Ir ao conteúdo

Overclock, fazer ou não... {Meu relato,SSs e testes} Novo jogo testado FAR CRY 2

Raimar Lunardi

Posts recomendados

Postado

a versão original 0201, uma vez fui tentar colocar a 0902 (não tinha a 03), e deu um problema no som que não deiava o windows iniciar. Depois que arrumei a bios usando o BartPE, decidi só tentar de novo se no futuro eu pegar um Phenom X4 (que aí eu vou precisar atualizar mesmo)

ae, você tem 2HDs também, uma dica que te dou: quando for Converter vídeo, mp3, extrair arquivos grandes com winrar ou qualquer outro, extraia no outro HD, já testei aqui, no mesmo HD o arquivo com 100MB demorou quanse 1 min, e no outro HD demorou menos de 10s

Postado
pra quem queria ver um teste com o 3Dmark 2006:

stock da PV e Proc a 2,86Ghz:

3dmark066201600286ghzrb7.th.jpg

ps: não tenho tempo de fazer mais testes agora.

quando tiveres tempo, se der, roda o 3dmark06 na resolução de 1280x1024 pf...

Valeu.

PS: boa pontuação.

Postado

pra q?

eu rodei o teste padrão dele, esse é o que serve pra comparar, o padrão.

e outra que meu monitor não suporta essa resolução.

EDIT

Ops, agora que vi na net, a resolução padrão é aquela, mas meu monitos não suporta e nem dá pra forçar isso.

Teste com over: {com novo driver, 177.89}

PV = 620/1600 / CPU = 2.86Ghz = 6936pts (103pts a mais! que com o 175.xx)

3dmark066201600286ghzhk2.th.jpg

PV = 700/1700 / CPU = 2.86Ghz = 7603pts (667pts a mais! 9,6% a mais que no stock da xXx, que dirá do stock 540-1400 !)

3dmark067001700286ghzop7.th.jpg

*******, eu nem esperava tanto!

huahuahau Não se Pode escrever C.A.R.A.M.B.A

Postado
Bom, sempre tem um que diz: "Não vale a pena fazer over" e tal.

mas olhe só os resultados dos meus testes:

Aquamark03

CPU Stock (2.6Ghz), PV 540/1400 {"simulando" uma stock, porque a minha tem over de fábrica} =95.762pts

aquastock5401400dz3.th.jpg

CPU Stock (2.6Ghz), PV 620/1600 {stock, porque a minha tem over de fábrica} =98.483pts (ganho: 2,8% em relação ao stock)

aquastockgz2.th.png

CPU (3Ghz), PV 620/1600 =110.907pts (ganho: 15,8% em relação ao stock)

aqua3g6201600ww8.th.png

CPU (3,05Ghz), PV 700/1700 =113.070pts (ganho: 18% em relação ao stock)

aqua3g7001700tw5.th.jpg

20.000 pontos de diferença é muita coisa, levem em consideração que uma FX5200 nem 10.000 pontos consegue fazer.

PS: você pode se perguntar: "Como ele testou tantos clocks? Posso confiar nos resultados?"

Sim, pode confiar. Eu fiz com que a única diferença fosse o Clock, alterando via Windows sem reiniciar o PC.

1°, Quando eu ia fazer um teste eu reiniciava o PC antes, rodava os propgramas que eu ia usar pro teste (Fraps, Clockgen, AtiTools) e não fechava nem abria mais nada além desses programas, rodava o jogo e o fechava e aí rodada novamente ele um pouco e começava os testes.

2° Eu uso o ClockGen para mudar a frequencia do processador via Windows sem ter que reiniciar, e o AtiTools pra Over na GPU.

Todos os testes foram feitos seguindo esta metodologia, por isso na minha sign ta com Aquamark marcando 116k e aqui 113, nesses teste até o Anti-Virus está funcionando e tem o Winamp rodando e o UTorrent baixando. (situação de uso normal)

O ganho foi bom, mas no meu caso foi melhor ainda. Pena eu não ter os SS.

Com o meu Q6600 @ 2.4GHz com FSB 1066MHz eu fiz por volta de 140.000 Aquamarks, com o Q6600 @ 3.0GHz com FSB 1333MHz eu passei de 170.000 Aquamarks, um ganho de quase 25%.

Overclock vale a pena, basta ter uma boa refrigeração e saber o que está fazendo.

• mês depois...
Postado

Meus testes com over no pc da assinatura:

resultados3dmark.jpg

Resumindo, a pontuação inicial foi de 16715 3DMarks, e a final foi de 23526 3DMarks, ou seja, uma melhora de 40,75%:eek::eek: (ou 6811 ptos) conseguida através de overclock.

Esperado, já que o over da cpu foi de 46,5% e das vgas em torno de 8%.

Postado
eu só vou saber se esse cooler aguenta em janeiro, quando bater 40°C

(sim, minha cidade é louca mesmo, no inverno dá 0°C facinho e no verão bate os 40 (máx foi de 42°C)) teve uma vez que era meia noite e tava 35°C.

Raimarlunardi beleza, desmontei o cooler do amd x2 5000 e para minha surpresa é um cooler de aluminio bem simples e leve e para piorar um fan de 70mm nunca vai aguentar um over no verão! o seu cooler box também é de 70mm?

Postado

acho que é de 80mm, mas eu já tinha visto que era de aluminio.

Eu to vendo uns preços no ML pra comprar Cooler de cobre pra VGA e pra CPU, pena que o Cooler 100% cobre que tenho pra Athlon 3000+ não serve nesta Mobo :(

Postado
acho que é de 80mm, mas eu já tinha visto que era de aluminio.

Eu to vendo uns preços no ML pra comprar Cooler de cobre pra VGA e pra CPU, pena que o Cooler 100% cobre que tenho pra Athlon 3000+ não serve nesta Mobo :(

Também estou pesquisando uns preços de cooler, mas só pra cpu!

Já usei no pc antigo e no da minha namorada este cooler que é bem silencioso e eficiente deve aguentar um over baixo.

http://www.oficinadosbits.com.br/products/Products.asp?codigo=3574

Agora estou na duvida com estes dois:

cooler master tx2

cooler master vortex 752

pro meu pc qualquer um dos dois já ta bom, gosto mais dos coolers horizontais, queria um com fan de 120 mm mas os preços estão alto.

• 3 semanas depois...
Postado

Contribuindo com o tópico. Testes feitos com Dual Core E2180 e 8600GT XXX com over de fábrica, o restante da configuração está na assinatura.

AquaMark3. Percebe-se que é bastante influenciado com o aumento da frequência da CPU.

CPU: 2.7GHz

VGA: 680/1600 (Stock da VGA)

aquamark27vb6.jpg

CPU: 3.0GHz

VGA: 680/1600 (Stock da VGA)

aquamarkjl6.jpg

Depois posto os resultados no 3DMark06.

Postado
AndréCyrus

é, nenhum bench é livre do processador, quanto mis velho, mais dependente.

Verdade, seria legal ver o teste com um C2D rodando a mais de 3.5GHz na mesma 8600GT, aí veríamos até quanto o AquaMark é influenciado pela CPU.

Só pra salientar, executei o AquaMark com minha VGA em over igual ao seu: 700/1700 e tanto no seu quanto no meu teste o ganho foi mínimo, menos de 2 FPS aqui. 125,52 (VGA 680/1600) contra 127,10 (VGA 700/1700).

Digo isso porque um X2 ou um Dual Core 3.0GHz dá e sobra para uma 8600GT. Daí minha dúvida pelo enorme ganho de desempenho causado apenas pela CPU.

• 2 semanas depois...
Postado

Novo teste:

FAR CRY 2 !

Um jogo com ótimos gráficos e dependente de física calculkada pela CPU, vamos ver no que dá:

CPU: 2600Mhz(stock) GPU: 540/1400 (simulando stock) : 24,6fps

26005401400ru6.th.jpgthpix.gif

CPU: 2600Mhz(stock) GPU: 620/1600 (stock da xXx, over de 14,8%/14,3%) : 27,1fps (+ 10,16%)

26006201600gq3.th.jpgthpix.gif

CPU: 3000Mhz(over 15,38%) GPU: 540/1400 (sim. stock) : 25,5fps (+3,66%)

30005401400io9.th.jpgthpix.gif

CPU: 3000Mhz(over 15,38%) GPU: 620/1600 (stock da xXx) : 28,1fps (+14,23%)

30006201600gu3.th.jpgthpix.gif

CPU: 3000Mhz(over 15,38%) GPU: 700/1700(over 29,6%*/21,4%*) : 30,5fps (+23,98%)

30007001700cw8.th.jpgthpix.gif

*em relação ao stock

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Mais uma vez vemos uma razão de 2/3 de aproveitamento do over da VGA, e quase 100% de aproveitamento quando os dois estão com over de ~15% (como na 4ª imagem).

Mais uma vez o ganho foi excelente com o over no máx, o problema é que agora vai ser no verão e vai esquentar além dos 80°C, considerado por muitos como a temperatura limite, se não a do hardware mas sim a do bom senso.

talvez com mais over, ou fechar todos os programas do windows daria para chegar a 34fps (quase 40% e 10fps a mais que stock) mas nesse calaor não me inspira confiança pra testar)

Postado

É cara, até que o over adiantou alguma coisa. Mas sinceramente pra mim tá longe de proporcionar muita vantagem. Eu nunca fui de fazer overclock em VGA porque eu já acho que é uma coisa que esquenta demais em stock. Talvez seja porque eu nunca tenha tido paciência pra ficar monitorando a temperatura.

Em qual configuração gráfica o FC 2 tá Raimarlunardi?

Postado

ma convenhamos que dentre 30fps e 25fps você escolhe o que???

FC2 eu rodo com tudo no máx, menos o shadows porque se eu boto qualquer coisa maior que High dá bug aqui. e o shading costuma deixar a agua pesada depois de jogar uma 1/2 hora.

Postado
É cara, até que o over adiantou alguma coisa. Mas sinceramente pra mim tá longe de proporcionar muita vantagem. Eu nunca fui de fazer overclock em VGA porque eu já acho que é uma coisa que esquenta demais em stock. Talvez seja porque eu nunca tenha tido paciência pra ficar monitorando a temperatura.

Depende muito do cooler e processador, não?

Por exemplo, meu CPU vem com 3.0GHZ (em 1.25v). Medi cuidadosamente as temperaturas, tanto em reposo, qto em 100% (os dois cores). O meu OC normal é de 3.78GHz (1.296v) com aumento de 4-5 graus de temperatura. *Muito* abaixo dos seus limites. Representa um ganho de 26%.

Não sei enquanto a você, mas eu sou mais 2x 3.78GHz do q 2x 3.0GHz.

Depois tem a placa de video, um Radeon 4870. Uma excelente placa. Vem com GPU (processador) em 750MHz, e a memória em 900MHz (3600MHz efetivas). Medi as temperaturas cuidadosamente tb. 55 C. em reposo, e 74-75 em 100%. O 3DMark Vantage deu um score de GPU (baseado na media de FPS dos testes) de ~8350 certo? Depois eu fiz um overclock em 800MHz no GPU e 1100MHz (4400MHz efetivas) na memória. As temperaturas subiram para 58 em reposo e 78 em 100%. Nada demais como diferença conveniamos. O 3DMark Vantage deu um score de GPU de 9150 agora.

Não sei enquanto a você, mas eu sou mais 800/1100(4400MHz efetivas) do q 750/900(3600MHz efetivas)

Leva tempo fazer tudo isto? Leva, mas é uma vez apenas, depois você desfruta das vantagens. Nota q poderia aumentar ambos, e já fiz, mas eu sei o custo. No caso do CPU, as temperaturas sobem sim, e bastante. Já fui até mais de 4.5GHz, estáveis. No caso da placa de vídeo, eu teria q aumentar a velocidade do cooler ao ponto de ser incomodado pelo barulho. Então esses são os pontos de equilibrio q escolhi.

Porém, eu tenho um desempenho geral bem acima daquele com o mesmo material q resolveu não fazer overclock.

To overclock or not to overclock.... there is no question.

Postado
Depende muito do cooler e processador, não?

Por exemplo, meu CPU vem com 3.0GHZ (em 1.25v). Medi cuidadosamente as temperaturas, tanto em reposo, qto em 100% (os dois cores). O meu OC normal é de 3.78GHz (1.296v) com aumento de 4-5 graus de temperatura. *Muito* abaixo dos seus limites. Representa um ganho de 26%.

Não sei enquanto a você, mas eu sou mais 2x 3.78GHz do q 2x 3.0GHz.

Depois tem a placa de video, um Radeon 4870. Uma excelente placa. Vem com GPU (processador) em 750MHz, e a memória em 900MHz (3600MHz efetivas). Medi as temperaturas cuidadosamente tb. 55 C. em reposo, e 74-75 em 100%. O 3DMark Vantage deu um score de GPU (baseado na media de FPS dos testes) de ~8350 certo? Depois eu fiz um overclock em 800MHz no GPU e 1100MHz (4400MHz efetivas) na memória. As temperaturas subiram para 58 em reposo e 78 em 100%. Nada demais como diferença conveniamos. O 3DMark Vantage deu um score de GPU de 9150 agora.

Não sei enquanto a você, mas eu sou mais 800/1100(4400MHz efetivas) do q 750/900(3600MHz efetivas)

Leva tempo fazer tudo isto? Leva, mas é uma vez apenas, depois você desfruta das vantagens. Nota q poderia aumentar ambos, e já fiz, mas eu sei o custo. No caso do CPU, as temperaturas sobem sim, e bastante. Já fui até mais de 4.5GHz, estáveis. No caso da placa de vídeo, eu teria q aumentar a velocidade do cooler ao ponto de ser incomodado pelo barulho. Então esses são os pontos de equilibrio q escolhi.

Porém, eu tenho um desempenho geral bem acima daquele com o mesmo material q resolveu não fazer overclock.

To overclock or not to overclock.... there is no question.

Overclock de CPU eu até vejo mais vantagem. Tanto que eu faço no meu E4500 que trabalha a 3.3ghz. Em tarefas exclusivas do processador a diferença é gritante. O Winrar é um bom exemplo disso.

Eu só não vejo muita vantagem no overclock do GPU. O resultado aparece um pouco em benchs (o que pra mim não vale nada), mas em jogos não costuma alterar de forma considerável a jogabilidade.

Postado
Overclock de CPU eu até vejo mais vantagem. Tanto que eu faço no meu E4500 que trabalha a 3.3ghz. Em tarefas exclusivas do processador a diferença é gritante. O Winrar é um bom exemplo disso.

Eu só não vejo muita vantagem no overclock do GPU. O resultado aparece um pouco em benchs (o que pra mim não vale nada), mas em jogos não costuma alterar de forma considerável a jogabilidade.

Ah? Então uma placa de video mais veloz não apresenta vantagem? Ideia curiosa. Quer dizer q na hora de comprar uma placa, se um for 15% mais rápida do q a outra, pra você tanto faz, já q não muda nada?

Em relação a benchs, eles tem a vantagem de serem altamente reproduziveis, e servem justamente para medir diferenças. Os anglos de câmera não mudam, o q mudaria os resultados, então pode se confiar para medir. Estatisticamente, 5-10 mins de FRAPS tem valor nenhum para medir pequenas diferenças de desempenho entre placas. De outro lado os 3 benchs da Crysis por exemplo são excelentes por terem quase nenhuma variação a cada vez q forem rodados. É logico q ter o resultado não representa o desempenho em outros jogos, e nem necessariamente na Crysis, pois 35FPS no bench não significa q terei 35FPS no jogo sempre. Mas se um OC mostra uma melhoria media de 10% nos benchs da Crysis, posso dizer sim q terei bem provavelmente uns 10% de melhoria na media no jogo.

Postado
Ah? Então uma placa de video mais veloz não apresenta vantagem? Ideia curiosa. Quer dizer q na hora de comprar uma placa, se um for 15% mais rápida do q a outra, pra você tanto faz, já q não muda nada?

Em relação a benchs, eles tem a vantagem de serem altamente reproduziveis, e servem justamente para medir diferenças. Os anglos de câmera não mudam, o q mudaria os resultados, então pode se confiar para medir. Estatisticamente, 5-10 mins de FRAPS tem valor nenhum para medir pequenas diferenças de desempenho entre placas. De outro lado os 3 benchs da Crysis por exemplo são excelentes por terem quase nenhuma variação a cada vez q forem rodados. É logico q ter o resultado não representa o desempenho em outros jogos, e nem necessariamente na Crysis, pois 35FPS no bench não significa q terei 35FPS no jogo sempre. Mas se um OC mostra uma melhoria media de 10% nos benchs da Crysis, posso dizer sim q terei bem provavelmente uns 10% de melhoria na media no jogo.

Pelo visto sua capacidade de compreensão não é das melhores...

Óbvio que se uma placa é 15% melhor do que a outra ela é melhor. Só que na prática a diferença não muda nada na jogabilidade de um jogo.

E antes você havia citado 3d mark. 3D Mark pra mim não vale nada. Benchmark de jogo é outro história. Nesse caso vale sim como referência.

Pegando como exemplo o Crysis. Se você roda o jogo numa média de 30 fps e tiver um ganho de 10%, vai passar a rodar o jogo a 33fps. Isso pra mim não muda nada do ponto de vista prático.

não recrimino quem faz, mas continuo não vendo tanta vantagem em se fazer overclock em VGA. Apenas falei que em vista do benefício que se tem, eu prefiro não overclockar uma peça que já esquenta bastante trabalhando em stock.

Postado
mas continuo não vendo tanta vantagem em se fazer overclock em VGA
Mas aí você está sendo teimoso, com o perdão da expressão.

Tá certo que ás vezes, dependendo do jogo (como nos posts atrás) nao há ganho com over na VGA ou na CPU (mais comum é não ter ganho de fps com over na CPU)

mas em certos casos como FC2, um ganho de 20-25% já é bastante.

Pra quem joga a média de 20-23fps com tudo no máx com um over que dê os 25% ele vai rodar a média de ~30fps, o que já é bemm melhor, não acha?

ps: sobre temeperaturas:

o máx que chegou com FC2

em stock 540/1400: 73°C

over da xXx 620/1600: 76°C

over extreme 700/1700: 81°C

diferença mínima se você levar em consideração que o driver diz que o limite e 115°C.

EDIT:

Tem gente me mandando msg dizendo que está na area errada, mas eu não acho, se os moderas acharem, podem mover pra parte de over de VGA se quiserem.

Postado

Óbvio que se uma placa é 15% melhor do que a outra ela é melhor. Só que na prática a diferença não muda nada na jogabilidade de um jogo.

E antes você havia citado 3d mark. 3D Mark pra mim não vale nada. Benchmark de jogo é outro história. Nesse caso vale sim como referência.

Pegando como exemplo o Crysis. Se você roda o jogo numa média de 30 fps e tiver um ganho de 10%, vai passar a rodar o jogo a 33fps. Isso pra mim não muda nada do ponto de vista prático.

não recrimino quem faz, mas continuo não vendo tanta vantagem em se fazer overclock em VGA. Apenas falei que em vista do benefício que se tem, eu prefiro não overclockar uma peça que já esquenta bastante trabalhando em stock.

Cara eu concordo que se voce não tiver cuidado voce vai torrar a VGA rapidinho, mas é tudo uma questão de refrigeração. Veja uma 6800 tem temp limite de 127°C, quando preciso de mais desempenho faço um over de 20% na VGA e coloco o cooler dela para 100% (o barulho incomda, sim mas só enquanto estou jogando e se colocar o fone pronto resolvido). O que ocorre: temp max de 80°C bem abaixo da temp limite. E idependente da temp limite eu não permito minha VGA passar de 80° (OBS: a 6800 é naturalmente mais esquentadinha que as mais novas) quando ela poderia ir até uns 90°C

E em se tratando de crysis só com over de VGA eu consegui média de 7 frames (não tenho certeza faz tempo que fiz isso) a mais. O que é um bom valor.

Over de VGA compensa se você tiver como refrigerar a mesma e manter com uns 50 graus abaixo da temp limite...

Postado

Nem a sua.

15% é muita coisa e pode ser tranquilamente a diferença entre uma boa experiencia de jogo ou não.

O Crysis tem a curiosidade de ser altamente jogável especificamente com uma média de FPS de 35-40FPS. Menos e a fluidez da experiencia começa a sofrer bastante.

Supomos q a minha media antes do overclock era de 30FPS. Com 15% eu ganharia 5FPS e passaria essa fronteira.

Agora supomos q eu tinha uma media já de 35FPS. Com um overlcock de 15% eu passaria a ter uns 6FPS a mais com 41FPS, porém esses 15% serão distribuidas de outra forma tb.

Supomos agora q essa média de 35FPS, sofre altas e baixas de ~30%, o q é natural. Isto significaria um máximo de 46FPS e um mínimo de 24FPS. Com 24, sentirei distintamente esses momentos.

Com uma média de 41FPS, depois do overclock, o máximo subiria até 53FPS, e o mínimo passaria a 29FPS. Abaixo do limite, mas 29 como minimo deveria ser quase imperceptível.

Isto é ignorância.

As placas tem limites, mas não porque geram excesso de calor. O q gera excesso de calor quando você faz overclock do CPU, é o aumento da tensão, não os clocks. Tenta fazer o máximo de overclock estável do seu CPU SEM mudança de tensão. A diferença de temperatura será mínima.

O overclock do GPU e memória não mudará a tensão da placa, e as temperaturas não devem mais subir em mais de ~5%.

Overclock do GPU, é a margem de desempenho de graça (se for feito direito) ao qual você tem direito. Os clocks da fabricante são os mínimos garantidos, o resto é uma loteria, com uns ganhando 5% e outros bem mais.

Apenas lembraria: não é aconselhável rodar nos limites do overclock. Ache os limites, e depois reduz um pouquinho (~ 2-3%). Por exemplo, se você roda estávelmente um overclock com 660MHz, mas com 670, começa a dar problemas, 660 é o seu limite, e 645 deveria ser o seu overclock padrão.

Postado

raimarlunardi, faz os testes com o próprio benchmark do jogo, ele está na pasta de instalação? Com o bench os resultados ficarão padronizados.

Daí eu faço os testes aqui com as mesmas configurações que você, pra gente fazer um comparativo. Belê?

Sobre o ganho de desempenho quando se faz overclock na VGA, é fato comprovado, quem não vê é cego, quem não quer enxergar é ignorância pelo óbvio.

Opinião minha, é direcionada a ninguém.

Postado

Interessante a discussão sobre over e legal ver a opinião da galera nos post´s...

Concordo com o Danelon sobre a questão da temperatura, é preocupante, e é sempre bom fazer over com segurança e responsabilidade. Desta forma você preserva o seu equipamento, evita falhas e prejuízos...

Porém eu acredito "SIM" que vale e muito a pena o OVER....

Cada mísero "Mhz" que eu puder overclockar da minha CPU / VGA / N.B para melhorar o meu desempenho sem precisar dar dinheiro pra Intel ou nVIDIA (meu caso) vou fazer....

Tb sou da opinião de, quem tem pena de equipamento, ou fica preocupado com "temperatura", que não faça over. Tudo esquenta muito mais, consome mais energia, tem vida útil possivelmente reduzida, em sumo, vários são os aspectos negativos.

Pessoalmente sou um entusiasta e gosto muito de over... Pego a minha ABIT de confiança e taco o horror no meu E8400 e no meu NVIDIA 650i.

abraços!

P.S: Danelon meus pesames pela sua AB9.... Agora essa que as mobos ABIT são descartáveis você forçou a barra hein, aqui rodo FSB400+ com todas as voltagens no máx a 1 ano sem problemas. Acho errado você generalizar dessa forma, mas isso é apenas a minha opinião. T+

Postado
Nem a sua.

15% é muita coisa e pode ser tranquilamente a diferença entre uma boa experiencia de jogo ou não.

O Crysis tem a curiosidade de ser altamente jogável especificamente com uma média de FPS de 35-40FPS. Menos e a fluidez da experiencia começa a sofrer bastante.

Supomos q a minha media antes do overclock era de 30FPS. Com 15% eu ganharia 5FPS e passaria essa fronteira.

Agora supomos q eu tinha uma media já de 35FPS. Com um overlcock de 15% eu passaria a ter uns 6FPS a mais com 41FPS, porém esses 15% serão distribuidas de outra forma tb.

Supomos agora q essa média de 35FPS, sofre altas e baixas de ~30%, o q é natural. Isto significaria um máximo de 46FPS e um mínimo de 24FPS. Com 24, sentirei distintamente esses momentos.

Com uma média de 41FPS, depois do overclock, o máximo subiria até 53FPS, e o mínimo passaria a 29FPS. Abaixo do limite, mas 29 como minimo deveria ser quase imperceptível.

Isto é ignorância.

As placas tem limites, mas não porque geram excesso de calor. O q gera excesso de calor quando você faz overclock do CPU, é o aumento da tensão, não os clocks. Tenta fazer o máximo de overclock estável do seu CPU SEM mudança de tensão. A diferença de temperatura será mínima.

O overclock do GPU e memória não mudará a tensão da placa, e as temperaturas não devem mais subir em mais de ~5%.

Overclock do GPU, é a margem de desempenho de graça (se for feito direito) ao qual você tem direito. Os clocks da fabricante são os mínimos garantidos, o resto é uma loteria, com uns ganhando 5% e outros bem mais.

Apenas lembraria: não é aconselhável rodar nos limites do overclock. Ache os limites, e depois reduz um pouquinho (~ 2-3%). Por exemplo, se você roda estávelmente um overclock com 660MHz, mas com 670, começa a dar problemas, 660 é o seu limite, e 645 deveria ser o seu overclock padrão.

15% é muita coisa? 15% nunca é muita coisa. E com certeza você nunca jogou Crysis pra dizer que abaixo de 35 fps a fluidez do jogo fica prejudicada. Tem muita gente que joga ele com média de 20-25 fps.

Se você joga um jogo a 35 fps, jogar a 40 não vai melhorar muita coisa.

Ignorância é ser prepotente e ainda querer impor sua opinião. Já falei que eu não recrimino ninguém por fazer overclock em VGA. Apenas falei que EU não vejo vantagem. PRA MIM o ganho não vale o trabalho. EU com meu pc atual não sinto necessidade de fazer.

Se você gosta e acha útil, faça overclock na sua VGA. Simples assim.

---------------------------------------------------------------------------------------

JClafi, mas eu não generalizei hehe. Citei a minha finada AB9 e falei que ela é descartável hehe. Mas depois dessa experiência ruim eu nunca mais compro Abit. A marca tem fama, mas cmg não funcionou. Eu é que não dou mais dinheiro pra ela.

Abraço.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!