Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim concordo com você mas se uma HD6850 for 4x mais potente que a atual 4850, nem mesmo um SLI ou CF das nossas sera capaz de acompanha-la. Por isso que eu acho q independente deser ou nao multi gpu, a tendencia é ir a de acordo com o aumento das gpu. Alem disso tem o fator GPGPU que se ser certo e for tudo o que estão tentando fazer, irá desbancar tudo que exite hj tanto em materia de processador com vga. Estamos num ponto de transição agora. E a multi gpu na verdade é forma de retardar isso ate que seja algo realmente aperfeiçoado. A propria AMD ja esta trabalhando num novo processador com gpu integrada.

difícil demais dizer o que acontecera dentro dos 3 proximos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega Cavalheiro Reis tem uma X1900XTX e roda todos os jogos até hj em qualidade alta com ela. E ela tem exatamente 3 anos pela assinatura dele.

Por isso, eu acredito que um Crossfire de 4850 ainda tem uma boa vida útil pela frente. Tudo depende do quão sólida a arquitetura da série HD4xxx mostrará ser com o passar do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo xita, relaxa. :cool: valeu o toque.

Sobre a duração crossfire, a tendencia mesmo é os jogos novos abusarem do MultiGPU? Isso tambem demandaria uma economia enorme em compras de placas né, pois voce poderia economizar em comprar a ultima versao "Ban ban ban", e comprar 2x versões antigas, podendo obter um desempenho até maior que as atuais.

E a HD4850, esta aonde nessa historia? Sera que a geração de novos jogos que irá abusar do multi-gpu estara a altura da HD4850 ainda? ou ela ja ira estar pedindo a aposentadoria?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O colega Cavalheiro Reis tem uma X1900XTX e roda todos os jogos até hj em qualidade alta com ela. E ela tem exatamente 3 anos pela assinatura dele.

Por isso, eu acredito que um Crossfire de 4850 ainda tem uma boa vida útil pela frente. Tudo depende do quão sólida a arquitetura da série HD4xxx mostrará ser com o passar do tempo.

Eu concordo, se tivesse aqui duas 7900GTO estava contente.. :D

Tranquilo xita, relaxa. :cool: valeu o toque.

Sobre a duração crossfire, a tendencia mesmo é os jogos novos abusarem do MultiGPU? Isso também demandaria uma economia enorme em compras de placas né, pois voce poderia economizar em comprar a ultima versao "Ban ban ban", e comprar 2x versões antigas, podendo obter um desempenho até maior que as atuais.

Teoricamente (para as duas perguntas).

SLI/CF já faz tempo era algo bem relativo. SLI de 7900GS era mais barato e andava melhor que 7900GTX, CF X1950pro mais barato e melhor que uma X1950XTX, hoje o CF de 4850 quebra uma 4890 em custo/benefício, porque custa menos e anda mais, mas vai saber se depois de amanhã a 4890 não aparece a R$ 750 ?

Por isso tem que analisar caso por caso..

E outra, joselitagem para muitos casos o SLI delas.. tem que ser mais chato que eu pra querer tanto AA :D

E a HD4850, esta aonde nessa historia? Sera que a geração de novos jogos que irá abusar do multi-gpu estara a altura da HD4850 ainda? ou ela ja ira estar pedindo a aposentadoria?

Abraços!

Pelos boatos a arquitetura da ATI vai continuar semelhante, e a nVidia talvez use algo parecido, então pode ser que a 4850 seja como a X1900XTX que o Danelon citou, os caras deram um tiro longo e acertaram.

Pode não ser.. pra saber disso melhor só lá pro fim do ano.

Da experiência pessoal que eu tive uma boa VGA dura 2 ou 3 anos sem muitos percalços com os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei se daki a 3 anos o meu crossfire vai estar rodando bem os jogos atuais , so sei que desde que montei ele , so tive aumento de desempenho...milagre?? Claro que nao , tudo graças a drives e patchs apenas!!

Pra que serve esse VSync?.

O VSync sincroniza os fps com a taxa de atualizaçao do monitor , que ai no seu caso é 60Hz, limitando os mesmos a 60fps.

Se ta rodando com 60fps cravados , ta ótimo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prototype e CPU Bound. aqui rodo muito mal.

Não sei por que mais em cenas de muito ação meu FPS despenca para 20~15

Pulando agitando varia bastante de 30~60, EM Lugares bem aberto pula dos 60 para 100+

E o grafico não achei grandes Coisa.

Pessoal Ontem instalei Dead-Space.

em 1440X900 Tudo MAX AA Max, todos efeito Ativados, pego média de 45~50, nossa achei muito leve o game, e por mais que seja uma area pesada NUNCA dece de 40 O FPS. e tem lugares que fica com 60~100. muito SHOW MESMO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom... o negócio, pros pobrinhos como eu, é desde já fazer uma poupança para um micro novo daqui 3~5 anos... foi o que eu fiz com o meu micro anterior... era um athlon xp 2400 com uma geforce4 que segurou muuuuito tempo meu pc... (também eu tava usando muito o ps2 também.. daí não sentia muito os jogos atuais né...) mas agora esse micro da minha assinatura vai ter que durar no mínimo 3 anos... hehehehehe

se eu investir mais 1 centavo nele minha esposa me mata...

a 4850 é uma placa bem boa... eu ainda fico pensando se vale a pena fazer um cross daqui 1 ano ou guardo grana para um próximo pc mesmo... com tudo novo...

vai ver daqui 3 anos já teremos HDs flash custando o mesmo que os de hoje.. e processadores de sei lá quantos núcleos... ou até mesmo tudo unificado... sei lá... em matéia de informática 3 anos é muuuuuita coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a 4850 é uma placa bem boa... eu ainda fico pensando se vale a pena fazer um cross daqui 1 ano ou guardo grana para um próximo pc mesmo... com tudo novo...

vai ver daqui 3 anos já teremos HDs flash custando o mesmo que os de hoje.. e processadores de sei lá quantos núcleos... ou até mesmo tudo unificado... sei lá... em matéia de informática 3 anos é muuuuuita coisa

Crossfire daqui a um tempo só valerá a pena se finalmente os jogos vierem otimizados o bastante para multi-GPU. Enquanto isso não acontecer, vale mais a pena pegar uma single core, porém bem melhor. A mesma coisa é com os processadores de "sei lá quantos núcleos".:rolleyes: Os quads estão aí já faz tempo, mas não fez a diferença esperada.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem joguei ele ,rodou liso , mas com fps baixos...

prototypef2009062022421.th.jpg

Voltando ao assunto do crossfire da HD 4850....

Se voce ja tem uma maquina que suporte o futuro crossfire , va em frente , compre outra placa e seja feliz!

Como saber se sua maquina suporta um futuro crossfire??

Vou listar aqui alguns itens necessarios...

1- placa-mãe com suporte a crossfire.

2- Processador forte ex: C2D E7xxx , C2D E8xxx , Phenon x4 9xxx , C2Q , Phenon 2.

3- Fonte de no minimo 500w reais e de boa qualidade.

4- 4GB de memoria

5- Nesse item iria citar o monitor de 22 polegadas para melhor aproveitamento do sistema em jogos.Mas claro que voce pode usar um menor sem problemas, e depois trocar por um maior.

Na verdade os itens essenciais para o crossfire sao a placa-mãe e a fonte , os demais seriam para um melhor aproveitamento do sistema em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também terminei Prototype, meio curto não?

Enfim, aqui várias vezes passa de 100 FPS, dificilmente ficou abaixo de 60, com tudo no máximo inclusive AA (CF de HD 4850)

Mas também não acho que seja uma boa hora de fazer um CF de HD 4850, a HD 4870 por exemplo já está custando R$ 615,00 ;), deixa as novas placas saírem (ouvi dizer que saem esse ano) que o preço de placas como a HD 4890 vão cair um pouco mais.

Exemplo simples, ano passado a 8800 GT (ou HD 3870) custava R$ 800,00, agora você acha por R$ 340,00, daqui 1 ano a HD 4890 deve estar por volta de 400,00 ou terá outra placa equivalente pelo mesmo preço (Ex.: Comparação entre HD 4830 e HD 3870, a HD 3870 chegou a custa 700 ~ 800, e agora é bem difícil achá-la para comprar, mas tem a HD 4830 no lugar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por esse motivo que nao compro placa top de linha, pois o desempenho nao compensa o alto preço das mesmas.Uma placa top chega a custar o dobro de uma mid-end.

Meu crossfire de HD 4850 saiu pelo preço de uma HD 4870 no lançamento, exatos $350.

Paguei $200 na primeira placa ,logo no lançamento,e $150 ( promoçao) na segunda placa , 3 meses depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas o fato é: você realmente precisa disso tudo?

Eu estou com apenas 1 4850 aqui e num teve jogo que eu nao rodei perfeitamente. Enquanto essa unica 4850 segurar eu vou manter apenas ela.

E uma outra coisa é o fato de que se você está com 2 4850 hj, daqui a um ano ou 2 quando elas nao forem mais estão fortes, o que você fará? Quem tem placa-mãe com suporte para CF e SLI tem margem de upgrade, nao vejo por que jogar essa margem fora. Se você estivesse com apenas 1 4870 ai, teria gasto o mesmo valor e daqui a 6 meses poderia comprar uma outra 4870 ou 4890 e dar um gas a mais para seu pc.

Não estou criticando, entenda, estou apenas pondo o meu ponto de vista. Eu sempre penso em como poupar e ter performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também terminei Prototype, meio curto não?

Enfim, aqui várias vezes passa de 100 FPS, dificilmente ficou abaixo de 60, com tudo no máximo inclusive AA (CF de HD 4850)

achei estranho aqui rodou 30-60 fps com td no max e vsync (1440x900)

no 3d mark06 eu fiz 13.000 pontos no grid td no max roda 60-70 fps mesmo com fumaça na tela

sera q é meu driver?

eu uso o CCC 9.2 mas eu botei pra desativar ele na hora de iniciar o pc se nao ele buga com o ati tray tools q eu uso pra regular o fan e o over

sera q é minha memoria?

eu tenho só 2 gb de memoria ddr2 800mhz

minha placa ta em 710/1050 ( é o novo modelo da sapphire com cooler fansink e entrada hdmi)

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom saber ,valeu

se eu botar 4gb vai ter diferença?

ou so vai ter diferença se eu botasse de uma marca boa, eu tava de olho nas memorias g-skill 4-4-4-12 ( 2x 2gb) ta 280 reais

mas n sei se por 280 reais vale a pena

trocando o meu driver pelo 9.6 faz diferença?

porque meu ccc 9.2 fica sempre desativado e o ati tray tools fica no lugar dele

se eu tirar o over do ati tray tools mudar pra o CCC 9.6 e fazer o auto tune la, ajuda?

minha placa com o over q ta fica 44 graus em stock e jogando vai no max até 65 graus

nao sei tambem se mudo a tensão pelo programa que esta em (1.120) eu posso colocar (1,158) mas nao sei se é o recomendado , valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do seu windows pode fazer diferença ter mais memória, não sei se a sua placa mãe suporta, mas tem memória da G. Skill DDR2 1066 5-5-5-15 por uns 216,00 na plug informática (pelo menos mês passado tinha), quando eu comprei o PC eu já comprei com Patriot Extreme Performance 800 mhz 4-4-4-12, e eu não testei com outra memória (de marca e latência pior)

Eu não sei se trocando o driver vai mudar, pelo menos no 3Dmark eu não lembro de ter diferenças para o driver antigo para o 9.6, aqui eu uso o 9.6

Em relação ao overclock eu não sou saber, a minha placa já veio em over e com memória GDDR4, então eu nem mexi com overclock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!