Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

Dawson600

O ruim desse gabinete é que se a gente usa um cooler torre, não da para colocar o fan em cima do cooler. Não cabe. Pelo menos esses fans padrão. Tem que ser um fan bem fino.

Também gosto do barulho dos fans quase no maximo (o barulho me lembra CPD com mainframe no qual eu trabalhei alguns anos eheheh). Mas onde tem aquela, vamos chamar de colméia do gabinete (aqueles furinhos onde fica instalado o fan) o barulho fica meio estridente. No meu v4, na lateral e na parte de baixo, eu arranquei essa parte com os furinhos. Ficou ótimo. Não tive coragem de fazer isso na frente (questão estética) mas é capaz que eu faça na parte traseira, se bem que o ruído lá não esta incomodando.

Um fan que eu recomendo é o Cooler Master R4-L2R-20CK-GP. É silencioso, com um bom fluxo de ar. Esta na faixa de 25 reais. Vale cada centavo.

abs

Cara ter como tem, basta colocar pela parte de fora o fan, fan de 120mm fininho é difícil achar, só vi na casa do cooler, fan geralmente eu só uso ADDA mesmo, bom fluxo de ar e custa R$ 15, rsss esses coolers ai que vocês citam são muito sofisticados rsssss, mas 83.63 CFM é uma turbina, o lance do barulho de vibração geralmente eu coloco uma arruela de metal mesmo e resolve bem, se não resolver pode usar uma de borracha eva que resolve, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dawson600

Já pensei em colocar por fora..... mas deve ficar muito estranho. Vou fazer um teste. Tenho um Akasa aqui parado com um bom fluxo de ar. Vou colocar ele por fora. Vamos ver se altera alguma coisa na temperatura. Sobre os fininhos tem esses daqui : http://www.scythe-usa.com/product/acc/066/sy1212sl12_detail.html

Tenho um Adda aqui de 92mm (não esta em uso) é uma turbininha eheheh mas é bem barulhento.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Scythe = Name = Expensive rssss, na casa do cooler como eu falei tem um ADDA Ball Bearing ainda por meros 23 bereus, eu tambem vou precisar de uns dois desses mas na atual conjuntura me encontro sem dotação orçamentária para realizar essa obra rssss, aguardo um aporte de capital para o mês que vem, espero que ajude pois o fan me parece muito bom.

http://www.casadocooler.com.br/

Fan AD1248HBA73GL

Especificações:

Dimensões: 120X120X25

Sistema: Ball Bearing

tensão: 48v

Potência: 7.20W

Velocidade: 2200 RPM

Consumo: 0.15A

Fluxo de ar: 85.20CFM

Pressão: 3.45mmAq

Nivel de ruído: 39.1dB/A

Conector:

Marca: Adda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom os numeros falam mais que qualquer coisa, pelo menos deveriam:

ADDA: 2200 RPM 39.1dB/A 85.20CFM

ACYTHE: 2,000rpm 37.00 dBA 45.47 CFM

Agora essa diferênça de dB/A ai vai da sensibilidade auditiva de cada um, tem os que jogam fazendinha do orkut ouvindo mozart aos que jogam Crysis 2 ouvindo Brutal Truth, aos que ligam o pc com o ouvido colado do lado da CPU para ver se escutam algum ruido elétrico rsssssss. Eu continuo metendo bala ouvindo Slayer, por isso esses DBI plus minus pra min pega nada rssss, gosto do barulho porque sei que o cool ta funfando lá rsssssssssssssssssss. Ó não vão levar a piada a mal hein rsssssss, nada pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se alguem já falou isso,mas todos os Cm 690 tem espaço para os cooler dos 4 locais

sem contar que ele tem espaço para outros cooler que resfriariam mais ainda

Bom amigo isso eu acho que todo mundo sabe, creio eu, a gente está discutindo o ruido que o cooler faz, o CM690 é um excelente case, mas vou optar por um TT V4 por questão de preço facilidade. Mas cada um tem um go$to !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom os numeros falam mais que qualquer coisa, pelo menos deveriam:

ADDA: 2200 RPM 39.1dB/A 85.20CFM

ACYTHE: 2,000rpm 37.00 dBA 45.47 CFM

Agora essa diferênça de dB/A ai vai da sensibilidade auditiva de cada um, tem os que jogam fazendinha do orkut ouvindo mozart aos que jogam Crysis 2 ouvindo Brutal Truth, aos que ligam o pc com o ouvido colado do lado da CPU para ver se escutam algum ruido elétrico rsssssss. Eu continuo metendo bala ouvindo Slayer, por isso esses DBI plus minus pra min pega nada rssss, gosto do barulho porque sei que o cool ta funfando lá rsssssssssssssssssss. Ó não vão levar a piada a mal hein rsssssss, nada pessoal.

Muitas vezes o barulho significa que o fan está funcionando corretamente!

Então, esta é a sua opinião!

Você precisa deixar o computador ligado de madrugada?? Creio que não, pois se precisasse, com certeza se sentiria muito encomodado com os ADDA!

Então tome cuidado, pois a diferença não chega nem perto de ser minima, quanto ao ruído!

Tenho um Viper! Segue as especificações!

· Velocidade 600~1900 RPM

· Fluxo de ar 83.63 CFM (141.75 m3/h)

· Nível de ruído 6.9~28.9 dB9A)

Então, eu prefiro muito mais investir em um Viper do que nesse ADDA citado! Lembrando, cada um tem sua opinião. Esta é a minha!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes o barulho significa que o fan está funcionando corretamente!

Então, esta é a sua opinião!

Você precisa deixar o computador ligado de madrugada?? Creio que não, pois se precisasse, com certeza se sentiria muito encomodado com os ADDA!

Então tome cuidado, pois a diferença não chega nem perto de ser minima, quanto ao ruído!

Tenho um Viper! Segue as especificações!

· Velocidade 600~1900 RPM

· Fluxo de ar 83.63 CFM (141.75 m3/h)

· Nível de ruído 6.9~28.9 dB9A)

Então, eu prefiro muito mais investir em um Viper do que nesse ADDA citado! Lembrando, cada um tem sua opinião. Esta é a minha!

Abraços!

Nope man, eu sou da casa ! 148894 24x7x31. E detalhe não é o são os computadores e eles ficam aonde eu durmo aqui, não me encano não nas madrugas gosto de acordar para ir ao banheiro e ouvir o sonoro sonido dos coolers girando, o que me incomoda mesmo é fan com led isso é uma M****, comprei um por falta de opção, ficou legal mas, a noite é uma josta, é aquilo gosto de cada um, não me incomoda em nada, o outro é o mesmo CFM ou mais o menos, to nem ai para isso. Pior é quando passa ou para um carro tocando aqueles funks nojentos na rua e você tem que ficar ouvindo. Bem pior. Se o VIPER custasse R$ 7,90 até compraria-o, mas não custa isso então fico com os ADDA mesmo. José Terminou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po é pura emotion rssssssssssssssssss, tranquilão cara eu to morrendo de rir, bem que eu queria uns VIPERS desses, mas eu vou focar meus investimentos em outras coisas, quero levantar um sli com dual monitor e outro pc quad tambem legal ai já viu, PC é um sumidouro de dinheiro, entra muito quando você compra, volta pouco quando você vende....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Minha solução de refrigeração é a seguinte:

Gabinete Thermaltake V4.

3 fans frontais, sendo:

Inferior: 120mm (controle rotação akasa)

No meio: 80 mm (adaptação graças a um prendidor de roupa e flanela)

Superior: (baia fan) 120 mm (controle rotação akasa).

Na parte de baixo (piso gabinete) um de baixa rotação de 120 mm

Na lateral um de 120 mm (controle rotação Evercool)

Todos os fans acima estão jogando ar p/ dentro do gabinete.

Um traseiro de 120 mm expelindo o ar para fora (controle rotação akasa).

Na parte superior não tem nenhum fan. aqui no Brasil não estou encontrando fans de 12 ou 15 mm de espessura (padrão é de 25mm). Quando encontrar um fininho vou colocar na parte de cima do gabinete, em cima do cooler da Cpu (Hyper TX3 com fan Zalman).

Na baia fan esta um Excalibur da Cooler Master, excelente fluxo de ar. Ela esta na parte superior do gabinete mandando ar diretamente para o cooler da Cpu.

As temperaturas agora estão assim (em Idle):

Cpu: 28 C° (E7500)

Mobo: 27 C° (P5KPL-AM)

abs

A minha configuração é bem parecida:

1 fan frontal

Inferior: 120mm (controle rotação placa mãe)

Refrigeração das memórias.

Na parte de baixo (piso gabinete) um de baixa rotação de 120 mm.

Refrigeração do ar interno, empurrando ar quente para o teto.

Um traseiro de 120 mm como exaustor (controle rotação placa mãe).

Na parte superior não tem nenhum fan. Aguardando achar fans de 12 ou 15 mm de espessura (padrão é de 25mm). Quando encontrar um fininho vou colocar na parte de cima do gabinete, em cima do cooler da Cpu (Hyper TX3 - ainda vou comprar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Speed.

Procurei esses fans finos (12 ou 15mm) mas não encontrei. Vou no centro de Sampa (Sta efigenia). me deram uma dica que lá tem um loja chamada Casa do fan. vou arriscar e ver se eles tem esses fininhos. se eu encontrar de dou um toque.

abs

Eu queria um fan duplo desse aqui:

7015.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria um fan duplo desse aqui:

7015.jpg

Amigo isto não é um fan duplo, são dois fans internos de 120mm que já vem no painel superior desse gabinete, que por sinal é o 3R Systems R460 Expresso. Excelente case. Para ter efeito similar, basta fazer os furos na parte superior do case e instalar os fans, moleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
E no meu caso, eu tenho um Thermaltake V3 Black Edition, tenho um cooler na parte de trás do gabinete e um lateral.

os 2 Fans são os Thermaltake ThunderBlade, eles são bons? são de 120mm

E ai amigo wencell cara eu gosto desses fns ai as specs deles http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1164&ID=1722#Tab1

só não gosto muito de FAN com LED, até uso um da evercool no meu Buffalo mas é um saco não poder desligar, assim, é plenamente possível de se adaptar um On/Off mas não tenho tido tempo para nada, o V3 é um bom case, apesar de quelo preço prefira mais o V4 que custa praticamente a mesma coisa e me agrada mais o visual e os prendedores Tool Free para os dispositivos internos, posta o resto da sua config, as temps, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fala ae Pistolao, então, sou novo aqui no forum (apesar de ter criado a conta em 2006) e, quando minha maquina foi montada em 2009 eu nao sabia nada disso e meu pai que trabalha com informatica pediu pro pessoal da empresa dele montar. Então eu tenho um gabinete mid-tower da Nvidia mas em breve vou fazer Crossfire com duas HD 5830 :P

Enfim, minha duvida é, o gabinete de um cooler traseiro de 120mm e um em cima das portas PCI-E de 120mm também, a fonte é uma corsair 550xv, mobo DX58SO e processador i7 920, você acha que é suficiente pra a ventilação esses coolers ou você recomenda eu modificar mais? (visto que to sem grana porque acabei de encomendar uma nova HD 5830 pra ficar com duas e um mouse da razer la pela amazon)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae Pistolao, então, sou novo aqui no forum (apesar de ter criado a conta em 2006) e, quando minha maquina foi montada em 2009 eu nao sabia nada disso e meu pai que trabalha com informatica pediu pro pessoal da empresa dele montar. Então eu tenho um gabinete mid-tower da Nvidia mas em breve vou fazer Crossfire com duas HD 5830 :P

Enfim, minha duvida é, o gabinete de um cooler traseiro de 120mm e um em cima das portas PCI-E de 120mm também, a fonte é uma corsair 550xv, mobo DX58SO e processador i7 920, você acha que é suficiente pra a ventilação esses coolers ou você recomenda eu modificar mais? (visto que to sem grana porque acabei de encomendar uma nova HD 5830 pra ficar com duas e um mouse da razer la pela amazon)

É sim suficiente para ventilação, no futuro, se voce quiser overclockar o seu i7, adicione um de 120mm em cima do processador, mas hoje não é necessário mais do que isso não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Alfaad ninguém te respondeu amigo, me desculpa mas eu não percebi que havia perguntado aqui, o criador do tópico nosso amigo Pistolão nem sempre pode responder a todas as perguntas e sempre que posso procuro ajudar aos amigos do fórum por aqui seja opinando discutindo brincando rssss, bom cara como você quer modar ele eu iria no mais barato mesmo https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=26276&Promocao=gabinete_atx_wisecase_ft401_4_baias_black_piano_220wr__usb_audio__wisecase, claro que olhando somente não da para saber muito a respeito do espaço interno dele, mas acredito que cumpra a sua necessidade, seria legal você postar qual o pc que você quer montar no gabinete, isso é importante, e caso já tenha comprado e modado poste as fotos aqui para ilustrar, um abraço, apareça sempre e desculpe a demora na resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!