Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • Membro VIP
Pensando bem, é verdade.Enfim, brigadao pela atenção e parabens ao topico excelente.

Obrigado amigo!

Estou a disposição...

Viny! parabens pelo seu tópico, ja calibrei muitos Plays desenganados de assistencias técnicas com esta mesma tecnica, só uma informação..se são dois trimpots um é para regulagem do DVD e outro é do CD, ja vi alguns DVD de mesa, que tem a propria indicação nos trimpots, como é DVD Run dica difícil saber quem é quem só regulando os dois mesmo na pratica..

Abraços..

Obrigado amigo! E obrigado também pela informação, muito útil! Eu suspeitava disso mas não tinha certeza, cheguei até a pensar que os dois trimpots faziam a regulagem de niveis de intensidades diferentes, com um ajuste "grosso" e um ajuste "fino". Não tinha realmente certeza se era um trimpot pra cada disco. Obrigado pela informação!

Grande abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola ,rapaziada meu gravador de dvd do meu pc tá com um problema.

olha as vezes ele não consegue ler um dvd que eu coloco pra ver,outras horas ele le, porque isso?

Sera que tem conserto ou tenho que comprar um novo?

agradeço se alguem me responder.....

Olá andreroch@

Primeiramente, seja muito bem-vindo ao fórum e com relação ao seu tópico, eu movi para esse local pelo fato do assunto está sendo discutido aqui, peço por gentileza que Você tenha um pouco de paciência, pois não demora muito e os colegas responderão a sua dúvida.

Atenciosamente,

Libra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá andreroch@

Primeiramente, seja muito bem-vindo ao fórum e com relação ao seu tópico, eu movi para esse local pelo fato do assunto está sendo discutido aqui, peço por gentileza que Você tenha um pouco de paciência, pois não demora muito e os colegas responderão a sua dúvida.

Atenciosamente,

Libra.

Grande Libra, sempre educado e atencioso! Um exemplo de moderador e agora um exemplo também de administrador! Fico feliz por ter você por perto!!

Lembre-se, no que precisar, conte comigo...

Abração!

valeu mesmo otimo tuto me ajudo pakas

virei os dois trimpots pra esquerda e agora ta funcionando perfeitamente valeu

so uma pergunta nao pode usar alcool comum pra limpar a lente?

Olá amigo...

Que bom que o tutorial foi útil!

Olha, o alcool comum não é puro, tendo uma quantidade significativa de água na composição. Esse tipo de alcool acaba deixando residuos de água sobre a lente, o que pode danificar o seu gravador. O alcool isopropílico é alcool a 99% e mesmo se considerarmos uma margem minima de mistura com água ainda sim contem muito menos água que o alcool comum, oferecendo menor risco de oxidação aos componentes eletrônicos.

Sempre a disposição,

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Libra, sempre educado e atencioso! Um exemplo de moderador e agora um exemplo também de administrador! Fico feliz por ter você por perto!!

Lembre-se, no que precisar, conte comigo...

Abração!

Valeu Vinyborges, conte comigo também no que precisar, mas e aí, o caso do colega tem solução?
Postado Originalmente por andreroch@

ola ,rapaziada meu gravador de dvd do meu pc tá com um problema.

olha as vezes ele não consegue ler um dvd que eu coloco pra ver,outras horas ele le, porque isso?

Sera que tem conserto ou tenho que comprar um novo?

agradeço se alguem me responder.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Libra,

O caso dele tem sim! Isso é regulagem de trimpot. Provavelmente quando ele consegue ler o disco demora muito pra isso acontecer, ele deve esperar um tempinho bom até o gravador reconhecer o disco, em alguns casos e a depender do disco nem reconhecer o gravador reconhece. Se ele seguir o tutorial direitinho e regular corretamente os trimpots esse problema é resolvido num instante.

Abraço Libra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara estou indignado, quando comprei meu PC o gravador de DVD deu pau (LG), troquei por estar na garantia.

Pois bem a loja colocou outro LG um GSA-H55N, fiquei com ele durante 1 ano e 1/2, deu o mesmo problema do primeiro(Não gravava nem lia na velocidade padrão, tanto DVD quanto CD). Pois bem fiquei com ele até hoje com o problema quando decidi trocá-lo.

Fui na loja e comprei um Samsung SH-S223 por R$90. Antes de instalar decidi fazer esse processo dos trimpots de que fala no tópico(aliás ótimo tópico), pois bem fiz e fui tentar não melhorou em nada.

Minha última tentativa foi tentar atualizar o Firmware e para minha felicidade o gravador voltou totalmente ao normal, agora lê e grava tudo CD ou DVD. Agora tô com um gravador novo parado e um dinheiro posto fora.

Uma dica é que antes de trocar por um gravador novo tentem de tudo para fazê-lo funcionar novamente, que como eu antes de tentar solucionar o problema já vai comprando outro.

OBs:

No meu primeiro gravador de DVD a loja pelo menos poderia ter tentado atualizar firmware e ter uma despesa a menos, mas não coloca a carroça na frente dos bois e nem vê qual o tipo de problema.

Olha que isso deve acontecer seguidamente e várias lojas com vários "técnicos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Cara estou indignado, quando comprei meu PC o gravador de DVD deu pau (LG), troquei por estar na garantia.

Pois bem a loja colocou outro LG um GSA-H55N, fiquei com ele durante 1 ano e 1/2, deu o mesmo problema do primeiro(Não gravava nem lia na velocidade padrão, tanto DVD quanto CD). Pois bem fiquei com ele até hoje com o problema quando decidi trocá-lo.

Fui na loja e comprei um Samsung SH-S223 por R$90. Antes de instalar decidi fazer esse processo dos trimpots de que fala no tópico(aliás ótimo tópico), pois bem fiz e fui tentar não melhorou em nada.

Minha última tentativa foi tentar atualizar o Firmware e para minha felicidade o gravador voltou totalmente ao normal, agora lê e grava tudo CD ou DVD. Agora tô com um gravador novo parado e um dinheiro posto fora.

Uma dica é que antes de trocar por um gravador novo tentem de tudo para fazê-lo funcionar novamente, que como eu antes de tentar solucionar o problema já vai comprando outro.

OBs:

No meu primeiro gravador de DVD a loja pelo menos poderia ter tentado atualizar firmware e ter uma despesa a menos, mas não coloca a carroça na frente dos bois e nem vê qual o tipo de problema.

Olha que isso deve acontecer seguidamente e várias lojas com vários "técnicos".

Olá amigo!

Boa dica, muito útil ao pessoal.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Vinyborges você esta de parabéns, muito bom tutorial, eu estou com uma gravadora aqui que já ta medando nos nervos (sansumg), vou seguir eeste tutorial e con certeza vai resolver.

Parabéns!!!

Obrigado amigo!

Se tiver alguma dificuldade é só falar...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá salve, estou com um problema estranho em um gravador de dvd samsung.

Ele fica abrindo constantemente a gaveta sozinho, parece coisa sobrenatural mais é o que ocorre.

Alguém tem alguma sugestão para esse reparo?

Desde já agradeço, e parabéns pelo tuto vinny

Olá amigo...

Desde já, obrigado pelo elogio!

Bom, esse tipo de problema pode ser causado por uma pequena chave que funciona reconhecendo a abertura da bandeja. Essa chavezinha é uma peça que tem alguns cabos conectados a ela, se não me engano são 2 cabos. Procure essa chavezinha, desconecte os cabos e passe alguma escova ou algo que possa limpá-la. Essa chave deve estar oxidada, isso é comum... Veja a foto da chavezinha:

switch_trayin_pos_400%2850%29.jpg

switch_trayin%2850%29.jpg

Fotos por: Jefferson Ryan

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muuuito boom o tuto amigo...

To com dois sansungs com problemas: um IDE e outro SATA

O ide nao le naada e o sata ta com onda de so ler dvd, mas acho q nao é problema fisico pois consigo dar o boot por ele com o cd do windows xp por exemplo, mas com o sistema operacional logado (windows 7) so ler dvd. Vou tentar ressucitar o ide seguindo seu tuto...

Parabéns mais uma vez pelo tutorial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muuuito boom o tuto amigo...

To com dois sansungs com problemas: um IDE e outro SATA

O ide nao le naada e o sata ta com onda de so ler dvd, mas acho q nao é problema fisico pois consigo dar o boot por ele com o cd do windows xp por exemplo, mas com o sistema operacional logado (windows 7) so ler dvd. Vou tentar ressucitar o ide seguindo seu tuto...

Parabéns mais uma vez pelo tutorial

Olá amigo!

Obrigado... é sempre muito bom ter o trabalho reconhecido! hehehe

Muito provavelmente o problema dos dois é de regulagem de trimpot. o fato dele ler CD e não DVD não derruba essa possibilidade, pois cada midia tem seu próprio trimpot, assim o de CD pode estar regulado e o de DVD não. A regulagem é simples de ser feita e você pode conseguir fazê-la sem grandes problemas apenas seguindo o tutorial.

Estou certo de que irá "dar a vida" aos seus dois gravadores.

Estou a disposição para qualquer duvida,

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera,

Gravei um arquivo.iso no imgburn, o arquivo não funcionou e meu gravador de dvd/cd parou de reconhecer qualquer cd ou dvd que coloque no leitor, o que posso fazer pra consertar?

Obrigado!

Amigo, um arquivo .iso não danificaria o seu gravador. No máximo o disco virgem, mas a gravadora, não, salvo raríssimas exceções. Então temos aí duas possibilidades, ou o gravador deu pau coincidentemente durante essa gravação ou ele desregulou os dois trimpots ao mesmo tempo. Sinceramente, se fosse você, testaria esse gravador em outro computador e tentaria, só por desencargo de consciência, regular os trimpots (veja esse tutorial pra saber como fazer). Caso não funcione duvido que haja o que fazer, provavelmente algum componente da lente queimou, ou a pickup, peça que suporta o canhão, deu algum defeito, o que é normal e esperado com o passar dos anos. Comece a procurar um gravador novo, amigo...

Sempre a disposição,

Abraços!

o meu gravador IDE ta com problemas físicos mesmo... ainda nao parei pra mexer nele. O gravador SATA só ler cd e dvd quando vou na bios e mudo o sata mode de AHCI para IDE. Se permanecer em AHCI ele só ler DVD...

Alguem sabe porque? Uso o Windows 7.

Amigo, não sei te responder isso, sinto muito... ;(

Se puder ajudar em alguma outra coisa, estou a disposição!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Opa viny, bom?

Primeiramente ótimo tutorial, sem ele eu nem teria aberto minha gravadora...

Tenho uma leitor/gravador ASUS DRW-24B1ST.

Ontem liguei o pc, e o gravador começou a fazer barulho, barulho de rotação.

Bele, fui ver e tinha dvd dentro, tava lendo o dvd e fazendo barulho de rotação.

Barulho estranho, tipo quando você coloca um pedaçinho de papel no ventilador e fica segurando...

Ok, vi seu tutorial, antes perguntei se tinha garantia, mas como coisas do paraguai só tem 3 meses de garantia, ja passou esse tempo. ioeaoieaheao

Ai resolvi abri... Afinal, é ou concerta ou compra outro! ^^

Abri, e acabei de fechar ele agora, e constatar o problema...

Aquela "bobina" ou "motor" que acopla na mídia, esta com alguma coisa presa dentro algum pó, não sei, mas quando eu rodo ela manualmente, da pra perceber o barulho.

Enfim, pelo que eu vi, não tem como abrir esse "motor"...

Como arrumar? Tem alguma solução pra mim?

Abraços!

Atenciosamente, RaveR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa viny, bom?

Primeiramente ótimo tutorial, sem ele eu nem teria aberto minha gravadora...

Tenho uma leitor/gravador ASUS DRW-24B1ST.

Ontem liguei o pc, e o gravador começou a fazer barulho, barulho de rotação.

Bele, fui ver e tinha dvd dentro, tava lendo o dvd e fazendo barulho de rotação.

Barulho estranho, tipo quando você coloca um pedaçinho de papel no ventilador e fica segurando...

Ok, vi seu tutorial, antes perguntei se tinha garantia, mas como coisas do paraguai só tem 3 meses de garantia, ja passou esse tempo. ioeaoieaheao

Ai resolvi abri... Afinal, é ou concerta ou compra outro! ^^

Abri, e acabei de fechar ele agora, e constatar o problema...

Aquela "bobina" ou "motor" que acopla na mídia, esta com alguma coisa presa dentro algum pó, não sei, mas quando eu rodo ela manualmente, da pra perceber o barulho.

Enfim, pelo que eu vi, não tem como abrir esse "motor"...

Como arrumar? Tem alguma solução pra mim?

Abraços!

Atenciosamente, RaveR

Olá amigo!

Antes de mais nada, obrigado!!

Ok, você conseguiu abrir o gravador e constatar o defeito no motor de disco. Infelizmente, nesse caso não há muito o que se fazer. Como essas peças são muito especificas por fabricante fica complicado achar pra repor, e consertar esse motor que você tem é impossível. O que você pode fazer é levar seu gravador numa assistência técnica qualquer, dessas fubequentas, e ver se os caras lá tem algum gravador da Asus pra trocar o motor contigo, ao meu ver, ou é isso ou um gravador novo.

Se puder ajudar em mais alguma coisa...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa viny, bom?

Primeiramente ótimo tutorial, sem ele eu nem teria aberto minha gravadora...

Tenho uma leitor/gravador ASUS DRW-24B1ST.

Ontem liguei o pc, e o gravador começou a fazer barulho, barulho de rotação.

Bele, fui ver e tinha dvd dentro, tava lendo o dvd e fazendo barulho de rotação.

Barulho estranho, tipo quando você coloca um pedaçinho de papel no ventilador e fica segurando...

Ok, vi seu tutorial, antes perguntei se tinha garantia, mas como coisas do paraguai só tem 3 meses de garantia, ja passou esse tempo. ioeaoieaheao

Ai resolvi abri... Afinal, é ou concerta ou compra outro! ^^

Abri, e acabei de fechar ele agora, e constatar o problema...

Aquela "bobina" ou "motor" que acopla na mídia, esta com alguma coisa presa dentro algum pó, não sei, mas quando eu rodo ela manualmente, da pra perceber o barulho.

Enfim, pelo que eu vi, não tem como abrir esse "motor"...

Como arrumar? Tem alguma solução pra mim?

Abraços!

Atenciosamente, RaveR

Isso me parece que o DVD esteja "raspando" na gaveta da gravadora.

Dependendo da gravadora, tem geralmente uns três parafusos que regula a posição desse motor.

Pra fazer isso, você deve tirar as tampas dela e colocar um dvd dentro e feche bem a gravadora(bom fazer isso antes de desligar o PC).

Já esse barulho que você ouviu rodando o motor manualmente, pode ser que dentro desse motor tenha pequenas bolinhas dentro, não me pergunte pra que serve elas... rs :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso me parece que o DVD esteja "raspando" na gaveta da gravadora.

Dependendo da gravadora, tem geralmente uns três parafusos que regula a posição desse motor.

Pra fazer isso, você deve tirar as tampas dela e colocar um dvd dentro e feche bem a gravadora(bom fazer isso antes de desligar o PC).

Já esse barulho que você ouviu rodando o motor manualmente, pode ser que dentro desse motor tenha pequenas bolinhas dentro, não me pergunte pra que serve elas... rs :D

Se fosse o disco raspando ao rodar o motor com a mão não era pra acontecer esse barulho... certo?

Essas bolinhas são esferas que sustentam um eixo do motor do disco. São como as esferas dos eixos de roda de bicicleta ou então aquelas esferas que sustentam os eixos dos coolers, elas não constumam dar problema e quando há algum defeito o barulho não é igual a algo raspando, é mais como se ouvesse areia dentro da peça...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse o disco raspando ao rodar o motor com a mão não era pra acontecer esse barulho... certo?

Essas bolinhas são esferas que sustentam um eixo do motor do disco. São como as esferas dos eixos de roda de bicicleta ou então aquelas esferas que sustentam os eixos dos coolers, elas não constumam dar problema e quando há algum defeito o barulho não é igual a algo raspando, é mais como se ouvesse areia dentro da peça...

Abraço!

engraçado, então eu tive azar, a um tempo meu gravador fazia um barulho, so girando o motor na mão de como se tivesse umas esferas soltas dentro, raspando na parede do suporte do cd(como se tivesse dentro)

sera que eram os rolamentos soltos??

acho que esse gravador ta por aqui, vou dar uma procurada pra testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!