Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Mandei um e-mail para a Corsair e eles me retornaram falando que o cabo de força que veio com a minha fonte só funciona em 110v, e que eu tenho que comprar outro se eu quiser ligar em 220v. O que aconteceria se eu ligasse em 220v? O cabo iria queimar? :huh::wacko::confused:

O mais provável é que a pessoa que respondeu não entenda nada de fontes, mas você. pode seguir alguns passos para confirmar:

1) verifique se a etiqueta da fonte especifica a tensão de entrada. O normal é marcar 100-240V~ 9A 50/60Hz, que indica uma fonte capaz de funcionar entre 100 e 240Vac automaticamente.

2) verifique se o cabo tem alguma marcação especificando a tensão de operação. Tenho um em mãos que especifica 10A / 250V~, se o seu for igual significa que ele aguenta até 250Vac.

Se os pontos 1 e 2 estiverem como acima pode ligar a fonte sem medo nos 220Vac.

Postado
O que determina o calibre e a acapacidade do cabo de energia é a corrente e não a tensão.

Sim, mas o caso do johnpn está ligado à tensão de isolação e não à corrente; se você. verificar os posts anteriores dele será possível entender melhor a dúvida que ele tem.

Postado
Mandei um e-mail para a Corsair e eles me retornaram falando que o cabo de força que veio com a minha fonte só funciona em 110v, e que eu tenho que comprar outro se eu quiser ligar em 220v. O que aconteceria se eu ligasse em 220v? O cabo iria queimar? :huh::wacko::confused:

Caramba, não acredito que a equipe da Corsair disse uma bobagem dessas....:naonao:

Na fonte está assim:

90 - 264VAC

5 - 9A

47Hz - 63Hz

No cabo só tem a etiqueta escrito:

125V 13A

Então não haveria problema algum em ligá-lo em 220V, visto que a corrente nessa tensão é menor do que em 110V.

Postado
Na fonte está assim:

90 - 264VAC

5 - 9A

47Hz - 63Hz

Ok, a fonte funciona automaticamente em 220V. Com ela você. não precisa se preocupar.

No cabo só tem a etiqueta escrito:

125V 13A

Eu duvido que dê problema ao usar o cabo em 220V, mas para não trocar o certo pelo duvidoso você. pode usar o cabo de sua fonte antiga na Corsair. Como a fonte antiga também funcionava em 220V (acertando a chave 115/230V na posição correta) significa que o cabo dela tem isolação para 220V.

Postado
Ok, a fonte funciona automaticamente em 220V. Com ela você. não precisa se preocupar.

Eu duvido que dê problema ao usar o cabo em 220V, mas para não trocar o certo pelo duvidoso você. pode usar o cabo de sua fonte antiga na Corsair. Como a fonte antiga também funcionava em 220V (acertando a chave 115/230V na posição correta) significa que o cabo dela tem isolação para 220V.

Então vou trocar essa da Corsair pelo cabo da minha falecida SevenTeam 450PCG. Só uma dúvida boba, ja que a fonte queimou pois estava em 110v e eu liguei em 220v, o cabo nao sofreu algum tipo de dano?

Postado
Então vou trocar essa da Corsair pelo cabo da minha falecida SevenTeam 450PCG. Só uma dúvida boba, ja que a fonte queimou pois estava em 110v e eu liguei em 220v, o cabo nao sofreu algum tipo de dano?

O fusível da fonte queima rápido e não permite que o cabo seja danificado, mas inspecione visualmente o cabo antes de usá-lo, por segurança.

Provavelmente seria possível recuperar a sua fonte antiga para usá-la como reserva; normalmente apenas estouram os varistores e o fusível quando a fonte é ligada nos 220V com a chave na posição errada - se for apenas isso o conserto é barato desde que você. tenha um amigo com conhecimento de eletrônica.

Postado
O fusível da fonte queima rápido e não permite que o cabo seja danificado, mas inspecione visualmente o cabo antes de usá-lo, por segurança.

Provavelmente seria possível recuperar a sua fonte antiga para usá-la como reserva; normalmente apenas estouram os varistores e o fusível quando a fonte é ligada nos 220V com a chave na posição errada - se for apenas isso o conserto é barato desde que você. tenha um amigo com conhecimento de eletrônica.

O tecnico falou que não havia conserto a fonte.

Eu inspecionei o cabo e vi algo estranho, nas duas tomadas, nao no terra, tem uns arranhados de leve na ponta que se estendem por uns 5mm. Tirando isso nao vi mais nada de anormal.

Postado
O tecnico falou que não havia conserto a fonte.

Eu inspecionei o cabo e vi algo estranho, nas duas tomadas, nao no terra, tem uns arranhados de leve na ponta que se estendem por uns 5mm. Tirando isso nao vi mais nada de anormal.

Se são apenas arranhados não se preocupe, isso pode ser causado por tirar e colocar o cabo na tomada. Seria problema se houvesse sinais de queimaduras nessas pontas, daquelas que aparecem quando ocorre curto-circuito na tomada, com algumas partes ficando na cor preta (de queimado).

Postado

Caso não tenha nada pra fazer com o cabo da sua Corsair, aceito doação:D

Aqui ele vai funcionar perfeitamente em 220V.

Postado
Caramba, não acredito que a equipe da Corsair disse uma bobagem dessas....:naonao:

Então não haveria problema algum em ligá-lo em 220V, visto que a corrente nessa tensão é menor do que em 110V.

Vou testar amanha, até porque a minha fonte está fazendo uns barulhos de zunido de vez em quando, e eu desconfio que seja o estabilizador. (_(

Mas qual a pior coisa que pode acontecer se eu ligar em 220v com esse cabo? A fonte não ligar?

E uma dúvida boba que eu tenho, eu preciso desligar a fonte sempre que eu desligar o PC? Pois quando eu desligo o filtro ele ja corta toda a energia. :confused:

Postado
Vou testar amanha, até porque a minha fonte está fazendo uns barulhos de zunido de vez em quando, e eu desconfio que seja o estabilizador. (_(

Mas qual a pior coisa que pode acontecer se eu ligar em 220v com esse cabo? A fonte não ligar?

E uma dúvida boba que eu tenho, eu preciso desligar a fonte sempre que eu desligar o PC? Pois quando eu desligo o filtro ele ja corta toda a energia. :confused:

Quanto ao cabo, se ele tem realmente as especificações que você disse não há problema algum em ligá-lo em 220V.

Você não precisa desligar o interruptor da fonte toda vez que desliga o PC. Pode deixá-lo ligado sempre. Eu costumo desligar esse interruptor somente em dias chuvosos, onde há muitas incidências de raios pra evitar qualquer coisa.

E sua fonte agradeceria muito se você se livrasse desse estabilizador.....(_(

Postado
Ela segura legal uma HD 4870+C2D+ECS P45T-A Black Series?

Bom, depende também do restante da configuração, mas se no restante não houver nada "de mais", aguenta sim. Mas é sempre bom ter uma margem maior de folga, nesse caso usando uma de 550W seria um pouco mais de "desencargo de consciência".

Postado
Bom, depende também do restante da configuração, mas se no restante não houver nada "de mais", aguenta sim. Mas é sempre bom ter uma margem maior de folga, nesse caso usando uma de 550W seria um pouco mais de "desencargo de consciência".

Eu também pensei nisso!!vai ficar meio que no talo né?

Obrigado pela dica:D

Postado
Eu também pensei nisso!!vai ficar meio que no talo né?

Obrigado pela dica:D

Poste todo o restante da configuração. De acordo com os cálculos que fiz ficou em torno de 350W. Teoricamente daria sim.

Mas você pretende fazer over no processador ou VGA?

Postado
Poste todo o restante da configuração. De acordo com os cálculos que fiz ficou em torno de 350W. Teoricamente daria sim.

Mas você pretende fazer over no processador ou VGA?

G.Skill PI Black DDR2 Kit 2x2GB 800Mhz

HD Maxtor 500GB 7200RPM 32MB Cache SATA II 3,0Gb/s OEM - STM3500320AS

(mais pra frente serão 2 Hd's)

Nada de overclock. Crossfire (talvez mais pra frente quando passar para um QUAD)

Postado
G.Skill PI Black DDR2 Kit 2x2GB 800Mhz

HD Maxtor 500GB 7200RPM 32MB Cache SATA II 3,0Gb/s OEM - STM3500320AS

(mais pra frente serão 2 Hd's)

Nada de overclock. Crossfire (talvez mais pra frente quando passar para um QUAD)

Então vai suportar sim. MAs se tiver grana pra pegar uma de potencia maior, pegue, pra ter mais folga pra futuros upgrades.

Postado

Bem amigos, hoje fui fazer o teste na minha 550VX em 220v e não gostei nada do que ouvi.

Peguei o cabo da minha antiga 450PCG e coloquei na fonte, ligado direto no filtro em 220v, com a fonte desligada eu liguei o filtro, e nao me senti nada seguro em ligar a minha fonte pois ela estava fazendo um zunido. então tirei o cabo e coloquei o da Corsair no mesmo esquema, e de novo o zunido. então voltei pro estabilizador em 110v, e notei que também faz esse zunido, mas extremamente baixo, eu tenho que colocar o ouvido ao lado para escutar. O mais estranho é que a fonte em 220v, mesmo desligada, deixa o gabinete bastante magnetizado, isso pode ser pelo fato de eu não possuir aterramento?

Postado
Bem amigos, hoje fui fazer o teste na minha 550VX em 220v e não gostei nada do que ouvi.

Peguei o cabo da minha antiga 450PCG e coloquei na fonte, ligado direto no filtro em 220v, com a fonte desligada eu liguei o filtro, e nao me senti nada seguro em ligar a minha fonte pois ela estava fazendo um zunido. então tirei o cabo e coloquei o da Corsair no mesmo esquema, e de novo o zunido. então voltei pro estabilizador em 110v, e notei que também faz esse zunido, mas extremamente baixo, eu tenho que colocar o ouvido ao lado para escutar. O mais estranho é que a fonte em 220v, mesmo desligada, deixa o gabinete bastante magnetizado, isso pode ser pelo fato de eu não possuir aterramento?

O que já é sabido é que esses modelos da Corsair costumam fazer um zunido que é normal pra essas fontes da Corsair. Esse barulhinho parece ser normal mesmo, creio eu.

Quanto à magnetização do gabinete, isso certamente é por falta de aterramento e acontece com qualquer outro equipamento eletro-eletrônico sem aterramento.

Postado

Eu estava lendo um artigo antigo no CDH sobre aterramento (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/457) e algo me chamou a atenção: "A técnica do "terra virtual", funciona para igualar o potencial elétrico dos seus equipamentos e fazer com que eles não se queimem caso exista diferença de potencial entre eles. Para isso, basta interligar os terras dos equipamentos, o que é feito simplesmente conectando os equipamentos ao estabilizador de tensão.". Então no meu caso o estabilizador seria um bom substitudo ja que eu não possuo aterramento?

Mas porque o zunido é tão evidente em 220v? Pois como eu disse, na fonte em 110v esse zunido é praticamente imperceptível. Seria a fonte que estaria agindo como um "terra virtual", ou simplesmente pelo fato da fonte estar em 110v?

Postado
Eu estava lendo um artigo antigo no CDH sobre aterramento (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/457) e algo me chamou a atenção: "A técnica do "terra virtual", funciona para igualar o potencial elétrico dos seus equipamentos e fazer com que eles não se queimem caso exista diferença de potencial entre eles. Para isso, basta interligar os terras dos equipamentos, o que é feito simplesmente conectando os equipamentos ao estabilizador de tensão.". Então no meu caso o estabilizador seria um bom substitudo ja que eu não possuo aterramento?

Nesse caso, o filtro de linha (tipo régua) teria o mesmo efeito do estabilizador, pois ele também interliga os terras de todos os equipamentos conectados nele. E de qualquer forma, não aconselho usar estabilizador com essa fonte.

Mas porque o zunido é tão evidente em 220v? Pois como eu disse, na fonte em 110v esse zunido é praticamente imperceptível. Seria a fonte que estaria agindo como um "terra virtual", ou simplesmente pelo fato da fonte estar em 110v?

Não sei porque esse zumbido. Aqui eu uso a VX450W em 220v, direto no filtro de linha, sem aterramento e não percebo nenhum zimbido. Talvez seja algo relacionado à rede elétrica. Mas não creio que seja nenhum problema e não ache que seu estabilizador vai proteger mais sua fonte, na realidade só vai prejudicar seu funcionamento e sua eficiência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...