Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Bom tutorial PistolãoBR... To querendo montar uma maquina com acrilico na tampa e bastante pontos de luz... Qual tipos de ponto de luz que você me recomenda pra montar uma maquina?

E quais são os melhores locais pra colocar um fan e obter uma otima refrigeração na maquina?

Aguardando uma resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, eu vi esse gabinete aqui na minha cidade http://www.natalcomputer.info/loja/product.asp?store=101765&template_id=6&partner_id=&dept_id=170&pf_id=2816&idInicio=170&categorizado=S&idMaster=&nome=Gabinete+ATX+L590+Preto+-+Satellite

ele parece ser bom, com um bom cooler lateral, e 1 traseiro de 120mm, e com capaciadde de pro + 1 de 120mm frontal, pelo preço, e como estou com um pouco de pressa, pra mim seria uma boa, ja que minha placa-mãe esta acima dos 44º graus, =//.

vocês acham que esse gabinete da conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bem legal o tópico, parabéns pela iniciativa e a forma como explicou!

Montei recentemente um PC com ajuda do pessoal do CdH e estou com dúvidas sobre a forma como colocar os fans e gostaria da opinião de vocês.

Processador: AMD Phenon II 4X 955

Placa Mãe: Asus M4A89GTD PRO/USB3

Placa de vídeo: Radeon HD 5870 Sapphire VAPOR-X 1GB GDDR5

Memória: Kingston 2X 2GB 1333MHz (CL9 - 1.5V)

Hd's: 2X Seagate Barracuda 7200.12 (500GB - 7200 RPM - 16MB)

1X Western Digital 1TB (WD10EARS, Green Power, SataII, 64 buffer, 5400RPM)

Fonte: IceAge 650W

Cooler: Zalman CNPS 10x Quiet

Ventoinhas: Akasa Apache (x3) e 3x filtros.

Gabinete: CM 690 II Advanced

Devo seguir o esquema de ventilação postado no início deste tópico? O CM 690 II Advanced já vem com 3 fans da CM, reaproveito, uso somente os Akasa... O que acham?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Valeu pelo tutorial Pistolão. PARABENS mesmo cara..gostei...eu mesmo gosto dessas coisas, de meter a mão na massa, sair desvendando sem medo de trabalho, de mexer com tinta, essas coisas. Fiz muitos gabinetes aqui mudar de cara, pena que não tirei nenhuma foto...o meu mesmo, to aprontando, quando pronto, posto as fotos ai...e quanto a ventilação, creio que, toda placa-mãe deveria vir com um cooler no chipset. Só possui uma placa dessas, americana, que a bios falava se houve algum erro na placa..era a "AOpen"...e já vinha com um cooler no chipset da placa-mãe...era filé, acabei vendendo o pc completo (grana - tava construindo minha casa)...mas, enfin cara...valeu mesmo pelo incentivo...qualquer coisa na área tecnica, pode contar comigo...valeu. BOA SORTE AMIGO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola

Galera possuo um Gabinete Micro ATX, O Maledeto FERVE no Verao, meu quarto chega Brincando nos 40 Cº, Acreditem nao é nem de longe um Boa Ideia ficar Encostando O braço Na Lateral Direita (Logo Atras do Processador).

então Desejo Comprar um Novo Gabinete, Bem Simples e Cortalo de Acordo Com s "Regras", Na Tornearia de Meu Amigo (Vou Cambear o Corte do Gabinete por Uma Formatação pra ele :D).

Vamos lá então

1-Um Fan de 120mm na Traseira

2-Um Fan de 120mm na Lateral Esquerda Despejando Ar Frio de Fora para Dentro Logo Em Cima Do Processador que Está Tentando Jogar o Ar quente Do Dissipador para Fora (Fiquei Confuso com essa Parte)

3-Outro Fan Menor Na lateral Esquera Para Ventilar a Vga (Duvida: Uso como Exaustor ou Ventilador?)

4- Um Fan De 120mm Na parte Superior traseira (Em cima do gabinete) porém Ali esta a Fonte.... o cooler Ficaria Como?? Um Nivel Acima do Gabinete? como se estivesse Colado na Lata?

5-um Fan bem Modesto na parte Frontal Despejando Ar "Fresco" pra dentro do Gabinete.

Agora me Digam,A Distribuição dos Fans esta OK?

Citem Fans Bons e baratos (MaxPower FAN 120mm MP-FAN-12SB4 este é bom?) Nao gosto de Fans com Leds e essas Frescuras.

Digam onde Comprar essa tal de Grelha, nunca vi para vender separadamente.

E Onde Plugar Todos esses Coolers??? como vou "Alimentalos"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola, vi a necessidade de ajudar os amigos com a ventilação dos PC´s.

Aqui vai minha dica.

Pega qualquer gabinete, seja ele qual for, e faça o seguinte:

1º - Deixe a tampa lateral aberta.

2º - Compre um ventilador de 30cm do fabricante FAE (é o mais barato que existe R$ 40,00 real +/-)

3º - Ligue o trambolho e direcione ele para a tampa aberta do PC.

E fim, seu PC está totalmente refrigerado, e eu agarantio !

Fonte: Meu PC.

Meu quarto não tem janelas, ou seja, sem ventilação, ferve tudo.

Consegui abaixar 10° do meu processador e da minha MOBO.

Gasto: R$ 40,00 com o ventilador. E SÓ !

Não precisam agradeçer !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim isso realmente reduz legal as temps, o problema é que só o ventilador gasta mais que o PC, rsrs

Fora a poeira e a umidade socadas pra dentro.

Rapa eu ja dei a solução pra refrigerar o bixo, agora esse negocio de poeira, umidade vocês resolvem.... ou vou ter que faer td????:P

Para poeira: Comprar uma tela daquelas verde, pra bota em caixa de agua pra não deixar o mosquito da dengue entrar. Compra, corta no tamanho e cola com a fita dupla face.

Para a umidade: Pega um pedaço de pano quadrado e coloca uns pedaços de giz dentro, faz uma trouxinha e pindura dentro do gabinete, o Giz absorverá td umidade.

Artesanal, não?!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... Tenho a seguinte config:

AMD phenom x4 965 BE Cooler BOX =/

Asrock AM3 M3A785GMH

Fonte Corsair 450w Reais

HD 1TB

E agora preciso de um gabinete bem ventilado...achei esse tópico perfeito...gostaria que vocês tirassem essa minha duvida...

Esse Gabinete >

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:276 é bom bonito e barato ^^

Da para suportar meu hardware? e se é adequado para fazer meu casemod igual foi feito nesse tutorial?

valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... Tenho a seguinte config:

AMD phenom x4 965 BE Cooler BOX =/

Asrock AM3 M3A785GMH

Fonte Corsair 450w Reais

HD 1TB

E agora preciso de um gabinete bem ventilado...achei esse tópico perfeito...gostaria que vocês tirassem essa minha duvida...

Esse Gabinete >

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:276 é bom bonito e barato ^^

Da para suportar meu hardware? e se é adequado para fazer meu casemod igual foi feito nesse tutorial?

valeu :D

Opnião minha!

Compra o V3 da Thermaltake, custa entre 120,00 e 150,00 reais.

da pra botar 2 ventoinha topo, 1 atras, 2 lateral (eu acho) e a fonte fica em baixo (o que reduz a temp da fonte).

É melhor gastar 1 pouco mais e ter um produto bom, a ter q levavo em serralheiro, borracheiro, leiteiro, pai de santo,.... pra dx o gabinete refrigerado.

Opção 2: leia os posts acima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - colocar uma baia fan de 120mm, dessas que colocam um fan de 120mm na frente do gabinete usando 3 baias de DVD/CD.

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=53&categoria=341&subcategoria=0&id=1926

baia%20fan%20120mm%20preta.jpg

Ai voce não precisa de ventilçao lateral nas memórias e nem processador e sim ventilação frontal na altura das memórias e processador, mas lembre-se isso só se faz necessário se voce usar um cooler de processador do tipo tower, já que a ventoinha dele vai estar virada para frente do gabinete e a maioria dos coolers torre, a sua face superior é uma aleta (várias chapas paralelas por onde o ar passa) virada para cima que apenas vai servir como escudo se voce jogar o ar ali, ventilando nada e ainda provocando muito barulho.

Nesse caso o ideal é voce comprar um gabinete de 5 baias pois as 2 primeiras de cima ficam na altura da fonte e as 3 de baixo ficam exatamente em frente ás memórias e cooler do processador e do fan 120mm exaustor do gabinete...

Mas se seu gabiente é desses que não tem 3 baias soltas para por um fan de 120mm na frente, uma boa opção é colocar o fan de 120mm lateral dele mas em cima das memórias, assim vai ventilar as memórias e jogar ar frio na frente do cooler para ele usar, nesse caso voce deve colocar um fan de 120mm também como exaustão na chapa superior...

É importante frizar que se voce usa coolers do tipo padrão e não do tipo tower, voce não precisa de baia fan, mas se voce colocou uma baia fan e tem cooler do tipo padrão, voce deve colocar o fan dele como exaustor...

O meu cooler é do tipo padrão AMD, ele ventila na direção do processador. Como você mesmo disse, nesse caso eu não vou precisar usar esse recurso (baia fan). Meu gabinete é um V4 da Thermaltake. Segue o link: http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1036&ID=1339#Tab1

Continuando...

3º Grelha de proteção - Fan dos gabinetes devem ter livre acesso ao ambiente externo do gabine, e aquelas placas de latão todas furadinhas no lugar de por o fan atrapalham e muito a sucção ou exaustão de ar... o correto é ter um buraco circular no diamentro das hélices do fan com um grelha dessas de arame a 1 cm de distancia das hélices do fan... elas são instaladas com os próprios para fusos do fan, isso não só deixa o seu fan com sua capacidade máxima de CFM como também não causa barulho adicional.

grill_120mm_silver.jpg

Com cooler de processador do tipo padrão fica assim:

http://forum.clubedohardware.com.br/pc-irmanzinha-dark/575130

Fiz de presente de aniversário para minha irmãnzinha.

Obs.: voce não precisa colocar mais um ao lado do processador se voce usar pentes de memória mais simples, desses que vem com o circuito da memória nú, sem dissipador.

Cara, como você já sabe, o V4 tem vários lugares para fan's um já veio nele para exaustão, outro eu coloquei para ventirar os hd's, bem de frente para eles (não coloquei cooler para hd's).

Agora em penso em colocar um fan na parte de baixo do gabinete para jogar para empurrar vento até o teto, espero conseguir. Por último eu gostaria de tentar colocar um no teto para exaustão isso se as memórias ram me ajudarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigos estou com um Leadershit Allien que foi inicialmente estragado pelo meu ilustre amigo que não citarei o nome rssssss, para depois me ser vendido a preço de banana, bem o case esta comigo a um tempo e por falta de tempo nunca termino o mod dele, fan já esta tudo quase concluído basta comprar a milagrosa fita da 3m e prender uns acrilicos atrás dele o da tampa lateral, comprar uns slot cover, thumbscrews já tenho tb, barras de led, terei que cortar o acrílico para por fans de 120mm isso é tranquilini, minha dúvida:

Queria utilizar imãs de hd para fechar a tampa do case, isto poderia me trazer problemas, imantar todo o case por exemplo e prejudicar minhas peças ? estou querendo mesmo fazer desta maneira o fechamento do case e pensando nisso já até bolei uma forma de prender o imã sem que ele faça contato com o metal do gabinete, ele ficaria em um box aparafusado no case e teria contato direto apenas com a tampa para prende-la. Bem isso é viável, agora pode gerar problemas ? Sei que não é mito o fato de imãs trazerem problemas ao pc, mas estou inclinado a desenvolver uma solução, agradeço qualquer ajuda ou opinião, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Não aconselho de forma alguma você colocar imãs no gabinete!

Com certeza poderá prejudicar seu pc!

Abraços!

Nah, maior ideia de jirico rssssssssssssssss, já desisti disso, apesar de que o imã ficaria envolto em uma borracha é muito risco nem compensa, eu arrumei um acrílico mais fino e deve resolver o problema, o problema maior mesmo é falta de tempo para ver isso, ta faltando uns cortes com micro retífica, pintar que eu pago para fazer com pistola e envernizar depois tambem e acertar e cortar os acrílicos, mas se encarecer muito eu mesmo meto Spray e ta bom demais, triste que este case era novinho, zeradinho, o cara foi inventar de brincar de mod e estragou ele. Mas eu já estou usando outro gabinete, muito provávelmente não vou ficar com nenhum desses vou vender todos os 3 modificados que eu tenho agora e vou comprar 2 TT V4, ai sim moddo eles com uns cortes básicos (janela de acrílico maior) e zéfini, não invento mais nada rssss, muito obrigado pela ajuda, opiniões sempre são muito bem vindas e ajudam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal. Minha solução de refrigeração é a seguinte:

Gabinete Thermaltake V4.

3 fans frontais, sendo:

Inferior: 120mm (controle rotação akasa)

No meio: 80 mm (adaptação graças a um prendidor de roupa e flanela)

Superior: (baia fan) 120 mm (controle rotação akasa).

Na parte de baixo (piso gabinete) um de baixa rotação de 120 mm

Na lateral um de 120 mm (controle rotação Evercool)

Todos os fans acima estão jogando ar p/ dentro do gabinete.

Um traseiro de 120 mm expelindo o ar para fora (controle rotação akasa).

Na parte superior não tem nenhum fan. aqui no Brasil não estou encontrando fans de 12 ou 15 mm de espessura (padrão é de 25mm). Quando encontrar um fininho vou colocar na parte de cima do gabinete, em cima do cooler da Cpu (Hyper TX3 com fan Zalman).

Na baia fan esta um Excalibur da Cooler Master, excelente fluxo de ar. Ela esta na parte superior do gabinete mandando ar diretamente para o cooler da Cpu.

As temperaturas agora estão assim (em Idle):

Cpu: 28 C° (E7500)

Mobo: 27 C° (P5KPL-AM)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Minha solução de refrigeração é a seguinte:

Gabinete Thermaltake V4.

3 fans frontais, sendo:

Inferior: 120mm (controle rotação akasa)

No meio: 80 mm (adaptação graças a um prendidor de roupa e flanela)

Superior: (baia fan) 120 mm (controle rotação akasa).

Na parte de baixo (piso gabinete) um de baixa rotação de 120 mm

Na lateral um de 120 mm (controle rotação Evercool)

Todos os fans acima estão jogando ar p/ dentro do gabinete.

Um traseiro de 120 mm expelindo o ar para fora (controle rotação akasa).

Na parte superior não tem nenhum fan. aqui no Brasil não estou encontrando fans de 12 ou 15 mm de espessura (padrão é de 25mm). Quando encontrar um fininho vou colocar na parte de cima do gabinete, em cima do cooler da Cpu (Hyper TX3 com fan Zalman).

Na baia fan esta um Excalibur da Cooler Master, excelente fluxo de ar. Ela esta na parte superior do gabinete mandando ar diretamente para o cooler da Cpu.

As temperaturas agora estão assim (em Idle):

Cpu: 28 C° (E7500)

Mobo: 27 C° (P5KPL-AM)

abs

Belo case, estou querendo vender uns 3 que eu tenho aqui e pegar um desse tambem, não curto controle de fan, gosto de tudo no máx eternamente, o fan do topo do case é importante pois a tendência do calor é subir para a parte de cima do gabinete. Vou dar uma sacada lá no seu projeto e depois eu posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dawson600

O ruim desse gabinete é que se a gente usa um cooler torre, não da para colocar o fan em cima do cooler. Não cabe. Pelo menos esses fans padrão. Tem que ser um fan bem fino.

Também gosto do barulho dos fans quase no maximo (o barulho me lembra CPD com mainframe no qual eu trabalhei alguns anos eheheh). Mas onde tem aquela, vamos chamar de colméia do gabinete (aqueles furinhos onde fica instalado o fan) o barulho fica meio estridente. No meu v4, na lateral e na parte de baixo, eu arranquei essa parte com os furinhos. Ficou ótimo. Não tive coragem de fazer isso na frente (questão estética) mas é capaz que eu faça na parte traseira, se bem que o ruído lá não esta incomodando.

Um fan que eu recomendo é o Cooler Master R4-L2R-20CK-GP. É silencioso, com um bom fluxo de ar. Esta na faixa de 25 reais. Vale cada centavo.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!