Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

Na verdade como eu abri uma fenda no cooler interno também, na lateral, o MOD acaba ajudando tanto a VGA como a CPU porque o cooler externo acaba aspirando ar quente para fora.

Mas o MOD perfeito seria separar os dissipadores da VGA e da CPU e colocar mais um cooler interno, como no meu outro note Asus. Ele tem um cooler grande da CPU e um menorzinho sobre a VGA...

Abraços duplos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade como eu abri uma fenda no cooler interno também, na lateral, o MOD acaba ajudando tanto a VGA como a CPU porque o cooler externo acaba aspirando ar quente para fora.

Mas o MOD perfeito seria separar os dissipadores da VGA e da CPU e colocar mais um cooler interno, como no meu outro note Asus. Ele tem um cooler grande da CPU e um menorzinho sobre a VGA...

Abraços duplos,

o complicado q as vezes o notebook é desenhado internamente pro deslocamento de ar ser X, dai você altera coisas e bota outros cooler e tal e fica Y, dai você pode deixar de ter uma boa circulação de ar por causa disso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida Poyta. Por isso estudei como funcionava o interior do note antes de mexer.

Sei lá porque cargas d´água a STI fechou o buraquinho embaixo do cooler, ou seja, o cooler interno puxa ar quente de dentro do note e assopra no cooler de cobre. Uma peça a 70 graus é assoprada com ar a 70 graus, isso resfria alguma coisa? ;)

No meu MOD apenas acrescentei AR FRIO a essa bagunça, agora o ar quente do interior do note é puxado pelo cooler EXTERNO e o cooler interno, quando liga, aspira ar frio e assopra no dissipador de cobre e de raspão na CPU e na VGA! ufa...

Abraços baguncei a circulação do ar, mas que funcionou, funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Elio eu até pensei em abrir os buraquinhos alí... mas depois fiquei justamente pensando nisso.... porque eles estariam fechados?????

uma possibilidade sera pó que poderia ficar alojado alí e como muita gente leva note pra cama poderia ficar pior que a encomenda... as pessoas que não sabem limpar um note poderiam aparecer toda a hora na assistência reclamando e pedindo para que o problema fosse solucionado...

outra possibilidade seria forçar a passagem de ar de outras partes do note a circular dentro dele... resfriando assim algum outro dispositivo que necessite de ventilação...

se estivesse aberto diminuiria ou cortaria por completo esse fluxo.

por estas possíveis possibilidades eu resolvi não fazer nada com o note... afinal quase não jogo nele e quando jogava as minhas temperaturas não ficavam tããããão altas assim... acho que a máxima de GPU foi na casa dos 60º com o call of duty 4

e CPU ficou lá pelos 50º...

uma hora dessas faço um teste para ver a temperatura e respondo aqui certinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cocordo plenamente rvcezar!

Além disso, apesar do MOD parecer funcionar, para quem tá com o note em tempos de garantia acho que não vale à pena, pois tais alterações FÍSICAS na estrutura do note podem invalidar a garantia, vocês não acham ?????

Elio, corrija-me se estiver enganado, mas você alterou fisicamente o note num foi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cuidado é válido, mas em termos de GARANTIA eu precisei acionar a minha e o funcionário da STI nem comentou sobre o furo do cooler ou sobre a pasta térmica na CPU.

Vou dizer a vocês: talvez seja melhor "arriscar" a garantia agora do que comprometer a vida útil do note a médio prazo, porque não sei se vocês sabem mas CALOR é o único inimigo dos notebooks. Poeira você limpa, calor em todos os componentes vão minando o funcionamento, inclusive deste chipset que é velho conhecido por "descolar" da motherboard com o calor.

Além disso não se trata de cortar a carcaça ou abrir furos e etc, apenas pegamos uma abertura do cooler fechada com papel metalico e abrimos uma parte dela, deixando ar frio passar.

No meu caso funcionou 200% melhor, no caso de vocês talvez seja melhor deixar original. Vai da necessidade de cada um.

Só façam um teste: estou usando meu note há umas 4 horas, estava jogando online e agora usando MSN e IE antes de ir dormir. Colocando as duas mãos sobre o teclado, o note tem zero de calor (exceto um morno muito suave ali perto das luzes e dos adesivos na parte inferior direita). E o de vocês, dá muita diferença?

Ambiente aqui é uma sala, a/c desligado, litoral de SP, deve estar uns 25 graus...

Abraços explicadinhos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim elio, mas como você mesmo disse, teve que acionar o pessoal da STi

E essa questão de aproveitar a garantia você aproveita usando o note normalmente, como veio de fábrica! Se der problemas aí sim você usufrui da garantia.

Essa questão de mexer em pasta térmica (que por sinal não tem) acho muito arriscado. Principalmente para leigos. E se você danificar alguma coisa, provavelmente a garantia não vai cobrir, a menos que tenham te autorizado a fazê-lo!

Agora se você usa o note e, devido a irresponsabilidade dos designers, o note não tem pasta térmica e a CPU dá pau, aí sim a garantia terá de cobrir.

Quanto à questão da temperatura, agora mesmo, com meu note já ligado desde às 8:00 da manhã, o everest marca HD: 35

GPU: 50

CPU: 53

Então, mesmo sem MOD e sem cooler externo, acho que não compensa no meu caso.

A temperatura ambiente tá em torno de 25ºC (condicionador de ar ligado)!

Abraços re-explicando o por que da preocupação, ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz o MOD e deu uma ótima melhorada (só não fiz o furo no cooler, apenas adicionei a pasta térmica e abri as entradas de ventilação que estavam fechadas), sinto o note fluindo muito melhor, pois com o calor que faz aqui no litoral de SP e sem ar-condicionado o note estava sofrendo.

Como o Elio disse vai de cada um, eu senti a necessidade pois as condições climáticas aqui não andam tão favoráveis a ponto de poder deixar a CPU sem pasta térmica... mas se está tudo ok com vocês é só não mexer... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri o notebook e instalei mais 1 giga de memoria ram habilitando o dual channel!!! Ficou show, aproveitei e tirei o processador e o dissipador de calor, o técnico que montou o notebook esqueceu de tirar o plástico do dissipador que bloqueou a pasta térmica do mesmo em cima do processador. Tirei o plástico, tirei a pasta térmica velha e coloquei uma nova, fiz a mesma coisa na junção do dissipador do processador com o da VGA.

Temperatura cpu 54º internet

gpu 55° internet

temperatura cpu 77º núcleo jogando counter strike

temperatura gpu 70º jogando counter strike

Acho que pra melhorar só abrindo a ventilação do cooler.... mas sei lá... fico meio bolado de entrar poeira ali ou depois a assistência técnica ficar enchendo o saco!! Minha vontade mesmo era desmontar o notebook inteiro para verificar se tem pasta térmica em cima da VGA. Mas não sei fazer isso e também não quis arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa quieto

Eu já passei por essa fase de ficar fuçando tudo na máquina. Só que no meu caso eu era mais viciado em programas, hhehe...

Instalava um monte de aplicativos, testava e desinstalava (isso nos computadores antigos)...Até que um belo dia, simplesmente vi que não tinha mais saco pra isso, hehe

Às vezes (não digo que seja seu caso) a gente tem mania de ficar revirando a máquina, na ansiedade de descobrir alguma coisa...Muitas vezes funciona, mas às vezes não.....

Daí resolvi que só volto a ficar fuçando (software ou hardware) quando de fato, tiver algum problema......

Abraços...meu ponto de vista :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE! Resolvi fazer mais um teste completo... Em breve os resultados!

Pensando pela lado "informático" da coisa, notem que o cooler interno faz o seguinte procedimento: ele liga, puxa ar frio da parte de baixo (ou de dentro do note se você ainda não abriu o furo) e assopra nas aletas de cobre, resfriando tudo.

Agora analisem: se o furo inferior estiver aberto, não seria sensacional se invertessemos o cooler, ou seja, ele PUXARIA ar frio pela aleta lateral e pela abertura próximo da VGA e jogaria para fora pelo buraco de baixo...

Com isso resfriaria melhor o interior do note e manteria as aletas de cobre geladas! :D

Abraços vou testar se isso melhora o laptop mas creio que vamos diminuir uns 10°C,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha em mente fazer dois testes para refriar o note, mas por enquanto apenas UM deles já me bastou, estou satisfeitíssimo! :D

Como eu havia dito, o pronto fraco deste note é o cooler malfeito ou mal posicionado. Isto, somado com o respiro fechado debaixo, a gpu ligada no dissipador da CPU e a CPU sem pasta térmica no dissipador, estava bem quente (ainda que menos quente que original).

Agora o que fiz?

Peguei o cooler interno e abri as laterais dele conforme desenho abaixo. Não achei uma foto de um cooler igual, então fiz uma montagem. Basta olhar para o cooler, achar o lado aonde ele encaixa nas aletas de cobre e cortar O OUTRO LADO, conforme meu desenho.

coolerhd7.th.jpgthpix.gif

ATENÇÃO: não corte os suportes de ficar na motherboard (são 3 pezinhos), corte apenas o plástico entre esses fixadores deixando uma bordinha mínima por segurança, evitando que o plástico fique mole demais.

AVISO: alterando o cooler você ganha muito mas recomendo que encomende nas autorizadas STI um cooler novo (custa uns 20 reais) e deixe guardado, qualquer eventualidade durante a garantia basta colocar um original de novo.

Com isso, ao puxar ar frio debaixo do note as aletas assopram ar frio na GPU e na CPU, com apoio do cooler externo que puxa todo esse ar para fora passando pelas aletas de cobre. Temos os seguintes resultados:

Setando o clock da gpu e a cpu para o máximo, joguei FAR CRY por 2 horas e consegui quie o notebook mantivesse 57 graus na GPU e 56 graus na CPU! Esse valores subiam um pouco mas quando o cooler interno ativava no máximo o calor caía para 48 - 50 graus nos dois (gpu e cpu)...

Deixando em modo de ECONOMIA (gpu a 100Mhz de core e 200Mhz de mem) e GPU a 1Ghz (ou 800Mhz) o clock fica em 40 graus na GPU e 42 graus na CPU.

Está comprovado, o cooler interno tem a capsula mal projetada... Felizmente, basta editar! :D

Abraços recomendados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta térmica têm marca, ou pode comprar qualquer uma que o efeito é o mesmo?

Aproveito para tirar uma dúvida com um desktop que tenho em casa, o cooler dele liga o tempo inteiro e faz uma barulheira, ai comprei uma pasta térmica e coloquei no processador e fiz tudo certinho, mesmo assim o computador continua esquentando, por isso estou perguntando se pasta termica tem melhor ou pior, pois comprei a mais barata e é a que iria utilizar para fazer o MOD no notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, tem algumas pastas térmicas excelentes (de cerâmica, de prata, etc) que precisam ser usadas com cuidado. E essas comuns nacionais branquinhas baratinhas que são ótimas também, nada contra.

Andrenno: qual a CPU do seu desktop? porque se for AMD basta você ativar na BIOS o "COOL'N'QUIET" que automaticamente o clock e o cooler são controlados pela motherboard. CPU Intel não sei como funciona, então não vou opinar.

Abraços explicados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrennão, só um plus: esta dica é para LAPTOPS, para desktop o buraco é mais embaixo. Precisa ver o gabinete, a fonte, as entradas de ar, os cooler internos, etc...

Abraços cheque tudo isso na BIOS e veja se está ok,

Realmente o MOD está aprovado.

Onterm fiz um teste completo, usei o note das 18 às 23 horas sem parar. Gravei DVD, joguei, deixei o clock em 2Ghz direto, deixei em modo de alta performance e em alta economia de energia...

De jeito nenhum as temperaturas passaram de 60 graus na VGA ou na CPU. Quando o cooler interno liga até a carcaça do note esfria naquela região da VGA (perto das luzinhas, sob a mão direita)!

Abraços satisfeitíssimos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo teste de jogos.

Estava estressado e resolvi matar uns nazistas... por 3 horas joguei sem me importar com calor e percebi que o jogo estava rodando mais "aliviado" do que de costume. Finalizando uma das fases apertei ALT TAB e fui ver como estava o sistema.

Resultado: 60,8 graus na CPU, 62 graus na GPU.

Para um note que original chegava a quase 80 graus na gpu e 75 graus na CPU está EXCELENTE! Outra coisa que notei: antes, quando eu jogava, o cooler interno ligava direto. Agora ele liga durante uns 3 minutos e desliga. Fica desligado uns 15 minutos e liga de novo! Ou seja: trabalha folgado! :D

Abraços poupando o equipamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo teste de jogos.

Outra coisa que notei: antes, quando eu jogava, o cooler interno ligava direto. Agora ele liga durante uns 3 minutos e desliga. Fica desligado uns 15 minutos e liga de novo! Ou seja: trabalha folgado! :D

Abraços poupando o equipamento...

Realmente aqui o cooler fica ligado direto quando em jogos. Uma mão na roda essa técnica sua hein.

AVISO: alterando o cooler você ganha muito mas recomendo que encomende nas autorizadas STI um cooler novo (custa uns 20 reais) e deixe guardado, qualquer eventualidade durante a garantia basta colocar um original de novo.

Quer dizer que posso encomendar um cooler novo por esse preço??? Só chegar na autorizada e pedir??

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Max_r, duas observações:

Apesar de resfriar bem a VGA e a CPU, essa técnica "espalha" o ar quente dentro do note. Se você não tiver um bom cooler externo é bom maneirar no uso e não sobrecarregar jogando nada no high que esquente ou force demais, sob pena de esquentar bastante o note. Até acho que o note é feito para isso mesmo, mas na dúvida pegue leve!

Quanto ao cooler: sim, você pode encomendar na autorizada (caro) ou comprar um similar que sirva ali nas boas lojas do ramo (ou ML), que deve até sair mais em conta...

Abraços pensando num cooler diferente e mais forte para colocar dentro,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Analisando o jogo Test Drive Unlimited (pesado) neste notebook, notei o seguinte: como rodou bem apenas a 800x600 LOW, isto significaria que teríamos um lag de vídeo e de cpu, conforme o desempenho do note.

Mas olhando as temperaturas pude ver que a GPU estava mais folgada que a cpu, sendo portanto a CPU a maior fonte do gargalo deste note. Uma pena, temos um "Celeron" espetado numa vga média. Mais para frente vou refazer este teste com um X2 TL-58 ou TL-60 e checar de quem era a culpa, afinal... :D

Abraços satisfeitos pelo preço e pelo note ter RODADO esse jogo moderno e bonito,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!