Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


PistolaoBR

Posts recomendados

Ventilação tem que respeitar as leis da física. Não adianta encher o gabinete de fans, se o fluxo de ar não for otimizado e eficiente, só vai virar um barulhão e vai abaixar pouco a temperatura.

No caso de uma VGA esquentadinha, coloque 2 fans na lateral, mas na parte bem inferior da tampa, em linha horizontal, e 2 exaustores na parte superior, sendo meio e frente - onde acumula todo ar quente da máquina. Numa configuração dessa duvido que alguma coisa fique ainda quente.

eu não tenho um case mod... respeito as limitações do meu gabinete... atualmente os únicos lugares disponíveis apara adicionar fan é no lugar do duto ou um exaustor de slot... não tenho a possibilidade de abrir "buracos" no gabinete para instalar fans...

Estou pensando em desligar a fan traseira de 12 (já que tem a da fonte) e deixar o exaustor de baixo da vga ligado... entendo as leis da física que o ar quente sobe... mas "forçando" um circulação de ar não funcionaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo o respeito, nenhum gabinete comercializado atualmente PRESTA pra uma configuração decente e respeitável. Só presta para aqueles micros "desgraçados" Positivo e Semp Toshiba, por que eles geralmente botam um Celeron bem fraquinho e de preferência sem placa de vídeo dedicada. Nenhum gabinete presta 100% e quase todos os projetos são falhos em algum ponto.

Começou a investir no PC, internamente, começou a comprar componentes realmente bons, não há solução a não ser partir pro casemod. Ei, não é tão complicado assim... Isso porque no nosso mercado, quem fabrica gabinetes não sabe nem o que as peças atuais exigem. Está tudo errado - nem a Cooler Master tem ventilação 100% otimizada. Se por um lado o futuro é dos notebooks, o desktop está fadado ao famigerado "micro de escritório", e restritamente aos power-users que montam a máquina peça por peça.

Uma solução pra você seria não um exaustor na VGA, mas um fan nela mesmo, direcionado em cima dela. 2 de 8cm, bem perto, resolve: mas você vai ter que batalhar na fixação do monstrinho.

Forçar a corrente de ar é meio complicado, visto que nada segura a gravidade... o ar quente vai subir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, uma dúvida.

Utilizar um gabinete cheio de Coolers (corretamente) é melhor que usar o PC SEM gabinete?

(Tanto faz a questão da poeira ou perigo de deixa-lo assim aberto)

Digo, um overclockzinho fica melhor em que situação?

Além disso, a galera monta gabinetes com 3, 4, 5, 7 fans de 12cm.

Não tem perigo da galera entrar no quarto da pessoa e pensar que ta ligado um helicóptero não?

(Mesmo que não faça tanto barulho, mas silencioso não fica.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a maior preucupação de se colocar fans no seu gabinete alem de melhorar a sirculação do gabinete deve-se preucuparse com os ruidos...

para ajudar nesse problema eu uso resistores variaveis ( parecidos com os botões de volume do seu aparelho de som...) que ficam em uma das tampas das baias de leitores de CD/ DVD... assim quando esta muito quente aumento a rotação ....tambem persebi que alguns fans podem ficar com a rotação mais baixa que os outros sem perder o desempenho... (os que tiram o ar de dentro do gabinete eu deixo no maximo e os que colocam eu deixo bem baixos...)

espero ter ajudado...

valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade seja dita... um fan de 12cm vai sim fazer algum barulho... a diferença é que eles fazem um barulho numa freqüência mais baixa do que os fans de 8cm convencionais genéricos que atingem freqüências mais altas e que realmente incomodam... agora, mais do que 2 fans de 12cm vai gerar barulho sim, vai depender do fan, mas por mais silencioso, vai gerar algum ruído... nao vejo a necessidade de 3 fans ou mais. O melhor a fazer é investir em componentes que consumam menos energia e esquentem menos, do que fazer um casemod com 7 ventoinhas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, n sei se to no lugar certo pra postar, mas gostaria da ajuda de vocês. Tenho um gabinete Mystic 632S da CM (4 baias), e estou precisando melhorar e muito a ventilação dele, aqui faz muito calor (34º dia e 28º noite), e praticamente não consigo nem jogar durante o dia, so a noite. Queria saber qual o melhor esquema pra ele, sendo que o cooler da cpu é torre, e pretendo fazer CF 4850. Sei de uma fan da CM a R4-L2R-20CK-GP, mas ta em falta, vocês teriam alguma fan compativel ao nivel de desempenho dela (69cfm + ~21db)? Obrigado!!!!

Obs.: o pc é o da assinatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, n sei se to no lugar certo pra postar, mas gostaria da ajuda de vocês. Tenho um gabinete Mystic 632S da CM (4 baias), e estou precisando melhorar e muito a ventilação dele, aqui faz muito calor (34º dia e 28º noite), e praticamente não consigo nem jogar durante o dia, so a noite. Queria saber qual o melhor esquema pra ele, sendo que o cooler da cpu é torre, e pretendo fazer CF 4850. Sei de uma fan da CM a R4-L2R-20CK-GP, mas ta em falta, vocês teriam alguma fan compativel ao nivel de desempenho dela (69cfm + ~21db)? Obrigado!!!!

Obs.: o pc é o da assinatura

Amigo,

um substituto para ele seria o Fan Spider (SFF-12)

- Max Air flow: 80 CFM

- Nível de ruído: <25 dBA

Ele é um pouco mais caro que o R4, mas como esta em falta

=/

Alguns sites que tem ele:

http://www.umpoukodetudo.com.br/cooler/evercool/cooler-evercool-fan-120mm-spider-sff-12.html

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5131

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

um substituto para ele seria o Fan Spider (SFF-12)

- Max Air flow: 80 CFM

- Nível de ruído: <25 dBA

Ele é um pouco mais caro que o R4, mas como esta em falta

=/

Alguns sites que tem ele:

http://www.umpoukodetudo.com.br/cooler/evercool/cooler-evercool-fan-120mm-spider-sff-12.html

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5131

Obrigado amigo por responder, mas estou na duvida entre esse spider e o A2368 (Thermaltake) que é um pouco mais caro...e ai? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virus_T,

essa eu vou ficar te devendo amigo.

A2368:

Max. Fluxo do ar: 78 CFM

Noise: 21dBA

Spider:

Max Air flow: 80 CFM

Nível de ruído: <25 dBA

To vendo que o A2368 é menos barulhento na teoria.

Não sei na pratica

Vamos esperar alguem comentar ai

=)

To querendo muito comprar uns coolerzinhos também

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
O meu gabinete em termos de disipação de ar é bom?

GABINETE ATX - 450 WATTS - ÁUDIO E USB FRONTAIS

http://www.clone.com.br/db/detalhes_prod.asp?detalhe=15102

OBS:A fonte sera trocada por uma Fonte C3Tech DSA-5060V 600W ( 450 W Reais)

huhuhauhuha, essas Canelone e Merdaship da vida... nem numero dão ao seus gabinetes! huauhauhauh... mas pelo fato de ter duas grades laterais, acho que até presta em termos de refrigeração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos estava dando um olhada topico e pensando em modificar o meu Case para melhorar as refrigeração tenho esse Case http://www.gmc.co.kr/language/english/products/g33.html como podem ver não tem suporte para fan de 12cm atrás e n a frente é meio complicado .Costuma jogar muito no pc e brincar com os overs, aqui em porto alegre no verão faz 30 Gruas e no inverno faz 10 :P e o meu Atlhon 5200 é bem esquentadinho.Gostaria de saber quais os melhores lugares para colocar os fans no meu gabinete?

Se for colocar por exemplo 4 fan 2 ligaria no molex e na PM ?

A minha config. é Seventeam ST-550PAM,ASUS M3A78-EM,Athlon 64 x2 5200, G.Skil Kit 4GB,Samsung SATA2 320Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pessoal , tenho o gabinete Gabinete Wisecase RJAC-8805 ( http://www.jpnbyteinformatica.com.br/images/produtos/416/125899434560312a9976.jpg )

Queria deixar ele mais ventilado...estou com 1 cooler lateral 120mm e 2 atrás 80mm.

Alguem tem uma boa ideia para melhorar? estou disposto a gasta uns 150 reais no máximo !

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , tenho o gabinete Gabinete Wisecase RJAC-8805 ( http://www.jpnbyteinformatica.com.br/images/produtos/416/125899434560312a9976.jpg )

Queria deixar ele mais ventilado...estou com 1 cooler lateral 120mm e 2 atrás 80mm.

Alguem tem uma boa ideia para melhorar? estou disposto a gasta uns 150 reais no máximo !

Obrigado

Sinceramente, R$150 daria pra você pegar um CoolerMaster Elite 33x e utilizar esses fans desse gabinete nele, já que eles já vem com o traseiro, mas se não tiver disposto a gastar, pode pegar aquele CM de 90CFM por R$60 e as paulada na PlugInformatica, mas eu não gastaria R$60 em um fan que antigamente custava R$20.

Abraços. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal

Processador Amd Phenon II x4 955 3.2GhZ

Placa Asus M4A785TD-M EVO AM3

Para essa configuração qual o gabinete melhor? eu tenho um gabinete e pretendo eu mesmo colocar os cooleer na parte lateral e em cima da torre por meu gabinete é simples é um Satellite 4 baias um pouco antigo, pensei em fazer igual esse aqui abaixo o que acham? modelo do meu gabinete atual gabinete satellite 4 baias K0207P

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pistolão, quero fazer esse esquema de canhão de ar no meu, porém eu tinha em mente usar um dissipador de torre TX3, com um cooler de neon 80mm em duas baias frontais, e uma especie de dutinho fazendo ligaçao entre a traseira do gabinete e dissipador do TX3.

minha duvida é, faz realmente muita diferença o cooler de 80mm e o de 120mm no canhao?

eu preferia o de 80mm , pois me sobraria uma baia pra controlar os fans e monitorar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!