Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

Boa noite a todos do CH.

Adquiri meu notebook STI AS1560G (EXTRA) após muita pesquisa e seguindo a dica de muitos usuarios aqui do clube e por isso me vi na obrigação de fazer este post a todos.

Bem o que acontece é que o meu note de um dia para outro comessou com um problema que desconhecia. Ele não liga. quando é para dar o start ele acende os led´s ( todos piscam mas so ficam ligados o led´s do wi-fi e da energia) mas não aparece nada na tela.

Tenho pesquisado bastante na net e tenho visto que este é um problema geral aos usuários com mais de um ano com este note. Alguns deram a sorte de ter esse problema ainda na garantia mas não foi meu caso nem de muitos outros.

Aproveitei que um amigo tinha um do mesmo modelo e trocamos a memoria ram e o HD para testarmos e nada.

Li alguns post´s e vi que insistindo o note ligava. Aproveitei a dica e fiz o meu ligar e salvei todos meus documentos ( quase uns 80Gb) para não perder nada que havia nele.

Hoje levei ele para a assistencia mas já temeroso ao orçamento ( vi que algumas pessoas levaram e o diagnóstico foi q a placa mãe está danificada e a troca custa em média uns 800 a 900 reais....q eu NÂO vou pagar...prefiro comprar um novo).

O tecnico que me atendeu disso que ele já pegou alguns positivos com curto no teclado que ocasionava este defeito. Espero que realmente seja só isso.

Bem, alguns amigos aqui falam em atualizar a BIOS desse note para ele esquentar menos e isto de fato acontece ( atualizei a BIOS do meu pois imaginei que pudesse algum BUG do firmware velho). Não resolveu o meu problema mas acho q se ele não estivesse trabalhado por mais de ano tão quente talvez não tivesse com este MEGA PROBLEMA. ( Fica a dica aos demais proprietários deste modelo).

Se buscarem na net (reclame aqui) e outros foruns ( menos importantes que este óbvio) irão ver que tem bastante gente com este problema.

Quando eu receber a noticia do conserto eu posto aqui para todos saibam o que se passou ( com o meu pelo menos, mas que deve ser geral.)

Se me perguntarem hoje qual note eu compraria eu diria que compraria um DELL ( e de preferência com a garantia extendida por 3 anos, que apesar da suba radical do preço é a única forma de dormir tranquilho e saber que se o seu note acordar sem ligar...você tem para quem ligar e reclamar e ficar com o mesmo funcionando.).

Espero não estar infringindo nenhuma regra do nosso valioso CH pois acho que todas as informações devem ser compartilhadas aqui!!!!!!!! Ainda mais pela confiança que temos em nós...usuários.

Se mais alguém estiver com este problema peço que comente aqui e se alguém já chegou a solução por favor digam pois tem bastante gente desesperada por esta.

O meu comessou dizendo que havia um erro no carregar a BIOS ( erro 0280). Mas depois deixou de funcionar. Não é bateria como alguns acreditam não. A coisa é mais seria do que parece.

Abs a todos....

Ricardo

O meu STI deu pau (de vez) em janeiro de 2010, sendo que no início de 2009 havia feito o Mod do Calor.

Não tinha na época problemas na BIOS, mas os primeiros sintomas eram os mesmos ( os leds acendem, mas a tela fica preta), as vezes após insistência ele acessava novamente a tela inicial e funcionava normalmente, ate que foi piorando e travou de vez.

Como já estava fora da garantia, levei na S. Ifigênia e foi constatado problemas na solda da BGA, pelo fato deste modelo esquentar muito.

Gastei em torno de R$ 250,00, mas os problemas não terminaram, o micro voltou a ligar, mas não desligava completamente, você finalizava o Windows, ele fechava o soft mas não desligava o hardware. Achei que era problema do WIN7, que na época era Beta, demorei um tempo pra formatar e reinstalar o XP, mas o problema não era de drivers, continuou assim. Mandei de novo pra assistência e eles não conseguiram resolver, fiquei usando o micro assim por 4 meses, o inconveniente era ter que segurar o botão Power para desligar o micro apos o fechamento do SO.

Em dezembro passado ele começou a mancar de novo, novamente não ligava, como a garantia do reparador já tinha acabado, não me animei em levá-lo novamente para manutenção, pois quando apertava com mais força os botões do FAN/ Power o note ligava, até que em janeiro passado de tanto teimar a placa entrou em curto, saindo faíscas e fumaça aparentemente inutilizando o coitado.

Como já estava com outro note HP C2D, deixei o STI de molho e não fucei mais ou mandei arrumar, pois acho que não vai compensar reparar o estrago.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

O meu deu esse problema tb... logo apos completar 1 ano e sair da garantia....

ele ligava, o fan funcionava e ligava os leds de força e etc... mas nao iniciava a bios e a tela nao ligava tb... ate que um certo dia eu tentei ligar, e ele nao ligou, nao lembro o que eu fiz, que esqueci ele em cima da cama, quando eu voltei ele estava fervendo, com um cheiro que parecia que ia queimar algo... desliguei ele, e esperei ele esfriar um pouco.. e quando liguei, ele ligou e funcionou... :o ...

depois de 2 dias voltou a dar este problema... olhando topicos em outros foruns, teve gente que disse que esse chipset da nvidia, nforce 430 esquenta muito... e teve gente que teve problema com a solda, no bga, visto que esse note ja usa as soldas livre de chumbo... so que esse tipo de solda, é menos resistente ao calor, e derrete... vi gente que mandou refazer a solda no bga, e gastou coisa de 300 a 400 reais... mas usou a solda que vai chumbo, pois com ela o problema nao voltaria...

ai eu parando pra pensar... cheguei a conclusao que:

com o uso, a solda derreteu, e perdeu o contato..

por causa de ter ficado ligado na cama e esquentado demais, a solda derreteu, e voltou a dar contato...

mas com o uso voltou a perder contato de novo, e foi cada vez mais difícil fazer ele ligar, mesmo deixando ele esquentar....(tudo isso a um bom tempo atras, se nao me engano 1 ano e 2 meses, ate por causa desse problema que eu comprei esse note, e ele ja fez 1 ano e 1 mes)

Como comprei outro notebook, ontem resolvi mexer no STI AS 1560G que eu tinha parado...

Ai resolvi mexer com o seguinte pensamento: "Se der problema mesmo, ele nao estava funcionando mesmo...

Desmontei ele todo, e tirei o dissipador do chipset e da placa de video...

peguei um pedaço de cobre da mesma finura daquele negocio que vai entre a placa de video e o dissipador.

coloquei entre a placa de video e aquela "pasta" que fica entre o chip e a placa....

no chipset tb fiz o mesmo...

ficou assim...

chipset > placa de cobre> "pasta" > dissipador.....

placa de video > placa de cobre> "pasta" > dissipador.....

apertei bem o dissipador para ele fazer bastante pressão sobre os chips

montei todo o notebook, e tentei ligar... mas ele ficou na mesma...

botei ele na cama, enrolado em 2 cobertores.... e deixei ate ele ficar extremamente quente... quase queimando a mao... (tava ate com cheiro de solda derretida).. (obs: coloquei ele de cabeça pra baixo, pra solda derreter e os chips irem em sentido da placa...)

esperei ele esfriar um pouco, e liguei, para a minha surpresa ele ligou... :wub::)

e ate agora nao precisei mais esquentar ele pra ele ligar, ele liga de primeira, como se estivesse novo...

formatei ele, falta somente instalar os drivers de video, (to procurando drivers recentes... achei um 258.76 e vou testar pra ver se funciona) e vou ver a temp da gpu, que nao é exibida sem os drivers estarem instalados... a temperatura da cpu, continuou a mesma, visto que eu nao mexi em nada nela...

bom, se vocês nao tiverem nada a perder com o notebook que esta parado, fora da garantia, e vocês nao forem arrumar, recomendo vocês a tentarem este metodo... se vocês quiserem, eu posso colocar uma foto das plaquinhas de cobre que eu coloquei pro chip fazer mais pressão na placa..

Conclusão: Com essa plaquinha, o chip fez mais pressão na placa, e como o note esquentou demais, provavelmente a solda derreteu, e como o note estava de cabeça pra baixo, e as placas de cobre estavam fazendo pressão, a solda deu contato de novo, e quando esfriou, ela solidificou, e voltou a dar contato, fazendo o note voltar a funcionar....

Qualquer coisa me mande MP, dificilmente entro no forum, então me mande uma MP com o email, dai respondo diretamente no email.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!