Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

Amigo, acho que o barulho se deve ao maior aquecimento da máquina...

Será???

Bom, estou monitorando pelo Everest Engineer Edition e pelo HWmonitor.

Pelo que vejo, tudo parece normal, com CPU rodando até no máximo 60 graus

O que vem me incomodando demais é a temperatura na parte onde apoiamos a mão direita ao dititar, ao lado do touchpad...

Pode ser cisma minha mas acho que o micro não esquentava tanto nesta região...

As leituras continuam dentro do aceitável.. Será que tô ficando maluco???

Hardweb, esse barulho da forma como você relata parece ser normal.

Quando ele gira em alta rotação faz um barulho até alto, mas é muito rápido e logo a rotação cai para diminuir o barulho do cooler. Com a versão atualizada da BIOS o cooler fica sempre ligado em rotação mínima, aumentando só quando necessário (aqui em uso normal raramente atinge a rotação alta), acabando com esse negócio de liga e desliga toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fala pessoal beleza?

Eu sou mais um dos que compraram a leva do Submarino e o meu veio apenas com o adesivo da tampa do note "torto" e uns meses depois bixou o HD mas ainda tava na garantia...

Estou um pouco afastado do forum e estou literalmente pegando o bonde andando...

Vi que nessas páginas teves várias discussões sobre o tema, mas o procedimento ainda é aquele da 1ª pagina???

Gostaria de tirar algumas dúvidas que li aqui por alto:

1 - Sobre trocar o cooler interno, compensa?

2 - Este cooler de 20 blau do ML é compatível numa boa?

3 - Sobre cortar a tampa do cooler toda e colocar um filtro por dentro para impedir entrada de sujeira

4 - Atualização da Bios??? a minha ainda é 1.1C

Não sei se é comum com vocês mas emcima do meu HD (abaixo do teclado a direita, emcima dos leds) está esquentando bastante não sei se foi depois da troca do HD na garantia =/

e ele tb toda hora arma e desarma o cooler é um saco isso =S

Como dizia o Elio, Abraços louco por uns UP no note =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vi que nessas páginas teves várias discussões sobre o tema, mas o procedimento ainda é aquele da 1ª pagina???

Sim, alguns (como eu) não chegaram a cortar a lateral do cooler, apenas aplicaram pasta térmica e abriram aquela saída para melhorar a ventilação.

1 - Sobre trocar o cooler interno, compensa?

Ao meu ver não há necessidade.

2 - Este cooler de 20 blau do ML é compatível numa boa?

Você se refere ao cooler externo indicado pelo Elio? Não possuo, mas parece que é uma boa para quem mora em lugares quentes e exige bastante dos recursos do notebook.

3 - Sobre cortar a tampa do cooler toda e colocar um filtro por dentro para impedir entrada de sujeira

Seria uma boa.

4 - Atualização da Bios??? a minha ainda é 1.1C

O fenixman postou um tópico trazendo a excelente versão 1.1P:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-atualizacao-bios/613578

Não sei se é comum com vocês mas emcima do meu HD (abaixo do teclado a direita, emcima dos leds) está esquentando bastante não sei se foi depois da troca do HD na garantia

O meu também esquenta bastante nessa região...

e ele tb toda hora arma e desarma o cooler é um saco isso =S

Com a versão 1.1P da BIOS, o cooler fica ligado direto em baixa rotação, melhorando muito a ventilação do note e evitando os picos de rotação (e consequentemente barulho excessivo) do cooler.

Como dizia o Elio, Abraços louco por uns UP no note =P

Abraço e seja bem-vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Pessoal, estive ausente do fórum por um tempo, mas retorno com atualizações.

Fui um dos que comprou no Submarino (um dos primeiros), o meu veio com tudo ok, em estado de novo e funciona perfeitamente há 16 meses.

Logo que comprei instalei o Windows Vista e acrescentei um pente de 1GB.

Um pouco depois atualizei a BIOS para a 1.1P e nesse final de semana resolvi substituir a pasta térmica.

Já tenho uma experiência em montagem de desktops e, por isso, tive mais confiança em fazer o serviço.

Removi a pasta térmica (aqui vale uma observação, pois nunca vi algo assim, a pasta térmica ficava sob uma fita adesiva com uma espécie de alumínio, muito estranho e aparentemente não muito eficaz), aproveitei e poli a base do dissipador, limpei com álcool isopropílico e apliquei a nova pasta térmica (Artic Silver 5) no DIE do processador.

Depois de montado, liguei o note e pude constatar uma grande melhora. As temperaturas caíram uns 20°C! :lol:

Antes ficavam sempre na faixa de 55°C e agora caíram para 35~38°C, isso sem nem mesmo ocorrer o tempo de "cura" da pasta térmica que são de 200h após a aplicação.

Bem, é isso. Recomendo a troca da BIOS e a substituição da pasta térmica.

Detalhe que o procedimento é bem simples se feito com cuidado e atenção (acho que demorei mais limpando o cooler e o dissipador do que na efetiva desmontagem/montagem dos mesmos).

Gostaria de tirar algumas dúvidas que li aqui por alto:

1 - Sobre trocar o cooler interno, compensa?

Não.

2 - Este cooler de 20 blau do ML é compatível numa boa?

Não sei informar.

3 - Sobre cortar a tampa do cooler toda e colocar um filtro por dentro para impedir entrada de sujeira

Se bem feito, é uma boa mudança que, além de ajudar na refrigeração, impede a entrada de poeira.

4 - Atualização da Bios??? a minha ainda é 1.1C

Acho a BIOS 1.1P melhor do que a 1.1C.

Não sei se é comum com vocês mas emcima do meu HD (abaixo do teclado a direita, emcima dos leds) está esquentando bastante não sei se foi depois da troca do HD na garantia =/

e ele tb toda hora arma e desarma o cooler é um saco isso =S

É normal esquentar nessa área, mas depois que atualizei a BIOS melhorou um pouco.

Agora repare que nesse canto não é onde o HD está instalado (o HD está do outro lado), portanto não tem a ver com a troca dele.

A minha desconfiança é da antena interna do wireless, pois essa área é exatamente acima da mesma.

Como dizia o Elio, Abraços louco por uns UP no note =P

Respostas e comentários acima em vermelho. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....Removi a pasta térmica (aqui vale uma observação, pois nunca vi algo assim, a pasta térmica ficava sob uma fita adesiva com uma espécie de alumínio, muito estranho e aparentemente não muito eficaz), aproveitei e poli a base do dissipador, limpei com álcool isopropílico e apliquei a nova pasta térmica (Artic Silver 5) no DIE do processador. Depois de montado, liguei o note e pude constatar uma grande melhora. As temperaturas caíram uns 20°C! :lol:

Antes ficavam sempre na faixa de 55°C e agora caíram para 35~38°C, isso sem nem mesmo ocorrer o tempo de "cura" da pasta térmica que são de 200h após a aplicação. ;)

Essa questão do adesivo com a folha de alumínio embaixo do dissipador eu também observei aqui. Você acha que seria interessante remover esse negócio pra melhorar o contato entre a pasta e a base do dissipador? Apliquei Arctic Silver 5 no die do meu turion MK-36, mas fiquei na dúvida se removia esse troço de alumínio, visto que já vem de fábrica grudado na base do dissipador, daí resolvi deixar! O que você acha? Removeu o seu? Outra coisa que reparei também é que a parte final do dissipador (extremidade oposta à extremidade que fica em contato com a saída lateral de ar quente), que fica sobre um metal cor de prata (que acredito eu, ajuda na dissipação de calor da GPU) tem uma espécie de material meio esponjoso de cor azul. Negócio mais esquisito. Tô na maior vontade de remover esse troço, dar uma limpada boa com isopropanol e aplicar Arctic Silver 5. Acredito que o calor da GPU não tá sendo muito bem dissipado por esse sistema. O que você acha? Qualquer colega que tenha as mesmas curiosidades e que tenha respostas ou sugestões sobre o que discuto acima pode comentar, oK....Vou aproveitar pra dá essa manutenção no note, por que amanhã vou estar de Turion X2 TL-56 :wub:...Então como já vou trocar o processador, tentarei arrumar a bagunça do aquecimento nesse note também....

Falou pessoal, abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do adesivo com a folha de alumínio embaixo do dissipador eu também observei aqui. Você acha que seria interessante remover esse negócio pra melhorar o contato entre a pasta e a base do dissipador? Apliquei Arctic Silver 5 no die do meu turion MK-36, mas fiquei na dúvida se removia esse troço de alumínio, visto que já vem de fábrica grudado na base do dissipador, daí resolvi deixar! O que você acha? Removeu o seu? Outra coisa que reparei também é que a parte final do dissipador (extremidade oposta à extremidade que fica em contato com a saída lateral de ar quente), que fica sobre um metal cor de prata (que acredito eu, ajuda na dissipação de calor da GPU) tem uma espécie de material meio esponjoso de cor azul. Negócio mais esquisito. Tô na maior vontade de remover esse troço, dar uma limpada boa com isopropanol e aplicar Arctic Silver 5. Acredito que o calor da GPU não tá sendo muito bem dissipado por esse sistema. O que você acha? Qualquer colega que tenha as mesmas curiosidades e que tenha respostas ou sugestões sobre o que discuto acima pode comentar, oK....Vou aproveitar pra dá essa manutenção no note, por que amanhã vou estar de Turion X2 TL-56 :wub:...Então como já vou trocar o processador, tentarei arrumar a bagunça do aquecimento nesse note também....

Falou pessoal, abraço a todos.

Ed, recomendo sim tirar esse adesivo laminado que cobre a pasta térmica original, pois apenas aplicar uma pasta térmica sobre o DIE sem remover esse adesivo pode piorar ainda mais a dissipação do calor.

Aqui removi o adesivo, limpei com álcool isopropílico, poli utilizando um cotonete humidecido em Kaol/Brassol, voltei a limpar bem com álcool isopropílico e depois apliquei a Artic Silver 5 (um fina camada sobre todo o DIE).

O material esponjoso azul é um adesivo térmico, mais utilizado sobre os chips das memórias das placas de vídeo. Não removi o meu, pois não sei se tirando-o e colocando pasta térmica o contato será bom, pois a pressão nessa extremidade não é muita. Confesso que acho normal a temperatura da GPU (naturalmente mais quente que qualquer CPU).

Aqui, com apenas as modificações da BIOS e a substituição da pasta/adesivo térmico por uma boa pasta térmica, rendeu ótimos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ed, recomendo sim tirar esse adesivo laminado que cobre a pasta térmica original, pois apenas aplicar uma pasta térmica sobre o DIE sem remover esse adesivo pode piorar ainda mais a dissipação do calor.

Aqui removi o adesivo, limpei com álcool isopropílico, poli utilizando um cotonete humidecido em Kaol/Brassol, voltei a limpar bem com álcool isopropílico e depois apliquei a Artic Silver 5 (um fina camada sobre todo o DIE).

O material esponjoso azul é um adesivo térmico, mais utilizado sobre os chips das memórias das placas de vídeo. Não removi o meu, pois não sei se tirando-o e colocando pasta térmica o contato será bom, pois a pressão nessa extremidade não é muita. Confesso que acho normal a temperatura da GPU (naturalmente mais quente que qualquer CPU).

Aqui, com apenas as modificações da BIOS e a substituição da pasta/adesivo térmico por uma boa pasta térmica, rendeu ótimos resultados.

Valeu. Aqui mesmo sem remover aquele alumínio, que eu já tenho quase certeza que vou arrancar mesmo amanhã quando for instalar o turion X2, já deu uma queda gritante na temperatura apenas com aplicação da Arctic Silver 5. Isso sem falar que ainda não deu aquelas 200h que o fabricante observa que são essenciais para que as partículas de prata possam ter seu ótimo de dissipação de calor atingido! Mas como vou trocar de processador, lá vou eu ter que esperar mais benditas 200h pra ficar tudo otimizado de novo...Quanto à espuma de dissipação da GPU realmente acho que não vou mexer. Quer dizer, apenas mexer um pouquinho pra tirar o dissipador e pronto! Em idle a Go7400 até que não é muito esquentada. Agora mesmo, que estou digitando e navegando ela tá marcando meros 48 °C. Sem mod de calor nem nada! Meu processador tá marcando 51 °C e o diodo da CPU (medida interna) 47°C, que também acho que são ótimas temperaturas, principalmente levando em conta que não removi o papel de alumínio que fica entre o DIE e o dissipador e que a aplicação da pasta térmica deve estar com umas 100-150h. Vou esperar pra ver como vai ficar quando eu colocar o TL-56, remover o papel alumínio, aplicar nova pasta nos dois núcleos, fechar tudo bonitinho e usar por 200h...hehehhehe:lol: O problema que eu vejo de arrancar a espuma que "ajuda" a dissipar o calor da GeForce é que sem a espuma, o contato é péssimo e talvez a dissipação de calor seja pior ainda. Fica aberta a discussão :huh:!

Abraços:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Sou novo aqui, tenho um AS-1560 e gosto muito dele, pois tem um ótimo desempenho mais com algumas horas de uso ele esquenta e se eu tiver jogando um NFS por exemplo ele começa a travar, mais comprei uma base que tem um cooler embutido a mesma resolveu o meu problema, mais estou pensando em cortar a tampinha que vem fechada de fábrica,pois o técnico da Semp Toshiba em Diadema disse que o lote do notebook AS-1560 não foi para a fábrica de corte e a tampinha veio lacrada impedindo a refrigeração.

Ele veio com 512 MB mais coloquei 2 GB Kingston, ah e instalei o Windows 7 e ficou muito bom o desempenho, o Windows 7 não reconheceu a placa de vídeo e o chipset mais fui no site da Semp Toshiba e baixei os drivers para o Windows Vista e instalei e pegou tudo corretamente.

Fico feliz de participar desse fórum e agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo aqui, tenho um AS-1560 e gosto muito dele, pois tem um ótimo desempenho.....Fico feliz de participar desse fórum e agradeço desde já.

Dê uma passada neste tópico (http://forum.clubedohardware.com.br/comprei-notebook-stias1560g/556920?t=556920&page=20) e deixe seu registro lá. Você será oficialmente o 101 º (centuagésimo primeiro) membro do fórum do clube que possue este note!

Abraços :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Viny

Cara senti que subiu um pouco no começo, pois ainda não tinha feito o mod de calor. Agora com o mod de calor, realizando o teste de estresse de cpu pelo everest, por exemplo, o note atingiu 79 °C de CPU com 7 minutos de teste (O que eu considero muito bom, após 7 minutos de estresse!). Ao mesmo tempo em que estressava a CPU eu também estava realizando conversão de vídeo, o que tb demanda CPU e estressa, por isso atingiu os 79 °C. Sabe o que é interessante, teste como fica a temperatura do MK-36 utilizando apenas o teste de estresse do evereste. Você pode medir as temp. em diferentes tempos e depois realizar o mesmo teste com o turion x2 e aí comparar! Agora quando estou navegando na net e tranalhando com power poit, como agora, por exemplo, o everest marca 49 °C na CPU. Minha temperatura ambiente é de 26 °C, então considero que meu note tá um gelo. A pasta térmica ajudou bastante também, e usei Arctic Silver 5! Com relação ao processador Viny, vá de TL56 pra cima, por que TL-50, 52 e 54 nem compensa. O meu tem 1.8GHz de clock, apenas 200 MHz abaixo do MK-36 e o dobro de cache L2 do MK-36 (512 KB) e dos TL-50, 52 e 54 (também 512 Kb) e o consumo é de 33w. O mk-36 consome 31 w. Já o TL-58 tem 1.9 GHz de clock (apenas 100 a mais que o meu), mesmo cache L2 (ou seja, 1 MB) entretanto o consumo é consideravelmente maior, 35 w, o que fará com que o note esquente pacas. Sem falar dos preços. Pra mim saiu bem mais em conta pegar o TL56 que o tl-58 ou TL-60 (2 GHz, cache L2 igual ao TL-56 que é igual ao TL-58). Agora tome cuidado também com o processo de fabricação. Nosso note só suporta processadores que se encaixam no Soquete S1 e cujo processo de fabricação seja de 90 nm. Processadores de 60 nm, que dissipam e consomem menos, infelizmente não são compatíveis. Com relação ao desempenho vale à pena o upgrade, principalmente se estiver usando o vista ou o seven, que já são nativamente desenvolvidos para a tecnologia multi-core, diferentemente do xp, que inclusive necessita que a gente instale um "otimizador da AMD" para o processador, coisa totalmente dispensável para vista e seven. Meu note está bem mais veloz, principalmente nas multi-tarefas e o seven casou perfeitamente com o hardware. Estou com 4GB de ram e usando seven ultimate 64 bits, o que garante o alocamento de toda a memória. Qualquer dúvida põe aí Viny.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edskyline, onde você conseguiu os drives para o note para o Seven 64 bits...

Qualquer coisa mande uma MO.

Tenho o mesmo note e troquei também o processador só que coloquei um Tl-60. Vou fazer esse mod para melhorar o resfriamento. A pasta já tinha colocado uma Artic Silver 5.

No aguardo das informações do driver para o Seven 7 64bits.

Valeu.

Olá Viny

Estou com 4GB de ram e usando seven ultimate 64 bits, o que garante o alocamento de toda a memória. Qualquer dúvida põe aí Viny.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edskyline, onde você conseguiu os drives para o note para o Seven 64 bits...

Qualquer coisa mande uma MO.

Tenho o mesmo note e troquei também o processador só que coloquei um Tl-60. Vou fazer esse mod para melhorar o resfriamento. A pasta já tinha colocado uma Artic Silver 5.

No aguardo das informações do driver para o Seven 7 64bits.

Valeu.

Os drivers foram quase 100% deles baixados diretamente pelo windows update ou a partir da instalação do seven. Para a placa de vídeo existe um driver que você pode baixar diretamente da nvidia. O que me deu mais trabalho para encontrar foi o driver do co-processador, que o seven não instala, mas consegui pegar na net esse também (infelizmente não lembro o link). Então a dica é: após instalar o seven, conecte à internet e baixe os drivers pelo windows update. O driver de vídeo que estava utilizando datava de 6/3/2009 e é versão beta mais compatível com nossa placa. O driver é para o vista x64, mas é a solução da nvidia para a Go7400 no seven x64 e funciona perfeitamente. Por ser beta dá "craches" muito raramente, mas automaticamente o sistema auto-corrige o probleminha! Porém a nvidia parece que atualizou e vou testar esse novo driver, cujo link segue abaixo:

http://www.nvidia.com.br/object/geforce_notebook_winvista_win7_64_179.48_beta_br.html

Qualquer dúvida posta aí ok

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

CD/DVD morreu:(

Pessoal meu drive de CD/DVD parece que morreu. Qualquer mídia que eu insiro ele demora tentando ler, mas não reconhece. Então a gaveta se abre e aparece a mensagem pedindo para inserir uma mídia! Já tentei desativar e ativar novamente pelo gerenciador de dispositivos do windows e nada. Já atualizei a firmware para a versão NX09 e nada (a versão original que acompanha o note é a NX03). Alguém mais tem tido esse problema??? Alguma sugestão, além de comprar um leitor externo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ae esse mod de calor funcionou perfeitamente aqui em casa, tava quase comprando um cooler pois a cpu tava marcando 62 graus em idle e em jogo travava.quem ainda nao fez recomendo e recomendo tb fazer a limpeza do note tirando o cooler e o dissipador pelo menos um vez a cada 6 meses o meu tava com as saidas de ar do cooler tampadas por poeira q ajudou a eskentar mais ainda o note.

agora deixei faz 4 horas ligado só no msn e mozilla ta marcando 43 graus em idle a cpu e a gpu marcando 54 graus.só observei um aumento significativo na temperatura do meu hd antes ficava a 38 graus agora esta com 45 graus.to pesando em comprar mesmo assim um cooler externo da coolermaster pro

note. os modelos sao esses:

http://www.coolermaster-usa.com/product.php?product_id=2866 custando em torno de 60 reais no centro de rj

http://www.coolermaster-usa.com/product.php?category_id=1667&product_id=2865

em torno de 110 reais no centro de rj

como diminui bastante a temperatura eu devo pegar a primeira opção mesmo.

comprar um tl-56 ae nao troco mais nada no note, talvez só colocando mais uma memoria de 2gb para fazer dual channel.

edskyline tenta colocar um cd do windows no drive e dar boot por ele se no "dos" nao aparecer ae fica preocupado, solução comprar um drive de dvd externo aqui no rj ta custando na faixa de 160 reais da samsung

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae esse mod de calor funcionou perfeitamente aqui em casa, tava quase comprando um cooler pois a cpu tava marcando 62 graus em idle e em jogo travava.quem ainda nao fez recomendo e recomendo tb fazer a limpeza do note tirando o cooler e o dissipador pelo menos um vez a cada 6 meses o meu tava com as saidas de ar do cooler tampadas por poeira q ajudou a eskentar mais ainda o note.

agora deixei faz 4 horas ligado só no msn e mozilla ta marcando 43 graus em idle a cpu e a gpu marcando 54 graus.só observei um aumento significativo na temperatura do meu hd antes ficava a 38 graus agora esta com 45 graus.to pesando em comprar mesmo assim um cooler externo da coolermaster pro

note. os modelos sao esses:

http://www.coolermaster-usa.com/product.php?product_id=2866 custando em torno de 60 reais no centro de rj

http://www.coolermaster-usa.com/product.php?category_id=1667&product_id=2865

em torno de 110 reais no centro de rj

como diminui bastante a temperatura eu devo pegar a primeira opção mesmo.

comprar um tl-56 ae nao troco mais nada no note, talvez só colocando mais uma memoria de 2gb para fazer dual channel.

edskyline tenta colocar um cd do windows no drive e dar boot por ele se no "dos" nao aparecer ae fica preocupado, solução comprar um drive de dvd externo aqui no rj ta custando na faixa de 160 reais da samsung

Cara tuas temperaturas estão muito parecidas com as minhas (no momento). Fiz o mod de temperatura, mas não abri aquelas laterais do cooler, apenas o fundo do note. No meu caso, removi as 8 membranas que ficam embaixo do note, por onde o cooler puxa o ar e removi a pasta térmica antiga que ficava embaixo do dissipador do note (entre o dissipador e uma espécie de papel alumínio) e apliquei Arctic Silver 5 nova. Erroneamente muitos usuários achavam que esse note vinha sem pasta. Mas o que acontece é que a pasta que veio de fábrica não ficava sobre o núcleo do Turion e sim dentro desse papel alumínio. Se for aplicar pasta nova é extremamente recomendável que o faça sobre o núcleo do processador e que se retire esse papel alumínio para melhorar o contato e a dissipação de calor entre o núcleo e o dissipador. Agora mesmo estou com uma CPU (primeiro core) a 40°C e a outra (segundo core) a meros 36°C. A gráfica está a 47°C. Meu note está com um Turion TL-56. Também notei aumento na temperatura do HD, chegando ao pico máximo de 45°C, algumas vezes, mas agora mesmo está em 37°C. A questão do drive já tentei de tudo, inclusive tentar dar o boot com os CD/DVDs do windows e nada. Ou seja, acho que morreu. Agora uma coisa que ainda não testei foi desinstalar e instalar novamente os pentes de memória (2x2 GB). Vou verificar se isso pode resolver o problema!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de tirar algumas dúvidas que li aqui por alto:

1 - Sobre trocar o cooler interno, compensa?

2 - Este cooler de 20 blau do ML é compatível numa boa?

3 - Sobre cortar a tampa do cooler toda e colocar um filtro por dentro para impedir entrada de sujeira

4 - Atualização da Bios??? a minha ainda é 1.1C

Como dizia o Elio, Abraços louco por uns UP no note =P

1- Não mexa nisso e nem no cooler interno a menos que você der sorte e acha um maior e mais forte que caiba ali no espaço

2- esse externo Bright é baratão... pelo que soube no MSN dessa última versão do "macete do calor", abrindo o coler e colando ele na saída de ar da VGA gelava a GPU, menos de 50º durante os jogos...

3) maravilha, com ou sem filtro

4- pica logo a 1.1P e seja feliz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Rpz, comecei a monitorar a temperatura do meu as1560g dps de lê esse topico essa semana...agora mesmo só com firefox e fazendo upload no torrent e as temperaturas estão em:

Processador: 60ºc

GPU: 61ºC e HD: 44ºC

Durante o download com torrent já a temperatura da CPU chegar a 80ºC...fora essa modificação sugerida pelo tópico...qual cooler externos vocês recomendam ? Em que site posso encontrar ?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá quentinho aí na Bahia heim....

Cara eu agora mesmo com várias janelas abertas (incluindo office), internet etc etc estou com os dois núcleos marcando 41 e 37 °C,Núcleo 1 e 2, respectivamente (temperatura ambiente de 26°C ArC.). Minha GPU tá em 49 °C e o HD, 39 °C. Então levando em conta que o meu é um TL-56 (maior consumo e calor) o seu que, acredito eu, seja um MK-36 (menor consumo e teoricamente menos escaldante) tá quente viu. Ainda mais levando em conta as atividades que estão sendo realizadas, como você mesmo descreveu. A questão do cooler pega um que tenha base adequada a notes de 15 a 17", com pelo menos duas fans e que tenham uma ou mais entradas USBs (na própria base do cooler), por que assim, você não perde a USB que é utilizada para alimentação do dispositivo. Dá uma pesquisada no mercado livre que tem bastante desses por lá. Tenta achar um com as especificações que eu te dei.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá quentinho aí na Bahia heim....

Cara eu agora mesmo com várias janelas abertas (incluindo office), internet etc etc estou com os dois núcleos marcando 41 e 37 °C,Núcleo 1 e 2, respectivamente (temperatura ambiente de 26°C ArC.). Minha GPU tá em 49 °C e o HD, 39 °C. Então levando em conta que o meu é um TL-56 (maior consumo e calor) o seu que, acredito eu, seja um MK-36 (menor consumo e teoricamente menos escaldante) tá quente viu. Ainda mais levando em conta as atividades que estão sendo realizadas, como você mesmo descreveu. A questão do cooler pega um que tenha base adequada a notes de 15 a 17", com pelo menos duas fans e que tenham uma ou mais entradas USBs (na própria base do cooler), por que assim, você não perde a USB que é utilizada para alimentação do dispositivo. Dá uma pesquisada no mercado livre que tem bastante desses por lá. Tenta achar um com as especificações que eu te dei.

Falou.

Valeu Edskyline! Vou da uma pesquisada no mercado livre..o meu é um TL-50 comprado na submarino...

você fez esse procedimento indicado pelo elio_filho ou só possui o cooler mesmo ?

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Edskyline! Vou da uma pesquisada no mercado livre..o meu é um TL-50 comprado na submarino...

você fez esse procedimento indicado pelo elio_filho ou só possui o cooler mesmo ?

Abs!

Fiz o mod 1:

Cortei a base (Abri os buracos na película que ridiculamente tapa a ventilação basal do note),

Retirei o dissipador de calor, removi o alumínio que vem com pasta, poli o objeto e apliquei arctic silver 5 sobre o DIE DO PROCESSADOR,

Removi o composto térmico que ajuda a dissipar o calor da GPU e chipset, dei um polimento no dissipador e apliquei a mesma pasta térmica.

Nota: Achei que seu processador fosse o MK-36 por que só vi (1) uma temperatura para o processador. Normalmente processadores multicore exibem a temperatura de todos os núcleos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a aplicação da pasta térmica no processador e na GPU...e as temperaturas baixaram consideravelmente....agora..estou com as seguintes temperaturas:

CPU1: 50ºC

CPU2: 46ºC

GPU: 57ºC

HD: 42ºC

Agora um problema que achei q poderia ser resolvido..é a placa de rede sem fio...quando esta em bastante uso...esquenta muito e fica com "Conectividade nula"...com a exclamação...tenho q colocar o win 7 em modo espera...dps ligar novamente...e volta a funcionar...

Alguem tem esse problema tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos do CH.

Adquiri meu notebook STI AS1560G (EXTRA) após muita pesquisa e seguindo a dica de muitos usuarios aqui do clube e por isso me vi na obrigação de fazer este post a todos.

Bem o que acontece é que o meu note de um dia para outro comessou com um problema que desconhecia. Ele não liga. quando é para dar o start ele acende os led´s ( todos piscam mas so ficam ligados o led´s do wi-fi e da energia) mas não aparece nada na tela.

Tenho pesquisado bastante na net e tenho visto que este é um problema geral aos usuários com mais de um ano com este note. Alguns deram a sorte de ter esse problema ainda na garantia mas não foi meu caso nem de muitos outros.

Aproveitei que um amigo tinha um do mesmo modelo e trocamos a memoria ram e o HD para testarmos e nada.

Li alguns post´s e vi que insistindo o note ligava. Aproveitei a dica e fiz o meu ligar e salvei todos meus documentos ( quase uns 80Gb) para não perder nada que havia nele.

Hoje levei ele para a assistencia mas já temeroso ao orçamento ( vi que algumas pessoas levaram e o diagnóstico foi q a placa mãe está danificada e a troca custa em média uns 800 a 900 reais....q eu NÂO vou pagar...prefiro comprar um novo).

O tecnico que me atendeu disso que ele já pegou alguns positivos com curto no teclado que ocasionava este defeito. Espero que realmente seja só isso.

Bem, alguns amigos aqui falam em atualizar a BIOS desse note para ele esquentar menos e isto de fato acontece ( atualizei a BIOS do meu pois imaginei que pudesse algum BUG do firmware velho). Não resolveu o meu problema mas acho q se ele não estivesse trabalhado por mais de ano tão quente talvez não tivesse com este MEGA PROBLEMA. ( Fica a dica aos demais proprietários deste modelo).

Se buscarem na net (reclame aqui) e outros foruns ( menos importantes que este óbvio) irão ver que tem bastante gente com este problema.

Quando eu receber a noticia do conserto eu posto aqui para todos saibam o que se passou ( com o meu pelo menos, mas que deve ser geral.)

Se me perguntarem hoje qual note eu compraria eu diria que compraria um DELL ( e de preferência com a garantia extendida por 3 anos, que apesar da suba radical do preço é a única forma de dormir tranquilho e saber que se o seu note acordar sem ligar...você tem para quem ligar e reclamar e ficar com o mesmo funcionando.).

Espero não estar infringindo nenhuma regra do nosso valioso CH pois acho que todas as informações devem ser compartilhadas aqui!!!!!!!! Ainda mais pela confiança que temos em nós...usuários.

Se mais alguém estiver com este problema peço que comente aqui e se alguém já chegou a solução por favor digam pois tem bastante gente desesperada por esta.

O meu comessou dizendo que havia um erro no carregar a BIOS ( erro 0280). Mas depois deixou de funcionar. Não é bateria como alguns acreditam não. A coisa é mais seria do que parece.

Abs a todos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!