Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Compaq CQ50-110br (Mais: instalação do XP)


RssV

Posts recomendados

fala pessoal,

sei que já foi feito um review deste, mas deixarei neste tópico minha contribuição, com a minha análise do compaq cq50-110br.

Esse modelo faz parte da atual linha de notebooks compaq, que utilizam o chipset "4-series" da intel (mais especificamente o gl40). Eles trazem também o novo chip gráfico gma 4500hd, que é uma melhora em relação ao gma x3100, largamente utilizado hoje em dia.

A série cq50 no momento possui 4 modelos:

- cq50-110br (o deste review)

- cq50-111br (igual ao 110, mas com vista basic)

- cq50-112br (com vista basic, pentium dual core e 2gb)

- cq50-113br (com vista premium, core 2 duo e 2gb)

sobre a compra:

a opção pelo compaq se deu por problemas anteriores com outras marcas e lojas, principalmente no que diz respeito à garantia inicial. Iria pegar um acer no maniavirtual, mas soube de um tipo de problema que ocorre lá: De setembro a novembro (2008) um conhecido recebeu deles um notebook defeituoso e relatou o caso em 2 dias; o processo de devolução do dinheiro durou, no total, cerca de 1 mês e 20 dias.

configuração do notebook:

- celeron m575 (2.0ghz, 1mb l2)

- 1gb ddr2

- 160gb sata

- 15,4" em 1280x800

- gráficos intel gma 4500hd

- webcam integrada

- leitor de cartões

- gravador de dvd com função lightscribe

- windows vista starter

(mais especificações no post #3)

comentários sobre as partes:

- som: as caixas são as famosas altec lansing. No geral, ótima qualidade de som. Bons graves e rara distorção em níveis mais altos.

- tela: tem bom brilho e uma bela definição de cores. O ponto fraco, assim como a maioria dos notebooks, é o ângulo de visão vertical, que é limitado.

- teclado: É bastante macio e silencioso. Padrão abnt, tem um botão próprio para barra e interrogação. Acho que o shift da direita poderia ser "fullsize", mas é uma tecla do tamanho das alfanuméricas.

- touchpad: É integrado à carcaça. Acho que poderia deslizar melhor, embora há quem prefira assim. Os botões são ótimos.

- carcaça/design: ao contrário da série anterior (c7xx), a tampa da carcaça é em black piano, seguindo a tendência dos hp. Acho que fizeram uma boa escolha no design: A área superior ao teclado é preenchida por pequenos furos das caixas de som, com os botões de força e wireless ao centro. Ficou bastante elegante. Pequenas luzes "brancas" acendem ao lado do caps lock e da entrada do cabo de força. Não possui "trava" na parte de cima da tela, daquelas que prendem a tampa abaixo do touchpad; prefiro assim. As dobradiças que o lcd parecem bastante firmes.

- sistema operacional: ele vem com o windows vista starter, que é uma espécie de piada em forma de sistema operacional :D possui limitações diversas, que já devem ser conhecidas (exemplo: Não poder abrir mais que um número x de janelas ao mesmo tempo). Por esse motivo, logo formatei e instalei o windows xp com sp3. No post #2 (abaixo) explico o processo de instalação.

- comentário geral: achei um bom notebook para uso caseiro, até para substituir esses desktops básicos que pipocam por r$1000-1100. A carcaça é elegante, bem acabada e parece resistente, só acho que poderia ter um atalho para aumentar e diminuir o volume.

O celeron que o equipa (m575) é dos mais novos, e mais que suficiente para tarefas diárias, além de não esquentar muito e preservar a bateria. O vídeo 4500hd é um bom upgrade sobre o x3100; melhorou bastante em tarefas como playback de vídeos em hd e uso em tratamento de imagens pesadas, provavelmente também na interface aero do vista. É considerada uma placa de classe 3, embora não seja específica para jogos.

adicionado 21/01/09 - o processador (celeron m575): a linha celeron até hoje sofre com o estigma negativo que adquiriu devido a várias versões antigas do chip, que de fato eram bem fracas. Até os celeron d (desktop) e celeron m4xx (mobile) seu desempenho é bem fraco e perde para concorrentes como os sempron. Mas a partir da linha 4xx (desktop) e m5xx (mobile) os celeron passaram a se basear na arquitetura core da intel, o que fez deles processadores bastante competentes. Esses celeron "novos" são superiores aos sempron da amd, além de baterem os pentium 4 e vários modelos de athlon 64 "single core". Há diversos testes na internet que mostram isso. São processadores que até sobram no uso do dia-a-dia, mas ainda assim estão mais focados na otimização de bateria que no desempenho. No momento (janeiro/2009) o modelo m575 é, junto com o m585, o mais recente da linha celeron single core.

prÓs:

- carcaça bonita e parece resistente

- bom teclado

- chipset gl40 vem com o novo chip gráfico da intel, uma melhora em relação ao gma x3100

- um "detalhe" interessante: A memória do cq50-110br veio em 1 só pente de 1gb, ou seja, upgrade fácil para 2gb com o outro slot livre.

contras:

- não possui atalhos para controle de volume

- 3 portas usb, para os que não dispensam 4

- o barebone possui espaço para a porta hdmi, mas ela não vem nessa série.

fotos (800x600, clique para ampliar):

dsc00881qn7.th.jpg dsc00886ch6.th.jpg

dsc00896rg5.th.jpg dsc00892vb9.th.jpg

dsc00905yq0.th.jpg dsc00908rf0.th.jpg

dsc00911yd5.th.jpg dsc00913sw8.th.jpg

dsc00916mp9.th.jpg

12345678910

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me a ousadia, mas recentemente me deparei com muitas pessoas procurando as informações num so lugar para conter as dificuldades da instalação deste notebook. Do qual eu também penei para conseguir os drivers corretamente pois, lendo este post e maisalguns, não obtive sucesso na instalação dos drivers por completo.

O que percebi é a dificuldade de explicação em um só lugar onde o leitor tenha o sucesso e poucas dificuldades em perguntar mais dúvidas.

Quero ousar-me um pouco neste espaço onde foi aqui que resolvi aprofundar meu estudo sobre este notebook.

Peço licença ao amigo que postou esta mensagem para poder completar o que muitos aqui estão sentindo falta.

Segue meu breve resumo e claro, explicação objetiva e drivers completíssimos para todos os periféricos deste notebook.

Aos moderadores, peço desculpas se eu tenha invadido um espaço já ultilizado, mas ao postar minha ideia, já existiam posts iguais e com o mesmo conteúdo. Que se forem me excluir, gostaria de salientar minha ignorância mas estou perdido sobre onde ser a área correta.

Bom, vou postar, se eu estiver errado, saliento que não é por querer, pretendo apenas ajudar a todos os que aqui visitam e fazer ainda mais do Clube do Hardware um site dedicato a todos. Se estiver errado este post moderadores, por favor, é a 3 vezes que tento ajudar, se puderem, gostaria que me indicassem a área correta, Grato!

Segue aqui os links: 100% funcional e sem lero-lero! Testado e aprovado!

COMO INSTALAR O WINDOWS XP NO COMPAQ (HP) CQ50-110BR

LEIA ESSE POST ANTES DE TUDO, MAS PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO PERGUNTAR DEPOIS. LEIA!

ANTES DE MAIS NADA, BAIXE OS DRIVERS PARA COMPLETOS AQUI : TODOS PARA XP

LINK: http://www.megaupload.com/?d=Q9SAPTLL - COMPACTADO PELO WINRAR. SE NÃO O TIVER INSTALADO EM SEU PC, PROCURE-O NO BAIXAKI.

1- ANTES DE COMEÇAR, VERIFIQUE SE SEU CD XP CONTÉM OS DRIVERS SATA INTEL DANDO UM BOOT NO SEU notebook COMPAQ CQ50-110BR; CASO NÃO TENHA ESSE DRIVER, IRÁ SE DEPARAR COM UMA TELA DE DESPEJO DE MEMÓRIA, UMA TELA AZUL.

2- PARA CRIAR SEU CD DO XP COM OS DRIVERS SATA PARA INSTALAR NESTE notebook, EXTRAI OS DRIVERS BAIXADOS E PROCURE PELA PASTA NOMEADA DE: Intel® ICH9M-E M SATA AHCI Controller

2- Use o nlite para criar seu XP e indique a ele essa pasta, ele irá puxar os drivers SATA para sua instalação. Obs: Puxe os drivers usando o padrão TXT e não PNP.

3- FEITO SEU CD CERTINHO, INSTALE O XP, DEPOIS DE PRONTO, MÃOS À OBRA! INSTALAR OS DRIVERS.

4- OBSERVE QUE DENTRO DA PASTA CONTENDO TODOS OS DRIVERS, CONTÉM TAMBÉM UMA SEQUENCIA CLARA DE ORDEM DE INSTALAÇÃO DOS DRIVERS. SIGA O PADRÃO PARA NÃO TER ERROS.

5- ESSA PARTE É MUITO CLARA, QUANTO INSTALAR O DRIVER CONTROLADOR DA REDE WIRELESS, NÃO SE ESQUEÇA DE ATIVÁ-LA NO notebook NO BOTÃO WIRELESS NO SEU TECLADO.

6- NÃO SE PREOCUPE MUITO COM O ÁUDIO APÓS INSTALÁ-LO. O RESTANTE DO SOM VEM JUNTO DA INSTALAÇÃO DA PLACA DE VIDEO, POIS, NELA CONTÉM UMA PARTE DELE. ISSO PORQUE ELA POSSUI HDMI.

7- FINALIZANDO, HÁ NESTA PASTA DE DRIVERS QUE EU CRIEI COM MUITO TRABALHO, O PROGRAMA PARA LIGHTSCRIBE E WEBCAM.

ABRAÇO À TODOS, ESPERO QUE DÊ CERTO PARA TODOS ASSIM COMO FIZ.

CRÉDITOS – DRIVERS E segmentos ELABORADOS POR MIM – EUD´S

SE FOREM REPASSAR A INFORMAÇÃO A OUTROS FÓRUNS, POR FAVOR, CITAR ESTE LINK.

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu tive problema na finalização pra instalar o SM e outra coisa la , que ficou faltando ... ai achei o drive do chipset e resolveu ... upei e to postando aqui ... edite o topico principal com esse drive : ) pois o drivescan foi util ... porém nao instalou tudo : )

http://rapidshare.com/files/292286151/infinst_autol.exe.html

MD5: 75DF18AE93940FFEBBB6B4C782407A04

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

galera eu to com algumas dúvidas:

em qual caso eu ganho + desempenho:

fazer um dual channel com um so x86

ou colocar + um pente d 2gb e instalar um so x64?

se eu colocar o windows 7 x64 com dual channel vai fica muito pesado só com 2gb?

da pra fazer upgrade de processador? quais modelos ele suporta?

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
desculpe-me a ousadia, mas recentemente me deparei com muitas pessoas procurando as informações num so lugar para conter as dificuldades da instalação deste notebook. Do qual eu também penei para conseguir os drivers corretamente pois, lendo este post e maisalguns, não obtive sucesso na instalação dos drivers por completo.

O que percebi é a dificuldade de explicação em um só lugar onde o leitor tenha o sucesso e poucas dificuldades em perguntar mais dúvidas.

Quero ousar-me um pouco neste espaço onde foi aqui que resolvi aprofundar meu estudo sobre este notebook.

Peço licença ao amigo que postou esta mensagem para poder completar o que muitos aqui estão sentindo falta.

Segue meu breve resumo e claro, explicação objetiva e drivers completíssimos para todos os periféricos deste notebook.

Aos moderadores, peço desculpas se eu tenha invadido um espaço já ultilizado, mas ao postar minha ideia, já existiam posts iguais e com o mesmo conteúdo. Que se forem me excluir, gostaria de salientar minha ignorância mas estou perdido sobre onde ser a área correta.

Bom, vou postar, se eu estiver errado, saliento que não é por querer, pretendo apenas ajudar a todos os que aqui visitam e fazer ainda mais do Clube do Hardware um site dedicato a todos. Se estiver errado este post moderadores, por favor, é a 3 vezes que tento ajudar, se puderem, gostaria que me indicassem a área correta, grato!

Segue aqui os links: 100% funcional e sem lero-lero! Testado e aprovado!

Como instalar o windows xp no compaq (hp) cq50-110br

leia esse post antes de tudo, mas preste atenÇÃo para nÃo perguntar depois. Leia!

Antes de mais nada, baixe os drivers para completos aqui : Todos para xp

link: http://www.megaupload.com/?d=q9saptll - compactado pelo winrar. Se nÃo o tiver instalado em seu pc, procure-o no baixaki.

1- antes de comeÇar, verifique se seu cd xp contÉm os drivers sata intel dando um boot no seu notebook compaq cq50-110br; caso nÃo tenha esse driver, irÁ se deparar com uma tela de despejo de memÓria, uma tela azul.

2- para criar seu cd do xp com os drivers sata para instalar neste notebook, extrai os drivers baixados e procure pela pasta nomeada de: intel® ich9m-e m sata ahci controller

2- use o nlite para criar seu xp e indique a ele essa pasta, ele irá puxar os drivers sata para sua instalação. Obs: Puxe os drivers usando o padrão txt e não pnp.

3- feito seu cd certinho, instale o xp, depois de pronto, mÃos À obra! Instalar os drivers.

4- observe que dentro da pasta contendo todos os drivers, contÉm tambÉm uma sequencia clara de ordem de instalaÇÃo dos drivers. Siga o padrÃo para nÃo ter erros.

5- essa parte É muito clara, quanto instalar o driver controlador da rede wireless, nÃo se esqueÇa de ativÁ-la no notebook no botÃo wireless no seu teclado.

6- nÃo se preocupe muito com o Áudio apÓs instalÁ-lo. O restante do som vem junto da instalaÇÃo da placa de video, pois, nela contÉm uma parte dele. Isso porque ela possui hdmi.

7- finalizando, hÁ nesta pasta de drivers que eu criei com muito trabalho, o programa para lightscribe e webcam.

AbraÇo À todos, espero que dÊ certo para todos assim como fiz.

CrÉditos – drivers e segmentos elaborados por mim – eud´s

se forem repassar a informaÇÃo a outros fÓruns, por favor, citar este link.

:lol:

agora sim!!! Eu nÃo sei porque o autor do topico nÃo teve esta ideia? ParabÉns ao tecnico1 pela agilidade!

Mas mesmo assim, obrigado pela iniciativa do topico!

EM TEMPO: estou usando estes drivers para o 111br; tudo beleza, menos os drivers do faxmodem e da webcam... alguma dica onde encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Senhores, comprei meu notebook desse modelo há quase um ano, fiquei bem satisfeito com o produto. Porém, estou tentando rodar um software "screen recorder" (aqueles que gravam em audio e vídeo o que é reproduzido na tela) que para sua perfeita execução necessita do "Stereo Mix", também chamado de "WaveOut Mix", para que junto ao vídeo seja gravado o som que sai dos alto falantes e não aquele captado pelo microfone.

Fiz uma boa pesquisa na internet sobre esse recurso, e vi que no meu caso, usando o windows vista, costumeiramente esse recurso fica "invisível" na janela "Dispositivos de gravação" acessada por meio do ícone do alto falante ao lado do relógio na barra de tarefas, e para que ele apareça na tela basta um clique com botão direito do mouse em uma área dessa janela e que se habilite a opção "Mostrar dispositivos desabilitados", procedimento que fiz aqui sem obter sucesso, já que não aparece nenhum outro dispositivo além do microfone.

Outra tentativa foi atualizar/reinstalar o driver por completo, atualização, não encontrei na internet, e a reinstalação não deu resultado.

Curioso, enviei um e-mail ao suporte da HP, como resposta eles disseram que realmente este recurso não está disponível no notebook. Estranhei muito essa informação, meus conhecimentos são totalmente amadores, mas esse notebook tem uma qualidade de áudio dos auto falantes superiores a muitos outros que tem essa ferramenta.

Enfim, pergunto, alguém tenha adquirido esse notebook vem conseguindo utilizar o recurso? Ou pelo menos ele está disponível para o uso?

Para verificar se está disponível:

-clique com botão direito no ícone do alto falante ao lado do relógio;

-clique em Dispositivos de Gravação;

-clique com botão direito em uma área em branco na janela que se abriu;

-habilite a opção "Mostrar dispositivos desabilitados".

Esse recurso poderá aparecer com o nome de Stereo Mix ou WaveOut Mix e ainda um outro que não me lembro agora.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Olá, eu sou novo aqui no Fórum por tanto não me levem a mal. Eu estou tentando colocar o Windows XP no notebook (CQ50-110BR), mas o driver SATA que tem nesse post esta corrompido/danificado. Alguém que já baixou esse arquivo ou que tenha ele de back up, poderia me passa-ló? Eu não aguento mais esse Windows Vista Starter u.u

Se puderem me ajudar eu ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo post, Parabéns me ajudou Muito !

Porém tive problemas nos XP SP3 x32, o programa DriverScanner detectava a atualização do Chipset (Controladora SM e outro driver faltante) mas dava erro na atualização.

O Driver do Chipset é o " Utilitário de Instalação de Intel Chipset para ICH9m" só que para o XP x32, segue o link da Lenovo cujo chipset resolve !!!

pagina do Driver: http://www-307.ibm.com/pc/support/site.wss/document.do?lndocid=MIGR-73432

Driver para XP x32:

http://download.lenovo.com/ibmdl/pub/pc/pccbbs/mobiles/6jh101ww.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera sei que esse tópico e antigo, mas me ajuda aê, consegui um notebook desse COMPAQ CQ50 110BR com vista, já fiz de tudo pra pegar o xp e nada, quando coloco o xp sem os drivers sata a tela fica preta com o sp3, com o sp2 dá erro, daí fiz um xp pelo n-lite ele carrega mas depois diz que o arquivo não foi encontrado e não consigo instalar de forma alguma o xp nesse not, por falar alguém sei lá pode postar um xp que realmente funcione, já tenho os drivers, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha o Compaq na minha assinatura que eu fiz o Review, é muito parecido com o seu.

Tentei de todas as formas instalar os drives de áudio mas não deu certo e eu tenho plena consciência da necessidade do UAA.

A HP conseguiu dificultar de todas as formas o downgrade para o XP nesses notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!