Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como adaptar uma Entrada Auxiliar num som AIWA(mini system)


fabriziogarcia

Posts recomendados

Fala Galera !!!

Amigos da ELETRÔNICA, ajudem-me please!!! Postei umas fotos com boa resolução do circuito eletrônico de meu som AIWA CSD-ES70, para poder adaptar uma entrada auxiliar com a ajuda de VOCÊS, claro...

Ao abrir a imagem, é possível em seguida ampliá-la, pra que seja mais fácil identificar os pontos e valores no circuito, pra que eu consiga fazer as conexões corretas oK...

Não consegui ainda, adaptar esta entrada auxiliar através de outros tópicos já postados, e aqui na cidade você tem que bater muita perna pra achar quem saiba fazer.

Lembrando que não sei muita coisa de eletrônica oK, e vi que através da conexão tuner não fica nada mal esta adaptação, pra posteriormente executarmos nossos Mp3, celular, etc, através daquela entradinha P2 ou outra

Foto 1 (meu aparelho por fora)

http://www.box.net/shared/1qox0je4ma

Foto 2 (cirucito eletrônico)

http://www.box.net/shared/frprqcghyr

Foto 3 (circuito eletrônico, outro ângulo)

http://www.box.net/shared/c9je39mgp0

Era isso pessoal, fico grato se puderem indo me falando sobre os passos a tomar....

abraços, Fabrizo Garcia. Curitiba-PR

“God Bless”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este aparelho tem potenciômetro de volume (aquele botão que aumenta ou diminui o volume girando)?

Se tiver, basta identificar os pontos centrais dele (deve ser um potenciômetro duplo, ou seja, são dois potenciômetros no mesmo eixo, pra poder controlar o volume dos dois canais ao mesmo tempo).

Não consegui ver com detalhes, mas parece que dá pra ver o potenciômetro logo na primeira foto...

Se aquele potenciômetro que aparece na primeira foto for o de volume, tente identificar quantos terminais ele tem ou tirar uma foto mais de perto dele...

Aguardo detalhes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Petronzio... só que não manjo muito a linguagem de eletrônica(heheheh), (mas me ajuda um pouco) O que eu fiz foi ficar fzendo testes com o Mp3 conectando no circuito eletr. que tá na foto do linK acima. Até fiz sair som por ali(via tuner só que fiz uma besteira, porque agora meu som liga, toca um pouco e depois de 7 segundos não toca mais.... só volta a tocar quando eu volto a ligar... e de novo toca uns 7 segundos.

Mas tudo bem, no último dos casos eu pago o conserto(agora, QUEM tiver um palpite também do que é isso, POSTA pra mim!!)

Agora, sobre fazer esta ENTRADA AUXILIAR, não desistirei mesmo... Com a ajuda de vocês creio que conseguirei resolver este abacaxi.

CABTEIXEIRA, tô sem minha Sony que tem uma resolução maior pras fotos, mas tendo ela tiro sim do esqueminha do potenciômetro de volume OK, e o aparelho TEM SIM o volume tipo de rodar. Agora, caso você manje pelo esquema de som que o PETRONZIO passou, onde eu deveria ligar... só me dizer que daí sigo os passos oK

Hospedei este esquema em meu box.net(abaixo):

http://www.box.net/shared/yp6338dhvg

Galera da ELETRÔNICA que não postaram... caso queiram contribuir deixem a postagem TAMBÉM oK, creio que estaremos beneficiando várias pessoas que também QUEREM fazer o mesmo no som, e daí procuram como eu naquelas pesquisas pelo GOOGLE.

Era isso, abraços.

Amigos que querem fazer esta entrada também... tem este LINK que já passaram em outro tópico sobre Entr. Auxiliar...

http://donn.dyndns.org/projects/carstereoinput/

Eu TRADUZI ela via GOOGLE Tradutor, a quem interessar...

Pus ele em meu box(clique em PREVIEW caso não queira baixar):

http://www.box.net/shared/d0svsgaaa2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tô sem minha Sony que tem uma resolução maior pras fotos, mas tendo ela tiro sim do esqueminha do potenciômetro de volume OK, e o aparelho TEM SIM o volume tipo de rodar
Mesmo sem a máquina, já ajuda se você responder duas perguntas:

  1. Quantas perninhas tem o potenciômetro (a peça onde está o botão do volume)?
  2. Ele gira até um certo ponto e trava (tem um batente) ou gira direto, infinitamente?

Agora, caso você manje pelo esquema de som que o PETRONZIO passou, onde eu deveria ligar...

Se o esquema for o mesmo (o modelo difere um pouco do teu aparelho) bastaria você cortar dois fios que vão até aquela placa onde está o potenciômetro... Seriam os fios 5 e 6 (entradas de sinal), que correspondem aos canais.

No caso, você iria apenas dissoldar a ponta dos fios da placa do potenciômetro e colocaria a ponta dos fios ligadas num jack igual este:

SJ1-3545N.jpg

Neste jack você tem que ligar os dois fios que você cortou, mais o negativo do sinal (que corresponde ao fio 3 na plaquina do potenciômetro, que você NÃO VAI CORTAR, mas apenas ligar no jack com um outro fiozinho), mas dois outros fios que você vai ligar do jack até a plaquinha do potenciômetro, no mesmo lugar onde estavam os dois fios que você soltou...

O jack tem uma chave dentro dele, que quando você coloca o plug corta o sinal que vem do rádio ou do CD e deixa passar apenas o sinal que vem do mp3... O tal jack tem 5 terminais:

Dois deles você vai ligar nos fios que vem da placa grande (aqueles fios que você soltou da placa do potenciômetro, lembra?);

Dois deles você vai ligar, com um pedacinho de fio, de volta na placa do potenciômetro;

O terceiro (que fica ligado no "corpo" do jack) você liga no GND (fio 3 na placa do potenciômetro)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá CABTEIXEIRA

Tirei umas fotos de onde fica o potenciometro do volume...

veja se ajuda essas imagens sobre o lugar onde seria interessante eu contectar o Jack que você mostrou acima.

Aliás, muito bom esse pluguinho, irei procurar um desse sim e conectar... Abaixo segue dois links de fotos oK. (A propósito Cabteixeira, sabe como eu posto a imagem que nem você postou do Jack??? Acho que ficaria melhor e mais ágil)

http://www.box.net/shared/jia7lsy6zg

http://www.box.net/shared/dno37ekxoi

dno37ekxoi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Fabrizio, o que podemos te indicar é isso, destaquei em sua foto, onde você deverá ligar os fios que vem do MP3, mas é você que tem que determinar qual é o terminal de entrada do potenciômetro!..., a dica é: com o volume à 1/4 do total?,(pouco aberto), vá encostando, com a ponta da chave de fenda, um por um dos terminais indicados, onde o "ronco" nos falantes for mais baixo em cada falante, esta será a entrada dele!, e é onde você soldará os fios que vão para o MP3...Ok?

ladoinferioros3.th.jpg

Não tenho meios de te explicar melhor!, mas se não entendeu? pergunte ok?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho dois Mini System aqui em casa, um toca LP's e outro mais moderno com USB.

O do LP tanto quanto o do USB tem conexões RCA auxiliares na parte traseira, as de audio estereo caso você queira fazer do seu System um Home Theater, e existe cabos com entrada P2 e saída RCA audio e stereo.

Essa entrada P2 va direto nos MP3 players, celulares etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cabteixeira e Petronzio....ou mais parceiros da eletrônica

seguinte, tô conectando os fiozinhos nas entradas do potenciometro do Aiwa... achei a entrada e a saída, aí eu conecto o mp3 ali pra ir testando. Tá rolando!!!

Mas tô com algumas dificuldades, segue:

1) Tô tendo dificuldade pois não consigo cortar o som que vem do Tuner, ou seja fica o meu som misturado com o Tuner(MAS o controle do volume do rádio funciona bele)

2) Se eu opto pela chave no CD do AIWA, o som do Mp3 entra muito alto, além de o VOLUME do system não funcionar mais daí(alto e baixo fica a mesma coisa)

vocês tem como me dar dica de como CORTAR o sinal que vem do Tuner, pra ficar só o mp3 ??? Sem aquele Jack que o Cab postou, porque não achei pra comprar... como corto o sinal manual mesmo???

Se puderem me dizer na foto abaixo, qual seria o ponto pra mim conectar exatamente.....

Segue fotos do Circuito pra ajudar, de uns posts acima:

http://www.box.net/shared/jia7lsy6zg

http://www.box.net/shared/dno37ekxoi

Era isso grandes camaradas da eletrôica!!!!

abraços, Fabrizio G (Ctba-Pr)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

BCPetronzio...

achei as entradas pelo potenciometro(duas que dão chiado baixo outra mais alto)

Aí eu escolhi as mais baixas como você postou

Só uma pergunta Petronzio, apertei o deck como você disse e conectei o fio do mp3 nessas entradas.... Só que fica um RUÍDO incomodando, tentei trocar o cabo mas fica um ruído de fundo ainda assim...

SABE como eu tiro este RUÌDO ??? tipo, alguma conexão a mais no circuito....

era isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Creio que este ruido esta vindo dos pré-amplificadores das cabeças do tape, uma possivel solução meio simplista seria desligar a alimentação deste CI, que seria o pino 6 do AN7310N, e lógico, inutilizaria o tape!... ou intercalar um plug como o descrito pelo colega Cabteixeira em seu post #6 deste tópico..., Para isso eu te sugiro pedir auxilio a um técnico, para as modificações que deveriam ser feitas...

Aguarde mais opiniões..., pode estar me escapando alguma outra solução no momento ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra solução seria tu colocar uma chave H-H de 6 posições antes dos capacitores C151 e C251 os dois de 1uF/50V.

Ta bem fácil localizar no diagrama do teu som, bem nos pontos 1 e 2 que estão dentro de quadradinhos, pois os circulos indicam a pinagem do CI.

Para melhor entendimento, essa chave vai cortar o sinal que vai pro pré e receber o sinal do teu MP3, é claro que seriado de um resistor de 82K para atenuar, poís mesmo utilizando toda a parte de pré o nível do sinal estaria bastante elevado para a entrada sensível do TA8227.

A conexão se dá levantando o terminar negativo dos dois capacitores e soldando cada perna nas duas pernas centrais da chave, as outras duas de um extremo ligado nos fúros abertos do negativo dos capacitores na PCI e os dois outros terminais da chave tu solda os dois resistores de 82k e leva eles para algum conector RCA ou P2, a sua preferência, e neles tu liga teu MP3,DVD, Etc.

No meu ver é a solução mais fácil e adequada, tendo em vista que deves usar fio blindado para as conecções, assím não terá chiado ou inteferência e tu pode ligar a qualquer momento, independente se estará ligado o TAPE ou o TUNER!

Qualquer coisa é só perguntar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EXPLICAÇÕES FINAIS de como adaptar a entrada auxiliar!!!

Então, depois de vários testes consegui adaptar a entrada auxiliar. Valeu pessoal da ELETRONICA que postou aqui, consegui eliminar o RUÌDO, eu que estava conectando errado, conectei daí o local onde o PETRONZIO identificou como "aqui você solda a malha", o qual estava me esquecendo... Ficou bem bom o som!!! com ruído nenhum!!!

Pessoal, see seu som tiver volume de rodar, com um potenciometro dentro(aquele com as perninnhas), segue umas fotos e minhas explicações FINAIS de como eu que sou leigo consegui fazer com ajuda dos parceiros da eletrônica

ladoinferioros3.th.jpg

VISUALIZE esta foto acima(AMPLIE ela no post do PETRONZIO lá em cima), e, SE SEU SOM for parecido, você pode tentar assim:

Como o PETRONZIO já comentou acima, toque com uma chave de fenda nas perninhas do potenciometro, as duas PERNAS que o ruído no ALTO FALANTE for menor, solde os dois fios nelas e depois SOLDE num Jack femea STEREO.

Cara, não ponha quase nada de solda porque as perninhas é muito perto uma da outra, só dessolde um pouco e vá apertando com o fiozinho que há espaço pra ele tb entrar junto com a perninha do potenciometro....

image.axd?picture=_MG_3037.jpg

Já nesta foto ACIMA, o buraco que aparece você NÃO solda os fios que você identificou as duas entradas com a CHAVE DE FENDA. Nela você solda o que a foto do PETRONZIO acima identificou, AMPLIE a foto dele e leia a inscrição "aqui você solda a malha". Solde UM fio apenas nela(como eu fiz)

Nos dois buraquinhos que NÃO aparecem nesta foto de cima, aí SIM você solda os dois fios, que você identificou as entradas com a chave de fenda, vendo qual davam menos ruído no alto falante

Do mais seria isso, se seu som tiver DECK você aperta play sem fita que ela tem que funcionar como entr auxiliar. No meu som, a hora que eu conecto o cabo do mp3 na aux que fiz, até o som do TUNER pára de funcionar, dando opção de funcionar no modo TAPE ou TUNER do aparelho.

No mais seria isso, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!