Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ou não álcool isopropilico?


vitormsales

Posts recomendados

A AMD deve ter escrito isso por precaução judicial, caso algum ***** mergulhe e esqueça um processador dentro de uma piscina de alcool isopropílico por uma semana, e depois queira processar a AMD e exigir um novo.

e não é difícil alguem fazer isso, talvez levando em concideração que quanto menos atrito melhor assim não tem perigo de gerar energia estatica e queimar o componente, deixar de molho talvez faça algumas pessoas pensarem que desgrudaria a sujeira..

vai saber tem louco pra tudo principalmente a mulecada !!

bem capas que a AMD não recomende por precaução mesmo vai que algum ***** usa o processador achando que é sache de chá no alcool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá tava dando uma olhada nos tópicos e achei esse bastante curioso, mas realmente o fato do uso do álcool isopropílico em aparelhos eletrônicos é por causa da sua alta volatilidade e baixa umidade, ou seja, você limpa os componentes eletrônicos e não causa oxidação dos mesmos. Como é um álcool barato para ser produzido é muito usado. Tem também a possibilidade de se usar água deionizada que não tem sais e nem íons, mas essa é mais cara e difícil de se conseguir. Vou dar uma olhada quando chegar em casa pra ver se tem alguma possibilidade do isopropanol reagir com algum componente interno do processador já que o mesmo trabalha numa temperatura entre os 40-60°C.

Reagir acho bem difícil sem uma base ou ácido, mas nada é impossível.

Não sou químico, mas vamos as explicações

O que acontece com agua em contato com metal??? Ela oxida o metal, se for componente elétrico/eletrônico, ele perde contato, pode dar curto e essas coisas todas, ou seja, estraga.

Água pura em tese não, água normal sempre tem íons, nem que for por causa da dissociação de CO2.

Já o alcool isipropílico é muito puro e por causa disso é volátil(caracteristica do alcool), evapora muito rapidamente, não dando tempo de afetar os componentes eletricos/eletronicos(como já foi dito)

Ele é volátil por outras características, não é pela pureza ;)

E nem todo álcool é volátil.

Se fossemos olhar só pela volatilidade o metanol seria melhor escolha.

Como usar de forma doméstica um produto desses que nem dá quase tempo de passar nos lugares?? As empresas misturam agua no alcool para ele ficar menos volátil e poder ser mais "usável"

Também, mas eles usam água pra diminuir o custo e, etanol puro (anidro) custa caro, separar o etanol da água envolve mais etapas produtivas.

Quando você pega a garrafa de alcool, ou de bebidas alcoolicas, o numero 98º(os alcools mais antigos), ou então 46º(os alcools mais atuais), ou então 14º(algumas garrafas de vinho), quanto maior o numero, maior a concentração de alcool, mas isso quer dizer que existem outras coisas(agua no caso da garrafa de alcool)

Correto.

Se você usar um alcool comum(desses 46º), o alcool vai evaporar e vai ficar a agua, que vai estragar o equipamento. Mas pode usar alcool isopropílico sem dor de cabeça, só não esquece o processador na piscina que aí não tem jeito mesmo

Parte da água evapora junto, quanto maior a graduação alcoólica da solução mais água evapora junto. (tática boa pra secar vidraria de laboratório :D)

Para você ter uma ideia, uma vez eu peguei uma mobo que o slot ISA(muitos não devem nem saber o que é isso) que os contatos estavam retraídos e não saiam, tive que desgripar eles com WD e rapidamente lavar o slot com alcool isopropílico, e a placa mãe funcionou normalmente

Legal :)

--

Como dito por outros colegas, utiliza-sa o álcool isopílico devido ao baixo teor de água, preço acessível e toxicidade mais baixa que outros álcoois.

Eu uso álcool ter-butílico, ele tem menos água ainda, mas é tóxico e é mais caro.

PS: todo álcool vai ter uma porcentagem de água em solução, nem que seja mínima, mas tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD deve ter escrito isso por precaução judicial, caso algum ***** mergulhe e esqueça um processador dentro de uma piscina de alcool isopropílico por uma semana, e depois queira processar a AMD e exigir um novo.

Acho provavel...

Gostaria aproveitar o topico para tirar uma duvida: Se eu estiver limpando a pasta termina do processador e sem querer derramar o alcool na placa-mãe ou em algum lugar, eu posso esperar secar e usar o equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

LTK, sem problemas ;)

Acho provavel...

Gostaria aproveitar o topico para tirar uma duvida: Se eu estiver limpando a pasta termina do processador e sem querer derramar o alcool na placa-mãe ou em algum lugar, eu posso esperar secar e usar o equipamento?

Não vejo problema nenhum nisso, bastante gente faz limpeza de placa com o isopropanol.

Mas só use depois de secar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então vamo comprar um Destilador e bota água nele e então Faze um aquário no PC. xD

Se não me engano, a água destilada é a água utilizada nos watercoolers né?

Aí sua conta de luz triplica :D

Água destilada não é água deionizada ;)

E outro ponto, como você vai retirar a sujeira só com água ?

Infelizmente não é tudo que se dissolve na água..

Sobre os watercoolers eu não sei o que vai dentro, achei que fosse fluido de radiador com corante reativo a UV. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

já usei alcool comum pra limpar me processador...!!

ele é um pentium d 820!

ele poderia pegar fogo.... lol

brincadeiras a parte..

o alcool comum danifica o processador... ???

eu limpei da seguinte forma... pegue um pequeno tecido.. molhei suavemente ele.. e esfreguei a parte de cima com o pano para retirar o residuo de pasta termica!

funcionou ...!

liguei ele.. e ficou normal... uso ele até hj sem problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD não recomenda o uso de 'álcool' e de nenhum outro líquido químico pois, segundo ela, pode provocar contaminação caso escorra para os componentes.

O vídeo que fala disto está hospedado no link a seguir (ver Cleaning after Heat Sink Removal):

http://www.amd.com/us-en/Processors/TechnicalResources/0,,30_182_869_4348%5E6678,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD não recomenda o uso de 'álcool' e de nenhum outro líquido químico pois, segundo ela, pode provocar contaminação caso escorra para os componentes.

O vídeo que fala disto está hospedado no link a seguir (ver Cleaning after Heat Sink Removal):

http://www.amd.com/us-en/Processors/TechnicalResources/0,,30_182_869_4348%5E6678,00.html

Eu tava gostando mais da teoria da picina de alcool.

Então tá explicado. é só num deixar escorrer que tá beleza.

OAs que já fizeram testes:

nunca usei nada para limpara a pasta térmica, sempre usei papel higiênico, realmente aquela finíssima película que fica no cooler a na VGA impede que as temperaturas baixem? OU o uso do alcool é apenas um protocolo?

Se ja fizeram testes por favos me diga quantos graus cairam(olha que não me refiro apenas à troca de pasta térmica, pois isso é claro que baixa as temperaturas, e sim à troca de pasta témica sem usar alcool VS troca de pasta térmica usando alcool)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também só uso papel higiênico para limpar a pasta térmica do processador.

Álcool isopropílico só uso em placa mãe, embebedado em um pincel de 1/2 polegada (acho), quando a coisa está feia. Se for só um pouco de poeira, uso só o pincel mesmo.

Rodrigo, posso utilizar um "cotonete" e mergulhá-lo no alcool isopropilico e passar sobre a placa mãe ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, posso utilizar um "cotonete" e mergulhá-lo no alcool isopropilico e passar sobre a placa mãe ?

Não acho muito recomendável. Além de muito trabalhoso, o cotonete pode ficar soltando fiapos de algodão nos componentes da placa. O pincel, além de abranger uma área maior, suas cerdas alcançam locais não acessíveis com o cotonete e não exercem pressão sobre os componentes da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!