Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

Porque não precisa usar um FAN na chapa Superior quando se tem um cooler Torre???

Bem meu gabinete é pequeno e estreito, então sem pensar nisso eu comprei 3 FAN's de 120mm (porque falaram que são os melhores custo/benefício), quando eu fui ver ficaram enormes O.o, tipo O FAN tem 12cm de largura e meu gabinete tem 16~18cm de largura.

Como meu gabinete é pequeno e não tem espaço nenhum para colocar um FAN frontal e eu não comprei baias para FAN's porque o FAN ficaria muito em cima no gabinete, então eu abri uma buraco na frente do gabimete (Bem no meio, pegando 2 baia de leitor de Disquete e 1 baia de Leitor de DVD/CD) e coloquei 1 FAN de 120mm lá que ficou quase da largura do gabinete, dps coloquei 1 FAN traseiro de 80mm(é o que cabe [Vou tentar cortar o local para caber um de 92mm])que catei de um PC antigo para tirar o ar quente...

Agora eu estou com dois FAN's de 120mm aqui sobrando, estava pensando em colocar 1 na lateral bem em cima da placa de video e outro na chapa superior tirando o ar quente, já que minha Fonte (Seasonic S12II 430w) não tem FAN para tirar o ar quente só um para esfriar a mesma (Sai um pouco de ar para fora mas não muito), ai me deparei com isso:

"- LOCAL 4 (necessário): Na chapa superior sugando o ar de dentro do gabinete para fora, pois alí é onde mais se acumula ar quente no gabinete, logo depois da sua fonte de alimentação, é importante nesse caso colocar grelha tanto dentro quanto fora, pois dentro vai proteger fios mais finos de serem sugados pelas hélices. Lembrando que se voce for usar um cooler de processador do tipo torre, essa fan na chapa superior NÃO é necessário."

Já meu cooler (Coolermaster Hyper TX3) é um do tipo Torre e "não é necessario usar 1 na chapa superior" (onde eu estava planejando colocar), então eu vou colocar 1 tirando o ar aonde?

Resumindo:

Tenho:

1 gabinete pequeno e estreito

1 FAN 120mm na frente (bem no meio)

1 FAN 80mm Atras

1 Cooler Hyper TX3

1 Fonte que só tem 1 FAN de 120mm direcionado apenas para resfriar ela (NÃO para retirar ar quento do PC)

2 FAN's de 120mm sobrando

Onde colocar eles????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque não precisa usar um FAN na chapa Superior quando se tem um cooler Torre???

Bem meu gabinete é pequeno e estreito, então sem pensar nisso eu comprei 3 FAN's de 120mm (porque falaram que são os melhores custo/benefício), quando eu fui ver ficaram enormes O.o, tipo O FAN tem 12cm de largura e meu gabinete tem 16~18cm de largura.

Como meu gabinete é pequeno e não tem espaço nenhum para colocar um FAN frontal e eu não comprei baias para FAN's porque o FAN ficaria muito em cima no gabinete, então eu abri uma buraco na frente do gabimete (Bem no meio, pegando 2 baia de leitor de Disquete e 1 baia de Leitor de DVD/CD) e coloquei 1 FAN de 120mm lá que ficou quase da largura do gabinete, dps coloquei 1 FAN traseiro de 80mm(é o que cabe [Vou tentar cortar o local para caber um de 92mm])que catei de um PC antigo para tirar o ar quente...

Agora eu estou com dois FAN's de 120mm aqui sobrando, estava pensando em colocar 1 na lateral bem em cima da placa de video e outro na chapa superior tirando o ar quente, já que minha Fonte (Seasonic S12II 430w) não tem FAN para tirar o ar quente só um para esfriar a mesma (Sai um pouco de ar para fora mas não muito), ai me deparei com isso:

"- LOCAL 4 (necessário): Na chapa superior sugando o ar de dentro do gabinete para fora, pois alí é onde mais se acumula ar quente no gabinete, logo depois da sua fonte de alimentação, é importante nesse caso colocar grelha tanto dentro quanto fora, pois dentro vai proteger fios mais finos de serem sugados pelas hélices. Lembrando que se voce for usar um cooler de processador do tipo torre, essa fan na chapa superior NÃO é necessário."

Já meu cooler (Coolermaster Hyper TX3) é um do tipo Torre e "não é necessario usar 1 na chapa superior" (onde eu estava planejando colocar), então eu vou colocar 1 tirando o ar aonde?

Resumindo:

Tenho:

1 gabinete pequeno e estreito

1 FAN 120mm na frente (bem no meio)

1 FAN 80mm Atras

1 Cooler Hyper TX3

1 Fonte que só tem 1 FAN de 120mm direcionado apenas para resfriar ela (NÃO para retirar ar quento do PC)

2 FAN's de 120mm sobrando

Onde colocar eles????

Eduardo tudo certo cara, bom na minha opinião pode usar o fan de 120mm com cooler torre sim, o ar se acumula no topo do case de qualquer jeito com cooler torre ou não, isso não é uma regra determinante, como você tem a fan e tem interesse em furar o case mão a obra ! Só por favor desmonte o seu PC antes de fazer qualquer corte ou furo, pois a limalha de metal pode danificar placas ou outros componentes do seu PC. E é engano seu a respeito da fan da Seasonic, ela puxa o ar quente de dentro do gabinete e refrigera os componentes da fonte com esse ar e exausta uma parte para o lado de fora da fonte, ele exerce uma dupla função, atente que esta fonte tem uma capinha plastica transparente dentro mais ou menos no meio do fan, eu em um primeiro momento pensei eu hein isso esta a atrapalhar a fan vou tirar esse babilaque, mas analisando e raciocinando esse plastico serve unicamente para converger o ar para fora da fonte rssssss, eu tenho uma fonte dessa em um PC aqui, excelente fonte. A outra fan na tampa lateral do case é perfeito e também fica muito bom, depois poste fotos do seu case para podermos ver, qualquer dúvida ou questionamento sinta-se a vontade, a casa é sua aqui, obrigado pela visita, tudo de bom sempre !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo tudo certo cara, bom na minha opinião pode usar o fan de 120mm com cooler torre sim, o ar se acumula no topo do case de qualquer jeito com cooler torre ou não, isso não é uma regra determinante, como você tem a fan e tem interesse em furar o case mão a obra ! Só por favor desmonte o seu PC antes de fazer qualquer corte ou furo, pois a limalha de metal pode danificar placas ou outros componentes do seu PC. E é engano seu a respeito da fan da Seasonic, ela puxa o ar quente de dentro do gabinete e refrigera os componentes da fonte com esse ar e exausta uma parte para o lado de fora da fonte, ele exerce uma dupla função, atente que esta fonte tem uma capinha plastica transparente dentro mais ou menos no meio do fan, eu em um primeiro momento pensei eu hein isso esta a atrapalhar a fan vou tirar esse babilaque, mas analisando e raciocinando esse plastico serve unicamente para converger o ar para fora da fonte rssssss, eu tenho uma fonte dessa em um PC aqui, excelente fonte. A outra fan na tampa lateral do case é perfeito e também fica muito bom, depois poste fotos do seu case para podermos ver, qualquer dúvida ou questionamento sinta-se a vontade, a casa é sua aqui, obrigado pela visita, tudo de bom sempre !!!

Ah sim, obrigado ^^

Se possivel depois eu posto fotos do meu gabinete aqui...

Só mais uma duvida: eu estou pensando em colocar filtro de ar nos FAN's, e eu devo botar o filtro de que lado??? Onde entra ar ou pelo lado que sai ar?????

E é necessario botar filtro nos FAN's que tiram ar do gabinete? porque eu quero evitar a entrada de poeira dentro do gabinete não impedila de sair xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edusantosgarcia3 vai do seu gosto, geralmente coloca-se nas que insuflam o ar para dentro do gabinete (intake), o filtro é instalado entre o fan e o metal do gabinete, opte por filtros laváveis para que possa limpar depois, pois o filtro por si só já reduz a eficiência das fans, com poeira pode tornar a fan totalmente ineficiente. Qualquer coisa estamos ai, tudo de bom sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tenho um processador amd athlon IIx2 250 com o fan dele, dai tenho o fan de exaustao na parte traseira do gabinete de 120mm bem em cima dele pegando até os mofets.

Para causar uma corrente de ar , seria bom colocar + 1 fan de 120mm usando as 3 grades dianteiras de dvd/cd sugando o ar de fora para dentro?

Qual seria o material ideal para colocar no cooler que retenha a poeira, evitando de entrar pó. em qual posição o filtro deve ser colocado, adiante do cooler ou atras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eCKaos geralmente é muito bem vindo fans nessa posição frontal, tanto na parte de baixo do case quanto na parte superior das baias de 5 1/4, os filtros geralmente são instalados entre o fan e o metal do gabinete, mas caso não haja local próprio para a sua fixação pode-se também instala-lo depois do fan, em gabinetes mais novos a parte frontal já funciona como um filtro muitas das vezes. Note que a instalação do filtro dessa forma, depois da fan, torna a sua retirada para limpeza mais fácil, sendo adotado por muitos por este motivo. Espero ter ajudado, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tenho um processador amd athlon IIx2 250 com o fan dele, dai tenho o fan de exaustao na parte traseira do gabinete de 120mm bem em cima dele pegando até os mofets.

Para causar uma corrente de ar , seria bom colocar + 1 fan de 120mm usando as 3 grades dianteiras de dvd/cd sugando o ar de fora para dentro?

Qual seria o material ideal para colocar no cooler que retenha a poeira, evitando de entrar pó. em qual posição o filtro deve ser colocado, adiante do cooler ou atras?

O filtro deve ser colocado no lado por onde entra ar:, se você coloca-lo por onde sai ar vai reduzir a eficiência do FAN:

EX:

Se o fan estiver puxando ar de fora para dentro:

Gabinete <<< FAN <<< Filtro <<< Lado de Fora

Se o fan estiver tirando ar de dentro para fora:

Gabinete >>> Filtro >>> FAN >>> Lado de Fora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro deve ser colocado no lado por onde entra ar:, se você coloca-lo por onde sai ar vai reduzir a eficiência do FAN:

EX:

Se o fan estiver puxando ar de fora para dentro:

Gabinete <<< FAN <<< Filtro <<< Lado de Fora

Se o fan estiver tirando ar de dentro para fora:

Gabinete >>> Filtro >>> FAN >>> Lado de Fora

No caso seria desperdício colocar filtro nos fans que estão retirando ar do gabinete! E em relação à posição do filtro, tanto faz o lado que for colocado, em ambos os casos reduzirá a eficiência do fan!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente amigo RicADSI, filtro é um redutor de eficiência natural rsssssss, a mudança de posição é adotada por muitos em relação a facilidade de retirar para limpeza, no caso de filtros laváveis, mas não tiro a sua razão edusantosgarcia3 a lógica é exatamente esta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=29b594c6e1471d0e&resid=29B594C6E1471D0E!390&parid=29B594C6E1471D0E!412&authkey=!AKDADyhD6bYEH70

Bom gente resolvi fazer um tópico sobre o assunto para sanar 3 perguntas que semprem aparecem aqui:

1º Vale a pena o pessoal que pagar uma fortuna por gabinetes bonitos e cheio de frescuras, já que eles tem péssima ventilação.

2º Dúvidas sobre como e onde colocar fans no gabinete de maneira correta.

3º Mostrar o que voce deve procurar num gabinete para ter boa ventilação e quais gabinetes tem essas características.

Primeiramente quero deixar claro que esse tópico se refere a gabinetes que vão usar placa mãe, processadores e placa de vídeo com coolers padrão, logo o cooler do processador vai jogar o ar na placa mãe e se espalhar pelo gabinete ventilando todo os dissipadores em volta do processador, que vai resultar em ar quente nas estremidades do gabinte que PODE SER SUGADO NOVAMENTE PELO COOLER DO PROCESSADOR CAUSANDO SUPERAQUECIMENTO. Coolers de processador do tipo TORRE, que jogam o ar no fan traseiro do gabinete devem ter outra configuração de fans no gabinete... para esse tipo de coolers leia a OBS DE COOLERS.

Porque não pagar caro em um gabinete de qualidade?

1. Porque praticamente todos eles não possuem ventilação adequada, ou seja o lugar, tamanho e tipo de fans (ventoinhas de gabiente) na maioria das vezes está errado.

2. Porque os fans que vem neles sempre são de péssima qualidade, até mesmo nos modelos caros.

3. Porque a maioria dos gabinetes bonitos são de péssima ventilação e sacrificam eficiencia pela beleza.

4. Fica muito mais barato voce comprar um gabiente OEM (sem fans e sem fonte) e fazer voce mesmo as modificações numa serralheria ou numa casa especializada em acrílico...

O que voce deve procurar em um gabinete?

1º FANs - As ventoinhas ou fans ou coolers de gabinetes, nesse tópico voce vai ler como fans ou ventiladores isso que o pessoal chama de cooler de gabiente, pois coolers, é o conjunto de dissipador e ventoinha dos processadores, placa de vídeo e etc..., mas enfim, elas devem ter boa ventilação (CFM) e fazer pouco barulho (dB) e infelizmente somente algnuns modelos de fans de 120mm tem essas características logo, elas devem ser de 120mm e com pelo menos 70CFM de ventilação (CFM = quantidade de ar por segundo que impulsiona) e de baixo ruído (menos que 20dB, no máximo 25dB de barulho)... FANs de 80mm e 92mm são FANs para se colocar em cima de dissipadores dos ciruitos, eles não tem poder de ventilação para alcançar a placa mãe se estiverem na lateral do gabinete e muito menos conseguem retirar com eficiencia o ar quente de dentro do gabinete na traseira pois mal mal conseguem fazer 50CFM e quando conseguem são caros e barulhentos (mais de 40dB), na maioria das vezes fazem de 20CFM a 30CFM apenas. E ainda, os fans de 120mm que já vem nos gabientes, de qualquer marca, na grande maioria das vezes são de apenas 40CFM... Eu pessoalmente sempre recomendo 2 fans:

Coolermaster R4-L2R-20CK-GP: 90CFM 19dB

fan%20cooler%20master%20120mm.jpg

FOTO COOLERMASTER R4-L2R-20CK-GP LEIA O REVIEW AQUI!!!

Evercool SSF-812 spider: 80CFM 25dB (cuidado a merdaship fez uma cópia dele que é péssima)

fanfilter_evercool_1.jpg

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=267&subcategoria=0&id=1645

Obs.: Para garantir a vida útil do seu fan e também diminuir a vibração e barulho, é extremamente recomendado que voce coloque algum tipo de amortecedor entre ele e o gabinete, isso pode ser feito de 2 maneiras: 1ª opção, voce pode comprar uma borracha preta escolar, dessas lisinhas sem areia e cortar finas tiras dela de 2mm e fazer aruelas quadradas dela, e passa o parafuso nessa arrulea de modo a que ela fique entre o fan e o gabiente, 2ª compra uma fita adesiva dupla face de espuma, a scotch 3M tem 2 modelos, a fixa forte ambiente interno e a fixa forte ambiente externo, e fazer arruelas delas o bom é que o fan vai ficar bem preso sem necessidade de parafusos...

2º Lugares para os FANs de 120mm - Os lugares que realmente são interessantes de ser ter FANs são 4:

- LOCAL 1 (necessário): Na tampa lateral soprando ar em cima do processador, é necessário para ajudar o cooler do processador a ter ar frio e joga-lo na placa mãe para ventilar seus dissipadores em volta, caso contrário, o ar que vai sair dele vai ser quente, não vai resfriar os dissipadores em volta, e ainda vai ser ressugado esguentando ainda mais sua placa mãe e processador. MAS se o cooler do seu processador e do tipo TOWER desses que jogam o ar no fan traseiro do gabiente ou no fan da fonte, não é necessário fan na laterla em cima do processador já que a ventoinha dele vai estar de lado, apontando para frente do gabinete, e não para lateral, leia OBS. DE COOLERS), e se possível, o uso de duto lateral ajuda muito pois além de impedir que parte do ar viciado que passou pelo dissipador do processdor e dposi pelos dissipadores da placa mãe, seja ressugado pelo cooler, também impede que parte da ventilação lateral seja prejudicada pelo fan traseiro que está como exaustor puxando ali petinho o ar de dentro do gabinete

- LOCAL 2 (opcional): Na tampa lateral soprando em cima do dissipador central da placa mãe e placa de vídeo. (logo abaixo do LOCAL 1), esse aqui é fundamental apenas nos casos de placas mãe mais novas que possuem dissipadores para todos os lados em volta do socket do processador e estão interligados por heatpipes e mesmo com um bom fan na lateral em cima do processador (LOCAL 1) a temperatura do chipset ultrapassa 50ºC, pois esses heatpipes ligam os mosfets que são super quentes ao chipset NB que é mais frio, e logo precisam ter seu dissipador central do chipset NB sempre ventilado, mas na maioria das vezes o fan no LOCAL 1 já resolve e ainda voce vai ventilar também a sua placa de vídeo, o que é muito interessante.

- LOCAL 3 (necessário): Na traseira sugando o ar de dentro do gabiente para fora. Aqui tem que ser fan de 120mm gente, não comprem gabinetes que somente dê para por fans trazeiros de 80mm ou 92mm. E uma coisa muito importante aqui é voce retirar aquela chapa furadinha do local onde o fan traseiro é instalado, e fazer um corte circular ou octagonal e por grelha, pois esse metal furadinho não só atrapalha, e muito, a saida do ar, mas também causa atrito e aumenta e muito o barulho do fan.

- LOCAL 4 (necessário): Na chapa superior sugando o ar de dentro do gabinete para fora, pois alí é onde mais se acumula ar quente no gabinete, logo depois da sua fonte de alimentação, é importante nesse caso colocar grelha tanto dentro quanto fora, pois dentro vai proteger fios mais finos de serem sugados pelas hélices. Lembrando que se voce for usar um cooler de processador do tipo torre, essa fan na chapa superior NÃO é necessário.

Esses 4 lugares são praticamente os mais importantes, pois voce PRECISA ventilar o cooler do seu processador, o dissipador que fica no meio da sua placa mãe (chipset North Bridge) e sua placa de vídeo, assim como sugar com eficiencia o ar de dentro do gabinete.

Ainda, está crescendo a necessidade de se colocar um fan de 120mm na lateral bem em cima das memórias (ao lado do LOCAL 1 acima), pois cada vez mais aparece no mercado modelos de memórias que apesar de não estarem OVERCLOCKADAS, funcionam com um baixo tempo de resposta, o que precisa de mais energia elétrica e gera mais calor...

FANs frontais: Existem 2 tipos de fans frontais, os fans que ficam na frente dos HDs, na parte de baixo da frente do seu gabinete e os que voce põe com baia fan, nas baias de DVD, na parte de cima do seu gabinete. Bom, fans frontais que ventilam os hds não são muito eficientes pois o parte do HD que deve ser ventilada é a parte de baixo, logo esses fans de gabinete na frente dos hds somente fazem diferença se voce colocar um cooler de HD, desses fininhos que ficam em baixo dele, pois ai o FAN do gabinete na frente dos HDs vai alimentar de ar frio esses coolers que vão puxar o ar de fora para ser redirecionado para a face inferior dos HDs. No entanto, isso somente é necessário para o pessoal que vai fazer RAID... No entanto é bom ter ali um fan ventilando para dar ar a sua placa de vídeo que vai estar logo a frente... E fans que ficam nas baias fans (veja mais abaixo), devem ser instalados de 2 maneiras, se voce usar cooler do tipo padrão, que ventila a placa mãe, o fan frontal da baia fan deve ser instalado como exaustor nas 3 baias de cima, se voce usa cooler do tipo tower, que joga o ar quente no fan traseiro do gabinete, puxando o ar da frente do gabinete, ai voce deve por o fan da baiafan como ventilação nas 3 baias de baixo (aqui é importante voce usar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente na altura do processador).

Obs.: Se voce coloca uma baiafan com um fan virado em modo ventilação junto com um cooler de processador do tipo padrão, voce vai estar jogando ar quente que o cooler do processador joga para lá, devolta para ele. Logo use ele como exaustor e essa é uma ótima opção e bunitinha, para quem não quer furar a parte superior do gabinete para por um segundo fan como exaustor em casos de coolers do tipo padrão.

OBS DE COOLERS

_______________________________________________________________________________

ATENÇÃO ESSA PARTE SOMENTE SE REFERE A CASOS EM QUE O PROPRIETÁRIO USA UM COOLER DO TIPO TORRE, QUE NÃO VENTILA A PLACA MÃE POIS JOGA O AR DIRETO NOS FAN TRAZEIROS DO GABIENTE.

Se voce for usar um cooler desses de processador torre que joga o ar nos fans trazeiros do gabinete ou no fan da fonte de alimentação e não ventilam a placa mãe, ou seja, o fluxo de ar não enconsta da face da placa mãe, Ex.: Zalman CNPS9700, Thermalright Ultra 120 Extreme, 3DRsys iCEAGE 120 plus, Evercool Buffalo e etc... voce deve usar outra configuração de fans no seu gabinete.

cooler_aceage120_plus_01_g.jpg

FOTO 3RSYS ICEAGE 120 PLUS LEIA O REVIEW AQUI!!!

Ao invés de voce colocar 2 ou 3 fans de 120mm na sua chapa lateral no gabinete (em cima do processador, placa mãe e memórias) voce deve:

1 - colocar uma baia fan de 120mm, dessas que colocam um fan de 120mm na frente do gabinete usando 3 baias de DVD/CD.

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=341&subcategoria=0&id=1926

baia%20fan%20120mm%20preta.jpg

Ai voce não precisa de ventilçao lateral nas memórias e nem processador e sim ventilação frontal na altura das memórias e processador, mas lembre-se isso só se faz necessário se voce usar um cooler de processador do tipo tower, já que a ventoinha dele vai estar virada para frente do gabinete e a maioria dos coolers torre, a sua face superior é uma aleta (várias chapas paralelas por onde o ar passa) virada para cima que apenas vai servir como escudo se voce jogar o ar ali, ventilando nada e ainda provocando muito barulho.

Nesse caso o ideal é voce comprar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente em frente ás memórias e cooler do processador e do fan 120mm exaustor do gabinete...

Mas se seu gabiente é desses que não tem 3 baias soltas para por um fan de 120mm na frente, uma boa opção é colocar o fan de 120mm lateral dele mas em cima das memórias, assim vai ventilar as memórias e jogar ar frio na frente do cooler para ele usar, nesse caso voce deve colocar um fan de 120mm também como exaustão na chapa superior...

É importante frizar que se voce usa coolers do tipo padrão e não do tipo tower, voce não precisa de baia fan, mas se voce colocou uma baia fan e tem cooler do tipo padrão, voce deve colocar o fan dele como exaustor...

NO ENTANTO É IMPORTANTE DESTACAR QUE voce NÃO DEVE USAR ESSES COOLERS DO TIPO TOWER SE SUA PLACA MÃE POSSUI VÁRIOS DISSIPADORES EM VOLTA DO SOCKET DO PROCESSADOR como as novas placas mãe chipset intel X38/X48 e nforce 700, elas possuem todos aqueles dissipadores pois precisam ventilar, além do chipset (o dissipador do meio da placa mãe), os mosfets também, que são os dissipadores que ficam ao lado direito do processador, perto do painel traseiro da placa mãe e os que ficam logo acima do processador, perto da fonte, como mostra a figura abaixo.

P5E3Dx.jpg

FOTO ASUS P5E3 Deluxe

Nesses casos voce deve usar coolers como o padrão do seu processador BOX, jogam o ar na placa mãe, e se voce quiser fazer overclock e mudar o cooler do seu processador eu recomendo o MaxOrb, MaxOrb EX ou Big Typhon VX ou Geminii.

coolermaster%20geminii.jpg

FOTO Geminii

_________________________________________________________________________________

Continuando...

3º Grelha de proteção - Fan dos gabinetes devem ter livre acesso ao ambiente externo do gabine, e aquelas placas de latão todas furadinhas no lugar de por o fan atrapalham e muito a sucção ou exaustão de ar... o correto é ter um buraco circular no diamentro das hélices do fan com um grelha dessas de arame a 1 cm de distancia das hélices do fan... elas são instaladas com os próprios para fusos do fan, isso não só deixa o seu fan com sua capacidade máxima de CFM como também não causa barulho adicional.

grill_120mm_silver.jpg

...AGORA VAMOS FALAR DE BELEZA...

Acrílico - Gabientes que tem acrílico lateral raramente possuem fans de 120mm no acrílico, só porcarias de 80mm e voce deve fazer um buraco maior para por uma fan de 120mm, logo não comprem gabiente que tenham pedaços da chapa lateral cruzando o acrílico pois vão te trazer problemas no futuro se voce quiser adicionar algum slot para FANs. E ainda, sai muito mais barato, eficiente e bonito, voce levar seu gabinete padrão, sem acrílico, numa casa que faz peças em acrílico para decoração, para eles cortarem a chapa lateral e colocar um acrílico do jeito que voce quiser, com os locais de por fans de 120mm de qualidade onde voce quiser, e da cor e grossura que voce preferir, e ainda eles só vão te cobrar pela chapa de acrilico, o trabalho na lateral no latão do seu gabiente, assim como os buracos e furo para os fans de 120mm que voce for comprar não serão cobrados...

gabinete.png

Obs.: Para voce fixar o acrílico na chapa lateral, faça o acrílico com uma borda 25mm do corte lateral no latão e use FIXA FORTE AMBIENTE EXTERNO 3M, que é uma fita adesiva de dupla face com espuma que possui propriedades antivibração e isolante termica:

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/ScotchBR/Home/ProdutosSolucoes/DuplaFaceEspuma/UsoExterno/

Porta nas Baias de CD/DVD - É bonito sim mas se voce quiser colocar baia fan para auxiliar um cooler do tipo tower no processador não é nada agradavel ter uma...

%7B1D6344E4-D599-464C-A52B-B41C105314B8%7D_gabinete%20gamer%20xpower%20ref%206430.jpg

RESUMÃO

Basicamente voce vai ter 2 tipo de gabinetes bem ventilados, exemplos:

Com cooler de processador do tipo tower fica assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/air-cannon-c/558525

Obs.: voce não precisa do "canhão de ar" só do fan com baia fan.

Com cooler de processador do tipo padrão fica assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Fiz de presente de aniversário para minha irmãnzinha.

Obs.: voce não precisa colocar mais um ao lado do processador se voce usar pentes de memória mais simples, desses que vem com o circuito da memória nú, sem dissipador.

...Agora vamos as piadas de mau gosto que vemos por ai... :wacko:

P. Quantos gabinetes vocês já viram por ai com um fan de 80mm bem no centro da placa de acrílico na lateral do gabinete, sabe onde aquilo vai ventilar a sua placa mãe?

R. No lugar nenhum entre o lado do dissipador do chipset e debaixo da memórias, e mesmo se fosse algum lugar o fan não teria força para ventilar.

P. Quantos gabinetes voce ve por ai com fans de 80mm em cima do processador jogando ar nele ao lado de um outro fan de 120mm ou 2 de 80mm sugando o ar para fora...?

R. Um fan de 80mm geralmente tem de 20~32CFM de ventilação e isso mal consegue chegar ao cooler do processador, e o fan(s) na traseira ao lado dele, tem mais poder retirando toda a ventilação dele... A mas tio pistolão eles tem duto lateral... Olha a única maneria de um duto lateral com fan de 80mm realmente funcionar direito é se voce colocar ele o máximo para baixo o possivel, encostado no cooler do processador, coisa que somente serve para 2 coisas: 1º melhorar um pouquuuuuiiiiiiinho o trabalho do cooler do seu processador, pois fans de 80mm quase não ventilam, 2º encher ele de um montããããããããão de poeira depois de 6 meses bloqueando o ar que chega até o pente do dissipador, pois fans de 80mm não tem pressão de ar forte o suficiente para manter a poeira em constante movimento para ser expelida pelos os outros fans exaustores em sue gabiente.... E ai de 6 em 6 meses voce vai ter de abrir seu gabinete retirar o cooler do processador, desmonta-lo e limpar a placa de poeira que vai se formar entre o ventilador e o dissipador dele...

R. Pow pistola mais qual gabinete tem essas caracteristicas todas...?

P. Aquele de R$50,00 sem fonte e sem fans que voce compra e modifica ele todo... isso mesmo... vamos as contas veja:

MONTANDO SEU GABINETE

- Um gabinete OEM sem fans e sem Fonte com possibilidade de se colocar um fan traseiro de 120mm. Isso é muito importante, não só pelo fan de 120mm em sí, mas também esses gabinetes são largos o suficiente para aguentar coolers e disco rígido mais novas.

R$50,00

- Corte para 3 lugares de fans de 120mm 2 na chapa lateral e no slot traseiro de 120mm para retirar o latão furadinho.

R$10,00

Obs.: Leve numa serralheria e peça ao camarada para cortar um corte circular com serra copo de 115~118mm ou corte octagonal com tico tico e leve um fan de 120mm para ser usado como molde para furar os buracos dos parafusos de fixação nos 4 cantos...

- 3 FANs coolermaster de 120mm 90CFM 19dB com led. (melhor que qualquer fan de 120mm de gabinete e ainda melhor que a maioria dos fans dos próprios coolers de processador)

R$14,00 x 3 = R$42,00

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=20&categoria=229&subcategoria=0&id=2077

- 3 Grelhas para fans de 120mm

R$4,00 x 2 = R$12

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=354&subcategoria=0&id=1018

TOTAL - R$114,00

Bah mais eu sou fresco e quero com acrílico...

R. voce não tem ideia de quanto custa um acrílico trabalhado do jeitinho que voce quer em uma casa especializada acrílico, tudo que voce precisa é dar as medidas que eles fazem tudo para voce inclusive os cortes no seu gabinete e só te cobram a placa de acrílico que custa de R$20,00 a R$30,00 dependendo da espessura, tamanho e cor. Os buracos e furos não são cobrados...

Tampa lateral em acrilico com os slots dos FANs 120mm.

3mm de espessura transparente R$20

3mm de espessura fumê R$30,00

3mm de espessura colorido transparente R$25,00

Fita adesiva dupla face de espuma R$10,00 para fixação da chapa de acrílico na janela lateral.

Logo faça isso numa casa que faça peças em acrílico eles somente vão te cobrar a placa de acrílico, os cortes e furos e assim como o corte e colagem do acrilico na sua chapa de gabinete lateral fica de graça:

ES

em uma em frente ao aeroporto...

Shopping do acrilico.

(27)3327-8869 [email protected]

SP

http://www.acrilicospaulista.com.br

http://www.vick.com.br/

http://www.centraldoacrilico.com.br/

http://www.acrildestac.com.br

http://www.shoppingdoacrilico.com.br

http://www.acrilmax.com.br/

http://www.acrilcenter.com.br

RJ

http://www.acrilico.com.br/

http://www.acrilicoecia.com.br

CE

Acrílico Fortaleza Tel: (85) 3281-3346

PR

http://www.kirkosacrilico.com.br

Peço para as pessoas de outros estados postarem telefone de outras casas especializadas em fazer peças em acrílico.

Ou seja por no máximo R$150,00 voce tem seu gabinete devidamente ventilado e com qualidade cheio de frescuras... Bem melhor que pagar R$200,00 em um gabinete porcariaship que não vão ter essa qualidade.

P. Mas pistola qual é o gabinete bom e barato para eu fazer isso?

R. Aff... voce entra nas lojas ai perto da sua casa e perguta quais desses gabinete posso colocar fan de 120mm na traseira? Ai o vendedor vai te perguntar.. Meu senhor que peste é essa de FAN? Ai voce responde... É o ventilador de gabinete abestado, animal sem noção... Ai ele vai usar a ferramenta de procura no sistema dele, e vai ter dizer assim. Mas senhor eu não tenho essa especificação no sistema... Ai voce fala para ele, não precisa se preocupar, eu tenho a ferramenta boa de achar essa "especificação" chama o "olhometro", mostra ai quais são os gabientes que você tem, dos mais baratos, vira eles, vamos ver se tem jeito de por o fan dos grandes atrás... Bom depois de perder a paciencia com o vendedor de loja de informática retardado (eita pleonásmo), voce compra aquele baratim, que dê para por o fan de 120mm na traseira dele, da cor e quantidade de baias que voce preferir... Branquelo, Pretão, Rosinha da Barbie... tem para todos os gostos e opções sexuais, leva ele na serralheria ou numa casa de acrílico junto com um fan de 120mm para servir como molde para furar os lugares corretos dos 4 parafusos de fixação... e pronto.

E PARA vocês FOLGADOS QUE GOSTAM DE TUDO MASTIGADO E AINDA ESTÃO PERGUNTANDO... MAS QUAL GABINETE PISTOLA... AQUI VAI UMA LISTA:

Gabinete Argus ATX Artemis 838 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:117

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Apolo 808 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:114

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 120mm frontal, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Eos 787 R$65,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:113

Baias 5.25: 4 removíveis

Fans: 120mm traseiro, 80mm lateral superior + duto

Gabinete Argus ATX Urano All Black 188 R$74,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:112

Baias 5.25: 4 removíveis com porta de proteção

Fans: 120mm traseiro, lateral 80mm.

Gabinete Maxtro ATX Pisces Ps-47 R$90,00

http://www.maxxtro.com.br/gabinetes_pisces.html

Baias 5.25: 1 fixa e 3 removíveis

Fans: traseiro 120mm, Frontal 92mm, 80mm lateral superior + duto

Gabinete CoolerMaster Elite 330 R$115,00

http://www.coolermaster.com/products/product.php?language=en&act=detail&tbcate=17&id=30

Baias 5.25: 4 removíveis.

Fans: 120mm traseiro, 120mm frontal, 80mm lateral superior + duto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não precisava citar o tópico inteiro, bastava indicar o link. O único que poderia revisar mesmo o tópico é o seu criador, mas vou baixar e dar uma lida no arquivo, obrigado.

P.S.: Não sou moderador nem nada do tipo amigo rsssss, passei correndo aqui e postei assim a seco ficou meio ofensivo, me desculpe, li o arquivo que você postou correndo também, vou ler com calma e comento depois, TODAS as opiniões aqui são sempre bem vindas, longe eu de querer moderar ou censurar alguém aqui de qualquer forma, que fique bem claro isso ;), me desculpe novamente e tudo de bom sempre, apareça.

Aproveitando fica a dica deste excelente case que eu não conhecia http://www.coolermaster.com.br/product.php?product_id=2969 e tambem deste outro que esta com preço assustadoramente barato na minha opinião pelo que ele tem http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-219160209-gabinete-sentey-midi-torre-4-fan-black-box-series-gamer-_JM claro que ainda tem o frete mas para que é da Bahia fica a dica, de repente encontra-se em outros lugares com preço similar, tomara pois me pareceu muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, no meu caso tenho um gabinete com fonte na parte inferior, Server Generation da leadership, a fonte que comprei foi uma IceAge de 500w (AI500HP80). Ao instalar a fonte no gabinete com a ventoinha da fonte voltada para cima, ou seja, sugando o ar de dentro do gabinete e jogando para fora, os fios da fonte ficam longe a placa mãe, ficaria próximo da placa mãe se eu instalasse a fonte ao contrário com a ventoinha voltada para baixo, ou seja, sugando o ar de fora do gabinete, da base, e jogando para fora. Tenho medo de queimar a fonte pois os furinho da parte inferior do gabinete, onde fica instalada a fonte são ineficientes ao meu ver por isso eu instalei a fonte com a ventoinha voltada para dentro do gabinete! Mas por um lado a fonte fica melhor instalada(saída de fios da fonte próxima a placa mãe) da outra forma. O que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Webneo existem várias discussões sobre isso, na minha opinião sigo a lógica da física, o uso correto neste caso é com a fan virada para baixo mesmo, desta forma ela vai sugar o ar frio do fundo do case e vai se refrigerar melhor, com a fan voltada para cima ela vai sugar o ar já quente de dentro do gabinete. Bom mas existem 2 poréns, 1- observe se existem filtros de ar na parte onde o fan vai ficar eles podem limitar a entrada de ar e comprometer a ventilação da fonte. 2- Geralmente este tipo de gabinete tem pezinhos para se elevar o gabinete e melhorar a ventilação da fonte mesmo, atente sempre para instalar estes pés se existirem. O filtro supra citado se existir tem que ser regularmente limpo para permitir a ventilação. No seu caso específico se julga que os furos são ineficientes poes cortar esta parte do case e parafusar uma grelha, muito provavelmente não precisa, mas eu também não sou muito fan desses furinhos rssss, lembre-se de desmontar sempre o PC para realizar cortes, é um grande risco realizar cortes com o PC ligado. Espero ter ajudado, qualquer dúvida não se furte a perguntar, um abraço amigo e tudo e bom sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Amigos, no meu caso tenho um gabinete com fonte na parte inferior, Server Generation da leadership, a fonte que comprei foi uma IceAge de 500w (AI500HP80). Ao instalar a fonte no gabinete com a ventoinha da fonte voltada para cima, ou seja, sugando o ar de dentro do gabinete e jogando para fora, os fios da fonte ficam longe a placa mãe, ficaria próximo da placa mãe se eu instalasse a fonte ao contrário com a ventoinha voltada para baixo, ou seja, sugando o ar de fora do gabinete, da base, e jogando para fora. Tenho medo de queimar a fonte pois os furinho da parte inferior do gabinete, onde fica instalada a fonte são ineficientes ao meu ver por isso eu instalei a fonte com a ventoinha voltada para dentro do gabinete! Mas por um lado a fonte fica melhor instalada(saída de fios da fonte próxima a placa mãe) da outra forma. O que eu faço?

Caro Webneo, aproveitando o gancho das explicações oferecidas pelo amigo dawson600, eu gostaria de salientar que a sua principal preocupação não deve ser 'em qual posição instalar a fonte', mas sim, quanto à qualidade da mesma. O aconselhado é instalar a fonte com o Fan voltado para baixo, admitindo ar frio, o que ajuda na sua refrigeração e consequente diminuição do calor, por ela liberado, dentro do gabinete.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahlc a sua observação procede amigo, fui infeliz proprietário de uma que pipocou feio aqui e não recomendo esta fonte, mas como a configuração do Webneo demanda pouca potência acabou que fiquei na minha, mas o ponto fraco desta fonte não é a potência, é sim a sua deficiência em funcionar com quedas de tensão, eu a utilizava com um Athlon X2 6000 e uma GTX 275, demandava muito mais potência, ela resistiu sagazmente a várias oscilações e problemas na energia aqui, até o dia que teve uma queda de energia mais acentuada e ela pipocou feio, estava na garantia e troquei, bom fica a observação do Ahlc e a minha experiência, quer um bom conselho ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220484656-fonte-seasonic-430w-s12ii-430-bronze-atxeps-pfc-ativo-_JM esta fonte não é muito mais que o que custa a sua, mas é uma fonte de qualidade, olhe o que ela esta segurando na minha assinatura, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahlc a sua observação procede amigo, fui infeliz proprietário de uma que pipocou feio aqui e não recomendo esta fonte, mas como a configuração do Webneo demanda pouca potência acabou que fiquei na minha, mas o ponto fraco desta fonte não é a potência, é sim a sua deficiência em funcionar com quedas de tensão, eu a utilizava com um Athlon X2 6000 e uma GTX 275, demandava muito mais potência, ela resistiu sagazmente a várias oscilações e problemas na energia aqui, até o dia que teve uma queda de energia mais acentuada e ela pipocou feio, estava na garantia e troquei, bom fica a observação do Ahlc e a minha experiência, quer um bom conselho ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220484656-fonte-seasonic-430w-s12ii-430-bronze-atxeps-pfc-ativo-_JM esta fonte não é muito mais que o que custa a sua, mas é uma fonte de qualidade, olhe o que ela esta segurando na minha assinatura, um abraço.

Se não me engano, essa fonte IceAge está listada no 'mural da vergonha' no tópico específico para indicação de boas fontes.

A fonte do link, certamente é uma ótima opção; a Antec, de mesma faixa de potência, também seria aconselhável.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Vai aqui minha dose de críticas..

Em primeiro lugar, se nota que este tópico está bastante desatualizado. Infelizmente tem gent que não repara nas datas das coisas. Mas o mais chato acaba não sendo apenas isso, mas sim o fato de que ele é bem capaz de gerar alguns mitos. Essa parte aqui é extremamente preocupante:

Porque não pagar caro em um gabinete de qualidade?

1. Porque praticamente todos eles não possuem ventilação adequada, ou seja o lugar, tamanho e tipo de fans (ventoinhas de gabiente) na maioria das vezes está errado.

Esta é uma afirmação bastante generalista e até enganosa. Dizer que nenhum gabinete possui projeto de ventilação adequado, mesmo aqueles mais caros, é um completo delírio. Muitos gabinetes de menos de 200 reais (as vezes até menos de 150 reais) já trazem excelentes possibilidades de refrigeração. O tópico ainda está na era em que no máximo uim gabinete vinha com um ventoinha de 8 cm no painel lateral. Esse tempo já se foi Hoje temos opções de grandes marcas, como Cooler Master, Sentey, Aerocool, dentre outras, com excelentes opções de refrigeração e cobrando um preço justo.

2. Porque os fans que vem neles sempre são de péssima qualidade, até mesmo nos modelos caros.

De novo resolveu atacar os modelos mais caros. A qualidade das ventoinhas dos gabintes em muitos casos, deixa a desejar. Mas a falta de cuidado com esse excesso de generalização é muito ruim e acaba desinformando.

3. Porque a maioria dos gabinetes bonitos são de péssima ventilação e sacrificam eficiencia pela beleza.

Isso é um problema específico de gabinetes de marcas nascionais, como Leadership, Multilase, Clone, WiseCase, etc.

4. Fica muito mais barato voce comprar um gabiente OEM (sem fans e sem fonte) e fazer voce mesmo as modificações numa serralheria ou numa casa especializada em acrílico...

Outro mito. Um gabinete mais caro irá trazer chapas de melhor qualidade, interior pintado de preto, por exemplo. Além disso, esses gabinetes de 60 ou 70 reais possuem um outro problema que um serviço de serralheiro não irá resolver: problema de espaço interno. Se o sujeito tiver um cooler muito alto ou então uma placa de vídeo muito longa, um gabinete desses vai ser apenas desperdício de dinheiro. Fazer o que o tópico faz, colocando a modificação do gabinete como solução única para ter um gabinete bem refrigerado, acvaba confundindo muito as pessoas leogas. Fora que o serviço do serralheiro não é algo que deva ser exatamente barato a ponto de ser mais vantajoso do que comprar um bom gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ignacho você começou a crítica respondendo a ela mesmo, as coisas que você citou são do começo do tópico que eu nem sei e nem vou ver de quando é datado, foi uma iniciativa do nosso amigo e conterrâneo Pistolão para ajudar os que não tinham informação nenhuma e procuravam algum parâmetro, repare que estamos na página 29. Aqui várias pessoas participam numa boa com sugestões e dicas e nunca tivemos problemas de entendimento ou quaisquer outro tipos de problemas "parece" até que nem é moderada esta parte do fórum rssssssss, fica o convite para que você monitore o tópico e ajude os que vem aqui em busca de uma dica ou de informação, isto será de grande valia tanto para os que não sabem nada ou como os que sabem um pouco e estão sempre dispostos a aprender mais. Obrigado pela sua visita, volte sempre :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dawson600, a impressão que eu tenho agora é que você está participando de um tópico sem jamais ter lido o seu primeiro post.

Isso sem contar que você deu voltas no su post, dizendo apenas que se abriu um tópico tentando criar algum parâmtero para quem não entende do assunto. O que eu questiono são os parâmetros colocados lá no início, e que para você não parece ter nenhuma importância, mas acaba tendo muitra gente que realmente leu pelo menops o primeiro post. Digo isso inclusive porque já aconteceu um caso de gente acabou mais desorientada do que orientada com este tópico, visto que a impressão que ele passa é que bons gabinetes não existem, e se existirem, é uma furada comprá-los. A desconstrução desses parâmetos já é uma boa contribuição, ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, então leia o restante das páginas, as informações mais recentes não estão no início da página, quem criou o tópico não fui eu e sim o nosso amigo Pistolão como eu citei na outra resposta, aqui a gente indica gabinetes de fábrica para as pessoas, moddar um case hoje dependendo da região e capital a ser investido não vale muito a pena, porque um gabinete de R$ 120 a R$150 já atende a maioria dos usuários e muitas das vezes ainda vem com os fans, agora se o que está no início do post te incomoda tanto ou pode levar alguém ao erro, sugira a um administrador ou moderador que altere o seu conteúdo, coisa que eu duvído muito que aconteça, existem outros tópicos sobre o mesmo assunto que foram criados mais recentemente também, não sou moderador nem ultra Expert em gabinetes, procuro ajudar da melhor forma possível na possibilidade do meu tempo as pessoas que aqui vem buscando informações, agora eu não posso fazer absolutamente nada se alguém ler as informações contidas no primeiro post e tomarem isto como "A Total e Absoluta Verdade a Respeito de Gabinetes no Brasil" rsssss, participo também do time de folding at home e na verdade o meu foco maior é lá, aqui eu venho procurando ajudar já que o pistolão não nos agracia com a sua visita já a um bom tempo, note que isto não é exclusividade minha, você mesmo como qualquer outro membro pode monitorar o tópico e dar sugestões e ajudas, isto vai ser simplesmente muito bom pois você tem experiência e vai ajudar as pessoas e ainda vai movimentar o tópico :). Enfim é isto, um abraço e tudo de bom sempre.

P.S.: Data do primeiro post 26/06/2008(ví agora), e eu não lí realmente todas as páginas somente o início mesmo justamente por perceber que estava desatualizado, eu moddo gabinetes desde 1999, atualmente corto com micro retífica e corto e mexo um pouco com acrílico também, mas pelo preço de um gabinete novo hoje considero uma tarefa de hobbysmo, não de investimento, o custo dos insumos é alto e a mão de obra de um serralheiro, pintor ou de quem trabalha com acrílico não é muito barata se comparado ao preço de um gabinete novo, mas tem pessoas que tem apego sentimental ou que tem gabinetes que fazem parte da sua história, ai amigo o céu é o limite para o modding como você bem sabe...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!