Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção de leitor/gravador cd-rom


jatiuca

Posts recomendados

Olá,

alguém sabe me dizer se eu consigo encontrar uma lista ou indicações dos principais defeitos encontrados em drives de CD-ROMs ??

coisas como: ao se colocar um cd no compartimento não é acionado o motor pra girar e reconhecer o CD... qual seria a(s) causa(s) ??

coisas desse tipo !!!

valeu !!!

:bandeira:

:bandeira:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na maioria das vezes para de ler por motivo de sujeira(gorduras) retire a unidade com cuidado mergulhe em um copo com agua e detergente deixe pelo menos meia hora e depois retire lave na torneira pelo menos tres minutos,

seque com um secador de cabelos e reinstale

IDERALDO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por johx@30 nov 2003, 13:14

Tive um gravador LG 40x12x40 e parou de ler qualquer CD... levei em um técnico e me falou que a bobina pifou... se alguém souber se o valor dessa bobina que faz girar o CD na unidade for barata, por favor me avisem...

Bobina pifou? Hummm....difícil acontecer isso hein? Será mesmo? Agora com um gravador 52X custando R$135,00 consertar não compensa não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu tinha uma leitor de cd daqueles genéricos mesmo 56xMAX :muro: e num deu nem 3 meses o bicho num lia mais nada... fica fazendo que ia ler e parava ficava assim todo tempo fazia zuadinha... parava...fazia... parava :muro:, então ainda estava na garantia e troquei...

o outro durou uns 6 meses e pifou de novo (dessa vez a garantia já era) era o mesmo defeito do outro... testei cabo-flat, fonte, cd original, pirata com diferentes mídias e nada! coloquei ele de lado e fiquei com um de 24x que eu tinha aqui veião...

quando foi um dia desses eu sem fazer nada decidi abir o drive e ver se eu podia mexer em algo... e vi um tipo de cola em cima de um componente que não sei o nome na placa que controla as atividades do leitor e da bobina, tipo a placa mãe do cd rom!

liguei pra um amigo meu que entende um pouco do assunto e ele falou que esses cd roms era feito pra pifar depois de um tempo... simplesmente o fabricante colocava uma cola em cima desse componente e ela ia derretendo ao decorer do tempo até cobrir todo o componente e ele deixar de fazer sua função porque a cola cobria o contato dela com os caminhos da placa

queria saber se alguem já tinha visto isso e se isso realmente é verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@27 dez 2003, 20:36

eu tinha uma leitor de cd daqueles genéricos mesmo 56xMAX  :muro: e num deu nem 3 meses o bicho num lia mais nada... fica fazendo que ia ler e parava ficava assim todo tempo fazia zuadinha... parava...fazia... parava  :muro:, então ainda estava na garantia e troquei...

o outro durou uns 6 meses e pifou de novo (dessa vez a garantia já era) era o mesmo defeito do outro... testei cabo-flat, fonte, cd original, pirata com diferentes mídias e nada! coloquei ele de lado e fiquei com um de 24x que eu tinha aqui veião...

quando foi um dia desses eu sem fazer nada decidi abir o drive e ver se eu podia mexer em algo... e vi um tipo de cola em cima de um componente que não sei o nome na placa que controla as atividades do leitor e da bobina, tipo a placa mãe do cd rom!

liguei pra um amigo meu que entende um pouco do assunto e ele falou que esses cd roms era feito pra pifar depois de um tempo... simplesmente o fabricante colocava uma cola em cima desse componente e ela ia derretendo ao decorer do tempo até cobrir todo o componente e ele deixar de fazer sua função porque a cola cobria o contato dela com os caminhos da placa

queria saber se alguem já tinha visto isso e se isso realmente é verdade...

Bom amigo eu tenho certo conhecimento em CDROM e nunca havia visto nada a este respeito...

você não especificou direito em que componente mas...

Tente tirar a cola e limpe bem depois teste novamento e vejá se funciona ok...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

foi exatamente isso que fiz e adivinha? FUNCIONOU! eu não sei te dizer bem o componente mas posso te descrever...

ele é bem pequeno (um retangulo bem pequeno) fica em contato com a placa de circuito impresso e geralmente existem vários deles juntos e por toda a placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

WaVe, os contatos dos componentes com a PCB são internos, uma cola por cima do componente não influencia em nada creio eu.

Se for o potenciômetro (resistor variável que controla a potência do laser), é perfeitamente aceitável o uso de cola pois uma vez regulado, usa-se cola para que o "parafuso" que há nele não se mexa mais e desregule o fator resistivo do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WaVe@27 dez 2003, 20:36

eu tinha uma leitor de cd daqueles genéricos mesmo 56xMAX  :muro: e num deu nem 3 meses o bicho num lia mais nada... fica fazendo que ia ler e parava ficava assim todo tempo fazia zuadinha... parava...fazia... parava  :muro:, então ainda estava na garantia e troquei...

o outro durou uns 6 meses e pifou de novo (dessa vez a garantia já era) era o mesmo defeito do outro... testei cabo-flat, fonte, cd original, pirata com diferentes mídias e nada! coloquei ele de lado e fiquei com um de 24x que eu tinha aqui veião...

quando foi um dia desses eu sem fazer nada decidi abir o drive e ver se eu podia mexer em algo... e vi um tipo de cola em cima de um componente que não sei o nome na placa que controla as atividades do leitor e da bobina, tipo a placa mãe do cd rom!

liguei pra um amigo meu que entende um pouco do assunto e ele falou que esses cd roms era feito pra pifar depois de um tempo... simplesmente o fabricante colocava uma cola em cima desse componente e ela ia derretendo ao decorer do tempo até cobrir todo o componente e ele deixar de fazer sua função porque a cola cobria o contato dela com os caminhos da placa

queria saber se alguem já tinha visto isso e se isso realmente é verdade...

Cola que põe curto na placa? Trabalho com manutenção há anos, nunca vi isso, agora já vi fabricante usar cola que depois de muitos anos corrói(ácidos na composição) partes metálicas do componentes que recobre, aí sim , o circuito abre e dá defeito. Mas colocar uma cola que em seis meses estrague deliberadamente a placa seria suicídio de mercado, impossível aceitar essa hipótese, a fama correria rápido e a marca estaria morta. Até pode haver um vício, um erro involuntário de projeto que cause problema prematuro mum modelo específico, mas o fabricante deve(para seu próprio bem) corrigir a produção para não se "queimar"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente o q ocorre com os leitores de cds em geral é q o "trimpot" no caso citado pelo Fernando Pinheiro como sendo um "potenciômetro" o q é a mesma coisa "desregula, como assim"??? Esse trimpot serve para regular o feixe do lase, com a vibração do cd na unidade esse trimpot gira, desregulando o feixe, ele começa a naumreconhecer cd de software, só de música e depois de um tempo nem de música ele consegue reconhecer!!! Como resolver??? Na maioria dos casos esse trimpot afroxa, o jeito é dar pequenos apertos e ir testando aos poucos, pra quem não sabe um trimpot é um componente quadradinho com um parafuso de fenda no meio!!! Atenção: Muito cuidado ao mexer nele, é extremamente sencível!!!

Espero ter ajudado!!!!!!!!!

Um abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Guilherme, na verdade eu "errei" em chamar este trimpot de potenciômetro. Há uma sensível diferença entre os dois: o trimpot foi fabricado para ser fixo e funcionar na parte interna do circuito, por isso vem com aquela cola e é bem pequeno. Ao contrário do potenciômetro que é grande e foi projetado para ser alterado constantemente (como o controle de volume de um rádio). Em todo caso ambos são resistores variáveis.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tenho um cdrom creative 32x e ele parou de ler cds.. eu abri e limpei a lente e ele ficou bom... depois de um tempo ele voltou a ter dificuldade em ler cds... acho q o laser está fraco... eu ouvi dizer q tem como regular mexendo em umas paradinhas nele... alguém sabe como fazer isso? onde fica?

Já abri e tive dando uma olhada ...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Postado Originalmente por educfis@10 jan 2004, 14:23

Se você tivesse lido o que o Guilherme marques escreveu nem teria feito essa pergunta...

    Tem um trimpot miniatura localizado proximo do leitor cd tente regular com um chave de fenda miniatura..... :muro:

Olá, um gravador de cd da HP (HP900i) de um amigo parou de funcionar. Sei que em um leitor seria limpar o canhão ou regular o potenciômetro (tripoid) mas ao abrir verifiquei que não existia nenhum. Como faço para tentar consertar??

Ele abre pega o cd, roda, mexe o canhão mas depois para como se não tivesse nenhum cd.

Se puderem me ajudar?

agraço :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!