Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda no Upgrade! Será que vale a pena esperar e mudar pra Intel???


Posts recomendados

Pessoal,

A quase 1 ano troquei meu PC pela configuração abaixo:

- Proc. AMD Athlon X2 3600+ @ 1,90GHz

- MB Asus M2N32-SLi WiFi Deluxe

- Mem. DDR2 533 512MB x 2 (1GB total)

- PV Asus 8600GT 250MB DDR3 Silent

- HD Seagate 250GB Sata2 16Mb

- Fonte Coletek 500w

Como montei esta config. acima quando estava meio apertado, preferi pela AMD pensando em um futuro Upgrade. Hoje, a minha máquina se encontra com a seguinte configuração:

- Proc. AMD Athlon X2 6000+ @ 3.00GHz

- MB Asus M2N32-SLi WiFi Deluxe

- Mem. DDR2 800 1GB x 2 (2GB total)

- PV Asus 8800GTS 512MB G92

- 2 x HD Seagate 250GB Sata2 16Mb (Raid0)

- Fonte Seventeam ST-550-PAG

Agora segue a dúvida... estou pensando em pegar um Phenom 9850 BE e trocar minhas memórias por pentes de 2GB DDR2 1066. A questão é... será que vale a pena fazer isto ou esperar mais para o final do ano e trocar de plataforma pegando um quad Intel com uma nova mobo e memórias DDR3???

Já vi em alguns sites americanos que o Phenom 9850 é melhor em muitas situações se comparado ao Q6600. Isso procede?

Agradeço desde já a ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Phenom 9850, se não me engano, é um dos Quad Core mais top da AMD. Já o Q6600 não é o mais top da Intel (longe disso). Por isso eles fazem um bom pega! x

Você com certeza vai pagar um preço alto nesse Phenom, então eu recomendaria pegar um Intel... mas pra isso você vai ter que trocar também a placa mãe, isso sairia mais caro, porque até no fim de 2008 sua mobo vai ter baixado muito o preço.

Mesmo assim eu recomendo pegar Intel, se você pretende ter um bom desempenho em games!

Ex: P5KC + Q9300 = + ou - 1.200,00 reais.

(esses Phenom que você citou, usa tecnologia 65nm, e o Q9300 usa 45nm, isso já é um ponto forte no Q9300 em relação ao Phenom 9850.)

E não compensa trocar suas memórias agora, é melhor fazer um over nessas ai.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente compensaria a migração de plataforma mesmo pois Intel clock a clock está bem melhor que a AMD.

A fonte que citei eu já tenho (550PAG). Na época paguei uns R$250,00 nela.

No caso de vender o processador e a mobo, quanto será que eu conseguiria neles?

Dependendo eu vendo e com pouco investimento mudo para um quad Intel (mesmo que seja dos mais simples) e depois pego um mais top.

Qual uma mobo boa pra Intel (preferência Asus) que seja DDR2, tenha WiFi (pois a minha tem e não quero placa avulsa) e suporte o SLi (Pci Express 2.0 e preferência o de 3 vias) e que suporte os novos processadores intel?

Agradeço desde já pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei dando uma olhada novamente em alguns testes e a dúvida voltou.

No ML o Phenom 9850 está "apenas" R$100,00 mais caro que o Q6600. O Phenom 9850 tem melhor desempenho em relação a este processador da Intel. Com cecrteza os Extreme são bem melhores que o Phenom 9850 mas eu teria que trocar toda a plataforma e não quero uma mobo dessas mais básicas. Com isso a troca seria custosa sendo que optaria pelas DDR3 pois as DDR2 já estão com seus dias contados (investimento de uns R$2.500 para um Upgrade de plataforma)!

O Phenom nos testes do site a seguir ficou um pouco mais lento que o Q9300 de 2.5GHz na maioria dos testes onde em alguns empatou e em poucos ganhou e com isto estou achando melhor manter todo meu sistema trocando somente o processador e esperar mais ou menos 1 ano pra ver o que acontece (pois neste caso minha plataforma estará no máximo e terei de trocar tudo no próximo upgrade de mobo - proc - mem).

Teste:

http://www.extremetech.com/article2/0,1697,2282395,00.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O triste é que o Intel Q9300 está o mesmo preço do Phenom 9850 porém neste caso meu custo seria de uma placa mãe nova e memórias.

O Phenom foi em média 20~25% mais lento que o Q9300 nos testes (e esta é a diferença dee preço dele nos EUA). Porém ele é uns 40% mais rápido que o meu atual X2 6000+. "Overclocando" o Phenom para 3.00GHz com certeza será muito superior ao meu!

Estou achando que vou pegar o Phenom mesmo pelo custo x benefício considerando o resto.

Isto pensando que o investimento para a mudança de plataforma seria mais cara que somente do pocessador.

A pergunta é... compensa investir uns R$2.000,00 para ter 25% a mais de performance dee um investimento de R$600,00?? Na minha situação o Phenom está sendo a melhor saída!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é exatamente a questão Tsume, se fosse somente a troca do processador ou a montagem de uma máquina nova, hoje não pensaria duas vezes e ficaria com Intel.

A questão agora é mais de custo benefício onde neste caso o Phenom ao meu ver está sendo a melhor opção (pois a de trocar a placa está praticamente descartada).

Pretendo agora em Agosto pegar o Phenom e só no final do próximo ano que vou trocar meu computador pois acredito que até lá ainda será uma boa máquina!

Só de ver nas lojas de eletroeletrônicos aqueles PCs da Positivo com memórias DDR2 533 de 1Gb, processador Celeron, HD de 160GB (nos melhorzinhos) e tudo onboard já dá pra ficar feliz com minha máquina atual. Só do processador que gostaria de algo melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em minha opnião acho q por intel você sai perdendo... nossa R$ 2000,00 pra um ganho de 25% (_( (_(

Ainda mais com uma placa mãe dessa !!! nem compenssa troca :D vai de Phenom 9850 pois tá R$600,00 ~ R$ 650,00 e memórias de baixa latencia com 1066 MHz de velocidade

;)

Como todos estão flando uma boa memória e um otimo custo é a G-Skill

R$ 290,00 2X1GB DDR2 1066 MHz latencias de 5-5-5-15;)

Conf: AMD Sempron [email protected] GHz:devil:, 1GB DDR-400 2,5 2-2-5 :lol:, Foxconn 760GXK8MC, 40 GB 7200 RPM, EVGA 6200 256 MB 350@400/532@900 MHz:lol:, LG DVD-RW, Huntkey 350W:D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

J.Junior2 veja bem, não vale a pena investir em um upgrade estão cedo. Sua maquina está boa, daqui alguns meses novos lançamentos viram. Aguarde.

É isso tambem é verdade ajunte ao maximo e invista em futuros up...

Duvido q no Crysis sua maquina não faz uns 30 FPS ou mais em 1240X1024 com tudu em High AA 4x e AF 4x...:lol::lol:

Conf: AMD Sempron [email protected] GHz:devil:, 1GB DDR-400 2,5 2-2-5 :lol:, Foxconn 760GXK8MC, 40 GB 7200 RPM, EVGA 6200 256 MB 350@400/532@900 MHz:lol:, LG DVD-RW, Huntkey 350W:D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente apareceram novos processadores mesmo. Li até uma matéria onde a Intel pretende lançar agora no início de 2009 os processadores com controlador de memória embutido e cache L3. Com certeza bem superiores aos atuais.

Realmente irei pegar um Phenom mesmo e fica tranquilo.

Em Crysis minha máquina não fica a desejar. Rodo em 1240x1024 sem AA, tudo em Ultra High com os frames variando entre 25~35FPS. Prefiro assim com tudo em Ultra High sem AA que com AA e High. A média pra mim está ótima sendo que minha antiga 8600GT dava média de 15FPS com tudo no Medium em 1240x1024.

Meu sonho mesmo era que a AMD com o lançamento do Phenom com controladora DDR3 e socket L1 ganhasse da Intel em desempenho. Não sei porquê mas sempre gostei da AMD. Sou quase um "AMD Lover"!!! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

J.Junior2

Se você vender seu CPU + Mobo, certamente você consegue uns 750 reais...

com isso você pode pegar uma P5K-SE (300 reais) e um Q9300 (700 reais), você só investi 300 reais, praticamente o mesmo que iria gastar no Phenom.

E vai ter um processador pra suporta futuros UPs, como uma 9800GX2...

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sonho mesmo era que a AMD com o lançamento do Phenom com controladora DDR3 e socket L1 ganhasse da Intel em desempenho. Não sei porquê mas sempre gostei da AMD. Sou quase um "AMD Lover"!!! hehehe

Hehe, também gosto muito da AMD, tive experiencia muito boas.

J.Junior2

Se você vender seu CPU + Mobo, certamente você consegue uns 750 reais...

com isso você pode pegar uma P5K-SE (300 reais) e um Q9300 (700 reais), você só investi 300 reais, praticamente o mesmo que iria gastar no Phenom.

E vai ter um processador pra suporta futuros UPs, como uma 9800GX2...

xD

Você acha que um 'AMD Lover' vai vender seu computador, ainda mais o dele para pegar um Intel? Hahaha, você ta brincando. O Phenon Q9850 suporta muito bem o 9800GX2 sem gargalo nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como eu creio que o E8400 da Intel não da Gargalo, creio que o Q9850 da AMD também não. Mais cada um tem sua opnião, não é mesmo? Eu mudaria a minha se alguem que tivesse este conjunto afirmasse aqui no fórum que o mesmo deu gargalo na VGA, mais nunca li isso por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aonde um E8400 num gargala em uma GX2 ? Se um CORE 2 QUAD Q9450 gargala (pouco mas gargala) um E8400 num tem gargalo ?

Bom essa sua afirmação é completamente incabível, isso não é verdade e isso pode enganar quem está lendo esse tópico.

Claro que cada um tem sua opinião, mas opinião própria é uma coisa, a realidade é outra...

Se um E8400 num gargala em uma GX2 um E7200 num gargala em uma HD4870...

Com todo respeito, começa a apurar suas fontes, rever suas opiniões porque essa foi a coisa mais tosca que já li, desculpe o modo de falar, mas é a verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aonde um E8400 num gargala em uma GX2 ? Se um CORE 2 QUAD Q9450 gargala (pouco mas gargala) um E8400 num tem gargalo ?

Bom essa sua afirmação é completamente incabível, isso não é verdade e isso pode enganar quem está lendo esse tópico.

Claro que cada um tem sua opinião, mas opinião própria é uma coisa, a realidade é outra...

Se um E8400 num gargala em uma GX2 um E7200 num gargala em uma HD4870...

Com todo respeito, começa a apurar suas fontes, rever suas opiniões porque essa foi a coisa mais tosca que já li, desculpe o modo de falar, mas é a verdade.

Rapaz, eu não preciso rever minhas fontes, tenho o google para me passar todas elas. Onde tu leu que o Intel Q9450 gargala a GX2?????? Não fica dando uma de esperto não, prova com fontes que mudo a minha opnião, porque até agora tu só falou, e não provou nada. Você pode me passar uma fonte ou só vai ficar falando? Você tem um E8400 e um 9800GX2 pra dizer que não gargala?

Este assunto de gargalo ta muito equilocado por parte de muitos, pra saber se gargala ou não a pessoa tem que provar que gargala e não ficar afirmando isso sem fonte nenhuma. Se é a coisa mais tosca que já leu meu querido, sugiro que você leia mais o fórum e atualize-se, e pare de ir pela cabeça de todo mundo.

Quer saber mais sobre gargalo? Leia o tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/veja-se-sua/526007

Tenha em mente que o X2 4800+ não da gargalo em uma 8800GT. Então como este é inferior ao E7200 não duvido que a HD4870 gargale com este. Se acha o contrário pesquise mais e prove com base na sua pesquisa, assim como faço e mudarei minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente... calma pois aqui é um debate!

Placa dar "gargalo" com um processador X é complicado pois tem muito "achômetro" no meio.

Eu sei, por exemplo, que meu X2 6000+ não dá gargalo em minha 8800GTS pois pela pontuação que vi dela contra outras no site Futuremark.com, está melhor do que a de muitos processadores mais parrudos. A pontuação do meu processador (consequentemente a geral) está baixa devido ele ser inferior mas não a pontuação da placa!

Acredito que com um Phenom X4 9850+ meu problema se resolverá e poderei esteprar por novos lançamentos por mais 1 ano com uma máquina relativamente boa.

Em todos os testes que já vi de processadores, os desempenho dos jogos em baixas resoluções (onde é exigido bastante o processador), a pontuação é bem diferente mostrando aí um "gargalo". Porém, quando a resolução é alta e os aprimoramentos de imagem estão ligados, o processador já não exerce mais uma influência grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!