Ir ao conteúdo

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial

jonasnoia

Posts recomendados

Postado

eu contava com o 960T mas agora... somente OEM ¬¬

mas não compensa para AMD aumentar a produção do X6 supondo que tenha bom aproveitamento?

Postado
O X6 nunca foi pensado para ser um processador com grande volume, é um die grande, substimaram a procura...

Ruim para quem espera o 960T, melhor esperar sentado.

Gun'ss, pela resposta do EduardoS já dá pra ver q a AMD vai precisar vender 960T REALMENTE defeituosos se a procura for forte pra valer, particularmente acredito q sim por se tratar dos processadores capazes de alcançar até os modelos mais caros da Intel, exceto o 980X, este ainda está isolado.

se duvidar vai ficar bem raro o 960T até pros OEMs e acho q somente eles mesmo, e a situação do X6 não vai melhorar muito, infelizmente, mas espero q o preço atinja o patamar de R$500 por aqui. negócio mesmo e juntar dindim pra pegar o k11

Postado
Pessoal,

Pergunta meio iniciante, mas aqui vai... Eu estava vendo alguns processadores da AMD pra comprar e ví o Phenom II 965 e o 955... e pelo que eu ví a diferença entre eles é o multiplicador que deixa o clock de um a 3.2 GHz e o outro a 3.4 GHz e que o 965 vem com esse multiplicador liberado pra overclock. Além disso qual a diferença entre os dois?

valeu galera

Todos dois tem multiplicador destravado. A diferença entre os dois é só o clock stock (padrão): o 955 é 3.2 e o 965 é 3.4. No mais, os dois são exatamente iguais.

Postado

Só para checar:

P ~= (TDP / 6) * (Núcleos Ativos * (Freq Ativa / Freq Padrão) + Núcleos Inativos * (Freq Inativa / Freq Padrão)) * (Tensão Ativa / Tensão Padrão)^2

Para FA = 3,6 GHz, FI = 800 MHz, FP = 3,2 GHz, TA = 1,45 V, TP = 1,3 V, 3 núcleos ativos...

P = 0,86 * TDP = 107 W, que é aceitável considerando uma margem de erro de uns 20% para mais ou menos nessa conta zoada, provavelmente para mais porque o controlador de memória não muda de frequência... mas para menos porque o consumo em aplicações costuma ser menor que o TDP.

Para 4 núcleos ativos:

P = 1,09 * TDP = 136 W, por isso a AMD não usa TurboCore em mais de 3 núcleos.

Se a AMD tivesse algum esquema de desligamento de núcleos inativos (e eles terão)... os núcleos inativos seriam desativados, assim:

P ~= (TDP/6) * NA * (FA / FP) * (VA/VP)^2

O que com mesmos VA, VP, FA e FP daria:

P = 0,7 * TDP = 87 W para NA = 3...

P = 0,93 * TDP = 117 W para NA = 4...

P = 1,17 * TDP = 146 W para NA = 5...

P = 1,4 * TDP = 175 W para NA = 6...

NA 5 e 6 estão bem fora da faixa aceitável... e o NA 4 está meio alto se o objetivo for ficar abaixo do TDP. Como disse, a conta é zoada.

Se diminuirmos as coisas (VA = 1,37 V, FA = 3,4 GHz, supondo que VA escale quase linearmente com FA, o que dá mais ou menos certo):

P = 0,79 * TDP = 98 W para NA = 4...

P = 0,98 * TDP = 123 W para NA = 5...

P = 1,18 * TDP = 147 W para NA = 6...

O que explica por que o TurboCore da Intel aumenta poucos multiplicadores por tempo restrito quando temos muitos núcleos ativos...

Alguém saberia chutar o quanto a adição da SSE 4.* "completa" traria de desempenho ?

Nem arrisco, mas acho que o ganho seria bem restrito em poucas aplicações, se é que alguma usa SSE4.* atualmente.

Postado
Update: I just got off the phone with AMD to discuss this part. As it turns out, the Phenom II X4 960T may never see the light of day. This actually happened a while back with a part called the Phenom II X3 740; AMD simply decided that the processor wasn't something that fit well in its product stack. And truth be told, the company has a point, especially in this case. There are already compelling quad-core CPUs in its lineup, so why launch an expensive six-core-cut-down-to-four-core chip to compete against those? "To recover at least some of its investment into the Thuban die with dysfunctional cores" would be one suggestion, but it remains to be seen if there are enough of these to warrant a new SKU.

It might come to pass that Phenom II X4 960T emerges as an OEM component. But as it stands right now, don't expect this one to become a retail part.

Acho que o Zosma dançou.

Fonte: Tom's Hardware

Postado
Poxa ninguem ainda adquiriu um phenon x6 pra mostrar ums bench caseiros?!?!?!

Do jeito que está difícil encontrá-lo no mercado nacional, e com a ridícula falta de Bios com suporte para as mobos AM2+, acho difícil aparecer algum teste de usuário tão cedo.

A minha mobo por exemplo, até agora só tem uma Bios Beta, que nem se sabe se a Asus criou ou se algum usuário modificou...lamentável.

Postado
Poxa ninguem ainda adquiriu um phenon x6 pra mostrar ums bench caseiros?!?!?!

Tirando algumas lojas do ML, só vi a WAZ com os CPUs, o problema são os precinhos "camaradas":

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97326

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97327

Como o Child of Sin disse, a falta de BIOS pros usuários das mobos AM2+ (maioria aqui no Brasil) também atrapalha.

Eu também já perdi a esperança de alguma BIOS pra minha M3A, agora estou pensando se pego um X4 ou espero o final do ano pra mudar de plataforma :huh:

Postado
Do jeito que está difícil encontrá-lo no mercado nacional, e com a ridícula falta de Bios com suporte para as mobos AM2+, acho difícil aparecer algum teste de usuário tão cedo.

A minha mobo por exemplo, até agora só tem uma Bios Beta, que nem se sabe se a Asus criou ou se algum usuário modificou...lamentável.

Não vejo porque M2N68-***** suportar x6 e placas top de linha não..

Sempre achei que se suportar AM3, será todos com atenção ao TDP máximo da Placa.

Curiosamente a Asus tinha incluido sua placa na lista de compatibilidade e depois a tirou, veja o link:

http://vip.asus.com/forum/view.aspx?SLanguage=en-us&id=20100323061551328&board_id=1&model=M3A79-T%20Deluxe&page=3&count=51

Phenom II X6 1055T cooled by RealityNet Frost3 Duo waterblock coupled with Coolriver rev.1 pump, Cooltek 2x120 radiator and Blackwater O-tank 250 reservoir), Asus M3A79-T Deluxe, 2x 2GB OCZ Reaper EPP 1066 CL5, Asus EAH4890 TOP 1GB (to be watercooled as well), SB Audigy, 2x SeaSonic S12-500 PSUs, Plextor PX-760A drive, all of that inside CM Stacker STC-T01 Black.

19052010182smsm.jpg

x62.png

Postado

Pois é meu caro, sei q pra alguns a demora deve ser por causa da atualização da bios, no meu caso tive sorte pois eles ja disponibilizaram a bios compativel. No mercado vejo muito 1055T, mas o 1090T q quero comprar ainda ta difícil e os q tem os preços sao absurdos...Mas tenho fé q vou conseguir um mais em conta.

So queria tb ter certeza q minha mobo vai poder usufruir de todo pontencial desse processador (1090T) ou vou ter q depois mudar pra uma 890GX?

Postado

Se for verdade, vai ser uma ótima notícia.

Faria a felicidade de todos: laptop de jogos e filmes de alta definição sem muito custo ou consumo. ;) Faltará só aí os fabricantes decidirem montar as belezuras... ;)

• Membro VIP
Postado
Se for verdade, vai ser uma ótima notícia.

Faria a felicidade de todos: laptop de jogos e filmes de alta definição sem muito custo ou consumo. ;) Faltará só aí os fabricantes decidirem montar as belezuras... ;)

Não muito se a Apple monopolizar a situação. :D

Postado

monopolizar? nã, demais... não vai ser tão pouco chip, nem a apple tem capacidade pra vender tanto...

Mas se eles aprenderem que tem que colocar monitor fullHD nos laptops, e não só gravadorinha de DVD também, a coisa vai começar a ficar interessante num mercado onde ela tá beeem atrasada... ;)

Mas: não vou abrir mão do meu suse de jeito nenhum, não me importa se tem unix debaixo daquela carinha bonita de OSX! :D

• Membro VIP
Postado
monopolizar? nã, demais... não vai ser tão pouco chip, nem a apple tem capacidade pra vender tanto...

Segá ? Se gagante ? Eu não..

Se venderam toneladas de áipédj mesmo com uma onda de gente falando que ele é caro para o que oferece, não duvido que um áipédjdôis que conquiste a crítica não tenha um efeito maior. Somando-se nisso a (in)capacidade da TSMC e a repercussão que os quad para note podem ter quando chegarem ao mercado, a AMD pode entrar em crise de abastecimento de novo..

Mas: não vou abrir mão do meu suse de jeito nenhum, não me importa se tem unix debaixo daquela carinha bonita de OSX! :D

Olha, não sou Macmaníaco porque você sabe como é a vida de bolsista, mas já mexi um pouco em alguns notes e no áifone e gostei pra caramba. ^_^

Postado

Ola pessoal to querendo trocar o meu processado por um AMD Phenom II X4 Quad-Core 955 Black Edition ta velendo a pena? Depois pretendo trocar PM e as memorias, por AM3 e usar DDr3

minha config.

Seventeam ST-550PAM,ASUS M3A78-EM,Athlon 64 x2 5200, G.Skil Kit 4GB,Sapphire ATI Radeon HD4850,Samsung SATA2 320Gb

Postado
Ola pessoal to querendo trocar o meu processado por um AMD Phenom II X4 Quad-Core 955 Black Edition ta velendo a pena? Depois pretendo trocar PM e as memorias, por AM3 e usar DDr3

Sim, vale MUITO a pena. ^_^

• Membro VIP
Postado
Os preços ainda estão altos, mas já da pra encontrar o X6 1055T abaixo dos R$ 700,00.

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/2046/57/0/Box-Processador-Phenom-X6-1055T-28GHz-AMD.aspx.

Valeu!!!

É porque você não procurou direitinho...

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:04:92

R$628,00

Para um lançamento, está ótimo. Só dar 3 meses e o preço já fica bem melhor.

• Membro VIP
Postado
É porque você não procurou direitinho...

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:04:92

R$628,00

Para um lançamento, está ótimo. Só dar 3 meses e o preço já fica bem melhor.

Especialmente depois que chegarem estes i7 875K..

Eu ainda achei alto, esperava que todos chegassem abaixo de 600, mas tem o ágio do lançamento e ainda são poucas lojas que tem, então, tem margem pra isso.

Postado

eu estou pensando em comprar um PH II X6 1055T(125W) mas tenho uma duvida. Minha placa-mãe suporta processadores de ate 140W e é AM3(ate ai tudo certo) mas tem apenas 4+1 fases isso me traria algum problema?(diferente de outras com 8+2 ou mais)

Postado
eu estou pensando em comprar um PH II X6 1055T(125W) mas tenho uma duvida. Minha placa-mãe suporta processadores de ate 140W e é AM3(ate ai tudo certo) mas tem apenas 4+1 fases isso me traria algum problema?(diferente de outras com 8+2 ou mais)

Acredito que você só teria problema se você fizesse overclock em larga escala, uma vez que faria seus mosfets operarem acima da taxa normal de tensão fazendo eles saturarem e com isso saírem da escala de segurança de serviço. No modo normal sem over acredito que não tenha problema nenhum....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!