Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificando seu STI AS 1560G... Adeus calor!


elio_filho

Posts recomendados

  • Membro VIP

até fiquei com a pulga atrás da orelha aqui para saber se o meu note tem ou não pasta ou fita térmica... hehehehehehe

mas pensando bem nem vou mexer 9por enquanto) nele porque ele tá só para internet, filmes e texto já que a minha esposa tá usando ele direto para o mestrado... a única coisa que rodo no note e roda bem e nem esquenta tanto é o CCS quando levo o note na casa de uns amigos... (vale lembrar que o meu é o turion X2... temperaturas diferentes)

jogos to preferindo o meu DESK mesmo... daí posso rodar um jogo ou outro com tudo ligado e com filtro e AA à vontade... nem tem graça jogar no note... hehehehehe

ps: to começando a achar que sou um dos únicos que compraram no submarino e não reclamaram desse note... ele sempre foi 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

até fiquei com a pulga atrás da orelha aqui para saber se o meu note tem ou não pasta ou fita térmica... hehehehehehe

mas pensando bem nem vou mexer 9por enquanto) nele porque ele tá só para internet, filmes e texto já que a minha esposa tá usando ele direto para o mestrado... a única coisa que rodo no note e roda bem e nem esquenta tanto é o CCS quando levo o note na casa de uns amigos... (vale lembrar que o meu é o turion X2... temperaturas diferentes)

jogos to preferindo o meu DESK mesmo... daí posso rodar um jogo ou outro com tudo ligado e com filtro e AA à vontade... nem tem graça jogar no note... hehehehehe

ps: to começando a achar que sou um dos únicos que compraram no submarino e não reclamaram desse note... ele sempre foi 100%

Então são dois, pois nunca tive reclamação do note, inclusive com jogos como Need for Speed Carbon. Abraços tranquilos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sinal que temos dois sujeitos que nasceram com "aquilo virado para a lua"..ahauhauhauhuahuhuhauh.....

Bom saber que há dois felizardos que não tiveram problemas com o turion X2..Daqui há pouco o povo cria um tópico sobre compradores que adquiriram o X2 no submarino e não tiveram problemas, rrsrsrsrsrrs...

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é porque "é do Submarino" que são ruins, muito pelo contrário.

O Submarino devia estar vendendo notes bons, normais. Daí os que deram defeitos eles deram uma "garibada" e revenderam, o que é errado mas foi feito. E isso coincidiu com aquelas aparições relâmpago deste modelo no site, lascando que comprava nessa época...

Fora isso a máquina é boa mesmo...

Abraços tranquilos mesmo sendo single core,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas nao aumentaram muito, pois coloquei pasta termica. Houve uma media de acrecimo em torno de 4ºC ou 5ºC com pouco uso (aplicativos, internet), 50ºC a 54ºC , eu nao costumo jogar muito, mas se eu liberar todo clock com o NHC a temperatura chega em 68ºC de pico. Ainda Nao cortei a tampa da saida do cooler e estou pensando em um cooler externo. Assim melhoraria ainda mais estas temperaturas. No mais esta muito rápido para mim, coloco anti virus, navego na internet e o note nao reclama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MarceloMAL, suas temperaturas estão ótimas considerando ser um X2.

No meu single core, com cooler externo, pasta e furo na parte inferior, a temperatura tem ficado em 40 - 42 graus usando normalmente, internet, wifi, office, etc (tempo frio)... Jogando pesado por horas bate os 68 - 70 graus com o clock em 2Ghz.

A grande culpada é a VGA, que tem o chipset escondido ao lado da CPU e compartilhando o mesmo dissipador de cobre, ou seja, mesmo que a cpu esteja a 20 graus, a VGA joga uns 30 graus a mais sobre ele brincando... :mad:

Vou estudar um mod separando o dissipador da CPU do dissipador da VGA, ligando ele direto no cooler que fica 3cm mais abaixo. Daí o nosso cooler interno resfriaria as duas peças sem tanto incômodo... Só vou precisar visitar o centro de SP e numa sucata de laptops comprar algum dissipador velho de cobre que sirva na minha "gambiarra".

Se ficar bom meu amigo, eu chuto que esse Turion vai trabalhar a 30 - 50 graus no máximo! :D

Abraços preparando a versão 2.0 do mod do calor,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eds, nós que acompanhamos o caso desde o começo sabemos. Mas é bom explicar para o pessoal que está entrando agora ou que não sabe do caso, porque senão vão crucificar o Submarino...

O lance é: se tiver algo esgotado lá e ficar aparecendo e esgotando toda hora, NÃO COMPREM! :D

Abraços escapando de fria,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ed eu comprei meu note no submarino logo depois de você ter comprado o seu (que não foi no submarino)

até comprei o note depois de ver seus reviews e tal... e de acompanhar o pessoal que já tinha comprado o note também... tipo o jackbauer e outro pessoal que tava trocando as memos do note...

acho que comprei na leva boa do submarino pois entregaram perfeitamente e com TUDO funcionando....

naquela época acho que tinha uns 2 no máximo 3 tópicos sobre o note...

eles ficavam na primeira página por semanas de tanta gente que entrava lá e tanta gente que elogiava o note e indicava o note... assim como o kennex

mas depois começaram a pipocar os tópicos sobre o note e quando você quer uma informação já nem sabe direito aonde procurar..... ou seja... tem muuuito tópico sobre o note e as informações vão se dispersando...

não dê a dica de abrir um novo tópico para quem tem note do submarino... primeiro que ele já existe (aberto pelo usiário crashh com o título Notebook Semp-Toshiba Turion 64 x2 "Submarino") e segundo que não acrescentaria em nada para as pessoas ficar sabendo quem tem ou não esse note.... as informações já estão aqui no forum... as pessoas que possuem o STi do submarino já nem estão aparecendo aqui no forum... são raros os que retornam do limbo... me incluo nesse meio... portanto nem adianta perguntar quem comprou o note do submarino pos vai aparecer mais quem comprou e tá procurando um defeito do que quem comprou e não tem defeito nenhum no note.... vai saber quantos eles venderam e quantos deram problema e quantos vieram pro CDH para procurar uma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ed eu comprei meu note no submarino logo depois de você ter comprado o seu (que não foi no submarino)

até comprei o note depois de ver seus reviews e tal... e de acompanhar o pessoal que já tinha comprado o note também... tipo o jackbauer e outro pessoal que tava trocando as memos do note...

acho que comprei na leva boa do submarino pois entregaram perfeitamente e com TUDO funcionando....

naquela época acho que tinha uns 2 no máximo 3 tópicos sobre o note...

eles ficavam na primeira página por semanas de tanta gente que entrava lá e tanta gente que elogiava o note e indicava o note... assim como o kennex

mas depois começaram a pipocar os tópicos sobre o note e quando você quer uma informação já nem sabe direito aonde procurar..... ou seja... tem muuuito tópico sobre o note e as informações vão se dispersando...

não dê a dica de abrir um novo tópico para quem tem note do submarino... primeiro que ele já existe (aberto pelo usiário crashh com o título Notebook Semp-Toshiba Turion 64 x2 "Submarino") e segundo que não acrescentaria em nada para as pessoas ficar sabendo quem tem ou não esse note.... as informações já estão aqui no forum... as pessoas que possuem o STi do submarino já nem estão aparecendo aqui no forum... são raros os que retornam do limbo... me incluo nesse meio... portanto nem adianta perguntar quem comprou o note do submarino pos vai aparecer mais quem comprou e tá procurando um defeito do que quem comprou e não tem defeito nenhum no note.... vai saber quantos eles venderam e quantos deram problema e quantos vieram pro CDH para procurar uma solução?

Não cara tranqüilo......

Na verdade a sugestão foi mais em tom de brincadeira mesmo, mas se você levou a sério é bem compreenssível que outros colegas venham considerar também.......OK

Então, como enfatizou o amigo rvcezar, vamos deixar essa estória pra lá...Apesar de que o tópico que você citou foi o primeiro tratando do sti x2 (inda me lembro de quando saiu, tinha acabado de pegar meu MK-36 :wub:, hehehehehe)..e esse tópico só era um anúncio do lap...A minha ideia (meio que de brincadeira, obviamente) era criar um tópico diferente falando dos que não vieram com defeito, mas tudo bem...foi só brincadeira...Na verdade acho que a galera da nossa época, que pegou os X2 logo no começo, não deve ter nada do que reclamar...:lol:

Outra coisa: Não me entendam mal. Os dois notes são excelentes (quando em perfeitas condições de uso, ;)) Sendo que o X2, é claro, deve ganhar no processamento de aplicativos que exigem múltiplos núcleos!

De toda forma, valeu pelo toque rv....

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

hehehehehe

tranquilo... mas era só para tirar a ideia mesmo do pessoal... outro dia vi que um usuário comprou e já queria fazer review.... tem trocentos reviews já... hehehehe

lembro ainda que quando peguei o meu note fui direto no seu tópico e baixei os drivers que você estava usando e funcionava tudo certinho... naquela época as coisas ainda estavam beeem organizadinhas porque todo mundo sabia onde procurar as coisas e onde comentar cada coisa... agora vejo gente querendo comentar lá no outro tópico sobre quem comprou o note.. que é só para ter ideia de quantidade e daí as coisas acabam se desvirtuando ou o tópico fica poluído...

nada de mais.. só isso...

e entre os 2 notes... os dois são ótimos.... a única coisa que não consegui fazer no meu foi rodar satisfatóriamente o assassins creed... mas tá... é só um note que me custou 1500 e que faz as mesmas coisas de VAIOS e HPs de 3000 pra cima...

só vi um HP até hoje que valia o preço... uma amiga comprou um que vinha com uma 8400 igual a nossa e um processador muito bom e ainda por cima pagou 1600 também.

depois... notes na casa dos 3000 que valem a pena só GATEWAY... e agora com os dias contados em razão do dolar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo elio_filho,

também cogitei também fazer essa abertura na parte que tapa o cooler por baixo, mas logo pensei que poderia favorecer o CPU e prejudicar o GPU.

Não sei se meu raciocínio tá certo, mas acredito que que o cooler puxa o ar da grade central em baixo do note. Esse ar frio passa em cima do dissipador da GPU (que parece ser de alumínio) trocando calor com ele.

Depois termina entrando no cooler, finalmente saindo pela lateral, no trocador de calor do CPU. Fiz uma ilustração aqui de como eu acredito que seja o caminho do ar.

Minha dúvida é se essa abertura que voce fez na peça que tapa o cooler por baixo poderia diminuir a pressão de sucção do ar para o GPU na parte central.

Isso aumentaria a captação de ar frio para o trocador do CPU mas em compensação menos ar frio iria entrar na abertura do GPU. Isso estou especulando.

Portanto a respeito do seu MOD, e falando especificamente do GPU, como ficaram as temperaturas depois de alguns minutos jogando algum jogo mais pesado??? Houve melhora??

post-370208-13884948610249_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Max, seu comentário faz sentido. Mas no MEU caso a melhors foi gritante por dois motivos:

1 - Essa abertura para puxar ar para a GPU é tão minúscula que pouco resolvia, tanto que fiz um upgrade no meu MOD cortando um pedacinho do cooler interno, de modo que seja puxado ar quente de dentro para fora.

2 - Como eu uso cooler externo e ele puxa ar pacas, o interior do laptop fica normal porque ele dá conta de puxar ar frio embaixo (pelo furo) e de dentro (pelo corte do cooler), aproveitando essa entradinha que você grifou.

Mas obrigado pela pergunta, é bom esclarecer!

Só mais duas coisas: a vga e o cpu compartilham o mesmo dissipador de cobre. Lembre-se que com o furo fechado o ar quente é puxado e assoprado no cobre, o que convenhamos não resfria NADA. Nessa nova solução q descobri o dissipador fica gelado!

Abraços exatamente a 37 graus agora,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando com calma sua foto vi que tem erros!

1 - aonde você disse "não há contato" está errado, há contato sim. O dissipador do chipset encosta no da CPU e eles trocam calor. Tanto que isso melhorou quando eu tirei o adesivo térmico tosco e coloquei pasta...

2 - O ar não faz aquele caminho que você desenhou. Com o buraco debaixo fechado, o ar é aspirado de dentro do note todo. Entra pela gradinha de trás, passa pela gpu quente, pela cpu quente, se aperta para passar pelo vão micro do cooler e chegar nas aletinhas de cobre... Ar quente não refrigera, não é? :D

Abraços explicados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda me parece que o material do cooler do GPU e memórias de vídeo são de alumínio e não de cobre por causa da cor mesmo, cinza aqui no meu e e nesse aí da foto também.

Ainda assim gostaria de saber as temperaturas atingidas pelo GPU. Tem como voce postar aí pra gente assim como fez com as do CPU, ou seja, em estado ocioso e em algum jogo 3D mais pesado??? Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Max_R, aonde você viu "cinza" cor de alumínio? Cinza ali só tem a fita que prende a haste do dissipador na VGA, o suporte da CPU (aço inox) e mais nada! :rolleyes:

O disspador da VGA é de alumínio mesmo, porém o da cpu e a haste do dissipador são de COBRE, um maciço e forte tubo de cobre. Olhe bem as partes laranjas.

Bem, as temperaturas do note variam. Conforme o uso, não sei se a pasta térmica se assenta com o tempo ou o que acontece, mas percebi que o note está muito mais gelado.

Quando eu ligo ele estabiliza em 33 graus e vai subindo devagarinho. Em minutos pára em 37 graus (NHC ativado, dynamic switching on), variando entre 38 e 45 graus.

Quando eu jogo, como o NHC joga a velocidade para 1.6 ou 2Ghz, a temperatura fica entre 65 e 72 graus, com picos de 75. Mas aí o cooler interno liga FORTE e a temperatura cai, fica nesse sobe e desce.

Quando volto pro Windows, a temperatura devagar volta ao normal.

Eu fiz um teste com o RIGHTMARK MONITOR CLOCK. A 800Mhz com 0,975V a cpu fica naqueles 37 graus. A 800Mhz com 0,8V cai para 32 graus, porém depois de uma meia hora o note deu tela azul (a primeira desde que comprei). Deixei padrão nos 0,975V...

Abraços faltou energia pois cavalo anda, cavalo consome energia!,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRande elio...

Acho que descobri o mau entendido que ta acontecendo:

Onde eu estou escrevendo GPU=VGA (processador gráfico, com G de gato) voce tá lendo CPU (processador central, com c de casa). É a unica explicação pois venho perguntando a mesma coisa e voce postando sobre o CPU. Volta nos meus posts anteriores e veja se não foi isso.

Pra matar de vez a confusão eu vou usar sua linguagem que agora acho bem melhor pra não confundir. Eu to me referindo as temperaturas da VGA!!!

Como estão elas depois do MOD???

Mexer na tensão eu nunca me arrisco mas se deu tela azul melhor deixar pra lá ne, afinal 40 graus no CPU ta frio ainda pra esse note.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa Max, é a idade chegando!! hahaha

Realmente a VGA tem dissipador de alumínio, mas apenas isso. As temperaturas dela ociosa não passam de 48 graus por causa do Powermizer (que seta ela para 100Mhz core e 270Mhz mem). Em jogo esquenta bastante, chega aos 71 graus mas não passa disso!

Abraços esclarecidos e envergonhados por ser tão cego,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim tudo esclarecido...

realmente fica fácil de confundir elio, não culpe a sua idade por causa disso!!!

71°C tá razoável porque a VGA do note original fica mais quente que isso aqui na temperatura do interior do RJ, algo em torno de 75-78°C jogando direto.

Então esse MOD parece ajudar muito mais o processador do que a VGA. MAs está de parabéns. Conseguiu reduzir bem as temperaturas.

Tendo algum tempo vou comprar uma pasta térmica e fazê-lo. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!