Ir ao conteúdo

Rounded cable - Aprenda a fazer o seu!

Rostev

Posts recomendados

Postado

:D Li a materia ontem e fiz meus rounded cable hoje, ficou show! A temperatura do micro caiu legal 2 graus no die, que foi de 60 pra 58, 1 grau ma temperatura externa da cpu 40 pra 38 e 2graus na temperatura do gabinete, de 33 pra 31, isso tudo com o gabinete fechado!

Antes,quando usava o gabinete aberto, era tudo dois graus acima

Tenho dois fans dianteiros soprando, um de 60mm e outro de 80mm, um traseiro retirando o ar quente de dentro do case

Alem de ficar mais bonito e arrumado, ainda ajuda no over! Falando em over, meu AXP 2200+, ta rodando a 2.25GHZ redondo!! HEHEHEHE, com as temperaturas que disse acima.

Obrigado pela dica dos rounded cables, agora falta pintar os drives de cdrom de preto!

Quando meu case ficar pronto posto as fotos, valeu!!!!

PS: Quem não tiver saco,boa visão e muito cuidado, nem adianta fazer esses cabos em casa, vai arranjar pra cabeça, além de perder os cabos, principalmente os de 80 vias!

• 3 semanas depois...
Postado

galera andei lendo o tópico e me interessei por isso mas tenho uma sugestão...

pra evitar derreter fitas, secar e endurecer demais e tudo mais, porque não usar braçadeiras?????

aquelas bem fininhas além de ser mais barato não tem esses riscos todos... bem vou tentar fazer no meu com braçadeiras e depois posto o resultado.

valeuws

• 2 semanas depois...
Postado

Galera, fiz ######

estava cortando os flat em partes de 4 como no tutorial, fiz com o cabo de cdrom e disquete, como o pessoal aqui queria usar o pc tirei o do hd que ainda estava intacto e coloquei o do cdrom já cortado, percebi que o micro ficou bem mais lento acho que é devido ao do hd ter 80 fios e o do cdrom ter 40. Tudo bem até aqui, só que após fazer o procedimento com o do hd e recolocá-lo no pc, veio a frustação o micro ficou muito lento, antes o winXP iniciava com 2 barrinhas agora são 8 e o windows todo ficou lento. Alguém me ajuda!! será que o cabo foi pro p%$#, apesar de não ter desencapado nenhum fio.

Valeu

Comprei um novo flat de 80 vias e o micro ainda continua lento, será que por ter ligado o hd com um flat de 40 vias ele estragou? Alguem sabe como diferenciar um flat Ata100 de um Ata133, pois não sei se o que comprei é ata133. :muro::(

Postado

pelo q sei o cabo não tem nd a ver com ata133 ou ata100

verifica c a ide1 tem velocidade diferente da ide2, e v c você não ligo trocado

espero q tenha ajudado

outra coisa, c você liga com cabo de 40 vias não estraga o hd, ele só vai traablha + lento

Postado

Kbelo, bem estragar o HD realmente isso não acontece, a quanto você usar um cabo 40 vias na HD de 80 ele vai ficar lento mesmo, acho que se você entrar no setup depois de colocado o flat de 80 vias manda reconhecer novamente o hd na unha pois acho que assumiu a caracteristica como se estivesse plugado com um de 40 vias

Acho que isso pode resolver

:D:D:D:D:D:D:tantan:

Postado

Bom ,

Li que alguém falou que o cabo de 80 vias tem 40 vias que são apenas para Diminuir a interferência.

1- Isso é verdade??, ou seja qual a verdadeira função do cabo de 80 vias??? :huh:

2- O Rosted citou um pouco antes que não Houve problema de interferência e nem de velocidade, Então pra que o cabo flat ??? porque desde sempre nunca usaram o Rounded???? B)

No mais, valeu....Muito interessante o Tópico!!!!!

Abraços.

Postado

Particularmente eu achava uma bobeira FAZER um round cable com tanto cabo pronto por aí.

Mas depois de trocar todos meus cabos IDE e ficar com um "baita" cabo SCSI de 50 vias tampando os respiros da fonte e não achando nada pronto, parti para as dicas e fiz a "cirurgia".

Pode não ter ficado tão bonito, mas que funcionou e parou de ferver a fonte, isto não posso negar.

Moral da estória: Sempre é hora de aprender! :D:lol:

Postado
Postado Originalmente por CmsMinelli@22 nov 2003, 01:05

<font color='#000000'>Rosted, as fotos mostram como o visual fica mais limpo. Parabéns!

Como sugestão, não sei se você já pensou nisto, existe a opção de utilizar "espagueti" plástico no lugar da fita de auto fusão.

Foi o que eu fiz com todos os cabos e fios da minha máquina.

Este "espagheti" você encontra em casas de auto-elétrico ou componentes elétrico/eletrônicos. O diametro é de uns 2,5 cm mais ou menos (custa uns 70 centavos o metro).

Existem de diversas cores, mas o mais comum é o preto.

O único inconveniente é a desmontagem do conector do cabo flat. Porém não é difícil e ele pode (e deve) ser recolocado na mesma posição e furação.

Para quem quiser ser mais detalhista, os cabos do HD, drive e CD podem ser encurtados para não ficar sobrando muito. Basta usar uma morsa ( o meio mais fácil, pois a pressão deve ser igual em todos os pontos) para colocar o conector na nova posição e depois cortar o excesso com uma tesoura.

Para os fios da fonte o "espagueti" deve ser de menor diametro e o trabalho é maior, pois deve-se tirar todos fios dos conectores, passar tudo pelo "espagueti" para depois recolocá-los nas posições corretas. Fica muito bom também.

Estou esperando minha maquina digital para tirar umas fotos e lhe envio para mostrar o visual.

Se você tiver interesse e alguma dúvida eu posso passar mais detalhes (inclusive com fotos do processo).

Abraço!</font>

:-BEER Olá passoal... Sou um membro novo e me interessei por esse assunto porque adoro o meu case do mundo de Júpter. Mais sim... onde é mesmo que eu compro esse tal espaqueti aí pra organizar mais os cabos?

Postado

Caras não sabia que um topico de CASEMOD podia render tanto, esta ideia do ronded cable artesanal ficou show, cabe a cada um usar o que acha melhor a ideia foi dada. Mas aí a melhor dica que achei foi a do Kbelu

gente, muito cuidado ao manusear o estilete, cortei 2 bife do dedo

sera q o cabo funciona ainda cheio de sangue???

Dei muitas risadas e realmente é uma coisa a se pensar, na segurança!!!

estão todos de parabéns.

:tantan:

Postado

aí galera... eu uso Espaghetti... não nos cabos flat, mas na fonte... ficou legal, não precisei tirar a solda de nada... apenas liguei os cabos, e juntei eles e fui passando o espaghetti, não sei postar fotos aqui, senão o faria, ficou bonito, apesar do meu gabinete ser fechado... quanto aos flats, sei la... sempre dobro eles e deixo eles o menos possivel, nunca encurtei, mas também nunca senti diferença...

Postado
fizeram o cado de 80 vias, para ter menos interferencia, teria uma via onde não passa nada entre outras duas que passam informação, não é isso mesmo (...)... e foi comprovado que o cabo 80 vias funciona bem melhor...
Li que alguém falou que o cabo de 80 vias tem 40 vias que são apenas para Diminuir a interferência.

1- Isso é verdade??, ou seja qual a verdadeira função do cabo de 80 vias???

Vamos esclarecer esta situação...

Cabo flat de 40 vias:

----------- comunicação 1

----------- comunicação 2

.

.

.

----------- comunicação 40

Quando começaram a desenvolver os conectores IDE para suportar os padrões ATA UDMA (66, 100, 133) foi encontrado um problema: A comunicação paralela entrava num gargalo por causa da interferência de uma via na outra, então a solução foi criar o cabo flat de 80 vias, ficando assim:

----------- comunicação 1

----------- terra

----------- comunicação 2

----------- terra

.

.

.

----------- comunicação 40

----------- terra

Então a resposta: SIM!!! Ele foi criado para diminuir a interferência e melhorar a qualidade de comunicação.

Ao fazer um cabo rounded, desta maneira, com um cabo flat de 80 vias, você está aproximando diversas vias de comunicação, trazendo novamente o problema de interferência. Veja, a interferência não é uma regra, é um fenômeno elétrico!!!

se fizer esse round cable (eu mesmo fiz) não vai simplesmente inutilizar essas vias e aumentar muito mais a interferencia? já que vai deixar as vias bem mais próximas umas das outras???
2- O Rosted citou um pouco antes que não Houve problema de interferência e nem de velocidade, Então pra que o cabo flat ??? porque desde sempre nunca usaram o Rounded????

O cabo flat é muuuuito mais barato. Os cabos Rounded comprados prontos, e de boa procedência, já vem com as vias blindadas, ou seja, existe uma forma de barramento de interferência parecido com o criado no cabo flat 80.

Pode ser que alguém, em uma certa situação, não sofra perdas significativas de performance, mas a maior chance é de que ocorra alguma redução na leitura do HD com um cabo rounded caseiro, principalmente em ATA 100 ou 133. A maneira correta de medir seu desempenho, é fazendo benchs de HD antes e depois das mudanças (de preferência vários benchs em cada caso).

Veja: isto é um fenômeno elétrico que é constatado nas IDE's por causa da comunicação paralela, por isso que o SATA agora é serial!!!!

São apenas conclusões minhas, qualquer um pode dar uma pesquisada a mais sobre o assunto e tirar suas conclusões, belezs!!

Valeuzs!!

• 2 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Pessoal...

Dei um jeito no servidor e arrumei as fotos da primeira página...

Atualmente não estou mais usando esse rounded cable, e sim um par azul da Akasa, mas troquei somente por questões de estética.

Olhem:

De qualquer forma, o encapamento das fontes eu ainda mantive.

Detesto os fios amarelos e vermelhos dela aparecendo... :P

post-3246-13884900304787_thumb.jpg

Postado

Detesto os fios amarelos e vermelhos dela aparecendo... 

você usou o que pra organizar os fios da fonte? Fita de autofusao?

Postado

Aí Cweiler, como saber se todos Round cables possuem essa blindagem q você falou, imagine q eu estava pensando em fazer o meu esse fim de semana tenho um de 80 vias mas estava achando muito arriscado cortá-lo como fiz com de 40 vias do CDrom, já estava desistindo agora q soube desse tópico desisti de vez, maa como saber se o Round q eu vou comprar é confiável os Akasas por exemplo! :help:

Outra dúvida no de 40 vias, e para enrolar os fios da fonte pode-se usar aquela fita branquinha Tigre q usa para encanações, aquela q não tem adesivo, é tipo q Auto fusão só q bem mais fininha tive essa ideia a pouco tempo, será q tem problemas?

Abraços

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por jib_junior+21 jun 2004, 13:19-->

Detesto os fios amarelos e vermelhos dela aparecendo... 

você usou o que pra organizar os fios da fonte? Fita de autofusao?

Exatamente...

Usei o mesmo processo e materiais do rounded cable...

Fita autofusão é ótima, além de deixar com um aspecto limpo, ela não tem cola, e por isso não faz porcarias no case!!!

Postado Originalmente por Nightwish@

Aí Cweiler, como saber se todos Round cables possuem essa blindagem q você falou, imagine q eu estava pensando em fazer o meu esse fim de semana tenho um de 80 vias mas estava achando muito arriscado cortá-lo como fiz com de 40 vias do CDrom, já estava desistindo agora q soube desse tópico desisti de vez, maa como saber se o Round q eu vou comprar é confiável os Akasas por exemplo!

Tenta procurar informações no site do fabricante.

Me lembro de ter lido em um review uma vez que os Akasa ATA133 (tipo o que estou usando) são blindados sim...

Nightwish

Outra dúvida no de 40 vias, e para enrolar os fios da fonte pode-se usar aquela fita branquinha Tigre q usa para encanações, aquela q não tem adesivo, é tipo q Auto fusão só q bem mais fininha tive essa ideia a pouco tempo, será q tem problemas?

Você está se referindo a fita "veda rosca", né?

Não tem problema algum, e o serviço vai ficar tão limpo quanto se estivesse usando a fita autofusão.

Só que ela é mais fina, e talvez você tenha que dar mais voltas, para tampar as cores dos fios. No mais, não tem problema não...

Vai fundo! :joia:

Postado

Beleza Rosted, já estava pensando nisso de ter q dar umas voltas a mais, pensei nela porque é branca como meu Case é branco e vou colocar Silicone nos cabos, pensei q poderia faze-los ficar barncos e depoois enrolar com o silicone azul ou verde por cima dele, q c acha? B)

Claro q no de 80 vias do HD eu vou comprar os Round Cable já pronto, vou fazer isso só no do CDrom e do disquete, além dos fios da fonte OK

falou aí :joia:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Nightwish@21 jun 2004, 15:30

Beleza Rosted, já estava pensando nisso de ter q dar umas voltas a mais, pensei nela porque é branca como meu Case é branco e vou colocar Silicone nos cabos, pensei q poderia faze-los ficar barncos e depoois enrolar com o silicone azul ou verde por cima dele, q c acha? B)

Claro q no de 80 vias do HD eu vou comprar os Round Cable já pronto, vou fazer isso só no do CDrom e do disquete, além dos fios da fonte OK

falou aí :joia:

Se você quiser, é mais uma implementação, mas acho que a veda rosca já vai dar um acabamento legal...

:joia:

Postado

beleza, quando tiver pronto eu falo como ficou, vou tentar tirar umas fotos p mostrar p galera, já to devendo isso á um mês mas queria tirar fotos somente quando tivesse colocado Luz neon, negra ou colorida sakou!

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!