Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de VGA


Galo1971

Posts recomendados

Ôh mestre, foi até ofensa o q eu falei do processador, cara... hehehe...

e sim, seu sistema é bom, mas eu acho bom o dual channel, sei lá...meu irmão tem um sistema parecido com o seu, mas ele pôs 3 Gb e deu uma melhora imensa - o pc dele tem um X2 4200, 1 + 2 Gb 800 Markvision Vdata, a sua placa e hd sataII de 160 gb... Com uma 8600GT XXX 256Mb (630/1440) ele está rodando Crysis lindo em high a 1024x768. Então depreendo que você com uma 9600GT vá esculachar jogos assim...

(E TROCA ESSA FONTE!)

Hehehehe... então, a fonte já vou trocar sim!!!

Como eu disse, prefiro ficar com 3gb operando em single do que 2gb operando em dual.

Opah... olha que é uma 9500 Gt, não uma uma 9600... mas ''dah igual'' =P.

E... definitivamente, eu iria compra uma 8600gt fatal1ty, que ta um pouco mais cara do que a 9500 GT. Agora, graças às dicas de vocês aqui do forum, vou adquirir um equipamento melhor por um c/b melhor ainda. Dá-lhe 9500Gt :cool: (olha a merchan).

Obrigado pela atenção!!! O fórum é feito disso, uma ajuda mútua entre seus usuários, espero poder ajudar um pouco mais também... Parabéns pelas dicas!!!

Ah... quando tiver com o equipamento, vou estar contando a minha experiência.

Abraço a todos e muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok, então...mas só pra atrapalhar um poquinho mais... compare as marcas de 9500GT, ok? tem da Zogis, XFX, Zotac, Point of View, HIS, Mymax, MSI, Asus, ECS, Gigabyte... assim, verifica se os dados estão certos, tipo velocidade de core e clock das memórias, tipo de refrigeração (com ventoinha, sempre é melhor), acessórios que vem junto... tá bem?

e depois q você comprar a placa põe aí o resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, então...mas só pra atrapalhar um poquinho mais... compare as marcas de 9500GT, ok? tem da Zogis, XFX, Zotac, Point of View, HIS, Mymax, MSI, Asus, ECS, Gigabyte... assim, verifica se os dados estão certos, tipo velocidade de core e clock das memórias, tipo de refrigeração (com ventoinha, sempre é melhor), acessórios que vem junto... tá bem?

e depois q você comprar a placa põe aí o resultado...

beleza!!! To pensando em comprar uma daquelas que você me sugeriu, da XFX. Estive dando uma olhada... É a que o preço tá mais agradável... ótimo c/b. Vou pegar ela mesmo, mas se tiver outras sugestões...

Essa aqui é igual a do ML:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:91:80

Dae tem essa zogis... ela é um pouco maior, mas a config é a msma:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:91:67

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mestre, olha só: XFX é melhor do que Zogis. Esquece tamanho físico da placa. Que importa é velocidade da memória, clock do chipset dela e tipo do Core. Como escolheu-se a 9500GT, est último detalhe já foi resolvido. Do fundo do coração, pega a da XFX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano a Kabum tem parceria com a XFX, os preços das placas de vídeo são atrativos. Comprei uma 8800GS XFX Alpha Dog no site da kabum e ainda veio um jogo original do Call of Duty 4, mas quando liguei a placa, logo me decepcionei, pois a placa de vídeo era muito barulhenta, fora do normal mesmo, do meu quarto até um um outro ponto mais distante da casa dava para ouvir o funcionamento da 8800GS. Tive que desembolsar dinheiro para comprar um cooler VGA. Fiz uma pesquisa e descobri que este tipo de refrigeração chama-se Blower e é o mesmo que a XFX utiliza, pois ao invés de jogar ar quente para fora do gabinete, ela simplesmente joga o ar para dentro e dependento da montagem, o ar quente vai direto para o HD. Acho melhor optar por um modelo que utilize um cooler tradicional, tem menos ruído e ajuda na refrigeração do gabinete. Inclusive, comprei outra placa de vídeo, uma 9800GT da Zorgis e até agora não tenho nada do que reclamar, o cooler é silencioso e a refrigeração é eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

J@ne, podeia sr mesmo um defeito do cooler da XFX. Acho queesse ruído pode ser resolvodo de forma mais simples, mais se trocando o cooler do que trocando a placa toda. Ademais, pode-se com o software da placa, reduzir a RPM da ventoinha. E os Blowers podem tanto puxar ar de dentro da placa e expulsar como puxar ar externo e soprar para dentro. Depende do uso. Eu suo em meu PC um blower da evercool, e ele expulsa ar quente do gabinete. na PV, ele TEM de sugar ar externo, por isso é mais eficiente. E as placas de core de 65nm e menores são menos "esquentadas", mesmo...

e Mestre, sei q era do tamanho q você falava, não do desempenho... (ih, papo estranho...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

J@ne, podeia sr mesmo um defeito do cooler da XFX. Acho queesse ruído pode ser resolvodo de forma mais simples, mais se trocando o cooler do que trocando a placa toda. Ademais, pode-se com o software da placa, reduzir a RPM da ventoinha. E os Blowers podem tanto puxar ar de dentro da placa e expulsar como puxar ar externo e soprar para dentro. Depende do uso. Eu suo em meu PC um blower da evercool, e ele expulsa ar quente do gabinete. na PV, ele TEM de sugar ar externo, por isso é mais eficiente. E as placas de core de 65nm e menores são menos "esquentadas", mesmo...

e Mestre, sei q era do tamanho q você falava, não do desempenho... (ih, papo estranho...)

Concordo plenamente com o senhor, mas vou ser mais clara! A placa de vídeo 8800GS XFX que comprei é muito BARULHENTA, mesmo reduzindo a rotação. Comprei um NOVO cooler ZALMAN VF900Cu e instalei, o silêncio finalmente reinou. O cooler da Zalman ainda baixou a temperatura uns 4 a 5ºC a menos do cooler original da XFX. Também esqueci de mencionar ao sr. que depois de uns 30 dias em PLENO FUNCIONAMENTO, houve um curto interno no processador da placa de vídeo e ela QUEIMOU, eu não seria tão besta de trocar uma placa de vídeo só por causa do cooler!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o senhor, mas vou ser mais clara! A placa de vídeo 8800GS XFX que comprei é muito BARULHENTA, mesmo reduzindo a rotação. Comprei um NOVO cooler ZALMAN VF900Cu e instalei, o silêncio finalmente reinou. O cooler da Zalman ainda baixou a temperatura uns 4 a 5ºC a menos do cooler original da XFX. Também esqueci de mencionar ao sr. que depois de uns 30 dias em PLENO FUNCIONAMENTO, houve um curto interno no processador da placa de vídeo e ela QUEIMOU, eu não seria tão besta de trocar uma placa de vídeo só por causa do cooler! Simplesmente vou pensar muito antes de adquirir uma nova placa da XFX, pois a minha experiência com a placa foi ruim e o meu dinheiro jogado fora.

J@ne, como você mencionou, realmente o aquecimento é maior dependendendo da montagem, assim como do seu gabinete.

Este cooler citado da Zalman é um dos melhores coolers para PV do mercado. Que gabinete você usa ou usava quando tinha a 8800GS??? Tinha outros coolers para ajudar na refrigeração???

Quando que você compro esta placa na Kabum???

Qual placa de vídeo você comprou depois da 8800 ter queimado??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

J@ne, como você mencionou, realmente o aquecimento é maior dependendendo da montagem, assim como do seu gabinete.

Este cooler citado da Zalman é um dos melhores coolers para PV do mercado. Que gabinete você usa ou usava quando tinha a 8800GS??? Tinha outros coolers para ajudar na refrigeração???

Quando que você compro esta placa na Kabum???

Qual placa de vídeo você comprou depois da 8800 ter queimado??

Eu uso um gabinete comum de tamanho médio com 4 baias, sem refrigeração adicional. Quando instalei os componentes, monitorei as temperaturas e não vi a necessidade de cooler adicional para ajudar na refrigeração, pois todo o hardware estava dentro das especificações, quando eu estava jogando GRID a temperatura da PV não passava de 53ºC e ela aguentava até 80ºC ou um pouco mais, não lembro direito. Eu adquiri a 8800GS na segunda quinzena de agosto de 2008, atualmente esta placa está indisponível na Kabum, e depois que a placa queimou, comprei uma 9800GT da Zogis que opera a uma temperatua que não passa de 43ºC durante a aplicação de alguns jogos pesados como FarCray2, GRID, Crysis Warhead dentre tantos outros jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Creio muito em falta de sorte de sua parte, j@ne, porque eu usei XFX por um tempo considerável, e não tive grandes mistérios. Não q seja impossível, mas... de qualquer forma, melhor não comprar da XFX de novo. Experiência ruim, que seja uma só. pena... e não tem muito como ser aquecimento, pois com fonte adequada, placa-mãe idem, dificilmente essas coisas acontecem. Daria uma RMA com facilidade, simples provar que não é sua culpa no dano.

E um diferencial da série 9 da Nvidia é justamente a menor temperatura média, pelo menor consumo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio muito em falta de sorte de sua parte, j@ne, porque eu usei XFX por um tempo considerável, e não tive grandes mistérios. Não q seja impossível, mas... de qualquer forma, melhor não comprar da XFX de novo. Experiência ruim, que seja uma só. pena... e não tem muito como ser aquecimento, pois com fonte adequada, placa-mãe idem, dificilmente essas coisas acontecem. Daria uma RMA com facilidade, simples provar que não é sua culpa no dano.

E um diferencial da série 9 da Nvidia é justamente a menor temperatura média, pelo menor consumo...

Estou relatando o que de fato aconteceu comigo que servirá a título de informação para outros para que possam decidir por si mesmos o que acharem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

tô ainda sem comprar nada... aguardando pacientemente...

já tinha decidido pela 3870, pois a 4850 está com o preço mais puxado...

mas, agora com o advento da 4830... acho que compensa esperar pra ver o preço dela, pois deverá ficar quase que igual ao 3870, se não me engano?

já li bastante tópicos sobre a 4830 e paira uma dúvida

1) ela só roda bem com o vista? Pois queria continuar com o xp por mais um tempo.

2) vi também que ela funciona bem com uma fonte de 300w, alguém confirma isso?

valeu moçada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

tô ainda sem comprar nada... aguardando pacientemente...

já tinha decidido pela 3870, pois a 4850 está com o preço mais puxado...

mas, agora com o advento da 4830... acho que compensa esperar pra ver o preço dela, pois deverá ficar quase que igual ao 3870, se não me engano?

já li bastante tópicos sobre a 4830 e paira uma dúvida

1) ela só roda bem com o vista? Pois queria continuar com o xp por mais um tempo.

2) vi também que ela funciona bem com uma fonte de 300w, alguém confirma isso?

valeu moçada!!!

Eita amigo, chegamos num momento muito difícil pra compra de produtos importados, você viu quanto fechou o dolar hoje ?? R$ 2,36, é muito. Eu por exemplo, comprei uma 9800GT no ML por R$ 419,00, hoje não encontramos por menos de R$ 500,00, viu só..., complicou mesmo. Acho que o melhor agora é esperar.

Ela roda bem com o Vista e com o XP, não é que rode melhor em um ou outro, em algum jogo sim, você terá a possibilidade da utilização do DirectX 10, mas num esquenta com isso não, é bobagem.

você já viu o review aqui do Clube ?. se não lá vai.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1582

Sobre a alimentação, o consumo dela, em testes ficou em pico com média de 230W, levando isso em consideração uma fonte de 300W aguentaria.

Radeon HD 4830 262 Watt
power_peak.gif

Mas pense bem, se for de comprar um fonte nova, leve em consideração futuros upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eita amigo, chegamos num momento muito difícil pra compra de produtos importados, você viu quanto fechou o dolar hoje ?? R$ 2,36, é muito. Eu por exemplo, comprei uma 9800GT no ML por R$ 419,00, hoje não encontramos por menos de R$ 500,00, viu só..., complicou mesmo. Acho que o melhor agora é esperar.

era o q eu já falei a beça... esse dollar está louco, não adianta correr, é pegar a grana e esperar a hora do bote, quer dizer, o momento em que o dólar abaixa... merdyah mesmo, mas... é o jeito, ou vai lá e paga-se o preço...

Outra: 262W??????? que isso! essa placa aí não é de 55 nm? Cruzes! acho muito... mas a placa parece legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Depois de várias semanas, finalmente comprei a máquina

VEJAM, por favor:

Dell Studio Minitorre com Processador Intel

Core 2 Duo E7200 (2.53GHz, 1066MHz FSB), 3MB cache

Disco Rígido SATA 2 de 250 GB, de 7.200 RPM

Windows Vista Home Premium, Service Pack 1, em Português

Memória DDR2 de 4 Gb, 800 MHz (4x1 GB)

Placa de Vídeo Integrada Intel® GMA X4500HD

Fonte 350 W (real, segundo a atendente)

A placa de vídeo sei que é "fraca"

Vou testar o fifa 09 nela

e se não rodar bem vou "tacar" uma ATI radeon mesmo 3450 pra frente

opinem ai por favor moçada..

brigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

antes de mais nada: EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

agora: você comprou Dell? t'bom, depois se você se aborrece, garantia de um ano, ok? Sobfre o vídeo? esquece. arruma $150 e compra uma HD3450 de 512 e cuida de sua vida . Não interessa, qualquer dessas Xqualquer mer** da Intel não rodam nada. Uma 3450 simplória vai fazer muito mais por você do que dez dessas Xsei lá o que onboard. Só atarso de vida. Só servem pra ver filme em HD, coisa que nem eu nem você estamos fazendo agora, que as ATI fazem muitíssimo melhor, e por fim, quando pudermos comprar um drive BluRay decente, vamos ter vídeos melhores baratinhos pra põr no lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei na duvida agora... kkk ker dizer então que essa HD3870 e melhor que a HD4670 ? porque eu comprei uma hd 4670 por nem 400 com frete. e me falaram que é fodastica, achei barato e comprei mesmo, economizei alot e ainda é otima pa da OC . agora se for pior fiquei triste ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei na duvida agora... kkk ker dizer então que essa HD3870 e melhor que a HD4670 ? porque eu comprei uma hd 4670 por nem 400 com frete. e me falaram que é fodastica, achei barato e comprei mesmo, economizei alot e ainda é otima pa da OC . agora se for pior fiquei triste ....

Lamento mas a 4670 é fraquinha amigo. Tem ela por R$320,00 ~ 330,00 no M.Livre, e a 3870 que é melhor, acharia por R$420 ~ 450.

Estou pesquisando bastante também, e me decidi pela 4830, achei por R$499 da HIS (m.livre + mercado pago), enquanto em lojas está acima de R$650,00.

E a diferença majoritária que vi em todos benchs para a 4850 é de 8/12 fps, e geralmente ambas sempre acima de 60 FPS, ou seja, nunca que a diferença paga valerá a pena...

Comparadas, ficam assim:

4870>4850*>4830*>3870>4670>3850

* = Pouquíssima diferença, ainda mais se analisado o custo/benefício, a 4830 ganha.

Minha recomendação:

O melhor custo benefício desparado é a 4830.

Este review aqui é muito bom, vejam: http://www.overclock3d.net/reviews.php?/gpu_displays/his_radeon_4670_4830_4850_mid_range_round-up/1

Vejam só que massa o comentário para a 4830, e da HIS, por sorte a única que achei para comprar por R$499,00...

HIS 4830 fan edition

The Good:

+ Amazingly low cost per frame

+ Performance is not too far off from the 4850

+ A good choice for gamers who can't afford the 4850 but don't want to drop to a low end card

The Mediocre:

* No pre-fitted after market cooler, although the stock cooler remained perfectly stable throughout testing

The Bad:

- Nothing to report

Resumindo em pt-br: "Os prós"

AMAZING (incrível) custo baixo por/per frame, performance próxima à 4850 (com over a 4830 realmente fica quase igual a 4850), ótima escolha para aqueles que não podem comprar a 4850, mas não querem acabar com uma placa low-end.

"Contras"

Sem cooler diferenciado para a mesma, embora o "stock" cooler foi perfeitamente estável/satisfatório durante todo teste.

"O ruim"

NADA PARA REPORTAR

-------------------/-----------------

A própósito!

Radeon HD 4830 262 Watt??? Que Watts são estes supostamente requisitado pela 4830? o_o!

Por outros valores que pude ver, e cálculos que fiz ao checar quanto ficaria o Watt gasto por todas peças do meu PC, verifiquei que ela fica sempre abaixo da 4850, e ela gasta no pico um máximo de 190W (alguns dizem 190, outros dizem 120)!... Seria muito estranho, ela é a versão "capada" da 4850, e gastar mais que ela, e logo 230W?

http://www.adrenaline.com.br/forum/placas-de-video/139394-tabela-de-consumo-de-vga.html

http://benchmarkreviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=271&Itemid=72&limit=1&limitstart=10

Enfim, quer a 4830 por R$499,00? Corra e aproveite, só tem + 6 unidades disponíveis... Os que tem medo, utilize o M.Pago e seja feliz.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86802089-placa-de-video-radeon-hd-4830-his-512mb-gddr3-_JM

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais nada: EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

agora: você comprou Dell? t'bom, depois se você se aborrece, garantia de um ano, ok? Sobfre o vídeo? esquece. arruma $150 e compra uma HD3450 de 512 e cuida de sua vida . Não interessa, qualquer dessas Xqualquer mer** da Intel não rodam nada. Uma 3450 simplória vai fazer muito mais por você do que dez dessas Xsei lá o que onboard. Só atarso de vida. Só servem pra ver filme em HD, coisa que nem eu nem você estamos fazendo agora, que as ATI fazem muitíssimo melhor, e por fim, quando pudermos comprar um drive BluRay decente, vamos ter vídeos melhores baratinhos pra põr no lugar...

primeiro: obrigado mesmo pela atenção.

agora,

não senti firmeza:

você disse... "você comprou Dell?... depois você se aborrece..."

a configuração da máquina não é de ponta, mas num é boa?

Vi outras config em lojas daqui pra montar, mas o preço estava um pouco mais alto. Assim, optei mesmo pela Dell.

esse studio é lançamento e melhor do que a linha "inspiron".

Enfim, me anima um pouco ai, uai... rs...

Quanto à placa de vídeo havia, na dell, a opção de uma 3450, acrescentando mais 150,00.

Mas, achei melhor esperar e o mês que vem comprar pelo menos uma 3650 que está em torno de 200,00.

valeu!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah, galo, com certeza a Dell não é má fabricante, não... agora, ou você faz sua p´ropria segurança, quer dizer, faz manutenção, ou levar pra garantia, é complicado... bom de você montar seu pc é o controle sobre o que vem dentro do gabinete... Montado de loja, site, você controla menos, principalmente qualdade de memórias, fonte e placa-mãe...

Outra: Compre a 3650... claro que não é a ultrafodex, mas se a minha plaquinha roda no médio a 800X600 o CoDWaW...dirá uma 3650... ok? depois roda um everest pra você saber exatamente o que é seu Pc... ajuda...

bom fim de ano aí, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah, galo, com certeza a Dell não é má fabricante, não... agora, ou você faz sua p´ropria segurança, quer dizer, faz manutenção, ou levar pra garantia, é complicado... bom de você montar seu pc é o controle sobre o que vem dentro do gabinete... Montado de loja, site, você controla menos, principalmente qualdade de memórias, fonte e placa-mãe...

Outra: Compre a 3650... claro que não é a ultrafodex, mas se a minha plaquinha roda no médio a 800X600 o CoDWaW...dirá uma 3650... ok? depois roda um everest pra você saber exatamente o que é seu Pc... ajuda...

bom fim de ano aí, ok?

O cara,

valeu

sobre a dell, é que eu já tinha um dimension 4100 desde 2000 e acabei trocando quase tudo dele, memória, HD, placa de vídeo, enfim, por isso é que acho que poderei fazer isso com essa máquina nova, exceto memória que já virá com o total. De fato a manutenção (peças) fora da garantia são muito caras, mas no que tenho consegui ajeitar outras peças mais baratas e funcionou bem...

BOM FINAL DE ANO AI TAMBÉM,

A você E A TODOS OS COLABORADORES DESSE DINÂMICO E INSTRUTIVO

Clube do Hardware...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Finalmente adquiri a máquina abaixo (aguardo a chegada do produto):

DELL Studio:

Processador Intel® Core™2 Duo E7200 (2.53 GHz, 3 MB L2 cache, 1066 MHz FSB)

Windows Vista® Home Premium SP1 Original em Português

Memória 4GB DDR2 800MHz (4x1GB)

Placa de Vídeo Integrada Intel® GMA X4500HD

Disco Rigido SATA de 250GB (7200RPM) c/ Cache DataBurst™

Fonte 350 w (real, de acordo com a vendedora)

Ainda em dúvida.

Agora devo procurar uma placa de vídeo mais apropriada.

Analisando os tópicos de sugestões e testes de placas de vídeos aqui no CH, fiz uma pré seleção:

ATI Radeon HD3450 - HD3650 - HD3850 – HD3870 – HD4830 – HD4850

Eliminei a primeira (HD 3450), pois a diferença de preço dela para a 3650 não é muito grande.

Eliminei as 4830 e 4850, apesar de serem as melhores dessa lista, porque são as mais caras e agora tive que investir mais no micro.

Assim, selecionei as placas três intermediárias da lista (3650, 3850 e 3870).

Até que fazendo um esforço e apertando o orçamento poderia pegar a mais cara (3870).

Mas, pela minha configuração, pela diferença de preço, será que vale mesmo a pena pegar a mais cara?

O que acham, por favor?

Pretendo rodar uns jogos como o fifa, fórmula um, simcity, por exemplo.

Abaixo alguns dados das três placas:

3650 3850 3870

R$ 245,00 R$ 382,00 R$ 450,00

512 MB – 128 Bit 512 MB – 256 Bit 512 MB – 256 bitInterf: PCI-E 2.0 x16 PCI-E 2.0 x16 PCI-E 2.0 x16

Core Clock: 725 MHz 668 MHz 775 MHz

Shader Clock: 725 MHz 668 MHz 775 MHz

Memory Clock:800 MHz (1600 DDR) 828 MHz (1656 DDR) 1125MHz (2250 DDR)

Memory Bandwidth:25.6 GB/sec 52.992 GB/sec 72 GB/sec

FLOPS: 174 GFLOPS 427.52 GFLOPS 496 GFLOPS

Pixel Fill Rate: 2900 MPixels/sec 10688 MPixels/sec 12400 MPixels/sec

Texture Fill Rate:5800 MTexels/sec 10688 MTexels/sec 12400 MTexels/sec

Valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!