Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprenda programação.


Posts recomendados

Agradeço pelas respostas, mas ninguém tem algo a dizer sobre livros pra estudar? Que nem aquele ali que eu mencionei...?

Bom amigo, foi o que eu disse, aqueles livrinhos de coquetéis de banca de jornais, igual a caça palavras e palavras cruzadas. No entanto existe um que é de lógica, muito bom por sinal, compro alguns de vez em quando para exercitar a lógica.

E não estou brincando, são muito bons mesmo para exercitar a lógica, isso você vai ver com o passar do tempo e com a experiência na programação.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelas respostas, mas ninguém tem algo a dizer sobre livros pra estudar? Que nem aquele ali que eu mencionei...?

Acrescentando ao que Roberto.Korea disse, se você quiser realmente se aprofundar nisso você também pode procurar livros sobre matemática discreta, que é o campo que estuda essa parte de lógica, teoria sobre autômatos e linguagens. Tem muitas opções de livros, mas por ser algo de nível universitário não acho que existam muitas opções de livros baratos e algumas vezes os livros podem usar conteúdos que não são abordados no ensino médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

tranquei minha faculdade de engenharia da computação e esta matéria de programação era uma das que mei deixava doido doido, estou tentando aprender por fora e este material me será muito útil vou começar logo logo, estava pensando em me matricular na impacta para fazer o curso de introdução a logica de programação mas acha que isto pode ser aprendido fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

PeuPhanton,

Acredito que não, a não ser que você queira aprender alguma linguagem que tenha o pascal como base, como o delphi.

Dê resto, acredito que não seria muito conveniente você estudar pascal.

Sim, aprender outra linguagem é muito bom, mas este tempo estudando pascal, você poderia estudar outra linguagem baseada em C, como Java ou PHP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Então quer dizer que a Lógica de Programação é a chave para o começo de um programador ? Digo assim, se eu não souber Lógica de Programação, eu não serei um bom programador e quanto eu mais eu saber de Lógica, melhor eu vou ser ?

Meu sonho um dia é ser tão importante quanto esses caras ai, Larry, Mark, Bill, só que para um brasileiro é difícil isso, acho que só o Baboo que eu conheço que foi grande coisa, só não sei se foi programador rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde! Amigo, obrigado pelas dicas, eu também tentei aprender sozinho, mais foi difícil, tive que pular p hum curso online,(linguagem c) ta indo mais também É difícil, gostaria de saber se você tem algum ex assim presciso controlar com uma techa so duas saidas temporizadas indepedentes, tipo assim, pressiono uma techa, dispara duas saÍdas, assim uma com 20 segundos e outra desliga com 30 segundo. So voltando a funcionar depois que for novamente pressionada. Se puder me ajudar desde ja agradeÇo. Rony

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá!

Eu gostaria de ajuda para escolher uma linguagem de programação para eu imergir. Meu foco vai ser para aplicações comerciais, minha cidade é um pouco carente disso, a maioria são programadores autônomos que vivem desaparecendo nas horas difíceis. Eu gostaria de uma linguagem atual, algo novo, estive lendo algo sobre C#, mas tem tantas linguagens que estou meio zonzo. Como eu quero desenvolver para o comércio e futuramente para fazer o processo de homologação que vão ser muitos pelo que andei lendo, não sei se c# seria uma linguagem complexa demais para essa tarefa.

valeu

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou querendo iniciar a programar e queria que vocês esclarecessem minhas dúvidas.

1°-Qual é a melhor linguagem para um iniciante aprender e que seja a base para as outras linguagens?me disseram que para iniciar seria melhor o delphi.

2°-Cite algum livro da linguagem escolhida por vocês.

3°-Depois dessa linguagem já poderia partir par C e logo depois Java?Se quiserem citar livros dessas duas podem colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou querendo iniciar a programar e queria que vocês esclarecessem minhas dúvidas.

1°-Qual é a melhor linguagem para um iniciante aprender e que seja a base para as outras linguagens?me disseram que para iniciar seria melhor o delphi.

2°-Cite algum livro da linguagem escolhida por vocês.

3°-Depois dessa linguagem já poderia partir par C e logo depois Java?Se quiserem citar livros dessas duas podem colocar.

1- Não existe a melhor linguagem, tudo depende do que você deseja. Eu acho vb.net bem fácil, e sabendo ela fica fácil entender C# e C++.

2- Visual Basic.net Bible(Bill Evjen), C completo ( Herbert Schildt), entre outros. Internet é um ótimo recurso para aprender também.

3- Sim, a coisa mais importante para aprender outras linguagens é a sua lógica você sendo bom nisso torna as coisas bem fáceis. ( e inglês claro :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiquei com uma dúvida referente a instrução que nosso amigo Meokor, colocou no inicio deste tópico, peço desculpas antecipadas aos amigos se minha dúvida estiver sendo muito tola...mas enfim!

1º - Ele orientou a usar o pascal para começarmos, o pascal é para criação de programas nao é?então, nao dava pra começar logo com algo como visual basic ou delph, ou ele colocou o pascal porque ele é mais fácil e assim ajudar a termos uma noção sobre desenvolvimento de sistemas?

2º - Penso em aprender(agradeço ao amigo Meokor pelo tópico apostilas etc),pra atuar com médias empresas, nada de grande porte, então que linguagem de programação sugerem os amigos?tipo assim, delphi, visual basic, c c+ etc?e a respeito de banco de dados, tem tanta coisa que eu ja ví, tipo sql, access, firebird... alguem poderia me dizer o que os programadores mais usam?

Desde já boa sorte a todos nós que queremos começar e obrigado aos programadores que dispõe do seu tempo vindo aqui e nos auxiliando!!!valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, faz muito tempo que não dou uma passada por aqui, quase não estou tendo tempo, mas agradeço a todos aqueles que estão ajudando neste tópico. Não agradeçam somente a mim, mas toda a comunidade!

Fiquei com uma dúvida referente a instrução que nosso amigo Meokor, colocou no inicio deste tópico, peço desculpas antecipadas aos amigos se minha dúvida estiver sendo muito tola...mas enfim!

1º - Ele orientou a usar o pascal para começarmos, o pascal é para criação de programas nao é?então, nao dava pra começar logo com algo como visual basic ou delph, ou ele colocou o pascal porque ele é mais fácil e assim ajudar a termos uma noção sobre desenvolvimento de sistemas?

2º - Penso em aprender(agradeço ao amigo Meokor pelo tópico apostilas etc),pra atuar com médias empresas, nada de grande porte, então que linguagem de programação sugerem os amigos?tipo assim, delphi, visual basic, c c+ etc?e a respeito de banco de dados, tem tanta coisa que eu ja ví, tipo sql, access, firebird... alguem poderia me dizer o que os programadores mais usam?

Desde já boa sorte a todos nós que queremos começar e obrigado aos programadores que dispõe do seu tempo vindo aqui e nos auxiliando!!!valeu

1º - Sim, comece com Pascal. Irá aprender com mais facilidade. É uma linguagem muito tranquila.

2º - Acho melhor você dar uma analisada no que a empresa que pretende trabalhar usa. Posso te falar para aprender C++ aqui, mas eles, por algum motivo preferem usar Delphi. Em todo caso aprenda Python, Java e C++ além de Pascal, não é muito bom se prender em uma única linguagem.

Boa sorte a todos e bons estudos!!!

Obrigado.

Meokor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá, eu ja tenho um pensamento um pouco diferente.

pascal é uma linguagem muito antiga, que inicialmente foi só para fins educacionais. eu acho q isso ja ta muito ultrapassado. tanto que na grade curricular de minha falculdade desde o primeiro semestre ja começam a estudar java desde o inicio.

então, qual seu foco de desenvolvimento? programas? web? programas que conectam a um servidor? enfim..

as dicas que dou sao:

se quer desenvolver programas, o recomendado é C/C++ , java, python( com gtk+). dou enfase a java por ser uma linguagem portável, mas ela sempre terá que usar uma jvm para ser interpretado. diferentemente de C/C++. se for se focar em C/C++ recomendo começar com C que é uma linguagem estruturada serve mais para você ter uma base da programaçao e familiarizaçao com a linguagem. o C++ usa o conceito de orientaçao a objetos, que tem como finalidade de aproximar o mundo real, tornando possivel a reusabilidade do código, manutençao mais facilitada por permitir a divisao por classes(modulos) assim podendo agregar ao projeto com mais facilidade. a maioria dos programas desenvolvidos sao em orientada a objetos.

existe o python .. bom eu nao poderei dar mais detalhes pois nunca programei em python mas dizem é estão bom quanto.

agora se seu foco é desenvolvimento web..

recomendo o aprendizado de PHP primeiramente estruturado.. posteriormente em orientada a objetos pelo mesmo motivo que mencionei no C++

O php é possivel também para desenvolvimento de programas do tipo client-side, chama-se PHP-GTK2 é um php orientada a objetos que permite a criaçao de janelas.. usando a linguagem php.

atualmente estou desenvolvendo em php-gtk2 e estou achando uma maravilha a tamanha simplicidade

sobre o banco de dados, por sugetao aprenda e use o mysql é o mais usado... mas saiba que existem outros com suas caracteristicas..

então ... eu recomendo que você aprenda direto uma linguagem destas.. e claro, antes aprenda a logica da programaçao.

nao tem muito sentido se focar em pascal ... porque a sintaxe vai mudar .. você voltara a estaca zero... como foi meu caso.. quando entrei na faculdade perdi 1 semestre só em pascal... enquanto poderia ja estar aprendendo uma linguagem melhor.

depois fiquei sabendo que mudaram a grade curriocular porque o pascal nao servia pra nada mesmo.

ainda existem outras linguagens antigas como no caso do delphi que nada mais é do que um pascal em orientada a objetos ( object pascal) algumas empresas ainda procuram programadores delphi... mas a maior demanda atualmente.. é PHP ainda mais com orientada a objetos.

digo isso se baseando em uma pesquisa de campo que realizei durante minha faculdade aqui na minha cidade.. praticamente todas as empresas queriam programadores PHP orientada a objetos.. ou java com hibernate.. pouquissimas tinham vaga para outras linguagens.. inclusive ate encontrei uma que ainda contratava programadores com conhecimento em COBOL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!