Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Larrabee


Posts recomendados

Galera, só uma coisa: eu estava, sim, principalmente, me referindo a capacidade gráfica do Clarckdale.

E me desculpem a falha, eu pensei que nele seriam usados i3. :P

Cara, a Intel agora cada vez que abre a boca sobe as ações das concorrentes... primeiro foi o acordo, agora o Larrabe... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas explicações e revelações sobre o cancelamento do Intel Larrabee:

Resumo em Portugues:

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=261946

News completa:

http://www.pcworld.com/businesscenter/blogs/bizfeed/183810/larrabee_project_a_casualty_of_intels_legal_battles.html?tk=rss_news

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, peço a Deus que não, porquê ai sim os preços iriam ficar uma beleza (para eles é claro)

PS: Ai seria AMD/ATI vs Intel/Nvidia e a intel seria bem capaz de boicotar as vgas ATI, com ela possuindo vgas também, mais ou menos como acontecia(e) com os processadores, ela faz as empresas colocar suas cpus nos micros (faz do jeitinho dela). Imagina nas vgas, você só poderia usar uma nvidia com chips da intel/nvidia, seria "pra cara".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae, peço a Deus que não, porquê ai sim os preços iriam ficar uma beleza (para eles é claro)

Eu tambem peço isso amigo, a Nvidia já não é nenhuma fada dos bons preços e a Intel então...Já imaginou as duas juntas, iria ser o terror dos preço altos:mad:.

Deixa tudo como está mesmo que é melhor(principalmente pra gente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eus o livre da intel e nvidia se juntarem.

Imaginem o mercado: duas empresas, apenas, com plataformas completas e absolutamente exclusivas e fechadas? Isso seria praticamente o mundo ultra-compatível que derrubou a Apple antiga se dividndo em apenas duas Apples... A Orange e a Lemon, apenas... :P

Cada uma com seus processadores, chipsets, placas de vídeo, e nenhuma intercompatibilidade... bem vindos ao inferno, pra completar só faltaria as duas fazerem um rachamos na compra das fábricas de MB... :D "eu fico com a Asus, tu com a MSI, eu com..." :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma compra estão grande dessas seria aceita pelas leis que comandam o assunto de compra de empressas por outras maiores etc... Nao to conseguindo me expressar bem, mais o que eu quero dizer é que ACHO que é complicado a compra, alem de todos os motivos ja falados, tem essas tal leis que colocam mais alguns empecilhos.

Abraços e desculpa se nao intenderam nada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Larrabee é supostamente cancelado:

http://www.anandtech.com/show/3738/intel-kills-larrabee-gpu-will-not-bring-a-discrete-graphics-product-to-market

Por enquanto a Intel ficará com IGPs e dará mais ênfase para vídeo do que 3D. O projeto Larrabee talvez seja incorporado num produto diferente voltado para HPC.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá pior que namoro adolescente.. uma pena, pois seria ótimo ter um terceiro grande jogador nesta área.

Bom, para ser mais exato, o que disseram é que a "curto-prazo" cancelaram o LRB na forma de placa de vídeo (de novo), e que ele será focado em HPC, mas a "longo prazo" parece que o projeto e as intenções originais continuam. Na prática o que foi dito até agora é que o LRB (a versão placa de vídeo) foi adiado por mais um ano além do que já estava adiado antes. Existem os rumores de que o LRB 3 será lançado, mas vamos ver para crer.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20100808065043_First_Details_About_Intel_MIC_Accelerators_Emerge.html

Surgem possíveis detalhes do acelerador MIC (Many Inel Cores) destinado a servidores. Sim, ele tem a cara de um dos Larabee já "apresentados".

São 32 núcleos x86 operando a 1.2 GHz com HT quádruplo, 8 MiB de cache, interface PCI-E 2.0, 2 GiB GDDR5 de memória mas a Intel não fala quantos GFlops a criança poderá fazer.

O Codinome deste chip "experimental" é Knights Ferry. Vamos ver se agora vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20100808065043_First_Details_About_Intel_MIC_Accelerators_Emerge.html

Surgem possíveis detalhes do acelerador MIC (Many Inel Cores) destinado a servidores. Sim, ele tem a cara de um dos Larabee já "apresentados".

São 32 núcleos x86 operando a 1.2 GHz com HT quádruplo, 8 MiB de cache, interface PCI-E 2.0, 2 GiB GDDR5 de memória mas a Intel não fala quantos GFlops a criança poderá fazer.

O Codinome deste chip "experimental" é Knights Ferry. Vamos ver se agora vai.

Um documento da Intel absurdamente público esclarece a origem (sim, é um Larabee) e a performance bruta em FP: são 16 FLOPs por clock por núcleo em precisão simples, o que daria 614,4 GFLOPS em SP, presumivelmente metade disso em DP. Pela foto em outro documento da Intel (citado no documento acima) deve consumir a mesma coisa que uma GPU comum atual... menos de 300 W, mais de 250, diria.

A única coisa que me intriga um pouco é essa história de que o cache é "shared". Eu chuto, pelas figuras, que a bagaça use um anel como o Larabee original... não consigo ver o "sharing" disso, mas checando notícias sobre o Beckton diria que o esquema deve ser similar ao dele e do Larabee mesmo, e eu é que tenho uma terminologia muito chata.

Na verdade, essa ideia eles já tiveram a algum tempo, não sei qual delas que foi..

Mas se não me engano, eles não tinham esse HT quádruplo.

O Larabee tinha. Essa coisa é um descendente do Larabee, não do SCC e do Petascale... embora ele deva usar alguma coisa de software e plataforma deles. Mas o hardware é o Larabee, apenas com um nome diferente. Não sei por que a Intel faria isso, mudar o nome :)...

OBS: como eu, com dois segundos de Google Fu e uma pesquisa na página da Intel, acho algum dado que alguns jornalistas profissionais não conseguiram localizar?

http://www.hpcwire.com/features/Compilers-and-More-Knights-Ferry-v-Fermi-100051864.html

Um artigo bem melhor... veja que ele responde todas as perguntas que você poderia ter sobre o KF na primeira página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20100916220540_Intel_Unlikely_to_Release_Larrabee_As_Discrete_Graphics_Processor_Company.html

Larrabee parece ser muito interessante, especialmente no GPGPU, mas mesmo assim a Intel não deve lancá-lo !?!?!?!?

Esse povo é bipolar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Causa do cancelamento do Larrabee:

Larrabee had been regarded by gamers as potentially Intel finally fielding a competitive alternative to the cards from graphics giants nVidia and AMD (ATI).

However as more and more positive information about the card appeared (albeit lacking a point of comparison with the cards from nVidia and ATI), Intel suddenly withdrew Larrabee and cancelled the project. This was followed by another announcement of a return of Larrabee, called Knights Ferry.

But why?

Tom Piazza's response: "I just think it is not practical to try to perform all these functions in software, due to the software complexity involved. We have also accounted problems with Performance per Watt while trying to do these things..." Or in technical speak: "It's wasteful to code these operations when it can be done in hardware". Or in other words, using a generalised core (like a CPU) for graphics is not as efficient as using a core specially designed for that task. One wonders which engineer thought this might not be the case...

So a change of direction! The Larrabee cores are now to be massively programmable parallel processors (sound familiar?), which makes them particularly interesting to folders.

We can only thank Intel for not wasting its money on what may have been a technological impasse, and instead directing its funds towards a project more likely to yield success. Even if they're currently focussing on Ray Tracing...

Source : PPC France

http://en.fah-addict.net/news/news.php

http://www.presence-pc.com/actualite/Larrabee-40716/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!