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Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


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PS: Timmy você upou o arquivo no rapidshare e lá o link tem limite de 10 downloads pra quem não é cadastrado... Será que você podia upar em outro lugar, tipo o megaupload?

Eita, nem sabia desse limite de downloads do rapidshare... (_(

O vídeo está em outro PC. Amanhã eu posto de novo.

[]s!

Edit.: como prometido, eis o infame vídeo que eu fiz, postado novamente pelo anterior ter atingido o limite de downloads de usuários não cadastrados do rapidshare, que mostra que o cooler desse tópico é mais ruidoso que o original frontal do CM-590, que também tem bom fluxo de ar, e que o sem led que vem no kit de 4 fans da Cooler Master:

http://www.megaupload.com/?d=43476LTU

[]s!

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Obtive um resultado fantastico botando esse FAN na lateral do gabinete em cima do processador...

PROCESSADOR-> -7ºC*

PV------------> +5ºC*

MOBO---------> mesma coisa*

HD------------> -5ºC*

*Lembrando q antes eu usava o gabinete sem a tampa lateral e agora está fechado, ou seja, mesmo assim conseguiu abaixar bem as temperaturas...Essa posição em cima do processador deve ser a q mais dá resultado no PC...

E meu gabinete é lixo hein, nem dá pra colocar um 120mm na traseira como exaustor q não cabe, final do ano vou trocar de gabinete e comprar mais 4 desses FAN cooler master, ele faz o mesmo ruido q o PC em IDLE, ou seja, com ele nem dá diferença...

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Comprei dois ZM-F3 pelo MercadoLivre e eles chegaram hoje. Testei aqui em casa, comparando-o com o R4.

Muita gente disse que o fluxo do Zalman é maior. Na verdade eu não percebi diferença nenhuma. Com as duas ventoinhas ligadas simultaneamente deu para ver que o fluxo de ar é muito parecido.

Os meus R4 (todos os 7) vieram em perfeitas condições e não fazem ruído como os de outros aqui do tópico. Comparando o Zalman e o Coolermaster era fácil perceber que o Zalman fazia um ruído maior. É realmente bem baixo, mas sem dúvida mais alto do que o R4.

Os pinos de borracha que vêm com o Zalman são até uma boa ideia, mas que foi mal executada. Eles têm a cabeça muito grande, por isso não pude utilizá-los junto com filtros de poeira (da Akasa) ou nos fans que ficam no topo do gabinete, pois o pino impedia que a tampa do gabinete fosse fechada. Meu gabinete é um CM-690.

EDIT: Ah, conclusão: O Zalman é tão eficiente quanto o R4, mais barulhento, quase duas vezes mais caro e mais fácil de limpar. Nem pensaria duas vezes antes de escolher o R4.

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eu ESTAVA, pensando em adquirir os zalman F3, para comparar com os R4... sanasse minha duvida... mas so sincero a te dizer que no meu amigo, que nao houve esse problema do pinos de silicone que vem com o cooler, eu instalei os mesmo com os pinos de silicone, e o barulho é minimo, porém achei igual aos R4... que eu tenho aqui em casa...

muito boa a conclusao sua Jack, esclaresse realmente a diferença!

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Jack Stone;

1 - Como é? O pino de silicone é mal feito?

É de longe o que é mais elogiado no Pack do ZM-F3, se vocÊ souber instalá-lo.

Eu também tenho o CM-690, e os fans no Topo ficaram perfeitos, sem vibração nenhuma, e a tampa fechou perfeitamente. Então não está instalando de forma correta, assim como o Angielotti não obteve problemas para instalar. Reveja sua instalação, é muito melhor que usar os parafusos...

2 - O ZM-F3 com ruído maior?

Como o Angielotti citou, o barulho é idêntico em duas unidades perfeitas de ambas marcas, mas talvez possua um ouvido mais aprimorado que o nosso, vai saber. -_-

2.1 - A questão do ruído do R4 é relativa, como você mesmo citou e já deve saber, ALGUNS possuem ruído, outros não, isso provavelmente é devido diferenciações nos lotes da CM.

3 - ZM-F3 mais difícil de limpar? [...]

Somente o fato do R4 possuir 9 pás muito próximas umas das outras contra 7 pás do ZM-F3 maiores e mais afastadas já representa a diferença... Já limpei os meus (5x ZM-F3 3x R4) umas 5x, denitivamente o F3 é mais fácil.

4 - Por último, ninguém conseguirá sentir diferença no Fluxo de ar do F3 vs R4 sem medição profissional (lab tests)...

--

OBS: Chegou o ZM-F3 na Oficina dos Bits, R$25,00.

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=5150

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Galera, lembra que eu perguntei se alguém sabia qual era o modelo do fan que a Cooler Master coloca na parte frontal do gabinete CM-590 (e também do CM-690, pois acredito que sejam iguais), porque ao menos à primeira vista era um fan muito bonito (inteiramente transparente, com 4 fortes leds azuis), com bastante fluxo de ar (no teste de "colocar a mão na frente do cooler" dava a impressão de que o fluxo de ar dele seria até maior que o fan desse tópico) e muito silencioso?

Pois é, acho que achei ele para venda nessa loja:

http://www.digitalrp.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3104

Parece que o modelo dele é R4-L2S-161B-GP, e ele tem apenas 46.92CFM e ruído de 25.4dB! :eek:

Ou seja, parece que nas especificações ele é bem pior que o R4-L2R-20CK-GP, além de ser mais caro. Que decepção! :D

[]s!

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Galera, lembra que eu perguntei se alguém sabia qual era o modelo do fan que a Cooler Master coloca na parte frontal do gabinete CM-590 (e também do CM-690, pois acredito que sejam iguais), porque ao menos à primeira vista era um fan muito bonito (inteiramente transparente, com 4 fortes leds azuis), com bastante fluxo de ar (no teste de "colocar a mão na frente do cooler" dava a impressão de que o fluxo de ar dele seria até maior que o fan desse tópico) e muito silencioso?

Pois é, acho que achei ele para venda nessa loja:

http://www.digitalrp.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3104

Parece que o modelo dele é R4-L2S-161B-GP, e ele tem apenas 46.92CFM e ruído de 25.4dB! :eek:

Ou seja, parece que nas especificações ele é bem pior que o R4-L2R-20CK-GP, além de ser mais caro. Que decepção! :D

[]s!

O que vem no CM-690 (e também veio no meu antigo Centurion 532) é o R4-L2S-122B-GP: 39.77CFM e 19,3dBA. Mas existem outros como esse que você citou e o TLF-S12: 42.734CFM e 22dBA. Aparentemente o que muda é a rotação (e consequentemente CFM e dBA).

A mesma coisa acontece com o fan do tópico. Além da versão mais conhecida (90CFM e 19dBA surreais) tem uma versão bombada a 2500RPM com 109.6CFM e "apenas" 38.0dBA (parece que a CM resolveu não mentir nesse fan). Procurem por Y720CCD-25K1-GP para encontrá-lo. E tem aquele outro do Hyper 212, com 69CFM.

Depois de um ano de uso, os meus R4 pararam de funcionar. Um só funciona a 1200RPM. Ligando tanto na placa-mãe quanto diretamente na fonte, dá para perceber claramente a rotação e o fluxo de vento menores do que o correto. Não faço a mínima ideia do que aconteceu com ele. Os outros dois tremem feito batedeira e fazem um barulho *****. Rolamento, talvez?

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Jack Stone;

1 - Como é? O pino de silicone é mal feito?

É de longe o que é mais elogiado no Pack do ZM-F3, se vocÊ souber instalá-lo.

Eu também tenho o CM-690, e os fans no Topo ficaram perfeitos, sem vibração nenhuma, e a tampa fechou perfeitamente. Então não está instalando de forma correta, assim como o Angielotti não obteve problemas para instalar. Reveja sua instalação, é muito melhor que usar os parafusos...

O pino de silicone não é mal feito (defeituoso ou nada assim). Eu diria que ele não foi muito bem pensado. Você tem algum filtro de poeira da Akasa? Eles são instalados da seguinte maneira:

1) Parafusa-se uma grelha plástica ao fan;

2) Posiciona-se a película de material filtrante sobre a grelha;

3) Encaixa-se uma tampa (sem parafusos, é de encaixe mesmo) na grelha plástica, prendendo o filtro entre as duas.

O problema é que se eu for tentar utilizar o pino de borracha do ZM-F3 nesse lugar a tampa não fecha. A cabeça dele é muito grande, impedindo o encaixe.

O caso do topo do gabinete é meio estranho. Quando fui instalar um fan lá em cima pela primeira vez (com parafusos normais) percebi que a tampa superior não fechava. Depois de muito olhar eu percebi que um pedaço de plástico passa em cima dos parafusos. A altura mínima da cabeça de um parafuso sobre esse plástico impedia a tampa superior de fechar-se. Eu comentei isso no tópico do CM-690 e não encontrei ninguém com problema parecido. Realmente não sei se há algo errado com o meu gabinete...

gabinete3pt2.jpg

Os parafusos que são afetados pelo problema acima são os dois da esquerda e os dois da direita.

Foi por isso que eu disse que o pino de borracha não era muito eficiente. Em várias situações não é possível utilizá-lo. Eu tenho oito pinos de borracha que vieram com fans da noctua, mas eles têm a cabeça chata. Esses, sim, são mais "flexíveis".

2 - O ZM-F3 com ruído maior?

Como o Angielotti citou, o barulho é idêntico em duas unidades perfeitas de ambas marcas, mas talvez possua um ouvido mais aprimorado que o nosso, vai saber. -_-

2.1 - A questão do ruído do R4 é relativa, como você mesmo citou e já deve saber, ALGUNS possuem ruído, outros não, isso provavelmente é devido diferenciações nos lotes da CM.

É, isso é verdade. Faz tempo que não compro um R4, mas hoje pode haver algum risco de acabar com um fan defeituoso.

3 - ZM-F3 mais difícil de limpar? [...]

Somente o fato do R4 possuir 9 pás muito próximas umas das outras contra 7 pás do ZM-F3 maiores e mais afastadas já representa a diferença... Já limpei os meus (5x ZM-F3 3x R4) umas 5x, denitivamente o F3 é mais fácil.

Não, não, não, eu disse justamente o contrário! :D

O Zalman é tão eficiente quanto o R4, mais barulhento, quase duas vezes mais caro e mais fácil de limpar.

O R4 sem dúvida é mais chato de limpar.

4 - Por último, ninguém conseguirá sentir diferença no Fluxo de ar do F3 vs R4 sem medição profissional (lab tests)...

Isso é a mais pura verdade. Eu pensei em bolar um aparelho simples para medir o fluxo. Encaixe o fan em um "túnel de vento" (cilíndrico) do tamanho dele de forma que o fan fique deitado e o túnel de vento em pé. Coloque pela outra ponta do túnel uma "rolha", que tape completamente o diâmetro do cano mas não fique presa nele. Ligue o fan. Ele deve fazer a rolha flutuar (senão, utilize material mais leve). Vá adicionando peso gradualmente. Quanto mais peso o fan conseguir fazer flutuar, mais forte é seu fluxo.

Há vários problemas com o protótipo acima. O primeiro é que não sei que grau de precisão haverá. O segundo é que o túnel não pode ser simplesmente fechado, pois o ar não teria para onde ir. Talvez a "rolha" ou a parede do cano devam ter furos. Mas quantos, e de que tamanho? :D

Enfim, estou divagando...

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O que vem no CM-690 (e também veio no meu antigo Centurion 532) é o R4-L2S-122B-GP: 39.77CFM e 19,3dBA. Mas existem outros como esse que você citou e o TLF-S12: 42.734CFM e 22dBA. Aparentemente o que muda é a rotação (e consequentemente CFM e dBA).

Obrigado pelo esclarecimento. Então o cooler que mencionei é até pior do que eu pensava (fluxo menor ainda)... :(

O caso do topo do gabinete é meio estranho. Quando fui instalar um fan lá em cima pela primeira vez (com parafusos normais) percebi que a tampa superior não fechava. Depois de muito olhar eu percebi que um pedaço de plástico passa em cima dos parafusos. A altura mínima da cabeça de um parafuso sobre esse plástico impedia a tampa superior de fechar-se. Eu comentei isso no tópico do CM-690 e não encontrei ninguém com problema parecido. Realmente não sei se há algo errado com o meu gabinete...

gabinete3pt2.jpg

Os parafusos que são afetados pelo problema acima são os dois da esquerda e os dois da direita.

Esse problema não seria por causa da grelha que você instalou em cima dos fans? Isso porque parece que você mandou cortar a colméia que vem no gabinete e colocou no lugar uma grelha na parte de cima do fan, que faz o parafuso ficar posicionado um pouco mais para cima do que deveria, mesmo depois de parafusado.

[]s!

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Eu pensei em bolar um aparelho simples para medir o fluxo. Encaixe o fan em um "túnel de vento" (cilíndrico) do tamanho dele de forma que o fan fique deitado e o túnel de vento em pé. Coloque pela outra ponta do túnel uma "rolha", que tape completamente o diâmetro do cano mas não fique presa nele. Ligue o fan. Ele deve fazer a rolha flutuar (senão, utilize material mais leve). Vá adicionando peso gradualmente. Quanto mais peso o fan conseguir fazer flutuar, mais forte é seu fluxo.

Há vários problemas com o protótipo acima. O primeiro é que não sei que grau de precisão haverá. O segundo é que o túnel não pode ser simplesmente fechado, pois o ar não teria para onde ir. Talvez a "rolha" ou a parede do cano devam ter furos. Mas quantos, e de que tamanho? :D

Enfim, estou divagando...

É uma ideia interessante, mas difícil de ser executada.

Funcionaria assim: a fan vai empurrando ar para dentro do tubo. Conforme o ar entra, a pressão dentro do tubo vai aumentando, e quando a pressão do ar se iguala a pressão que a fan é capaz de produzir, o ar pára e fan giraria "em falso".

A pressão de dentro do tubo pode ser controlada através de um êmbolo móvel com pesos variáveis. O problema é esse, como produzir o êmbolo. Ele tem que deslizar, mas ao mesmo tempo precisa ter uma boa vedação.

Você também não mediria o fluxo diretamente, mas sim a pressão de ar que a fan consegue produzir. Assumindo que essas 2 grandezas são diretamente proporcionais, você pode chegar a uma relação simples do tipo F = a P onde F = fluxo, a = constante de proporcionalidade, e P = pressão. Você não precisa medir a pressão usando unidades padrão (Pascal, mmHG, etc). Você pode usar 2 fans controle de CFM conhecido, define valores arbitrários para a pressão obtida, e descobre o valor de a.

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o cooler transparente da CM é o L2S como você falou... ele vem em vermelho no cosmos S q eu tenho ak, ele nao faz barulho nenhum e tem um fluxo de ar razoavel... nao é ruim como você disse... ele nao é estão bom quanto o R4 do topico ou o F3 da zalman, mas nao chega a ser estão ruim ;D

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É uma ideia interessante, mas difícil de ser executada.

Funcionaria assim: a fan vai empurrando ar para dentro do tubo. Conforme o ar entra, a pressão dentro do tubo vai aumentando, e quando a pressão do ar se iguala a pressão que a fan é capaz de produzir, o ar pára e fan giraria "em falso".

A pressão de dentro do tubo pode ser controlada através de um êmbolo móvel com pesos variáveis. O problema é esse, como produzir o êmbolo. Ele tem que deslizar, mas ao mesmo tempo precisa ter uma boa vedação.

Você também não mediria o fluxo diretamente, mas sim a pressão de ar que a fan consegue produzir. Assumindo que essas 2 grandezas são diretamente proporcionais, você pode chegar a uma relação simples do tipo F = a P onde F = fluxo, a = constante de proporcionalidade, e P = pressão. Você não precisa medir a pressão usando unidades padrão (Pascal, mmHG, etc). Você pode usar 2 fans controle de CFM conhecido, define valores arbitrários para a pressão obtida, e descobre o valor de a.

Sim, o resultado não seria absoluto, só seria comparativo.

O problema do êmbolo provavelmente não seria tão difícil de resolver. Esou mais preocupado é com os furos para a circulação de ar.

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