Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado

Somente gabinetes de pelo menos 5 baias vão ter as baias na altura de onde fica o processador, se voce fizer isso num gabinete de 4 baias voce vai ventilar parte do cooler do processador e a fonte, e ainda, como o tópico mostra, fans de 80mm não tem cfm suficiente para ventilar nada a uma distancia de 10cm deles... somente ventilam dissipadores colados nele, logo fan de 80mm em gabinete é enfeite... já fiz no pc da minha namorada e diminuiu só 2ºC e usei o tx3 tb...

Mas qual é a sua placa mãe e gabinete, poste ai... as vezes vale mais a pena voce cortar a lateral para por um fan de 120mm ventilando um cooler do processador do tipo padrão, e não torre... e cortar a parte superior do gabinete para por de fan de 120mm como exaustor... fica muito melhor... ai ao invés de um tx3 voce pode usar um big typhoon, ou um maxorb ou outro mais custo benefício como o geminII http://www.smartdata.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=4882... no caso do gemini 2 fans na lateral do gabinete, um ao lado do outro, ventilando os 2 fans de 120mm no proprio geminii fica muito bom, voce refrigera tanto processador quanto placa mãe e memórias..., mas lembre-se que só vai dar certo se voce tiver um fan de 120mm na parte superior do gabinete como exaustor tb, junto com os da traseira...

Esse tipo é ideal pois cada vez mais os pcs mais novos precisam de ventilação na placa mãe e memórias...

Lembre-se isso é só para caso de overclock, caso não for fazer overclock, não é necessário.

Postado

Fala pistolão!

Estou montando um gabinete segundo as suas super dicas.

Mas surgiu uma dúvida: tenho MUITO problema com poeira e pêlo de animais em minha casa e estou pensando em colocar um desses "Fan Filters", pois os meus coolers internos "entopem" rápido e o gabinete mesmo fica imundo lá em casa a cada 3meses.

O que você acha?? Ajuda ou atrapalha??

Grande abraço!!

Postado

eu recomendo voce a comprar 2 evecool spider de 120mm para colocar na lateral, ventilando o gemenii eles são muito bons, boa ventilação e baixo ruído, e vem com filtro já, os outros fans de 120mm não precisam de filtro, pois vão estar ou ventilando o processador ou como exaustores... logo os do processador e da chapa superior, pode ser qualquer fan 120m com pelo menos 70cfm e no máximo 25db de ruído.

Postado

Só uma última pergunta, Pistolão... talvez seja até repetida e peço desculpas, mas é q o tópico é enorme! hehe :P

O Coolermaster R4-L2R-20CK-GP DESAPARECEU do mercado. você sabe onde encontrá-lo ou pode indicar um bom substituto???

Muito obrigado pela atenção!!!!

Postado

sim desapareceu, ao que parece a coolermaster foi obrigada a parar de vender por propaganda enganosa, o milagre de 90cfm com apenas 19db de barulho não tinha nada de milagre ele fazia 69,8cfm e 21db, mas mesmo assim ainda é muito bom, mas lançaram ele com outro nome, agora com os valores corretos, mas eu ainda não vi dele no Brasil..., qualquer coisa pega do MP-FAN-12SB4:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:138

É barato e faz o serviço...

claro que o evercool spider 120mm é melhor mas é muito mais caro... eu pessoalmente recomendo voce comprar 3 desse barato, por eles no gabinete, e 2 do evecool spider voce poe no geminii mas usa os filtros que vem neles nos 2 fans da lateral do gabinete junto com os coolers baratos e, vai ficar tipo o gabinete da minha irmã...

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Só que sem o 3º fan na lateral, o de baixo, para ventilação da vga, que é desnecessário.

Uma opção mais barata ainda é voce comprar só dos fans baratos e 2 filtros a parte pretos, no kabum tb tem...

Ah e lembre-se de comprar as grelhas e cortar a chapa furadinha do slot de fans traseiro ok...

Postado

opa pistolao, primeiramente obrigado pela resposta;

minha configuração é a seguinte,

*fonte gamer 500w reais ( com um cooler de 12 na base inferior dela, a marca é c3 tech eu acho)

* placa mãe gigabyte ep43 ud3l

* processador core2quad q8400

* 2x 2gb de memorias 1066

(estou pra receber esses 3 itens a qualquer momento)

* placa de video Gforce 8500GT 512mb

*2 Hds, sendo 1 sata de 500 e um ide de 80

meu gabinete nao tenho fotos e nem modelo, mas é de 4 baias, com 2 coolers de 80mm atrás. a largura util é basicamente uma baia de dvd.

sobre a posiçao do cooler e baias, pelo q vi da retinho, teria sómente uma subidinha de 1 dedo no ligaçao cooler do processador e cooler traseiro.

eu pretendo usar nos dutos, um duto flexivel de aluminio.

a principio nao sei fazer overclock. mas quem sabe, de repente....

se eu usar um cooler de 120 na frente, e deixar um de 80 com antipoeira spider atrás, fica bom tambem?

isso só pro processador, no gabinete em si quero usar um dos de 80 traseiro, e dois de 120 , sendo um embaixo e um em cima do gabinete, com os pezinhos do gabinete numa altura de 5cm em media.

Postado

Bom primeiramente, a sua fonte é a gamer da leadership, ou é uma c3... se for a gamer da leadership troque o mais rápido o possível... e com a sua placa mãe dá para fazer um overclock de 33% nesse processador se voce colocar um cooler melhor... mas olha... dá uma lida no tutorial ao início do tópico para voce ter uma idea melhor do que fazer, fan de 80mm em gabinete não ajuda em nada só enfeita... o ideal é voce ter pelo menos 1 fan de 120mm com pelo menos 70cfm de ventilação, retirando o ar quente do gabinete, pode ser atras ou em cima, e mais 1 fan de 120mm 70cfm na lateral, bem em cima do cooler do processador, recomendo os fans que fazem menos de 25db de barulho... agora só troque o cooler do processador se voce for fazer over... senão apenas corte seu gabiente numa oficina qualquer ou serralheria para por os 2 fans de 120mm que fica beleza

Postado

Ok, estudando a ideia aqui achei um jeito de usar o de 120mm na frente aliando estetica e funcionalidade. mas atrás infelizmente só cabe o de 80mm.

dai queria pedir a opinião sobre esses 2 esquemas. (levando em conta o de 120mm jogando ar até o processador)

1. um cooler de 90mm preso atrás do dissipador, com um duto até a saida de 80mm de traz.

2. deixar a parte de traz do dissipador sem nada, e o cooler da fonte e os 2 de 80mm de traz do gabinete fazendo os papeis de exaustor.

eu to batendo no cooler de torre, pois acho mais bonito, e quero aliar estetica e funcionalidade.

agora, meio Off topic.

a minha fonte é um C3 tech puf 4050s

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121125997-fonte-de-alimentaco-c3-tech-puf-4050s-atx-500w-204-pinos-_JM

ela é boa?

e uma duvida, 250,00 reais em coolers (processador, baia frontal com cooler de 120mm , um de 120 em cima e um em baixo, e os deois de 80 atrás) e o duto pra fazer o canhao.

ta muito caro?

Postado
Ok, estudando a ideia aqui achei um jeito de usar o de 120mm na frente aliando estetica e funcionalidade. mas atrás infelizmente só cabe o de 80mm.

dai queria pedir a opinião sobre esses 2 esquemas. (levando em conta o de 120mm jogando ar até o processador)

1. um cooler de 90mm preso atrás do dissipador, com um duto até a saida de 80mm de traz.

2. deixar a parte de traz do dissipador sem nada, e o cooler da fonte e os 2 de 80mm de traz do gabinete fazendo os papeis de exaustor.

eu to batendo no cooler de torre, pois acho mais bonito, e quero aliar estetica e funcionalidade.

agora, meio Off topic.

a minha fonte é um C3 tech puf 4050s

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121125997-fonte-de-alimentaco-c3-tech-puf-4050s-atx-500w-204-pinos-_JM

ela é boa?

e uma duvida, 250,00 reais em coolers (processador, baia frontal com cooler de 120mm , um de 120 em cima e um em baixo, e os deois de 80 atrás) e o duto pra fazer o canhao.

ta muito caro?

Essa fonte não chega a ser bomba, mas não é boa não, acho que só aguenta até 300W com baixa eficiência. Em relação ao preço, depende de qual cooler para processador você escolheu, pode tanto ser um Buffalo como um IceAge, varia muito.

Postado

opa, os coolers são os seguintes:

os 120mm da evercool com neon (fluxo de ar 79,14 cmf)http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135526868-cooler-fan-120mm-transparente-c-led-azul-evercool-_JM

os de 80mm Evercool Sff-8 Spider (fluxo de ar 32,5 cmf)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127437716-kit-evercool-sff-8-spider-cooler-8x8-cm-filtro-8x8-cm-_JM

do processador Hyper Tx3 Cooler Master

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135078571-hyper-tx3-cooler-master-promoco-imperdivel-aproveite-_JM

e grudado no tx3, Microventilador 92mm Mtek (fluxo de ar 54,44 cmf)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131757378-microventilador-92mm-mtek-cooler-p-gabinete-bivolt-_JM

*obs, talvez nao de os 250, porque achei opções mais baratas pesquizando agora.

essas opções que coloquei, são boas, ou vcsme indicam algo melhor? e que nao seja muito mais caros.

Postado
opa, os coolers são os seguintes:

os 120mm da evercool com neon (fluxo de ar 79,14 cmf)http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135526868-cooler-fan-120mm-transparente-c-led-azul-evercool-_JM

os de 80mm Evercool Sff-8 Spider (fluxo de ar 32,5 cmf)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127437716-kit-evercool-sff-8-spider-cooler-8x8-cm-filtro-8x8-cm-_JM

do processador Hyper Tx3 Cooler Master

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135078571-hyper-tx3-cooler-master-promoco-imperdivel-aproveite-_JM

e grudado no tx3, Microventilador 92mm Mtek (fluxo de ar 54,44 cmf)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131757378-microventilador-92mm-mtek-cooler-p-gabinete-bivolt-_JM

*obs, talvez nao de os 250, porque achei opções mais baratas pesquizando agora.

essas opções que coloquei, são boas, ou vcsme indicam algo melhor? e que nao seja muito mais caros.

Esse Mtek não vai dar cara, 60db é um aspirador de pó no seu gabinete, já esse Evercool com neon já vai ser chato...

Se for possível pegar tanto o de 92mm quanto o de 120mm do modelo Evercool Spider seria muito melhor, o 92mm tem no Kabum, o de 120mm você pega o Leadership que é a mesma coisa, eles compram da Evercool e mudam a etiqueta.

Postado

o apache é uns dos melhores correto?

o que você acha de um apache na frente e o resto tudo spider? com exeçao do de 92mm, pois nao achei spider nessa medida

e nao encontrei o kabum pra vender.

não querendo ser chato, mas ja sendo;

em cima nao cabe um de 120mm, só se eu levar a fonte ou o dvd 2 ou 3 cm pra fora,

mas sera que o cooler da fonte de 120mm mais um de 92mm nao dariam conta de retirar o ar quente de cima do gabinete?

qual de 92 você me indica? se nao for pedir demais, em qual loja tem pra vender?

Postado
o apache é uns dos melhores correto?

o que você acha de um apache na frente e o resto tudo spider? com exeçao do de 92mm, pois nao achei spider nessa medida

e nao encontrei o kabum pra vender.

não querendo ser chato, mas ja sendo;

em cima nao cabe um de 120mm, só se eu levar a fonte ou o dvd 2 ou 3 cm pra fora,

mas sera que o cooler da fonte de 120mm mais um de 92mm nao dariam conta de retirar o ar quente de cima do gabinete?

qual de 92 você me indica? se nao for pedir demais, em qual loja tem pra vender?

O Spider venta mais que o Apache, é que o Apache é ligeiramente mais silencioso só, mas nada que valha a pena.

Aqui o Spider 92mm que eu te disse: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:83

Abraços

Postado

obrigado e desculpa pela minha falha, achei que kabum fosse uma marca de cooler (no meio de tantas leadership, mtk, evercool):P

você tem o tx3 né? ele é bom realmente? melhor que o bufalo com 2 headpipes?

Postado
obrigado e desculpa pela minha falha, achei que kabum fosse uma marca de cooler (no meio de tantas leadership, mtk, evercool):P

você tem o tx3 né? ele é bom realmente? melhor que o bufalo com 2 headpipes?

Cara, eu tenho um excelente desempenho aqui, acredito que seja superior ao Buffalo sim, e manda o ar para qualquer lado do gabinete que quiser, n/ao somente para cima ou para baixo, que é uma característica do Buffalo que não me agrada.

Postado
Cara, eu tenho um excelente desempenho aqui, acredito que seja superior ao Buffalo sim, e manda o ar para qualquer lado do gabinete que quiser, n/ao somente para cima ou para baixo, que é uma característica do Buffalo que não me agrada.

como assim para cima ou para baixo?

tipo virado para a fonte ou virado para a placa de video?

o TX3 vem com um sistema de fixar na placa mãe diferente dos de empurrar e virar dos cooler box?

Postado
como assim para cima ou para baixo?

tipo virado para a fonte ou virado para a placa de video?

o TX3 vem com um sistema de fixar na placa mãe diferente dos de empurrar e virar dos cooler box?

Isso mesmo, para a fonte ou VGA, um lugar pior que o outro para se mandar ar quente. O TX3 é exatamente igual ao box, só que com travas de metal ao invés de plástico de 2ª como as do cooler box, super fácil de instalar.

Postado

Alguem já ouviu falar dos fans da maxpower:

MaxPower 120X120mm Preto Trans. Led Azul - MP-FAN-12LB

MaxPower 120X120mm Preto - MP-FAN-12SB4

ambos tem essas caracteristicas:

Dimensão Fan: 120x120x25mm

- Velocidade Fan: 1200+10% RPM

- Fluxo de Ar: 65.51 CFM

- Fan MTBF: 30.000Hs

- Rolamento: Sleeve Metal Bearing

- Ruído: 26dBA

- corrente: 0,45A

- Conector: 3Pin

- Número de LEDs: 4 Led Azuis

Sera que são confiaveis?

Postado

Parabéns Pistolão, tutorial excelente. Obrigado por compartilhar sua sabedoria!!

Então Pistolão, estou pra comprar os Cooler's indicados para colocar no Gabinete Elite 335 e fazer os furos como você fez no pc de sua maninha, mas quando você fala Cooler de Exaustão e Cooler de Ventilação, como seria isso? Seria ao virar o cooler, de um lado ele faz o papel de Exaustão e ao virar o outro lado o faz o papel de Ventilação?

Queri saber como instalo ele pra ventilar dentro e pra tirar o ar quente.

Agradeço à atenção de todos.

Grande Abraço!!

Postado
Parabéns Pistolão, tutorial excelente. Obrigado por compartilhar sua sabedoria!!

Então Pistolão, estou pra comprar os Cooler's indicados para colocar no Gabinete Elite 335 e fazer os furos como você fez no pc de sua maninha, mas quando você fala Cooler de Exaustão e Cooler de Ventilação, como seria isso? Seria ao virar o cooler, de um lado ele faz o papel de Exaustão e ao virar o outro lado o faz o papel de Ventilação?

Queri saber como instalo ele pra ventilar dentro e pra tirar o ar quente.

Agradeço à atenção de todos.

Grande Abraço!!

os coolers em geral possuem 2 setinhas, sendo uma mostrando o lado que as helices vão girar e outra mostrando o sentido do ar.

Fandirectionrotation.jpg

* eu reparei que ond tem as astes que ligam o corpo no "motor" do cooler, é pra onde o ar é jogado.

Postado
os coolers em geral possuem 2 setinhas, sendo uma mostrando o lado que as helices vão girar e outra mostrando o sentido do ar.

Fandirectionrotation.jpg

* eu reparei que ond tem as astes que ligam o corpo no "motor" do cooler, é pra onde o ar é jogado.

Opa! Obrigado pela atenção amigo.

Compreendi melhor agora, mas no caso pra ser exaustão teria que o Cooler estar ventilando pra fora do gabinete sugando o ar quente pra fora?

Grande Abraço!!

Postado
Opa! Obrigado pela atenção amigo.

Compreendi melhor agora, mas no caso pra ser exaustão teria que o Cooler estar ventilando pra fora do gabinete sugando o ar quente pra fora?

Grande Abraço!!

exatamente, pra dentro ventilação, pra fora exaustão.

Postado
Alguem já ouviu falar dos fans da maxpower:

MaxPower 120X120mm Preto Trans. Led Azul - MP-FAN-12LB

MaxPower 120X120mm Preto - MP-FAN-12SB4

ambos tem essas caracteristicas:

Dimensão Fan: 120x120x25mm

- Velocidade Fan: 1200+10% RPM

- Fluxo de Ar: 65.51 CFM

- Fan MTBF: 30.000Hs

- Rolamento: Sleeve Metal Bearing

- Ruído: 26dBA

- corrente: 0,45A

- Conector: 3Pin

- Número de LEDs: 4 Led Azuis

Sera que são confiaveis?

Sim na sessão de coolers ele está sempre sendo mencionado, é um cooler bom e barato, mas ninguem aqui ainda postou nenhuma review sobre ele, mas por R$7,00 se quebrar é só comprar outro.

Postado

Bom dia...

Galera... não sei se está no preço, mas procurei algum lugar para cortar a tampa do pc aqui em Curitiba e só achei um lugar...

Só que os caras querem me cobrar R$ 30,00 para fazer o corte em círculo + R$ 24,00 pela peça de acrílico...

isso tá na média de preço mesmo?

Att.

Freelife

Postado

PistolãoBr, também não acho aqui em Belo Horizonte pra cortarem o gabinete, com a serra indicada "/

Hoje cepei os furos que vem atras com o alicate mas fico aqueles pedacinhos cortantes, como faço pra sumir com aquilo? Lixa??

outra coisa, aquela parte da frente do Gabinete debaixo do HD que também vem com os furinhos seria bom cepar ali pra melhor ventilação do cooler's ?

To colocando dois Evercool Spider uma na Frente (Ventilação) e atrás (Exaustão) está legal assim?

Obrigado pela atenção.

Grande Abraço.

P.S: Alguém de BH que conhece alguma loja que faça esses furos no gabinete me avise por gentileza, obrigado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!