Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteger Reatores e Lâmpadas eletrônicas, isso é possível?


tedy006

Posts recomendados

Em resposta a esses comentários.

Percebo que as lâmpadas eletrônicas (fluorescente) de 25w ficam piscando, não totalmente, apenas metade de um dos quatro tubinhos dela (deu para entender), quando ligadas a este interruptor. Com um multímetro, não sei se fiz corretamente. Liguei nos contatos do bocal (Fase e Neutro) e o multímetro mede 20v com a lâmpada apagada. Acesa mediu 123v.

o problema pode ser mesmo esse

se esses interrutores usam led no minimo deve ter algo en serie com o led

essas lampadas electronicas sao de baixo consumo e logo a resistencia e alta

logo mesmo que desliga p interutor na realidade nao desliga e fica sempre tensão aplicada na lampada

fazendo simples mesmo para desligado tem

------\/\/ -- led ----- lampada -------

agora so vendo o valores

e o circuito pode mesmo ser diferente

se quer ter luz nos interrutores pode ter que usar diferentes

os que usam pequenas lampadas neon

estes nao tem problemas porque tem resistencias muito elevadas

eu tenho desse tipo e nao tem problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas! este assunto é muito interessante!, "como um interruptor de lâmpada!, queima lâmpadas eletronicas?!!!", eu já fiquei preocupado uma vez aqui em casa!, em que as lâmpadas da cosinha e do quarto de minha filha! ficavam piscando, "querendo ascender!", mas com o interruptor apagado!!!, no caso do quarto?, foi uma "gotera" do telhado que escorreu agua pela tubulação e molhou o interruptor!, no caso da cosinha!, minha mulher, com mania de limpesa!, lavou a parede com mangueira, sem preocupar o que estava molhando!, resultado!, dois dias de lâmpadas piscando na cosinha! (reatores eletronicos), sem explicação!..., sei que foi provocado pela água! que provocou uma condutividade pelo interruptor!, minima que seja!, mas as lâmpadas ficavam piscando!!!, agora o que realmente implica! é o caso do colega Tedy006!, o que? leva a queima destes reatores?!!!, como ele falou!: "Apenas um dos capacitores é prejudicado dentro do circuito. Acredito que sejam os capacitores de alta, já que são os maiores dentro do circuito.

Isso para os dois reatores que explodiram."... isso não é "estranho"????, Alem da omisão do fabricante para este defeito! seria interessante saber, o que provoca este defeito!!!, sendo que todos nos sabemos, que estas lâmpadas e reatores, eletronicos, possuem diodos na configuração de onda completa em sua entrada!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conforme já havia citado, lá atrás, no post #9, é perfeitamente entendível que esses reatores eletrônicos comecem a operar com a corrente dos leds do interruptor. Como esses reatores operam em auto-oscilação, sabe lá em que frequência operarão nessas condições. Veja que no caso do bcpetronzio os reatores operavam até com a condutibilidade da água nos interruptores, que certamente é muito menor que a corrente de led's. O erro está certamente na utilização de led's ao invés da boa e velha solução de lâmpada neon com resistor de alto valor em série, ou seja uma corrente baixíssima.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que aconteceria se colocasse um capacitor de 0,47uF x 400V ou mais em paralelo com o conjunto lâmpara/reator para que a corrente alternada passe por este capacitor para alimentar somente o LED. Mas este LED deve ter um diodo invertido em paralelo, senão o capacitor irá se carregar e não passará mais corrente.

Também tem que ser capacitor de poliéster que possa ficar ligado constantemente em CA.

Edição:

Ficaria +- assim:

2008-09-21_105633.gif

Quando o interruptor está aberto, o caminho mais curto para a CA será o capacitor.

Quando fechado, terá um acréscimo no consumo que pode ser calculado pela XC, que é a reatãncia capacitiva em corrente alternada.

XC=1/(2.PI.F.C) = 5600ohm.

110/5600=~20mA.

Assim temos um resistor que trabalha frio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Fugindo um pouco do assunto!, SOSCHIP? será que esta solução apresentada por você, um cap. em paralelo com a lâmpada, amenizaria as interferência provocadas por estas lâmpadas (eletrônicas), em rádios AM?...

Desculpe-me esta pergunta sem a criação de um tópico especifico!!!

Abraços a todos,

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que aconteceria se colocasse um capacitor de 0,47uF x 400V ou mais em paralelo com o conjunto lâmpara/reator para que a corrente alternada passe por este capacitor para alimentar somente o LED. Mas este LED deve ter um diodo invertido em paralelo, senão o capacitor irá se carregar e não passará mais corrente.

Também tem que ser capacitor de poliéster que possa ficar ligado constantemente em CA.

Edição:

Ficaria +- assim:

2008-09-21_105633.gif

Quando o interruptor está aberto, o caminho mais curto para a CA será o capacitor.

Quando fechado, terá um acréscimo no consumo que pode ser calculado pela XC, que é a reatãncia capacitiva em corrente alternada.

XC=1/(2.PI.F.C) = 5600ohm.

110/5600=~20mA.

Assim temos um resistor que trabalha frio!

Lí sim.

você mesmo postou no tópico que relacionei, só não consegui atribuir isso com o rele em específico que comprei. Vou continuar tentando, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas este circuito não é pra ser usado com relê...

para se usar um relê, você teria que retificar e filtrar a corrente antes de aplicar na bobina ou comprar um relê com bobina de corrente alternada...

A bobina ficaria no lugar da lâmpada e o contato chavearia a mesma de forma independente do interruptor. Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas este circuito não é pra ser usado com relê...

para se usar um relê, você teria que retificar e filtrar a corrente antes de aplicar na bobina ou comprar um relê com bobina de corrente alternada...

A bobina ficaria no lugar da lâmpada e o contato chavearia a mesma de forma independente do interruptor. Entendeu?

Opa, compreendi sim.

Como eu comecei os testes de cara com o Relé, então não cheguei a tentar tua alternativa. Mas aproveitando para comunicar o pessoal do forum consegui fazer a instalação do relé.

De primórdio encontrei a peça por R$ 25,00, mas andando na central de eletrônicos de São Paulo (Santa Ifigênia), encontrei por R$ 11,00 um circuito montado com relé e foto célula, instalei o mesmo e até o momento (decorridos 3 dias) os reatores e lâmpadas não queimaram. As lâmpadas também pararam de piscar. Vou avaliar mais alguns dias e concluo este post que fiz aqui junto a galerinha que me deu a maior força. Espero que o interruptor não prejudique o circuito montado que instalei para testar, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tedy, você pode colocar este interruptor acionando um relê na tensão de sua rede, e ligando os reatores a lâmpadas eletronicas neste relê, que funcionaria como interruptor... OK?

Olá pessoal.

Finalmente terminei os testes.

O relé antes da lâmpada e reator funcionou perfeitamente.

Os reatores e lâmpadas pararam de queimar e piscar.

Gostaria de agradecer a todos pela grande ajuda.

Valeu Bcpetronzio e a todos os outros que deram outras soluções também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!