Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

Pessoal, sou novo por aqui. Preciso da ajuda de vocês. Preciso de um gabinete. Quero algo eficiente e não bonito. Nada de luz, neon, led... Quero coisa simples, porém eficiente. Só que sou leigo d+ na parte de refrigeração e to perdido, mesmo lendo o fórum aqui e, tb não quero ter o trabalho de fazer meu gabinete. portanto, tem como me indicar algum que sirva para o PC que vou montar?

Abaixo segue o que vou comprar:

processador Intel Core i7 2600 3.4 GHz, BUS de 1333 e 4 núcleos físicos

Placa mãe ASUS P8H67 ou INTEL DH67BL

Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX570

16GB de mem. DDR3-1600 Kingston

Fonte de 850w

2HDs Seagate de 1TB Sata-3 de 6 Gbs

Meu medo é comprar gabinete que dificulte uma expansão futura ou que refrigere mal.

Desde já, obrigado quem me responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sou novo por aqui. Preciso da ajuda de vocês. Preciso de um gabinete. Quero algo eficiente e não bonito. Nada de luz, neon, led... Quero coisa simples, porém eficiente. Só que sou leigo d+ na parte de refrigeração e to perdido, mesmo lendo o fórum aqui e, tb não quero ter o trabalho de fazer meu gabinete. portanto, tem como me indicar algum que sirva para o PC que vou montar?

Abaixo segue o que vou comprar:

processador Intel Core i7 2600 3.4 GHz, BUS de 1333 e 4 núcleos físicos

Placa mãe ASUS P8H67 ou INTEL DH67BL

Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX570

16GB de mem. DDR3-1600 Kingston

Fonte de 850w

2HDs Seagate de 1TB Sata-3 de 6 Gbs

Meu medo é comprar gabinete que dificulte uma expansão futura ou que refrigere mal.

Desde já, obrigado quem me responder.

LCI seja bem vindo, bom vamos por partes, qual seria esta fonte de 850W ? Potência apenas não quer dizer absolutamente nada, a qualidade da fonte e a confiabilidade da mesma é muito mais importante do que só um numero, outra coisa, você pretende usar duas placas de vídeo no futuro, porque esta placa mãe permite isso mas para placas da AMD ATI pois ela faz Crossfire, você informou que vai comprar uma placa da Nvidia, que funciona perfeitamente nessa placa mãe, mas caso opte por usar duas placas da Nvidia a placa tem que ser compatível com SLI. Por fim mas não menos importante, qual vai ser o uso do seu PC ? Bom respondendo agora acerca do gabinete eu indicaria modelos já com tudo feito você teria apenas que parafusar os ventiladores, nada de fazer cortes ou outras coisas do tipo certo. Bom primeiramente indicaria um Thermaltake V4 gabinete muito bom com espaço suficiente para acomodar a sua configuração e acredito que até um SLI ou crossfire. 3r System L-600 V.rex Jr. esse gabinete é um modelo novo antigamente encontrava-se muito o 460 expresso que é muito bom e espaçoso esta deve estar tomado o seu lugar, é um pouco mais caro que ele mas é excelente cabe um sli ou crossfire tranquilo e já vem com 4 fans e tem a possibilidade de se instalar mais 4. Cooler Master Haf 922 este é o gabinete mais caro dentre os que eu indiquei, claro que existem outros mais caros que este mas não vejo necessidade, isto é apenas um parâmetro inicial para discutirmos não quer dizer que este é o melhor ou o supra sumo mais indicado rsssss, eu particularmente prefiro muito mais o 3r System L-600 V.rex Jr. pela qualidade preço e quantidade de fans que vem nele e a possibilidade de se adicionar mais 4 fans. Existem também outros gabinetes no mercado, caberia aqui a opinião de nossos outros amigos do fórum. Bem aguardo um retorno acerca do que foi perguntado amigo, satisfação de tê-lo por aqui, tudo de bom sempre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LCI seja bem vindo, bom vamos por partes, qual seria esta fonte de 850W ? Potência apenas não quer dizer absolutamente nada, a qualidade da fonte e a confiabilidade da mesma é muito mais importante do que só um numero, outra coisa, você pretende usar duas placas de vídeo no futuro, porque esta placa mãe permite isso mas para placas da AMD ATI pois ela faz Crossfire, você informou que vai comprar uma placa da Nvidia, que funciona perfeitamente nessa placa mãe, mas caso opte por usar duas placas da Nvidia a placa tem que ser compatível com SLI. Por fim mas não menos importante, qual vai ser o uso do seu PC ? Bom respondendo agora acerca do gabinete eu indicaria modelos já com tudo feito você teria apenas que parafusar os ventiladores, nada de fazer cortes ou outras coisas do tipo certo. Bom primeiramente indicaria um Thermaltake V4 gabinete muito bom com espaço suficiente para acomodar a sua configuração e acredito que até um SLI ou crossfire. 3r System L-600 V.rex Jr. esse gabinete é um modelo novo antigamente encontrava-se muito o 460 expresso que é muito bom e espaçoso esta deve estar tomado o seu lugar, é um pouco mais caro que ele mas é excelente cabe um sli ou crossfire tranquilo e já vem com 4 fans e tem a possibilidade de se instalar mais 4. Cooler Master Haf 922 este é o gabinete mais caro dentre os que eu indiquei, claro que existem outros mais caros que este mas não vejo necessidade, isto é apenas um parâmetro inicial para discutirmos não quer dizer que este é o melhor ou o supra sumo mais indicado rsssss, eu particularmente prefiro muito mais o 3r System L-600 V.rex Jr. pela qualidade preço e quantidade de fans que vem nele e a possibilidade de se adicionar mais 4 fans. Existem também outros gabinetes no mercado, caberia aqui a opinião de nossos outros amigos do fórum. Bem aguardo um retorno acerca do que foi perguntado amigo, satisfação de tê-lo por aqui, tudo de bom sempre.

irmão, obrigado pela ajuda. Então, gostei tb do 3r System L-600 V.rex Jr., apesar de ser leigo e não saber se ele é o melhor. Mas tá numa faixa que posso pagar (200 reais). Será q os coolers dele são barulhentos? rsrsrs

Sobre as placas de vídeo, como sei se posso um SLI com a placa q vou comprar? No futuro posso precisar.

Meu PC será mais para entretenimento que trabalho. A placa de vídeo é basicamente para games.

A fonte será a MYMAX e é 600W. Suporta tranquilo?

Acha q é uma boa configuração essa q passei? Apesar de não estar no tópico certo, você pegaria qual placa mãe que postei: a da ASUS ou da INTEL?

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

irmão, obrigado pela ajuda. Então, gostei tb do 3r System L-600 V.rex Jr., apesar de ser leigo e não saber se ele é o melhor. Mas tá numa faixa que posso pagar (200 reais). Será q os coolers dele são barulhentos? rsrsrs

Sobre as placas de vídeo, como sei se posso um SLI com a placa q vou comprar? No futuro posso precisar.

Meu PC será mais para entretenimento que trabalho. A placa de vídeo é basicamente para games.

A fonte será a MYMAX e é 600W. Suporta tranquilo?

Acha q é uma boa configuração essa q passei? Apesar de não estar no tópico certo, você pegaria qual placa mãe que postei: a da ASUS ou da INTEL?

Abração!

Ops, para tudo rsssssssss, essa fonte é péssima, sei que aqui discutimos sobre gabinetes mas isso é crucial, por isso que eu te perguntei qual era config toda. Bom vamos recapitular, o case é muito bom, não o conhecia acabei vendo procurando sobre o expresso, fan não vai ter como saber a não ser que tenha informações no site do fabricante mas geralmente não tem, eu particularmente não curto fan com led, a não ser que possa desligar, como você tem interesse em games te recomendaria uma placa mais simples com um slot Pci Express apenas e uma placa de vídeo mais punk, nem todo jogo aproveita o potencial de um SLI ou Crossfire e na maioria das vezes uma única placa de vídeo mais forte acaba sendo melhor. como esta pegando uma GTX 570 não vai ficar mal servido de VGA, mas caso queira o SLI futuramente basta escolher uma placa mãe que de suporte. Agora o mais importante de tudo isso, a fonte tem que ser de qualidade, esses "600" não querem dizer nada caso queira mesmo um SLI futuro você tem que pensar em uma fonte Seasonic, Corsair, XFX, dentre outras com no mínimo 750W recomendo uma de 850W, estou falando isso a grosso modo pois existe um tópico onde se discute sobre fontes e amigos como o faller, kayke, Programmer, entre outros estão sempre ajudando e indicando excelentes fontes. Como você tinha escrito 850W antes te indicaria uma Corsair TX de 850 ou a Gaming Series de 800W que esta com um preço bom na Guerra Digital https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-gaming-series-gs800-800w-80-plus-pfc-ativo-cmpsu-800g.html, loja confiável tem outras opções lá. Falando tecnicamente sua configuração vai demandar 650W por ai de potência 700W seria uma margem segura, mas contando upgrades futuros e sazonalidades no uso eu te indicaria uma de 750W no mínimo, a Gaming Séries de 800W seria perfeito, ah esse consumo inclui além do que você me falou um drive de DVD um leitor de cartões frontal, um dispositivo USB como um celular carregando ou um HD externo e 8 fans que é o que pode ser instalado no 3r System L-600 V.rex Jr, tenha em mente que placas PCI internas também geram consumo. Espero ter ajudado ou pelo menos norteado um pouco a sua escolha, tudo de bom sempre, seja sempre bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, para tudo rsssssssss, essa fonte é péssima, sei que aqui discutimos sobre gabinetes mas isso é crucial, por isso que eu te perguntei qual era config toda. Bom vamos recapitular, o case é muito bom, não o conhecia acabei vendo procurando sobre o expresso, fan não vai ter como saber a não ser que tenha informações no site do fabricante mas geralmente não tem, eu particularmente não curto fan com led, a não ser que possa desligar, como você tem interesse em games te recomendaria uma placa mais simples com um slot Pci Express apenas e uma placa de vídeo mais punk, nem todo jogo aproveita o potencial de um SLI ou Crossfire e na maioria das vezes uma única placa de vídeo mais forte acaba sendo melhor. como esta pegando uma GTX 570 não vai ficar mal servido de VGA, mas caso queira o SLI futuramente basta escolher uma placa mãe que de suporte. Agora o mais importante de tudo isso, a fonte tem que ser de qualidade, esses "600" não querem dizer nada caso queira mesmo um SLI futuro você tem que pensar em uma fonte Seasonic, Corsair, XFX, dentre outras com no mínimo 750W recomendo uma de 850W, estou falando isso a grosso modo pois existe um tópico onde se discute sobre fontes e amigos como o faller, kayke, Programmer, entre outros estão sempre ajudando e indicando excelentes fontes. Como você tinha escrito 850W antes te indicaria uma Corsair TX de 850 ou a Gaming Series de 800W que esta com um preço bom na Guerra Digital https://www.guerradigital.net/fontes/corsair/corsair-gaming-series-gs800-800w-80-plus-pfc-ativo-cmpsu-800g.html, loja confiável tem outras opções lá. Falando tecnicamente sua configuração vai demandar 650W por ai de potência 700W seria uma margem segura, mas contando upgrades futuros e sazonalidades no uso eu te indicaria uma de 750W no mínimo, a Gaming Séries de 800W seria perfeito, ah esse consumo inclui além do que você me falou um drive de DVD um leitor de cartões frontal, um dispositivo USB como um celular carregando ou um HD externo e 8 fans que é o que pode ser instalado no 3r System L-600 V.rex Jr, tenha em mente que placas PCI internas também geram consumo. Espero ter ajudado ou pelo menos norteado um pouco a sua escolha, tudo de bom sempre, seja sempre bem vindo.

Cara, mais uma vez obrigado. para meu uso, melhor a ASUS P8H67-v ou a ASUS P8H67-M PRO ou ainda INTEL DH67BL?

A fonte acho que vou pegar essa mesmo que você falou da CORSAIR. Como o dinheiro não é muito, acho que vou pegar essa memória aqui:Memória Kingston HyperX LoVo 4GB (4 x 2GB) DDR3 1800 (PC3 14400). o que acha?

Veja se a configuração melhorou:

*ASUS P8H67-v

*processador INTEL Core i7-2600K Sandy Bridge 3.4GHz (3.8GHz Turbo Boost)

LGA 1155 95W Quad-Core

*Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX570

* Memória Kingston HyperX LoVo 8GB (4 x 2GB) DDR3 1800 (PC3 14400)

* Fonte CORSAIR Gaming Series GS800 800W 80 PLUS PFC Ativo

* 1 HD Seagate de 1TB Sata-3 de 6 Gbs

* Gravador DVD-RW SATA

* Gabinete 3r System L-600 V.rex Jr.

Alguma outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo desculpe o delay, a única coisa que vejo como destoante é o fato da mobo suportar memórias DDR3 1333 e você estar comprando memórias ddr 1800, caso não vá fazer overclock não lhe trará benefício, a maior vantagem é a baixa tensão mas talvez você encontre memórias como a Geil Skill ECO de 1600 com prelo melhor e também 1.35v, bom é só um detalhe não sei o preço das memórias. O cooler do processador nem comentei porque não vai fazer over então o boxed da para trabalhar. Bom então acho que é isso, espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom Alan (Dansow) e Pistola beleza? tenho uma pergunta, vou montar um PC para games porém não realizarei over no processador (AMD X4 965), a algum gabinete hoje no mercado que seja bem ventilado, e que se adequá ao meu caso? ou terei que tentar fazer o processo do serralheiro ^^....

Abraço espero resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara o melhor e mais em conta é realmente o thermaltake v4 black, gabinete BBB bem sóbrio e sem luzes que você encontra entre R$ 140 até R$ 180, Cooler Master HAF 912 tem bom espaço interno para a sua configuração e custa ente R$ 160 a R$ 180, tem um modelo mais simples sem pintura interna e outro com pintura interna, 3r System L-600 V.rex Jr. gabinete excelente já vem com tudo dentro várias fans, fans com leds só montar e se divertir, custa entre R$190 a R$ 220. É só dar uma pesquisada que talvez encontre até por menos do que eu citei amigo, qualquer coisa tamos ai, um abraço e tudo de bom sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
cara o melhor e mais em conta é realmente o thermaltake v4 black, gabinete BBB bem sóbrio e sem luzes que você encontra entre R$ 140 até R$ 180, Cooler Master HAF 912 tem bom espaço interno para a sua configuração e custa ente R$ 160 a R$ 180, tem um modelo mais simples sem pintura interna e outro com pintura interna, 3r System L-600 V.rex Jr. gabinete excelente já vem com tudo dentro várias fans, fans com leds só montar e se divertir, custa entre R$190 a R$ 220. É só dar uma pesquisada que talvez encontre até por menos do que eu citei amigo, qualquer coisa tamos ai, um abraço e tudo de bom sempre.

3r System L-600 V.rex Jr. seria o melhor Custo x Benefício na faixa de 200$ ?

tem algum que chegue a 250$ com mais vantagens sobre ele ? (que faça valer o preço a mais) .

desde já, obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal li boa parte do topico, estou com a ideia de fazer uns gabinetes pra vender pela minha cidade.

Pelo que vi o básico do gabinete é te um fan na frente mandando ar, e um fan atras tirando ar. Ai o resto dos fans são opcionais e dependem da configuração.

bom minha duvida é quanto a qual gabinete escolher pra fazer essas modificações. Quais os pré requisitos do gabinete?

vocês podem sugerir algum gabinete barato?

Fiz umas contas rapidamente aqui, e acho que dependendo da pra gastar:

50 reais gabinete

50~60 reais fans e acessórios

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3r System L-600 V.rex Jr. seria o melhor Custo x Benefício na faixa de 200$ ?

tem algum que chegue a 250$ com mais vantagens sobre ele ? (que faça valer o preço a mais) .

desde já, obrigado :D

MaTheeuZ me desculpe amigo via a sua pergunta agora 10 dias depois bom mas vamos ver, acredito que este gabinete nessa faixa de preço é o campeão agora pois ele possui tudo que um bom case deve possuir atualmente, agora cada um tem um gosto, acredito que o que outro possa ter a mais é efeito cosmético, pois funcionalidade a mais não tenho visto nada melhor do que esse, amigo me desculpe pela demora na resposta e participe per aqui sempre qualquer coisa estamos ai.

Android13 depende muito do público que você quer atingir cara, um case barato por mais que seja modado sempre vai ser igual a um ou outro que se vê por ai, mas no geral é isso mesmo R$ 50 um case novo e as fans variam se for com led custa um pouco mais, sugiro que nem utilize caso o cliente não queira, caso queira colocar iluminação opta por barras de led, são mais baratas não esquentam não precisa de inversor e podes facilmente adaptar um on off nelas alem de poder usar mais de uma, desculpe a resposta corrida mas hoje eu to no PC a quase 2 horas e não para de chegar mails perguntando coisa aqui e tenho compromisso as 15h rssss, um abraço, depois você pergunta aqui de novo, somos um clube de amigos que se ajudam sempre, gosto desse cantinho que o Pistolão criou e sempre que posso dou uma ajuda ao povo aqui, ele apesar de ser aqui da terra nem sempre aparece pelo fórum mas estamos aqui tentando ajudar sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Android13 não é o fato de ser superior, mas sim de ser vendável e rentável, se você pega um gabinete igual ao de todo mundo e moda, das duas uma, ou o cara vai ver e falar Bah é o mesmo do meu só tem uns ventiladorezinhos, ou KhaRhai que Punk, quero um desse agora ! Entende, tenha em mente que um desse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-211978678-gabinete-3r-system-l-600-vrex-jr-novo-lacrado-_JM custa R$209, fica de parâmetro para você, também tem esse muito bom http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208965749-gabinete-thermaltake-v4-black-edition-vm30001w2z-lancamento-_JM por R$ 139, ai fica a seu critério se quer mesmo investir nisso e se vai ser rentável e compensatório entende amigo, um abraço, boa sorte e tudo de bom sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

opa pistolão :D

Infelizmente sou novo aqui no forum e comprei meu Gabinete semana passada, antes de ler esse topico, se não teria economizado bastante ^^

enfim, to com o pc com as seguintes configurações

Mobo : M5A88-V EVO

Proc : Phenom II x4 960T - CoolerMaster V6-GT ( na horizontal )

Memorias : 2x4GB Corsair Vegeance 1600mhz

VGA : XFX HD6870 ( fechada pra carai, so tem 1 saida de ar, e é minima -.- )

Fonte : Xfx 750w Black Edition

Gabinete CM 690 II Advanced c/janela. ( ta pra chegar ainda ^^ )

ta tudo sem OC AINDA, sou leigo no assunto, to lendo bastante, por medo de queimar algo, mas em breve pretendo fazer um OC ^^

enfim, vou trocar os coolers do gabinete ainda, porém, queria saber se recomenda alguma furação na tampa lateral principalmente, como a saida de ar da minha VGA é pra lateral do gabinete e é pequena, e o cooler lateral aparentemente fica na frente da saida de ar da vga, seria ruim eu colocar 1 cooler na lateral empurrando o ar quente pra dentro de votla? ou é idiotice minha?

desde já, obrigado xD

edit : minha HD6870 é a modelo com apenas 1 cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JoaoSick tudo bem, o pistolão criou o tópico mas nem sempre ele aparece para responder, então como tambem gosto e sou frequentador do forum e participo do time de folding at home passo aqui para dar dicas aos amigos, bom isso que você falou não procede amigo, o ar que vai ser insuflado pela lateral do case é ar frio, vai refrigerar bem a VGA e parte da mobo bem no VRM, isso é excelente, pode ir sem medo.

Qual é o tamanho do furo que tem na lateral do gabinete, é para fan de 8cm ou 12cm ? recomendo as fans Akasa Viper boas e baratas, são de 12cm, mas tem vários outros. Com relação a queimar acho difícil, basta pesquisar bastante antes, vá se habituando com os termos e você vai fazer um over tranquilo nesse processador, over na VGA não recomendo, e ela é perfeita pode ficar tranquilo que funciona perfeitamente do jeito que ela é mesmo, ela vai jogar o ar para fora do case, atente para quando montar abrir o espaço para o ar sair na parte do segundo slot da VGA, qualquer coisa estamos ai, um abraço Bom ano novo e tudo de bom sempre !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa dawson, sempre é bom ter mais pessoas ajudando, hehe

segue a foto da placa : http://www.hardplus.com.br/imagens/HD6870-XFX-HD-687A-ZNFC_2.jpg

então, minha duvida era porque esse buraco é a unica saida de ar da minha vga, dai pensei que talvez fizesse mal eu empurrar o ar quente de volta pra dentro ( junto com o ar frio ) mas pelo visto foi besteira minha, valeu, abração :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não da pra te responder o mp, tenho poucos posts ainda ^^

mas já agradeço o suporte :D

vou esperar chegar meu gabinete, e instalar tudo pra ver como fica, fazer o teste das temps, etc, pra ver quantos coolers terei que adicionar, como Recife é quente, e o verão ta chegando, e to sem Ar condicionado, vou ter que botar mais cooler com certeza ^^

mas deixa postar mais duvidas quando pegar meu gabinete :)

abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não classifico (e quem sou eu para classificar alguma coisa) sua pergunta como besteira, é uma dúvida apenas, bom não sei qual o buraco que se refere mas se for o que esta no plástico preto é só estético, a maioria do ar quente vai sair pela parte dos conectores da VGA onde você vai ligar o monitor, por isso que eu te falei para quando montares o PC se lembre de livrar o slot de baixo para que o ar quente saia da VGA para fora do case, o ar que vai ser empurrado pelo fan da tampa lateral é totalmente benéfico, atente também que caso haja a possibilidade de se colocar um fan atras jogando o ar do gabinete para fora e um fan na frente empurrando ar frio para dentro do case seria nada menos que perfeito. [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte fica em baixo invés de em cima do processador...e tnb tenho um ventilado na parte da frente da caixa porém em baixo tnb e mas o venntuinha do processador ainda posso colocar duas ventuinhas em cima da caixa e mas uma embaixo o que eu faço ? 120mm è o tamanho da ventoinha da caixa e 150mm da fonte ! e do processsador padrão do core i7 2600 !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas amigo, muy bueno tenerlo en nuestro forum, bom não entendi o seu questionamento mas podes adicionar quantas ventoinhas quiser; as do lado do gabinete na tampa devem insuflar o ar para dentro do case, intake, as de cima no topo do case joga o ar para fora, exaust, a da frente joga o ar para dentro do case, intake, e a de tras joga o ar para fora do case, exaust, atente para que a fonte fique corretamente instalada o fan da fonte deve ficar virado para o lado de baixo do case não deve aparecer, assim ele puxa o ar frio de for a do case. Bom espero ter ajudado sinta-se sempre a vontade para perguntar amigo. Tudo de Bueno Siempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sopra os HDs para a parte de trás da caixa, mas a fonte tem que ficar com a fan virada para baixo, ela na verdade esta puxando o ar de cima, se estive assoprando tem coisa errada, ela deve estar puxando o ar fio de fora do case para refrigerar a fonte, e deve ficar com a fan virada para baixo. Se te apraz amigo posso responderte con meu parco espanhol tambien rssss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!