Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

X2 louco ou erro de leitura do sensor ?


Sub

Posts recomendados

E ai galera.

Bom, estou com um problema aqui que esta me incomodando um pouco, meu processador X2 5000 brisbane esta com uma variação de temperatura muito frequente e, começou quando coloquei ele em uma ASUS M2NPV-VM.

Estou usando o everest e, quando estou apenas olhando pro monitor, durante alguns minutos a temperatura fica bem estavel, na casa dos 38ºC, com pequenas variações, de 38ºC ~ 36ºC ~ 40ºC ate ai td bem, mas é so abrir uma pagina da internet (como agora por exemplo) a temperatura sobe para 40ºC e fica oscilando entre 39 ~ 40 ~ 41 (ja me incomoda por ter essa subida brusca apenas com um navegador aberto).

Tudo bem, comprei um cooler da cooler master, ele sopra o ar pra baixo, como o box, porém muito maior mas com a base de cobre e um fan de 92mm, as temps foram para idle (quando digo idle é totalmente parado) á incriveis 29ºC ~ 31ºC mas é so abrir um navegador, seja IE ou FF ou mesmo qualquer outra coisa (menos jogos claro) que a temp sobe para 40ºC ~ 41ºC, bom, como sou chato pra essas coisas fui la no everest olhar as voltagens quando "infelizmente" fui olhar a utilização do CPU o que me deixou mais "encanado ainda". Os 2 núcleos ficam em 0% e do nada (sem nem encostar no mouse) ficam variando entre 0% ~ 3% isso no núcleo 1, o 2 fica em 0% mas, é só dar um clique pra maximizar a pagina do FF (no caso pra digitar aqui) os valores ficam loucos, variando entre 0% ate 58% e teve algumas vezes q chegou em 100% de utilizacao apenas por dar um alt+tab entre a janela do everest e a pagina aqui do forum, ate que tudo volta ao 0% depois de alguns segundos.

O Cool 'n Quiet esta ativado na Bios, nao sei se tem a ver.

Ja atualizei a BIOS (pelo site da ASUS) logo no primeiro dia q a placa chegou!

Então creio que existe gente aqui que vai poder me falar alguma coisa com mais propriedade por que esse problema esta realmente me preocupando, comprei esse processador nao tem 2 meses e ainda esta na garantia claro!

Abração e obrigado !

Adicionei um video q acabei de fazer com a variação brusca de utilização do CPU e mudança da temperatura sem eu nem encostar no mouse.

E essa imagem atualizada.

f_errotoscom_4b0f2e1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow.... a pasta termica ta certinha? porque quando n a boua troca de calor entre o chip e o cooler, a tendencia é o chip esquentar bruscamente enquanto o cooler esquenta (rouba calor) aos poucos... quanto melhor essa troca de calor melhor....

verifique outro programa... o asus probe pode ajudar

vem no cd da placa e deve poder ser baixado do site

n se esqueça que a temperatura ta muito boa... 36º é muito pouco acima da temperatura ambiente (vamos dizer uns 6 graus de dia) e a tendencia é subir um pouco quando a carga eletrica passar pelo chip (load), ou você ta olhando a temp. do diodo do processador (o everest as vezes confundi) q tem tendencia a variar mais q a do processador em sí...

de qualquer forma, esses picos de desempenho nao deve ser culpa de hardware.... verifique qual aplicativo ta puxando o cpu no G. T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a media de temperatura deste processador!

não precisa c preocupar!:D

Cara, o que ta me incomodando nao é a média e sim essa variação brusca =(

pow.... a pasta termica ta certinha? porque quando n a boua troca de calor entre o chip e o cooler, a tendencia é o chip esquentar bruscamente enquanto o cooler esquenta (rouba calor) aos poucos... quanto melhor essa troca de calor melhor....

verifique outro programa... o asus probe pode ajudar

vem no cd da placa e deve poder ser baixado do site

n se esqueça que a temperatura ta muito boa... 36º é muito pouco acima da temperatura ambiente (vamos dizer uns 6 graus de dia) e a tendencia é subir um pouco quando a carga eletrica passar pelo chip (load), ou você ta olhando a temp. do diodo do processador (o everest as vezes confundi) q tem tendencia a variar mais q a do processador em sí...

de qualquer forma, esses picos de desempenho nao deve ser culpa de hardware.... verifique qual aplicativo ta puxando o cpu no G. T.

Dragum, eu ja tinha testado o ASUS Probe e com ele também da essa oscilação animal de temperatura, agora mesmo ele estava em 41ºC e em questao de 1 seg. ele foi pra 53ºC e 1 seg depois foi pra 40ºC oO

O Cooler que eu citei coloquei hj de tarde, limpei a pasta antiga e colquei uma nova, uma camada fininha como se pede, sem exageros.....

Da uma olhadinha na imagem q eu adicionei, nao consigo ver o que pode estar fazendo dar esses picos de utilizacao da CPU, e nao tenho idea do porque a teperatura esta assim =(

Brigadao pela resposta cara....

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Variar assim é normal com o Cool'n'Quiet Ativado, desative ele e você vai ver que ele vai estabilizar nuns 40-45°C.

Agora, ficar variando o uso da CPU pra 50%+ toda hora é problemas de software, pode ser o navegador ou o SO.

valeu pela resposta raimar, eu formatei o PC e esse problema se resolveu, o uso em idle nao passa de 8% e só em picos....

Agora eu ainda estou preocupado com as temperaturas desse processador.

Fiz um teste de estabilidade do sistema pelo everest, em 6 min. de teste bateu 90ºC.

f_stabilitytem_6428a5b.jpg

Tirei o cooler e verifiquei a pasta termica, achei q estava com pco de excesso e retirei um pco, agora no teste a temperatura max em 10 min foi de 80ºC.

Estou começando achar q é a pasta termica q é uma porcaria (daquelas que parece chiclete no sol)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na BIOS coloque as proteções contra super-aquecimento todas na menor temperatura possível e rode o stress test, se o Everest mostrar 90º esqueça, o Everest ta bugado, se a maquina desligar verifique o cooler, se não tem nenhum adesivo colado no processador, fonte, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera.

Bom, problema resolvido mas vou relatar a solução para possivel ajuda pra quem estiver com o mesmo tipo de problema...

Depois de tanto procurar, ler e pensar eu resolvi tirar o cooler que eu tinha acabado de comprar, para mais uma vez verificar a pasta térmica, quando para minha surpresa eu identifiquei o problema. Olhei a base do cooler onde estava a marca do processador, so que no meio dessa marca de pasta térmica, ela estava intacta, ou seja, o cooler estava fazendo tanta pressao que a placa mãe estava dando uma leve "empenada" no socket do processador, fazendo assim que ele ficasse ligeiramente concavo e assim, encostando apenas as laterais na base do cooler.

Tirei a pressao da presilha do cooler com um alicate, lapidei a base dele usando lixas 600 -> 1200 -> 2000, ficou quase um espelho, coloquei uma boa pasta termica (artic silver) e recoloquei o cooler, que agora nao esta com tanta pressao. Com isso, durante 1 hora em teste de estabilidade e stress pelo everest nao passou dos incriveis 45ºC e, em idle ele esta nesse momento em 31ºC.

Fica ai a dica pra quem estiver com problemas de aquecimento e nao souber o motivo, é bom dar uma verificada nisso também.

Agradeço a todos pela ajuda.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!