Ir ao conteúdo

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial

jonasnoia

Posts recomendados

Postado

cheguei a pensar nisto, e o problema e justamente esse o over que torna ele estão atraente

bom pelo jeito vou ter que esperar ate trocar placa-mãe(minha ECS do outro pc foi pro espaço vou passar esta)

• Membro VIP
Postado
cheguei a pensar nisto, e o problema e justamente esse o over que torna ele estão atraente

bom pelo jeito vou ter que esperar ate trocar placa-mãe(minha ECS do outro pc foi pro espaço vou passar esta)

Bom... fiquei emeio confuso se você está falando do over automatico ou se pretende fazer over no computador.

Como sua placa-mãe tem 4+1 fases, então não lhe é recomendado fazer over no processador visando evitar problemas como o amigo acima citou. Já no caso de over automático, pode ficar despreocupado que sua placa-mãe aguenta tranquilamente. O over funciona, resumidamente, da seguinte forma: 3 núcleos aumentam suas frequencias em 500mhz e 3 núcleos abaixam sua frequencia para, se nao me engano, 800 mhz. Desta forma o TDP vai continuar dentro de sua normalidade, nao prejudicando a placa-mãe.

Abraços e espero ter ajudado.

Postado
Bom... fiquei emeio confuso se você está falando do over automatico ou se pretende fazer over no computador.

Como sua placa-mãe tem 4+1 fases, então não lhe é recomendado fazer over no processador visando evitar problemas como o amigo acima citou. Já no caso de over automático, pode ficar despreocupado que sua placa-mãe aguenta tranquilamente. O over funciona, resumidamente, da seguinte forma: 3 núcleos aumentam suas frequencias em 500mhz e 3 núcleos abaixam sua frequencia para, se nao me engano, 800 mhz. Desta forma o TDP vai continuar dentro de sua normalidade, nao prejudicando a placa-mãe.

Abraços e espero ter ajudado.

Seria over "manual" e a questao das fases seria por causa da estabilidade

Postado

não se esqueça que o preço tem isso também: Impostos de importação... + ganância das lojas no brasil= Produtos com preços absurdos.

eita país pra ter vontade de lucrar com produtos.

já era previsível esse valor de 1.150 pilá nele, olha 800 estaria aceitavel (no máximo).

• Membro VIP
Postado
M2N32-SLI Deluxe BIOS 5002
Support new AM3 CPUs. Please refer to our website:http://support.asus.com/cpusupport/cpusupport.aspx?SLanguage=en-us
Note: AMD 6-core CPUs are not supported.

Tamanho do ficheiro 781.92 (KBytes) 2010/05/06 Actualização

Ja tava todo feliz achando que ia poder usar o x6 na minha mobo e eles me colocam essa obs que só esse modelo não rola :(

Postado
M2N32-SLI Deluxe BIOS 5002
Support new AM3 CPUs. Please refer to our website:http://support.asus.com/cpusupport/cpusupport.aspx?SLanguage=en-us
Note: AMD 6-core CPUs are not supported.

Tamanho do ficheiro 781.92 (KBytes) 2010/05/06 Actualização

Ja tava todo feliz achando que ia poder usar o x6 na minha mobo e eles me colocam essa obs que só esse modelo não rola :(

ficarei muito feliz o dia em que um X6 for compatível com minha MB, enquanto isso o esquema é finalizar meu PC com um PII 965, ai fico sossêgado(por um tempo).:lol:

Postado

Falando em HPC, sai o novo ranking de supercomputadores (TOP500):

http://www.top500.org/list/2010/06/100

O sistema americano baseado em AMD Opterons hexa-core é o primeiro colocado em desempenho sustentado, mas fica atrás em desempenho de pico para o sistema chinês baseado em Intel Xeons e Nvidia Teslas (Fermi), que é o segundo em desempenho sustentado.

Visualização gráfica dos sistemas (requer flash):

http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/10187248.stm

[]'s

DT

Postado
desempenho sustentável é o que importa né?

Em termos de desempenho' date=' sim.

Em termos gerais, também importam o custo e o consumo de energia. O primeiro colocado tem custo estimado de 200 milhões e consome 7 MW. O segundo da lista tem custo estimado de 50 milhões e consome 2.55 MW.

[']'s

DT

• Membro VIP
Postado
Uma perguntinha, 12** cores, contam também os Threadings?

Não, no Linpack (programa usado para medir o desempenho) o HT também não serve pra nada.

Postado
Em termos de desempenho, sim.

Em termos gerais, também importam o custo e o consumo de energia. O primeiro colocado tem custo estimado de 200 milhões e consome 7 MW. O segundo da lista tem custo estimado de 50 milhões e consome 2.55 MW.

[]'s

DT

Ah, o TOP500... essas duas máquinas são bem diferentes, não faz nenhum sentido compará-las no mundo real. Junte isso com coisas como BlueGenes, RoadRunners, Constellations... e o TOP500 acaba sendo um concurso para decidir quem tem mais grana para construir o supercomputador mais "Linpackento" possível.

Para rodar Linpack paralelo, o Cray XT5h certamente não é a plataforma ideal. Um Cray XT5 com Magny Cours faria melhor, um XE5 faria o mesmo também... na verdade, fariam bem parecido com um cluster de Magny Cours Infiniband, e se sairiam mal em comparação com uma rede mais "especializada". Encher um rack de GPUs resulta em um monte de TeraFLOPS baratos, e se você conseguir alguma conexão decente entre elas e otimizar pra valer é óbvio que vai destruir no Linpack.

Acontece que uma "mesh 3D" é muito boa para algumas aplicações, CPUs convencionais são uma boa para todas as aplicações, se você puder pagar, e Oak Ridge usa aplicações que basicamente exigem essas capacidades, pode pagar e aliás deve ser obrigada pelo governo a pagar...

Incidentalmente, isso tem pouco ou nada a ver com Opterons, e diria que quando a Cray puder largar a SeaStar, vai obter o mais rápido possível a capacidade de conectar CPUs Intel nesses computadores. E digo mais: se a IBM ou a Cray fizesse uma CPU DragonBall barata com desempenho razoável em ponto flutuante e conexões decentes, esta estaria no TOP10...

• Membro VIP
Postado
Incidentalmente, isso tem pouco ou nada a ver com Opterons, e diria que quando a Cray puder largar a SeaStar, vai obter o mais rápido possível a capacidade de conectar CPUs Intel nesses computadores.

Se um cliente estiver disposto a pagar, a Cray vai prontamente colocar CPUs Intel...

Sabe como é, 10000 vezes...

http://www.amd.com/us/products/pricing/Pages/server-opteron.aspx

http://www.intc.com/common/download/download.cfm?companyid=INTC&fileid=376871&filekey=5A66B42C-9CA2-4098-B039-2119E0454026&filename=May_30_10_1ku_Price.pdf

Outra coisa é que a Intel é arrogante demais para liberar o QPI para uma empresa que não se chame "HP" ou "IBM", interconexão passando por PCIe vai mandar a latência pro espaço.

Mas se alguém estiver disposto a pagar um extra...

Postado
Ah, o TOP500... essas duas máquinas são bem diferentes, não faz nenhum sentido compará-las no mundo real. Junte isso com coisas como BlueGenes, RoadRunners, Constellations... e o TOP500 acaba sendo um concurso para decidir quem tem mais grana para construir o supercomputador mais "Linpackento" possível.

Por essa lógica não faz sentido comparar as outras 498 máquinas do TOP500, já que muitas delas também são diferentes entre si. Mas todas são absurdamente paralelas.

Supostamente existem vários sistemas que entrariam para o ranking, mas que não são listados porque são secretos, o que já indica que eles (e outros computadores desse porte) têm uso prático além de Limpack para benchmarks. É verdade que vários dos sistemas TOP500 existem por política ou para garantir verbas (a alocação de verba do governo americano nesses casos as vezes funciona ao contrário), mas muitos dos sistemas listados tem utilidade prática, mesmo que duvidosa em alguns casos.

Evidentemente cada um deles poderá ser melhor ou pior rodando algoritmos diferentes, dependendo da arquitetura, mas o software normalmente é escrito e otimizado para cada um deles. Portaram até o Plan9 para o BlueGene que você citou, o que é interessante.

[]'s

DT

Postado
Se um cliente estiver disposto a pagar, a Cray vai prontamente colocar CPUs Intel...

Sabe como é, 10000 vezes...

Também não é assim... se o cara quiser pagar, eles fazem, mas vai custar mais uns 20 milhões, fácil, fácil, e vai demorar mais tempo. De qualquer modo, no momento nem tem motivo para mudar, até existe um motivo para ficar, a questão é flexibilidade caso as coisas mudem radicalmente entre as duas empresas.

Outra coisa é que a Intel é arrogante demais para liberar o QPI para uma empresa que não se chame "HP" ou "IBM", interconexão passando por PCIe vai mandar a latência pro espaço.

Mas se alguém estiver disposto a pagar um extra...

Se a Cray fosse uma empresa comum do tamanho que é, isso seria um problema, concordo. O PCI-E é inaceitável em termos de latência ainda mais com esse tipo de transação. Mas o DoE/DoD, esses a Intel deve ouvir se pedirem uma licença do QPI.

Enfim, acho difícil que alguém pague, e se esse alguém quiser pagar, será alguém capaz de licenciar... mas para a Cray uma conexão mais flexível funciona como seguro.

EPA !!

Equipe de placas-mãe da eVGA foi toda para a Sapphire ?!

Se essa foi toda a equipe de placas-mãe da eVGA, isso será um grande problema para eles... só tinha ouvido falar de coisas assim com empresas com mais de um grupo. Com certeza essa equipe teve um excelente motivo para sair: uma proposta melhor seria coberta pela eVGA, a não ser que a Sapphire estivesse bem desesperada.

Por essa lógica não faz sentido comparar as outras 498 máquinas do TOP500, já que muitas delas também são diferentes entre si.

Mas não faz mesmo! O TOP500 não é uma boa comparação, ele serve mais para saber que tipo de coisa está dominando a computação técnica de grande porte... enfim, as posições importam menos do que os posicionados...

Supostamente existem vários sistemas que entrariam para o ranking, mas que não são listados porque são secretos,

Eu não vejo por que o governo americano manteria secreta alguma máquina realmente grande, já que eles colocam maquinário muito importante na lista: os computadores do programa ASCI, as máquinas de propósito geral dos Labs Nacionais, do ARL e dos institutos similares da Marinha e Aeronáutica, computadores de inteligência e outras aplicações governamentais...

Eu não duvido que algumas máquinas secretas existam. Por exemplo, da Northrop, Raytheon, Boeing e empresas que executem projetos secretos, litros de FPGAs da NSA e de outras agências similares para análise criptográfica, reconhecimento de voz... mas não acho que muitas dessas coisas entrem no TOP500, e duvido muito que qualquer coisa em nível TOP10 esteja fora do ranking.

o que já indica que eles (e outros computadores desse porte) têm uso prático além de Limpack para benchmarks.

Sim, claro. O Jaguar é provavelmente a máquina mais importante do programa ASCI, que faz coisas importantes para o governo americano (se elas são realmente úteis é outra história), além de fazer algumas coisas importantes para pesquisa em geral. O RoadRunner e os BGs do ASCI são máquinas experimentais, mas que também tem sua importância em algumas aplicações que funcionam bem neles, além de servirem de base para avaliação, programação e projeto de possíveis sistemas futuros. Um instituto de pesquisa tem um XT5 no Lab Oak Ridge que com certeza deve ser o principal "cluster" deles, além de ser usado para coisas que clusters não fazem muito bem. O Constellation grandalhão serve para muita coisa, inclusive diria que ele está sempre ocupado pelos pesquisadores da universidade dele. E embora não tenha ideia do que o governo chinês faz com essas máquinas híbridas gigantes, com certeza um monte de Teslas e um cluster tem seus usos.

E nem preciso dizer que empresas petrolíferas, indústrias de semicondutores, financeiras e outras tem algum uso muito útil para os computadores que compram... mas note que essas máquinas são em sua maioria bem mais convencionais, e muito menores.

Clusters de x86s são muito bons em aplicações gerais, máquinas menos convencionais normalmente são muito superiores em poucas aplicações, e só um programa muito grande ou alguém com muitos recursos pode bancar um sistema completo, com clusters menores para uso geral, máquinas MPI à XT-x ou Constellation para algumas aplicações de alta demanda, máquinas com processadores diferentes para aplicações especiais, como avaliação para o futuro, desenvolvimento... e por isso a máquina convencional mais próxima está em 10º e a Ethernet e os Intels não dominam o TOP10.

Só estou dizendo que não dá para comparar uma máquina como um BG ou RoadRunner a um XTx usando apenas Linpack... e que o XT-x é muito mais relevante do que parece por essa comparação, como o próprio pessoal do programa ASCI pode te confirmar, se você verificar onde eles classificam cada uma de suas máquinas.

É verdade que vários dos sistemas TOP500 existem por política ou para garantir verbas (a alocação de verba do governo americano nesses casos as vezes funciona ao contrário), mas muitos dos sistemas listados tem utilidade prática, mesmo que duvidosa em alguns casos.

Concordo totalmente.

Evidentemente cada um deles poderá ser melhor ou pior rodando algoritmos diferentes, dependendo da arquitetura, mas o software normalmente é escrito e otimizado para cada um deles. Portaram até o Plan9 para o BlueGene que você citou, o que é interessante.

[]'s

DT

Sim, claro. Mas mesmo otimizando muito o BlueGene não vai ser bom para aplicações que irão muito bem na arquitetura do XT-5 sem muita otimização. Não faz sentido comprar um XT-5 para rodar o "quase tudo" que vai bem em uma máquina convencional com Infiniband. E um cluster convencional com Infiniband seria uma proposta ruim se tudo que você quer rodar vai muito bem em um Tianhe, Blue-Genes ou um RoadRunner.

Postado
Olha as coisas começando a melhorar...

Preço um pouco mais decente: 1090T BE por R$850,00

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:04:93

Acho que poderemos em breve encontrá-lo no patamar de R$600,00 quando sair o efeito novidade.

R$ 793,40 o Phenom II X6 1055T Box aqui no RJ.

Link: http://www.boadica.com.br/pesquisa/cpu_proc/precos?ClasseProdutoX=5&CodCategoriaX=27&XT=9&XK=6&modelo=AMD|Phenom+II+X6+1055T+Box&regiao=&preco_min=&preco_max=

Postado

hora de eu aprender algumas coisas a mais com o thiago sobre hpc... depois leio com calma... :D

E a plauinha da asus tá show! acabou de abrir forte concorrência com a da J&W, sapphire e poucas outras. caraca, aquele bluetooth onboard ficou muito show! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!