agora ja sei.

Valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom é o seguinte.....

Estou programando em pascal, e quero colocar uma texto no WRITELN, só que o writeln so aceita uma linha....Eu tenho que cada linha do texto colocar um write, ou tem alguma coisa pra fazer e não precisar esse trabalhao todo (o texto é grande, e quero fazer varios)...

Abraços, parabens pela iniciativa!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, devido ao grande número de pessoas que querem aprender a programar, estou criando este tópico para dar uma luz ae.

Vou ensinar da maneira que eu fiz para aprender sozinho, e aprendi, hoje programo em Visual Basic, ASP, PHP, Pascal e leve conhecimento em C/C++.

1 º Passo: Estude Lógica.

Se você quer aprender mesmo, terá que dedicar horas do seu dia estudando programação e rachando um pouco a cuca, mas para isso seria necessário um material de orientação. Então baixe-os:

http://www.4shared.com/file/46326865/477cc516/Lgica_de_Programao.html

Estas são apostilas de lógica de programação, porque tudo segue uma ordem lógica em programação, e quanto mais craque você for em lógica, se dará melhor como programador. Nessas apostilas estão basicamente tudo o q você deve saber para começar, como por exemplo, onde escrever o código, como transformar o código em executável (.exe), etc.

IMPORTANTE: Para poder acompanhar o conteúdo é necessário o programa Visualg, baixe-o: http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/setupv2.exe

2º Passo: Estude a Linguagem Pascal.

Baixe algumas apostilas de Turbo Pascal no http://www.apostilando.com , mas tenho algumas boas a oferecer: http://www.4shared.com/file/46327911/b62e9a9a/Pascal.html

E, neste site se encontra um bom conteúdo de apostilas : http://www.freewebtown.com/somanuais/

Mas o que é o Turbo Pascal?

É um compilador (programa que converte código em arquivos executáveis, os .exe).

Leia elas e tente entender tudo, procure não deixar dúvidas, pois elas podem vir a complicar sua vida mais pra frente, falo por experiência própria, qualquer dúvida use o fórum, ele está ai pra isso.

IMPORTANTE: Baixe o Turbo Pascal aqui: http://www.brothersoft.com/d.php?soft_id=272943&url=http%3A%2F%2Fusfiles.brothersoft.com%2Fdevelopment%2Fcompilers_and_ides%2FTurbo_Pascal7.0.zip

Espero que isso possa ajudar muito os iniciantes, eu selecionei os materiais, e qualquer dúvida use o fórum.

Abraços,

Obrigado pela atenção.

Obrigado mais estou com muitas dúvidas ainda não consigo começar a programar ainda?

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber se existe algum programa especifico para programaçao onde se consegue montar programasde forma fácil e simples... ... como posso explicar... ... Digamos assim. Os programas que existem seriam comparados ao MSDos e o programa do qual eu peço informaçao seria um windows onde cabe mais e o recurso visual para se trabalhar. Tipo mesmo o Access ja auxilia porém ainda tem poucos recursos. Ou o ideal mesmo e um curso? Aguardo resposta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta:

Porque Pascal? Eu comecei a programar a algumas semanas, e comecei em C.

Olá. O Pascal é uma linguagem simples. Ela é muito utilizada no aprendizado de programação e não no desenvolvimento de programas. Normalmente, as pessoas aprendem o Pascal e depois aprendem outra linguagem para criar seus aplicativos.

Porque Pascal é uma linguagem um pouco mais fácil de aprender e melhor para a aprendizagem de novas linguagens depois.

Olá. É verdade. Por ser uma linguagem mais fácil é que ela é usada no aprendizado de programação.

Pascal é quase um Portugol em inglês (na verdade o Portugol que é baseado em Pascal)

Olá. Eu notei a mesma coisa ao ver como era a sintaxe do Pascal. Concordo que parece o Portugol em inglês.

Meokor,

valeu pelas dicas...

Só uma coisa, fui baixar o visualg e deu o site como perigoso (infectado ou que poderia infectar meu pc)

Olá. Isto aconteceu comigo quando eu fui fazer o download do VisuALG. Se você quiser, me mande uma Mensagem Pessoal que eu te envio por e-mail.

Gostaria de saber se existe algum programa especifico para programaçao onde se consegue montar programasde forma fácil e simples... ... como posso explicar... ... Digamos assim. Os programas que existem seriam comparados ao MSDos e o programa do qual eu peço informaçao seria um windows onde cabe mais e o recurso visual para se trabalhar. Tipo mesmo o Access ja auxilia porém ainda tem poucos recursos. Ou o ideal mesmo e um curso? Aguardo resposta. Obrigado.

Se você quer criar aplicativos gráficos em uma linguagem mais fácil, experimente o Delphi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também to querendo aprender programação

vou começar pela lógica rsrsrsrs!!!!

ouvi falanduh que os iniciantes devem começar pelo pascal

mas e depois pra onde devo pular??

e mais as apostilas que encontro na NET são muito

complicadas não oferecem "DETALHES" e tal....

poderia me dar uma luz??.....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ouvi falanduh que os iniciantes devem começar pelo pascal

mas e depois pra onde devo pular??

Aí vai de sua preferência. A maioria vai pra C/C++, Java/Python ou Delphi/Visual Basic, mas nada impede que você queira aprender Assembly, Fortran, Cobol ou qualquer outra linguagem menos "popular".

A dica é olhar para o futuro, vendo quais são as possibilidades que podem surgir quando você aprender a linguagem X. Exemplo: com C/C++, você pode um dia criar ou ajudar a desenvolver jogos bem complexos, estilo Age of Empires, mas com Java você pode desenvolver um sistema completo pra alguma empresa (apenas exemplos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!