Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LEDS estilo giroflex da policia.


lucasaf

Posts recomendados

Pessoal boa noite...primeiramente quero me apresentar...

Meu nome é Lucas moro nos EUA tenho 27 anos sou desenvolvedor de sistemas para internet a 15 anos, estudei muito pouco sobre fisica aplicada a circuito.

Estando nos EUA me apaixonei por um hobby. Carros a rádio controle e consequentemente veio o interesse por eletronica através dos circuitos de radio do carro.

Bom tenho vários carros em casa mas tenho um que é meu xodó que é um Nitro 4 Tec 3.3 bom isso por enquanto nao tem nada a ver com eletronica hehehehe mas seguinte na cidade que eu trabalho os policiais andam de Dodge Charger, lindo carro...e resolvi então fazer uma replica desse carro para meu Nitro 4 Tec 3.3, comprei uma bolha de Dodge Charger pintei, e agora estou trabalhando...ou melhor comecando a trabalhar no projeto dos piscas...farois enfim.

Meu trabalho comeca ai...eu quero fazer o carro por completo com farol, luz de freio e os giroflex.

Seriam

2 LEDS Brancos para farois

2 ou 4 leds vermelhos para a luzes trazeiras.

Esse seria um circuito

Agora seria o circuito para os piscas...

2 LEDS Brancos na frente

6 leds brancos no topo do carro

4 leds azuir para o topo do carro tbem

Problema vem ai...esquema de pisca e tensão....

Vou trabalhar com aquelas baterias de 9 V.

Os sistemas seriam acionados por chavez LIGA/DESLIGA.

Seria necessario 2 baterias ou com uma de 9V consigo sustentar tudo?

Queria usar LEDS fortes nos farois dianteiros pois as vezes ando a noite e ajuda muito..eu tenho uma bolha de mustang que tem farois...nas fotos estão com 4 pilhas AA sistema ja esta atualizado para bateria 9V

dsc01777cb3.jpg

dsc01775mb2.jpg

dsc01771sz4.jpg

Tipo as luzes do topo e duas na frente iriam piscar com certo cincronismo...nada aleatorio...seria algo como

Essa seria a disposicao das luzes do topo do carro.

BRANCA - AZUL - BRANCA - AZUL - BRANCA - BRANCA - AZUL - BRANCA - AZUL - BRANCA

então a primeira e a ultima estariam pistando sempre...com um intervalo muito rápido...e as de dentro ficariam trocando...em algo do tipo as duas azul da ponta pisca....para...depois as brancas seguintes piscam para...e assim ate chegar nas duas brancas do meio....quando chegassem nas duas brancas do meio comecaria de novo...e as duas luzes branca que ficariam na frente piscariam no mesmo sincronismo que as duas brancas da ponta no esquema acima....

Nossa sera que alguem entendeu???

Ai seguinte...como é uma bolha de carro a controle eu nao tenho muito espaco...então os componentes teriam que ser pequenos...e assim...vou cortar uma capa de DVD transparente pra fazer a parte do topo...

Se ficar complicado de entender eu tenho umas fotos do carro da policia pra postar e vocês se localizarem quanto as luzes.

Eu dei uma pesquisada aqui no forum mas o que achei pareceu ser muito simples para esse esquema que to querendo..quem puder ajudar eu agradeco desde ja.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem vindo, lucas..

Tem como você fazer uma animação GIF do efeito ?

Dá uma olhada no meu site que acho que dá pra fazer com aquele circuito. Se não tiver um efeito parecido, é fácil programar:

http://www.projekit.com/8051/asm51/part1.html

http://www.projekit.com/8051/asm51/part4.html

O circuito também não é tudo aquilo, é só o microcontrolador e os LEDs.

Se fizer o efeito, podemos ver se é possível fazer com componentes discretos ou com um microcontrolador de 8 pinos com programação ISP tipo AVR ATtiny ou PIC12F629, neste último caso o pessoal que entende de PIC pode te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, lucas..

Tem como você fazer uma animação GIF do efeito ?

Dá uma olhada no meu site que acho que dá pra fazer com aquele circuito. Se não tiver um efeito parecido, é fácil programar:

http://www.projekit.com/8051/asm51/part1.html

http://www.projekit.com/8051/asm51/part4.html

O circuito também não é tudo aquilo, é só o microcontrolador e os LEDs.

Se fizer o efeito, podemos ver se é possível fazer com componentes discretos ou com um microcontrolador de 8 pinos com programação ISP tipo AVR ATtiny ou PIC12F629, neste último caso o pessoal que entende de PIC pode te ajudar.

Acho que seria algo mais ou menos assim

09.gif

só que com mais leds de diferentes cores:D

Pra isso usa o PIC né?

Eu nao tenho nada de circuito em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra constar....eu desmontei um monitor de 17 polegadas que eu tinha aqui....pra retirar os componentes....vi que tem vários chips nele eu gostaria de saber se da pra mim aproveitar alguma coisa: resistors, capacitores essas coisas umas chavisinhas que tem nele...e esses chips o que seriam?

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
só pra constar....eu desmontei um monitor de 17 polegadas que eu tinha aqui....pra retirar os componentes....vi que tem vários chips nele eu gostaria de saber se da pra mim aproveitar alguma coisa: resistors, capacitores essas coisas umas chavisinhas que tem nele...e esses chips o que seriam?

abraços

Resistores e capacitores até podem ser aproveitados, mas sõ baratos e não compensa. Quanto aos chips, só podem ser aproveitados, talvez, em outros monitores.

O efeito segundo sua descrição seria este:

giroflex.gif

Se for igual ou parecido sem alterar muita coisa, dá pra fazer sem usar microcontrolador, apenas com 1 CI CD4017 e um CD4060 e mais alguns componentes discretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistores e capacitores até podem ser aproveitados, mas sõ baratos e não compensa. Quanto aos chips, só podem ser aproveitados, talvez, em outros monitores.

O efeito segundo sua descrição seria este:

giroflex.gif

Se for igual ou parecido sem alterar muita coisa, dá pra fazer sem usar microcontrolador, apenas com 1 CI CD4017 e um CD4060 e mais alguns componentes discretos.

é isso ae....:D perfeito....eu consigo fazer piscar mais rápido ou mais lento certo??? mas esse esquema ai ta perfeito

Brigadao cara..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, fiz algo paressido, mas éra para uma bolha de ambulância, onde utilizei um 556, 4017 e um 4024, o circuitinho por final não guardei o esquema mas é bem fácil de fazer, bem lógico! neste meu tinha um giroflex redondo, dentro de uma cápsula opáca que dava a impressão de uma luz girando, com led´s de alto brilho mais 4 brancos de alto brilho daqueles redondos sem direcionamento do foco, estes para simular as estrobos laterais, o circuitinho ficou bem discreto numa plaquinha de menus de 3x4cm. o problema foi os fiozinhos que éram bastante e tive que usar chicote!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca os farois com leds azuis pra ficar parecendo xenon... c n acha q ia ficar doideira nao?!

os leds aqui nos EUA sao meio caros...então vou ver certinho as cores...mas vou gastar uma boa grana pra fazer isso....eu vou meter um led azul na outra bolha a do Mustang pra ver se fica doidao... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

US$ 1,70 = ~ R$3,90 ....caríssimo!

Aqui você compra pelo menos 5.

http://www.soldafria.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=lm555&x=0&y=0

Mas o salário aí é pelo menos 10 vezes o nosso...hehehe. Brincadeira!

Mas você trabalha 10 vezes mais tbem :D aqui é vida ferrada cara..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro lucas.

Como eu havia dito, este é o coração do circuito 'que pode' fazer este efeito. Peço que estude os datasheets dos CIs e ligue os pinos que faltam, bem como dimensione os resistores. Eu poderia, mas não é bom que eu faça isso pra você.

Se não conseguir, pelo menos tente, e em caso de dúvidas, pode perguntar que o ajudaremos.

Se souber usar o proteus, ou se alguém quiser fazer isto, pode simular e ver o resultado antes da montagem. Se não funcionar de acordo com o que eu pensei, estudarei a mudança necessária.

giro_incompleto.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucas, tudo bem? Também já morei aí nos USA em Clifton - New Jersey, a muitos anos atrás, não sei se fica perto de Marshfield pois não encontrei seu estado? Quanto aos componentes, já tentou na Farnell de Newark - NJ? Acho que os componentes que eles comercializam podem ficar mais em conta para você que mora aí. Grande abraço e boa sorte com o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucas, tudo bem? Também já morei aí nos USA em Clifton - New Jersey, a muitos anos atrás, não sei se fica perto de Marshfield pois não encontrei seu estado? Quanto aos componentes, já tentou na Farnell de Newark - NJ? Acho que os componentes que eles comercializam podem ficar mais em conta para você que mora aí. Grande abraço e boa sorte com o projeto.

então amigo eu sou do estado de MA eu ate vi o site da farnel mas fica complicado porque eles só aceitam pagamento com cartao de credito e eu nao tenho. vou ve se compro algo no ebay mesmo pra pagar com money order.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro lucas.

Como eu havia dito, este é o coração do circuito 'que pode' fazer este efeito. Peço que estude os datasheets dos CIs e ligue os pinos que faltam, bem como dimensione os resistores. Eu poderia, mas não é bom que eu faça isso pra você.

Se não conseguir, pelo menos tente, e em caso de dúvidas, pode perguntar que o ajudaremos.

Se souber usar o proteus, ou se alguém quiser fazer isto, pode simular e ver o resultado antes da montagem. Se não funcionar de acordo com o que eu pensei, estudarei a mudança necessária.

giro_incompleto.gif

Grande amigo SOS queria muito fabricar este seu esquema poderia me passar mais detalhes !!

ou de alqumas consideracoes no meu topico por favor .

http://forum.clubedohardware.com.br/safety-car-leds/592137

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente não tenho o tempo que gostaria para dar todos os detalhes dos projetos que faço, porisso é que sugeri que leiam os datasheets e tentem entender como funcionam.

Se for alguma dúvida específica, pergunte que na medida do possível estaremos esclarecendo. OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!