Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo de Discos Rígidos de 250 GB


Posts recomendados

muito com o teste, agora tb acho que seria muito legal testar o nivel de ruido.Nao creio que seja difícil, é so você deixar o gabinete aberto e puxa o hd para dentro de uma caixa acustica(que eu nem sei o que é) e medir a temp.OU você pode desligar todas as fans e o cooler do processador, pro processador nao queimar você utilizaria um proc que nao dissipasse muito calor e um bom cooler passivo(estilo htpc).Ah a fan da minha fonte zalman 460-aps quase nao gira, alem de existirem varias fontes com refrigeracao passiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como bom chato que sou... Faltou um dado importante para explicar a diferença de desempenho entre os dois HDs da WD e infelizmente não tem estes dados nos PDFs da WD. Isso impede falar que a diferença de desempenho entre estes dois HDs é somente pela diferença de buffer.

Um das características que influi no desempenho de HDs é a densidade de dados nele (quantidade de dados por área física no HD). Se o HD de 8MB de buffer tiver 2 discos (maior área) físicos e o de 16MB tiver somente um disco (menor área) isso já explicaria esta diferença de desempenho. No caso do Hitachi fica claro que esta é a causa da diferença de desempenho entre o PK (1 disco) e o TK (2 discos).

Sobre o ruido dos HDs: Nas especificações dos discos (links na primeira página do teste) é possível conseguir esta informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
muito com o teste, agora tb acho que seria muito legal testar o nivel de ruido.Nao creio que seja difícil, é so você deixar o gabinete aberto e puxa o hd para dentro de uma caixa acustica(que eu nem sei o que é) e medir a temp.OU você pode desligar todas as fans e o cooler do processador, pro processador nao queimar você utilizaria um proc que nao dissipasse muito calor e um bom cooler passivo(estilo htpc).Ah a fan da minha fonte zalman 460-aps quase nao gira, alem de existirem varias fontes com refrigeracao passiva.

Caixa acústica seria uma caixa isolada de qualquer som para que se medisse somente o som do HD.

Não é fácil e não é preciso, pois ninguém usa o HD numa caixa acústica e nem fica com o ouvido tão próximo quanto ficaria um medidor. Eu também acho interessante a ideia mas a viabilidade do teste é dureza..

Como bom chato que sou... Faltou um dado importante para explicar a diferença de desempenho entre os dois HDs da WD e infelizmente não tem estes dados nos PDFs da WD. Isso impede falar que a diferença de desempenho entre estes dois HDs é somente pela diferença de buffer.

Um das características que influi no desempenho de HDs é a densidade de dados nele (quantidade de dados por área física no HD). Se o HD de 8MB de buffer tiver 2 discos (maior área) físicos e o de 16MB tiver somente um disco (menor área) isso já explicaria esta diferença de desempenho. No caso do Hitachi fica claro que esta é a causa da diferença de desempenho entre o PK (1 disco) e o TK (2 discos).

Sobre o ruido dos HDs: Nas especificações dos discos (links na primeira página do teste) é possível conseguir esta informação.

Bom saber disso Carvalhoso, quem sabe as empresas forneçam esses dados pro Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Como bom chato que sou... Faltou um dado importante para explicar a diferença de desempenho entre os dois HDs da WD e infelizmente não tem estes dados nos PDFs da WD. Isso impede falar que a diferença de desempenho entre estes dois HDs é somente pela diferença de buffer.

Um das características que influi no desempenho de HDs é a densidade de dados nele (quantidade de dados por área física no HD). Se o HD de 8MB de buffer tiver 2 discos (maior área) físicos e o de 16MB tiver somente um disco (menor área) isso já explicaria esta diferença de desempenho. No caso do Hitachi fica claro que esta é a causa da diferença de desempenho entre o PK (1 disco) e o TK (2 discos).

Oi Carvalhoso,

Como sempre, excelentes sugestões para melhorar nossos testes de HD.

Eu vou pedir esses dados à WD.

Como mencionei, eu vou preparar comparativos para todas as capacidades até 1 TB. Desta forma, tentarei incluir esta informação nos próximos testes também.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi Carvalhoso,

A WD respondeu que a única diferença entre os dois Caviar é o buffer, ambos possuem 1 disco e uma desidade de 250Gb/in2.

Abraços,

Gabriel.

difícil acreditar que isso a diferença é só do buffer...

Mais uma duvida: As placas controladoras dos dois são semelhantes? Mesmos componentes??

Nunca acreditei que a diferença de buffer daria uma diferença de mais de 3% entre dois HDs "irmãos"... Sempre achei que a vantagem seria em algumas aplicações específicas e que o desempenho médio seria bem próximos (como aconteceu com o Seagate).

Está na hora de rever meus conceitos rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca acreditei que a diferença de buffer daria uma diferença de mais de 3% entre dois HDs "irmãos"... Sempre achei que a vantagem seria em algumas aplicações específicas e que o desempenho médio seria bem próximos (como aconteceu com o Seagate).

Está na hora de rever meus conceitos rs.

Nesse caso específico acredito que o chip controlador seja de uma revisão mais nova. O firmware também pode influenciar quando se tem uma versão com maiores otimizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estes testes de hd são ótimos, mas eu também acho que ficou faltando um teste de eficiência, ou seja, ruído e calor, agora como fazer isso....

outra, rafael disse que a configuração do pc não influencia tanto no desempenho do hd, não seria legal fazer testes para dimencionar este "tanto"? e a diferença para cada marca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, mas medir a temperatura é algo bem relativo, a temperatura da carcaça não necessariamente é a temperatura do interiordo disco, e o ruído exigiria que o HD ficasse em uma "caixa acústica" para que não exista interferências durante a aferição, e cooler é o que não falta no PC. Por isso que esses testes não são feitos aqui.

a temperatura indicada nesses HDs que já vem com sensor de temperatura é a temperatura externa?

outra, se saber da eficiência absoluta, através do ruído e da temperatura é difícil, poderia-se observar a eficiência relativa de um HD com o outro, só observar quanto de potência cada um pucha para realizar determinada tarefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
a temperatura indicada nesses HDs que já vem com sensor de temperatura é a temperatura externa?

outra, se saber da eficiência absoluta, através do ruído e da temperatura é difícil, poderia-se observar a eficiência relativa de um HD com o outro, só observar quanto de potência cada um pucha para realizar determinada tarefa.

Não sei, de HD eu sei bem pouco, talvez o carvalhoso e/ou DuoLed possam esclarecer isso.

Mas concorda que a aferição desta temperatura está sujeita a bugs do programa ? O único que eu sei que faz isso é o Everest, tem algum outro ?

Tá, mas como medir exatamente quanto o HD consome ?

Eu não sei, se tiver alguma ideia compartilhe por favor, mas, medir o consumo total do PC tem suas desvantagens, e o Gabriel não gosta delas. (quem faz o teste é ele..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

por aqui os distribuidores tem mais maxtor e samsung ao invés de seagate e samsung tem em maior quantidade no estoque. e tem diferença de preço que acaba optando mais por samsung. mas pegar 2 hds de 250gb e usar em raid0 devem ficar otimos, so louco por desempenho vai querer o melhor do melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, de HD eu sei bem pouco, talvez o carvalhoso e/ou DuoLed possam esclarecer isso.

Mas concorda que a aferição desta temperatura está sujeita a bugs do programa ? O único que eu sei que faz isso é o Everest, tem algum outro ?

Tá, mas como medir exatamente quanto o HD consome ?

Eu não sei, se tiver alguma ideia compartilhe por favor, mas, medir o consumo total do PC tem suas desvantagens, e o Gabriel não gosta delas. (quem faz o teste é ele..)

cara você tocou num assunto agora que me encuca a algum tempo, como é que aparelhos, como o que o CdH comprou para o teste de cargas das fontes medem o consumo de carga ao longo do tempo ou de uma variação de temperatura?

bota um relógio de consumo nessa parada heheeh, vamos saber o consumo em Wh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pessoal,

O wattímetro que temos é AC e mede consumo AC somente. Só é possível medir consumo com este equipamento caso o consumo seja constante, o que não é o caso de PCs, cujo consumo varia a cada fração de segundo. No caso do teste de fontes esta medição é possível porque o testador fica puxando da fonte uma carga contínua.

Ele mede sim consumo ao longo do tempo em kW/h. Ele permite até mesmo a entrada do custo de KW/h em sua cidade para cálculo de custo. Se você quisesse realmente saber mais sobre o equipamento que temos deveria ter lido a nossa metodologia, lá tem os links para as especificações completas dos equipamentos. Quanto a variação de temperatura, não entendi a sua colocação.

O consumo de HDs deve ser medido com um wattímetro DC ou então com dois multitestes em escala de corrente ligados em série, um em cada tensão (+5 V e +12 V). Infelizmente este tipo de teste dá muito trabalho e não é preciso e, portanto, não iremos fazê-lo.

Minha sugestão? Use os valores fornecidos pelo fabricante, na etiqueta do HD, para ter o consumo máximo do bicho.

O cálculo será:

P5 = 5 x I5

P12 = 12 x I12

Ptotal = P5 + P12

Onde P5 é a potência na linha de 5 V, I5 é a corrente máxima na linha de 5 V divulgada pelo fabricante, idem para a linha de 12 V.

Abraços,

Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, eu tenho um Seagate diferente dos testes

Tenho o modelo ST3250820AS:

http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?locale=en-US&name=Barracuda_7200.10_SATA_250.3_GB&vgnextoid=873099f4fa74c010VgnVCM100000dd04090aRCRD&vgnextchannel=a32a2f290c5fb010VgnVCM100000dd04090aRCRD&reqPage=Model

Pelos testes que eu fiz no HD Tach, a minha taxa media fica em 67,1 MB/s (contra 88/89 MB/s dos outros), pelas especificações tecnicas, nao tem muita diferença. Minha MOBO é uma ABIT AB9 c/ ICH8 (testei na controladora RAID JMICRON mesmo resultado). O que pode ter de errado com meu HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!