Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

Essa questão do calor tb acho que o note é feito pra suportar...Até por que se não fosse assim, acho que não teria sentido enfiar uma GeForce no danado! É lógico.

O grande problema que vejo no calor excessivo é mais a questão do incômodo mesmo que isso causa. Quando uso o note sobre uma mesa de madeira toda a mesa esquenta pacas, mesmo sem estar jogando.

Não é brincadeira não, mas 58 º₢ dissipados ao longo de uma mesa de madeira incomoda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds, não é bem assim.

Apesar de suportar bem calor, quanto menos quente menor a probabilidade de condenar os outros componentes, como o próprio chipset nforce, que é velho conhecido por DESCOLAR da motherboard...

Assim, o note tinha um projeto de circulação de ar. A maravilhosa STI fechou os furos e esqueceu de passar pasta térmica nos dissipadores... O resultado é um note excessivamente quente e com grande probabilidade de pifar. ENORME, eu diria...

Tanto é que muitos reclamaram do note travando, reiniciando, diminuindo clock no meio dos jogos... tudo isso se resolveu com este macete do calor, parece uma temeridade mexer nisso mas na verdade vocês estariam CONSERTANDO um note bom que foi mal montado pela STI!

Abraços esclarecedores,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Books, é isso mesmo. Mas ao abrir os furos, abra apenas os quatro de fora.

Assim:

92649801hd1.jpg

Deixe os furos do meio fechadinhos por dois motivos básicos:

1 - Evita de puxar sujeira e esta cair no eixo do cooler, engripando tudo;

2 - Evita que só entre ar pelo furo do cooler, que continua puxando ar fresco da gradinha ao lado da vga.

Abraços explicados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds, não é bem assim.

....A maravilhosa STI fechou os furos e esqueceu de passar pasta térmica nos dissipadores... O resultado é um note excessivamente quente e com grande probabilidade de pifar. ENORME, eu diria...

Abraços esclarecedores,

Concordo apenas em parte

É obvio que quanto menos calor, melhor, pois os componentes elétricos podem simplesmente perderem a funcionalidade quando super aquecidos, nisso eu concordo com você!

Quanto a questão de que a empresa esqueceu de fazer alguma ajuste em toda uma linha de notebooks aí já não partilho da mesma opinião!

Até por que se a STI fabrica toda um linha de notebooks e "esquece" de fazer o que você colocou (furos no plástico lateral do cooler, pasta térmica...etc,etc,etc,etc,etc.....) seria muita falta de administração da empresa, além de uma baita falta de conhecimento técnico...Cadê os técnicos da STi??? Onde os caras estariam com a cabeça????

Já pensou no prejuíso que eles terão caso tenham que trocar os notes pifados pela má arquiterura do note por outros notes iguais ou superiores novinhos em folha? Lembre-se que a garantia cobre isso perfeitamente! Se meu note queimar por não ter metido pasta térmica no processador (cuja responsabilidade, caso necessário, é única e exclusivamente deles), por exemplo, eles que se virem pra me arrumar um note novo! O mesmo se aplica a todos os outros notes STiAs1560G!

Por isso, o bom senso me faz acreditar que a empreza num ia fazer uma burrice dessas. Acho que esse lance do aquecimento tá dentro dos limites suportados pelo note (incluindo processador, GPU e componentes adicionais) sim.

Mais uma vez repito: É uma falta de profissionalismo muito grande desenhar toda uma linha de notebooks, prontos, digamos assim, para qualquer hora queimar por conta de calor excessivo!

Abraços...Espero ter esclarecido mais ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lembre-se que a garantia cobre isso perfeitamente! Se meu note queimar por não ter metido pasta térmica no processador, por exemplo, a responsabilidade é toda deles. Que se virem pra me arrumar um note novo!

Com certeza é de responsabilidade da STi, o problema é se o aquecimento gerar problemas à longo prazo, além do ano de garantia, por isso considero válido fazer otimizações como o uso da pasta térmica para melhor dissipação. Aqui o uso da pasta térmica deu diferença, por isso considero a otimização muito válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza é de responsabilidade da STi, o problema é se o aquecimento gerar problemas à longo prazo, além do ano de garantia, por isso considero válido fazer otimizações como o uso da pasta térmica para melhor dissipação. Aqui o uso da pasta térmica deu diferença, por isso considero a otimização muito válida.

Opa...

Concordo Viny....mas...

Não estou criticando a dica do colega elio, aliás, tem sido de grande prestesa para muita gente aqui no fórum! O que coloco é que não acredito que seja extremamente necessária! Acredito que a empreza não ia cometer uma furada dessas e que o note deverá suportar muito bem as temp a que tem sido submetido, agora que o MOD derruba as temperaturas para um nível de funcionamento mais seguro ainda, isso está provado por A + B ;).......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal segundo uma pesquisa realizei na na internet olha a imagem que encontrei:

7a3e1nm1.jpg

Acredito que isto possa favorecer em criar um MOD com um estudo mais aprofundado... Comprei um AS 1560 do extra recentemente(CPU AMD MK36, Windows Vista, 512 RAM HD 80). Logo depois disto adquiri mais um pente de 512MB. Desempenho muito bom! Percebi que o mesmo esquenta muito. Eu não reclamo. Quem reclama é minha mulher que as vezes o utiliza para realizar seus projetos de arquitetura(AUTOCAD 2008-Roda excepcionalmente). Logo no primeiro mês tive problemas ao tentar instalar o Service Pack1 do Vista. Não conseguia instalar de formar alguma. Sempre dava uma mensagem de erro. Cheguei até abrir suporte com a microsoft pelo 0800 e eles tentaram de tudo e não conseguiram resolver o problema. Ao tentar suporte pela STi uma surpresa. O técnico que me atendeu falou que se a microsoft não sabia resolver, ele é que não iria saber. fiquei pê da vida. Resolvi formartar todo o Note Instalei tudo por conta. Percebi que o mesmo havia ficado cerca de 10% mais rápido, e a partir daí consegui instalar o Service Pack sem problemas, Melhorando ainda mais o Desempenho. O único problema que ainda persiste na minha opinião é a temperatura, que tirando aquela tampinha de plástico resolveu, parcialmente meu problema. Espero colaborar com todos com a imagem que aqui encontrei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kristu, a foto que você achou é SHOW DE BOLA.

Pena que para chegar nessas peças cinza acima só seja possível abrindo o note inteiro, daí foge um pouco da minha alçada pelo medo de estragar algo.

Mas eu tenho em mente um mod seguro: se a gente conseguir bolar um meio de alterar esse cooler original, ou seja, que ele aspire mesmo o calor de dentro do note e sopre para fora, estaria resolvido o dilema.

Ao invés de puxar ar frio debaixo do note, que ele ASSOPRASSE ar quente para baixo do note. Esquentaria a mesa e a perna, concordo. Mas antes isso e ter 40°C na GPU e 30ºC na CPU do que calor excessivo no note.

Por enquanto estou satisfeito com o mod, até penso em desligar o cooler externo quando não estiver jogando porque nem faz diferença para o note.

Com o cooler externo fica sempre geladinho, beleza.

Sem o cooler externo o note esquenta devagarinho, quando chega ali nos 60ºC liga o cooler interno por uns 2 minutos e desliga. Só liga de novo depois de uns 20 minutos. E fica nesse liga-desliga...

Abraços satisfeitos com o MOD e criando teia de aranha no cooler interno,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, troquei meu single core por um X2 TL-56. São 33W de calor contra 31W da cpu original.

Será um teste fantástico para o cooler interno e para o MOD do calor versão 2.0, espero que dê conta!

Assim que eu trocar as cpus eu faço testes com jogos e uso normal e aviso vocês!

Abraços cobaias do forum,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pronto, promessa é dívida.

Além de atualizar o post MOD DO CALOR (página 1) com fotos dos amigos Kristu e dicas do Renato Leite Milkytank, aproveito para dizer que o MOD do calor funciona muito melhor após a limpeza do dissipador (remover o plástico que vem colado ali)...

O Turion 31W dissipa pouco, mas o X2 33W esquenta MENOS por ser menos forçado eu acho. O curioso é que funcionando a 800mhz (modo economia), ainda assim é mais rápido que o single core a 2Ghz, pois a cache L2 deixa a cpu soltinha e o note parece funcionar livre e leve...

Bem, aprovado até agora, recomendo a todos com single core que procurem uma cpu X2 TL-56 ou maior (sugiro no máximo TL-60), se possível as versões de 31W com o core tyler.

Abraços atualizando o post,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do calor tb acho que o note é feito pra suportar...Até por que se não fosse assim, acho que não teria sentido enfiar uma GeForce no danado! É lógico.

O grande problema que vejo no calor excessivo é mais a questão do incômodo mesmo que isso causa. Quando uso o note sobre uma mesa de madeira toda a mesa esquenta pacas, mesmo sem estar jogando.

Sobre o aquecimento: sempre que possível, ele DEVE ser evitado.

Imagino eu que a questão na qual os técnicos que montam esse note chegaram foi: a gente não pode colocar um sistema de ventilação melhor, pois isso vai deixar nosso produto mais caro que o do concorrente; então deixa ele esquentando mesmo, que se ele começar a dar umas panes provavelmente a garantia de um ano já vai ter acabado, e se não tiver acabado a gente pode alegar que os erros são de software.

Infelizmente é assim que a maioria das montadoras pensam, principalmente com relação a produtos voltados para o baixo custo.

CPU ou VGA aquecendo demais não vão queimar da noite pro dia, eles vão ou acionar o mecanismo thermal throttling (que reduz o desempenho deles) ou então podem apresentar falhas (que podem gerar travamentos/congelamentos, distorção nas imagens, resets..).

E ainda que não apresentem qualquer sintoma "anormal", o superaquecimento irá danificando os circuitos aos poucos, de modo que ao longo do tempo (meses, ou anos) comece a ocorrer um processo chamado de eletromigração, que é quando os impulsos que correm numa determinada trilha do CPU/GPU acabam mudando para uma trilha adjacente, por as duas estarem quase se fundindo devido ao calor excessivo a que foram expostas por um período prolongado.

Isso culmina com a danificação permanente deles.

Por isso que considero válida toda forma de se tentar conter o superaquecimento, e mais: trazer as temperaturas para o menor patamar possível, pois isso vai garantir longevidade para o equipamento, vai aumentar a vida útil.

O meu é outro modelo, raramente passava de 60ºC do jeito que veio de fábrica, mas eu uso o RightMark para otimizar as voltagens do CPU e com isso garantir que ele não passe de 50ºC, mesmo quando muito exigido.

É um procedimento extremamente simples, gratuito, e que vai aumentar a vida útil dele... então porque não fazer?

E o mesmo se aplica a pequenas e simples modificações que são feitas no sentido de melhorar esse aspecto do aquecimento, como as que foram explicadas nesse tópico.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....eu uso o RightMark para otimizar as voltagens do CPU e com isso garantir que ele não passe de 50ºC, mesmo quando muito exigido. É um procedimento extremamente simples, gratuito, e que vai aumentar a vida útil dele... então porque não fazer?

Passa uma dica aí de como usar esse bagulho e onde baixá-lo então fera.....:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds, recomendo MUITO cuidado ao mexer com voltagens porque o excesso (overvolt) o programa bloqueia, mas o undervolt (tensão baixa) também prejudica a cpu porque ela chega a travar... Fiz experiências com meu single core e após uns 3 travamentos brabos deixei no limite do aceitável, ou seja, 800Mhz a 0,975v ou 1Ghz a 1,000V. Abaixo disso funciona mas dá uns travamentos aleatórios, mesmo suportando funcionar a 800mhz - 0,8V como testei (a cpu trabalha a 32°C)...

Ainda acho que o melhor jeito de baixar as temperaturas é fazer o mod do calor pelo menos na versão 1.5 (valeu, Renato Miltktank), ou seja, passar pasta térmica na cpu e remover as porcarias grudadas no dissipador de cobre (plastiquinho e fita de aluminio).

O ideal é o mod 2.0 full, ou seja, pasta, remover as porcarias, abrir furos embaixo e rasgar as laterais do cooler interno... aí sim fica perfeito, como meu X2 de 33W que funciona no dia-a-dia a 39°C, 40°C mesmo no calor.

Abraços cuidado com as voltagens e cuidem bem do calor do note,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passa uma dica aí de como usar esse bagulho e onde baixá-lo então fera.....:)

Aqui tem um tutorial que eu considero o mais completo, mas é em inglês:

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=235824

E aqui tem um tutorial em português, que também é muito bom:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=204177

E aqui, um mini-tutorial que eu fiz para explicar como fixar o desempenho no máximo quando se usa o note ligado ao cabo de energia:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3243107&postcount=505

Recomendo não se basear apenas nesse último (de minha autoria), pois ele é voltado mais especificamente para os processadores Intel Core 2 Duo T5550.

O único risco do undervolt é acontecer um travamento durante o teste, mas se você seguir à risca as dicas dos tutoriais, você talvez nem chegue a ter esse problema (o program Orthos vai detectar problemas antes que chegue ao ponto de travar).

E após encontrar a tensão que funcione com completa estabilidade, aí passará a ter o CPU funcionando bem mais fresco e sem qualquer problema ou custo.

Fiz experiências com meu single core e após uns 3 travamentos brabos deixei no limite do aceitável, ou seja, 800Mhz a 0,975v ou 1Ghz a 1,000V. Abaixo disso funciona mas dá uns travamentos aleatórios, mesmo suportando funcionar a 800mhz - 0,8V como testei (a cpu trabalha a 32°C)...

A ideia é não mexer na tensão do multiplicador mais baixo (que gera os 800 MHz, no seu caso), pois com um clock desses o CPU dificilmente superaquece... o correto seria ir baixando lentamente SOMENTE a tensão do maior multiplicador, e isso deve ser feito aos poucos e sempre testando com o Orthos, pois assim ele irá detectar a instabilidade antes que se chegue a um travamento de fato.

Após encontrar o menor valor de tensão que funcione com estabilidade para o maior multiplicador, aí basta ativar o recurso que reescalona as voltagens intermediárias, de modo que ela varia da tensão mínima padrão ao usar o menor multiplicador, até a tensão otimizada que se encontrou nos testes, ao usar o máximo multiplicador.

Se tudo for feito corretamente, não há desvantagens no undervolt.

E as vantagens são várias, tais como:

- menor consumo de energia, o que aumenta a autonomia da bateria;

- menor temperatura de operação do processador, o que diminui também a temperatura geral do notebook e portanto aumenta a vida útil dele;

- menor nível de ruído do notebook (processador mais frio -> ventoinha rodando mais lenta -> menor nível de ruído)

- desempenho máximo do CPU é alcançado, sem lags ou quedas drásticas de FPS em jogos (isso só para o caso de quem tinha problemas de downclock devido à temperatura excessiva, ou então para quem decidir fixar o clock no máximo - abrindo mão do gerenciamento dinâmico do clock)

Ou seja: fazendo os procedimentos corretos não há desvantagem, não há custo adicional, não envolve desmontagens ou qualquer outra tarefa que possa implicar em perda da garantia... só vai trazer diversos benefícios, então não há porque contra-indicar o undervolt.

Obs.: vocês podem se ajudar, por exemplo, alguém que já fez isso e encontrou a menor tensão possível para o multiplicador máximo desse modelo de notebook (STI AS1560G), passa a informação aqui no fórum e assim facilita e dá parâmetros para quem ainda vai fazer... assim como eu fiz, lá no tópico relativo ao meu notebook. Encontrei o valor ideal aqui do meu, e passei para todos que possuíam o mesmo processador/notebook lá, dessa forma eles já colocam direto esse valor e fazem o teste de estabilidade, poupando o tempo dos vários testes que teriam que ser feitos caso começassem "do zero".

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem um tutorial que eu considero o mais completo, mas é em inglês:

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=235824

E aqui tem um tutorial em português, que também é muito bom:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=204177

E aqui, um mini-tutorial que eu fiz para explicar como fixar o desempenho no máximo quando se usa o note ligado ao cabo de energia:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3243107&postcount=505

Recomendo não se basear apenas nesse último (de minha autoria), pois ele é voltado mais especificamente para os processadores Intel Core 2 Duo T5550.

O único risco do undervolt é acontecer um travamento durante o teste, mas se você seguir à risca as dicas dos tutoriais, você talvez nem chegue a ter esse problema (o program Orthos vai detectar problemas antes que chegue ao ponto de travar).

E após encontrar a tensão que funcione com completa estabilidade, aí passará a ter o CPU funcionando bem mais fresco e sem qualquer problema ou custo.

A ideia é não mexer na tensão do multiplicador mais baixo (que gera os 800 MHz, no seu caso), pois com um clock desses o CPU dificilmente superaquece... o correto seria ir baixando lentamente SOMENTE a tensão do maior multiplicador, e isso deve ser feito aos poucos e sempre testando com o Orthos, pois assim ele irá detectar a instabilidade antes que se chegue a um travamento de fato.

Após encontrar o menor valor de tensão que funcione com estabilidade para o maior multiplicador, aí basta ativar o recurso que reescalona as voltagens intermediárias, de modo que ela varia da tensão mínima padrão ao usar o menor multiplicador, até a tensão otimizada que se encontrou nos testes, ao usar o máximo multiplicador.

Se tudo for feito corretamente, não há desvantagens no undervolt.

E as vantagens são várias, tais como:

- menor consumo de energia, o que aumenta a autonomia da bateria;

- menor temperatura de operação do processador, o que diminui também a temperatura geral do notebook e portanto aumenta a vida útil dele;

- menor nível de ruído do notebook (processador mais frio -> ventoinha rodando mais lenta -> menor nível de ruído)

- desempenho máximo do CPU é alcançado, sem lags ou quedas drásticas de FPS em jogos (isso só para o caso de quem tinha problemas de downclock devido à temperatura excessiva, ou então para quem decidir fixar o clock no máximo - abrindo mão do gerenciamento dinâmico do clock)

Ou seja: fazendo os procedimentos corretos não há desvantagem, não há custo adicional, não envolve desmontagens ou qualquer outra tarefa que possa implicar em perda da garantia... só vai trazer diversos benefícios, então não há porque contra-indicar o undervolt.

Obs.: vocês podem se ajudar, por exemplo, alguém que já fez isso e encontrou a menor tensão possível para o multiplicador máximo desse modelo de notebook (STI AS1560G), passa a informação aqui no fórum e assim facilita e dá parâmetros para quem ainda vai fazer... assim como eu fiz, lá no tópico relativo ao meu notebook. Encontrei o valor ideal aqui do meu, e passei para todos que possuíam o mesmo processador/notebook lá, dessa forma eles já colocam direto esse valor e fazem o teste de estabilidade, poupando o tempo dos vários testes que teriam que ser feitos caso começassem "do zero".

Valeu

Ôpa meu amigo

Parabéns pelas dicas. Sem falar do alto nível da lingüagem. Bastante técnica entretanto, de fácil compreensão!

Brigado pelas dicas e sugestões de tutoriais.....

Já favoritei tudinho :D

Abraços :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa DDO, já vi o post!

Quanto às voltagens e clock, sigam as dicas do amigo que são bem completas, apenas tomem cuidado porque não é brincadeira! :D

Abraços default,

Uma dica:

Se vocês colocarem um cooler externo, usem no máximo um de dois coolers. E o cooler interno, com a BIOS nova, trabalhará direto e ajudará o cooler externo a refrigerar o note como um todo.

Abraços custa 20 pila um cooler simples e funcional,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

elio_filho

hoje pesquisei sobre alguns foruns sobre esse note.. eu tenho ele.. da safra do submarino.. com turion x2 e tal.. mas quando nao ocorria erro nenhum.. :D

gostaria de saber onde você comprou o seu cooler externo? estou pensando em colocar no meu, pois sofro com esse calor no note.. gosto de jogar jogo ae lá pelas tantas cai o clock e é uma tristeza.. sobre o resto do seu MOD por enquanto não vou mexer.. sou meio leigo nisso.. hehehe

dando uma pesquisada no mercado livre encontrei esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87659806-cooler-externo-para-notebook-via-usb-melhore-o-desempenho-_JM

é compativel com o note?? se não é, ou não é bom, poderia me indicar aonde você comprou o seu?

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

gente, recomendo a pasta termica ARTIC SILVER 5..a temperatura fica 40 em IDLE ..eu nao fiz nenhum MOD de calor e jogando por alguns minutos, 61, 62 graus..tenho q ver por hs qual tem ira ficar...Mas a pasta termina tem um periodo de até 200h para "fixar" se no processador, o que fara a temp cair algo entre 4 a 5 graus apos esse periodo...A GPU irei verificar com calma, pois acabei de jogar e ela esta em 53º e caindo(IDLE)..Vou pegar qqr dia sem jogar e ver qual é a dela..tb coloquei pasta termina AS5 nela......recomendo a pasta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fiz o mod aqui, mas retirei a capinha inteira e por dentro fixei um filtro para impedir que poeira entre.

Em iddle ficou bom, 37~40 graus com o processador trabalhando em clock maximo (alto desempenho 1.6GHz), vou testar em full.

Em iddle a GPU aqui fica 46 graus, mas com a bios atualizada. Antes da atualização ficava 55~60 também.

EDIT

Fiz teste de estabilidade (prime) por quase 30min e a temperatura maxima que a CPU chegou foi 78 graus, não cortando assim o clock.

Antes com 30 segundos já chegava a casa dos 80 graus e cortava o clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, segui as recomendações quase à risca. Deixei somente o dissipador da VGA sem retirar pois só sairia com a retirada total da tampa e não me animei a abrir tudo.

Bom o resultado falando somente da parte do processador não me animou muito. Continuo rodando a uma média de 55..57graus nos dois núcleos..:confused:

Outra coisa que me desapontou também foi a barulheira que ficou o cooler. Só de ligar a máquina ele já inicia numa zoeira só. Depois reduz.. liga, desliga..

Acho que pelo que apliquei de modificações, (abrindo inclusive as janelas no cooler original) era pra ter caído a temperatura e não ter ficado essa barulheira toda...:mad:

Alguém experimentou isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hardweb, esse barulho da forma como você relata não parece ser normal.

Quando ele gira em alta rotação faz um barulho até alto, mas é muito rápido e logo a rotação cai para diminuir o barulho do cooler. Com a versão atualizada da BIOS o cooler fica sempre ligado em rotação mínima, aumentando só quando necessário (aqui em uso normal raramente atinge a rotação alta), acabando com esse negócio de liga e desliga toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!