Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

Dei bobeira de não comprar a pasta térmica. Alguma indicação? Vi essa no ML: Pasta Térmica Arctic Mx-2 Silver - R$ 26,00 + 7 de frete. TA anunciado que ela é a melhor do mundo. É verdadeira essa informação?

Abraços

Não é verdadeira.

Faz pouco tempo, lançaram a MX-3 :D

Mas ainda não vi dela no brasil, só nos EUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ryuuzaky, primeiramente bem-vindo ao fórum, atente-se as regras do fórum para evitar problemas ok?

Bom, antes de mais nada precisamos saber qual a configuração do seu PC:

Processador -

Placa-mãe -

Memória -

Placa de vídeo -

Fonte -

Quantos FANs e aonde ficam localizados -

Poste as temperaturas do seu processador usando o Everest, faça o teste de estabilidade por 1hora no mínimo e poste as temperaturas máximas que seu PC chegou, poste também a temperatura que seu PC fica após ficar 10min ligado sem fazer nada.

Com base nisso podemos ajudar você, responda assim que possível ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha montei o pc da assinatura esse mês e tenho feito alterações para reduzir a temperatura, entre elas trocar a pasta que veio com o cooler de elastomero pela Artic Silver 5, e percebi redução de pelo menos 3º isso porque tem o tempo de cura.

tenho o cooler snowfall que não é muito recomendado e um cooler de gabinete da amd (retirado de um processador velho XP2800) e verifiquei que as velocidades giram em torno de 3300 amd e 2900 do snowfall.... acabei de inverter eles e percebi melhora significativa... temp normal dos núcleos de 37 a 39, placa mãe 43 e aux 42.

Agora pelo everest tem um teste de estabilidade que usa 100% da cpu, não sei se é o ideal para testar? temp dos núcleos de 49 a 51, placa mãe 44 e aux 52.

evidente que hj está temp ambiente mais fria.....porém em dias quentes não altera muito.

Em razão disso aconselho a verificar os coolers e se possivel a pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite!

Ontem coloquei um fan de 120 da Maxpower em cima do Gabinete como exaustor, um na frente pra puxar a frio e um atrás como exaustor. Creio que seja suficiente. Esses fan são de 3 pinos e a placa mãe M4A785TD-E EVO que tenho tem entrada pra todos eles? A fonte corsair 400Cx parece que so tem entrada 4 pinos, o que faço?

O gabinete é da CM 330 e ele vem com ducto lateral que pode ser aumentado o tamanho. Achei estranho, pois o ducto fica bem embaixo da fonte (corsair) e se eu aumentar o ducto ele encobre a pare de baixo da fonte.

Tem a possibilidade de colocar um fan de 80 no ducto, mas so tenho um 120 que ta sobrando.

Em relação ao fan que funciona como exaustor na parte traseira do gabinete, tem a grade metálica, que pode atrapalhar a retirada do ar. Gostaria de saber se é mesmo necessário retirá-la e como retirá-la. To pensando em tirar com alicate de metal... Será que to loco?

To vendo essas coisas antes de montar o pc, pois todas as peças ja estão na mão.

Farei overclock simples futuramente.

Por favor me auxiliem.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olha montei o pc da assinatura esse mês e tenho feito alterações para reduzir a temperatura, entre elas trocar a pasta que veio com o cooler de elastomero pela Artic Silver 5, e percebi redução de pelo menos 3º isso porque tem o tempo de cura.

tenho o cooler snowfall que não é muito recomendado e um cooler de gabinete da amd (retirado de um processador velho XP2800) e verifiquei que as velocidades giram em torno de 3300 amd e 2900 do snowfall.... acabei de inverter eles e percebi melhora significativa... temp normal dos núcleos de 37 a 39, placa mãe 43 e aux 42.

Agora pelo everest tem um teste de estabilidade que usa 100% da cpu, não sei se é o ideal para testar? temp dos núcleos de 49 a 51, placa mãe 44 e aux 52.

evidente que hj está temp ambiente mais fria.....porém em dias quentes não altera muito.

Em razão disso aconselho a verificar os coolers e se possivel a pasta térmica.

Provavelmente o antigo FAN tem um fluxo de ar maior que o snowfall, por isso teve essa melhora. Quanto ao Everest, sempre recomendo rodar o teste de estabilidade por no mínimo 1 hora para analisar as temperaturas antes de fazer alguma mudança.

Pessoal, boa noite!

Ontem coloquei um fan de 120 da Maxpower em cima do Gabinete como exaustor, um na frente pra puxar a frio e um atrás como exaustor. Creio que seja suficiente. Esses fan são de 3 pinos e a placa mãe M4A785TD-E EVO que tenho tem entrada pra todos eles? A fonte corsair 400Cx parece que so tem entrada 4 pinos, o que faço?

O gabinete é da CM 330 e ele vem com ducto lateral que pode ser aumentado o tamanho. Achei estranho, pois o ducto fica bem embaixo da fonte (corsair) e se eu aumentar o ducto ele encobre a pare de baixo da fonte.

Tem a possibilidade de colocar um fan de 80 no ducto, mas so tenho um 120 que ta sobrando.

Em relação ao fan que funciona como exaustor na parte traseira do gabinete, tem a grade metálica, que pode atrapalhar a retirada do ar. Gostaria de saber se é mesmo necessário retirá-la e como retirá-la. To pensando em tirar com alicate de metal... Será que to loco?

To vendo essas coisas antes de montar o pc, pois todas as peças ja estão na mão.

Farei overclock simples futuramente.

Por favor me auxiliem.

Obrigado!

Pode usar o duto desde que ele fique em cima do cooler do processador, não tem problema se ele ficar perto de outro componente, o que importa é que o cooler do processador puxe o ar frio que passa por ele. Eu já cortei a lataria do meu antigo gabinete, deu trabalho porque amassa muito, e tive que usar um esmeril para dar um acabamento, ficou bom, mas não deu muita diferença nas temperaturas, a diferença foi no visual mesmo.

Se pretende fazer um overclock, de preferência ao cooler do processador, porque não adianta colocar 20 FANs dentro do gabinete se o cooler do processador é o box, se deseja mesmo fazer um over compre um cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá

tenho um cooler master 335

Fonte 400W CMPSU-400CX CORSAIR

Cooler Exaustor para Gabinete SY0920 MTEK

Processador ATHLON II X3 425 2.7 Ghz AMD

Placa mãe SOCKET AM3 ECS A785GM-M Black Series

HD SATA II 500GB Western Digital Caviar - 7200RPM 32MB

e nao sei como faço pra posisionar o fan de 120 mm traseiro e o exaustor, coloco ambos tirando o ar de dentro??? nao me parece certo mas foi como feio montado o fan de 120mm.

Outra coisa também tenho um Cooler HD Evercool Aliminio NIGHTHAWK HD-F117 com dupla ventilação e não consigo montar ele, antes de colocar o HD no lugar eu parafuso mas então ele nao entra... e montar depois de está no lugao nao tem condições pois nao tenho espaço pra colocar uma chave de fenda e parafusar

como eu faço? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de uma ajuda com o sistema de refrigeração do meu gabinete. Vou fazer overclock e pretendo ficar usando a maquina em 4.0Ghz, processador Phenom 955 BE com cooler IceAge Prima Boss II. (Gabinete NZXT Beta Evo)

Vou remover o cooler que vem com o Prima Boss II e colocar um AD1224UB F51.

Segue uma imagem feita por mim mesmo, desculpem mas foi feito no paint.

* em azul é o sentido do ar entrando.

* em verde é o sentido do ar saindo.

http://yfrog.com/18gabinetefluxoarj

gabinetefluxoar.jpg

A duvida é se esse esquema de entrada e saida de ar esta bom e se essa ventoinha de numero 1 e 3 tem realmente este fluxo.

Fan 1

Fan AD1224UB F51 - R$ 24,34 --> casadocooler

Dimensões: 120X120X38mm

Sistema: Ball Bearing

tensão: 24v

Potência: 11.04W

Velocidade: 3200 RPM

Consumo: 0.40A

Fluxo de ar: 122.00CFM

Pressão: 10.01mmAq

Nivel de ruído: 48.0dB/A

Conector: 2 fios, sem conector

-----------------------------

Fan 2

Ventoinha do IceAge Prima Boss II - R$ 158,00 --> pichau

(esse é o valor do cooler completo)

Ventoinha: 120 mm.

Velocidade nominal de rotação da ventoinha: 2.000 RPM.

Fluxo de ar da ventoinha: 78,5 CFM.

Consumo máximo: 4,56 W.

Nível de ruído nominal: 32 dBA.

obs: removido do cooler, iceage prima boss II.

------------------------------------

Fan 3

Mtek CL120SM - R$ 15,79 - atera

Conexão: 3 pinos para ligar na placa mãe

Tecnologia: Sleeve (sem rolamento)

Velocidade: 2200 RPM

Fluxo de ar: 89,45 CFM

Nível de ruído: 30,10 dB

tensão: 12V

Corrente: 0,20 A

Dimensões: 12/12/2,5 cm (Comp/Larg/Alt)

Peso: 0.15 Kg

-----------------------

Qualquer duvida em relação ao desenho é só perguntar que eu tento esclarecer ao máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ninguém pode ajudar? coloquei esse traseiro jogando ar pra dentro

vi que apareceu um pouco de ruido que nao tinha antes, mas é algo muito baixo que não chega a incomodar, mas temperatura dos processadores diminuiu. Quanto ao exaustor e cooler pra HD, ainda nao tão instalados.

Amigo, tente ler o tutorial no começo, no primeiro post, ele vai te ajudar muito, mas caso não tenha tempo, a posição correta dos FAN's no seu caso, é o frontal jogando ar para dentro e o traseiro jogando ar para fora.
Gostaria de uma ajuda com o sistema de refrigeração do meu gabinete. Vou fazer overclock e pretendo ficar usando a maquina em 4.0Ghz, processador Phenom 955 BE com cooler IceAge Prima Boss II. (Gabinete NZXT Beta Evo)

Vou remover o cooler que vem com o Prima Boss II e colocar um AD1224UB F51.

Segue uma imagem feita por mim mesmo, desculpem mas foi feito no paint.

* em azul é o sentido do ar entrando.

* em verde é o sentido do ar saindo.

http://yfrog.com/18gabinetefluxoarj

gabinetefluxoar.jpg

A duvida é se esse esquema de entrada e saida de ar esta bom e se essa ventoinha de numero 1 e 3 tem realmente este fluxo.

Fan 1

Fan AD1224UB F51 - R$ 24,34 --> casadocooler

Dimensões: 120X120X38mm

Sistema: Ball Bearing

tensão: 24v

Potência: 11.04W

Velocidade: 3200 RPM

Consumo: 0.40A

Fluxo de ar: 122.00CFM

Pressão: 10.01mmAq

Nivel de ruído: 48.0dB/A

Conector: 2 fios, sem conector

-----------------------------

Fan 2

Ventoinha do IceAge Prima Boss II - R$ 158,00 --> pichau

(esse é o valor do cooler completo)

Ventoinha: 120 mm.

Velocidade nominal de rotação da ventoinha: 2.000 RPM.

Fluxo de ar da ventoinha: 78,5 CFM.

Consumo máximo: 4,56 W.

Nível de ruído nominal: 32 dBA.

obs: removido do cooler, iceage prima boss II.

------------------------------------

Fan 3

Mtek CL120SM - R$ 15,79 - atera

Conexão: 3 pinos para ligar na placa mãe

Tecnologia: Sleeve (sem rolamento)

Velocidade: 2200 RPM

Fluxo de ar: 89,45 CFM

Nível de ruído: 30,10 dB

tensão: 12V

Corrente: 0,20 A

Dimensões: 12/12/2,5 cm (Comp/Larg/Alt)

Peso: 0.15 Kg

-----------------------

Qualquer duvida em relação ao desenho é só perguntar que eu tento esclarecer ao máximo.

Inverta a posição do FAN 1, 2 e 3. O FAN 1 deve jogar ar frio em cima do processador, o FAN 2 deve jogar ar frio em cima da placa de vídeo e o FAN 3 deve servir como exaustor, pois o ar quente tende a ficar na parte superior, já que é mais leve que o ar frio, nesse caso o FAN 3 auxilia na exaustão removendo o excesso de ar quente na parte superior do gabinete.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbsssssa,

Muito obrigado pela ajuda, assim que chegar os fans eu testo e posto os resultados.

Em relação as ventoinhas, você sabe me dizer se elas tem mesmo esse CFM ??

Nas especificações do FAN 1 diz que ele funciona na "tensão: 24v", vou ter que usar algum adptador para ligar ele ou aquela saida normal onde ligamos os fans e antigamente os HD's funciona normal, vai gerar menos de 24V e ele não vai ter o desempenho informado ??

T +

Consegui descobrir em relação a ligação correta dos fans, referente ao CFM não sei se estes geram o que vem rotulado.

<script src=

type='text/javascript'></script><noscript>%7Boption%7Dhttp://img208.imageshack.us/img208/4892/ligaodefan.jpg' alt='ligaodefan.jpg'></noscript>

Fonte: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=2249&start=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Kbsssssa,

Muito obrigado pela ajuda, assim que chegar os fans eu testo e posto os resultados.

Em relação as ventoinhas, você sabe me dizer se elas tem mesmo esse CFM ??

Nas especificações do FAN 1 diz que ele funciona na "tensão: 24v", vou ter que usar algum adptador para ligar ele ou aquela saida normal onde ligamos os fans e antigamente os HD's funciona normal, vai gerar menos de 24V e ele não vai ter o desempenho informado ??

T +

Boa pergunta, pela lógica, o FAN vai funcionar com 12v, ou seja, metade do desempenho, é quase o mesmo que você pegar um FAN de 12v e liga-lo no fio amarelo (5v). Para saber o CFM de cada ventoinha basta dar uma pesquisada no Google, e ai vem aquela regrinha que citei no tutorial, "o mesmo fluxo de ar que entra deve sair", ou seja, se você tem 3 FANs jogando ar para dentro, obrigatoriamente deve ter 3 FANs jogando ar para fora, claro, contando com o FAN da fonte, apesar dele não servir como exaustor, ele também retira ar do interior do gabinete, pouco mas suficiente para ajudar na refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbsssssa,

No meu caso não vou utilizar todas as ventoinhas iguais, isso influencia em algo ?

Minha fonte não vai ajudar nem atrapalhar, como pode ver na foto acima, ela fica na parte de baixo e a ventoinha fica virada para baixo também. Eu comprei outra ventoinha, de 122 CFM funcionando a 12V, quando chegar vou procurar uma forma de testar para ver o CFM e abro um topico ou coloco aqui mesmo informando sobre a ventoinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida:

Novos gabinetes estão com a fonte localizada na parte inferior do case e, acima, onde o ar quente teoricamente se acumala ( ar quente sobe), os fabricantes colocam até dois fan de 120mm e um 120 traseiro para a retirada desse ar quente.

Agora, enfim, não seria melhor manterem a fonte na parte superior do case e, assim, justamente já fazer a retirada desse ar? qual a vantagem de a fonte ficar localizada na parte inferior? se a fonte não conseguir jogar pra fora todo o ar quente, ele não vai subir e comprometer a refrigeração?

Não seria melhor manter a fonte na parte superior do case? não funciona uma fonte e um fan na parte superior trabalhando juntos?

Quem souber e já tiver testado, muito grato pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Leofibra, a fonte não tem a finalidade de retirar ar quente do gabinete, o cooler dela foi feito para resfriar apenas ela e não o gabinete, o que a maioria pensa é que como a fonte retira o ar de dentro do gabinete (para resfriar ela), ela funcionaria como um exaustor, o que é errado, as fontes mais modernas vem apenas com 1 FAN de 120mm com sua rotação controlada de acordo com a temperatura da fonte, e não da CPU.

2 posições interessantes da fonte no gabinete seria essa citada por você, parte inferior, e uma outra onde a fonte fica na parte externa do gabinete. Nos 2 casos a fonte trabalha em uma temperatura abaixo do normal, melhorando a refrigeração dela e evitando desperdício de energia. Lembrando, a fonte na parte superior, sempre trabalha com ar quente, já na parte inferior ou externa sempre vai trabalhar com ar frio.

O ideal mesmo seria se a fonte ficasse fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Belo tutorial, fixarei este link no 1 post, estou meio sem tempo para o CdH e outros afazeres pois o trabalho esta tomando mais da metade do meu dia, creio que mês que vem tudo volte ao normal e eu possa re-ativar meu site e manter este tópico atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguém pode ajudar? coloquei esse traseiro jogando ar pra dentro

vi que apareceu um pouco de ruido que nao tinha antes, mas é algo muito baixo que não chega a incomodar.

Não coloca o traseiro jogando ar pra dentro não, solta em lugar arejado faz favor, é, às vezes faz ruído, ninguém está livre disso, pode não chegar a incomodar pra quem joga o ar, mas para quem estiver perto incomoda e muito... brincadeirinha, me chamou atenção do jeito que você escreveu... rsrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles devem estar retirando o ar quente de dentro.

Motivo: O Ar quente naturalmente sobe, os fans só vão "ajudar a natureza".

Já tinha falado que era melhor o fluxo de ar subir, mas nesse fórum me contestaram e falaram que era melhor ar saindo em baixo... nem por isso deixei de fazer o ar entrar na parte mais baixa do gabinete, entra em baixo e sai em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!