Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED de alto brilho em 1,5V


Jimmy 2

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

Sou leigo em eletrônica mas necessito saber como ligar um led de alto brilho (aqueles que iluminam) em uma bateria tipo moeda de 1,5V.

Acho que devo colocar um resistor em série com o led, mas não sei calcular o valor desse resistor para que o led não queime e para que a bateria não seja esgotada em pouco tempo.

Isso é pra substituir a lampadinha que tem na chave do meu carro CORSA 95, que queimou e custa R$ 20,00!

Obrigado pela ajuda.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1,5 volts não acende led muito menos de alto brilho, você precisa de um circuito que faz oscilar a bobina de um microtransformador assim ele aproveita a tensão de pico, este circuito acende um led ate mesmo com 0,3 volts :D

joulethiefcircuitrd8.jpg

editado:

cuidado a tesão de entrada maxima e 1,5 volts, mais que isto queima o circuito e o led!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, Matheus e Jorge, obrigado pelas respostas.

Matheus,

Tenho algumas perguntas a fazer a respeito de sua sugestão:

a) se a pilha, quando nova, tiver digamos 1,6V, isso já irá queimar o circuito?

B) Essa bobina tem que dimensões? Caberia dentro daquele prástico preto da chave de um carro?

c) Se eu for a uma loja de componentes eletrônicos, como devo pedir essa bobina?

d) Quanto tempo você estima (apenas um chute) que duraria essa bateria?

e) A pilha original do chaveiro tem 1,5V. Seu formato é meio diferente. É como se fosse uma moeda de 5 centavos, com duas moedas de 1 centavo, uma de cada lado. Ou seja, dos dois lados tem um "degrauzinho". Será que existem baterias com o mesmo formato porém com maior voltágem?

f) Digamos que eu consiga uma bateria de 6V. Como eu calculo o valor do resistor?

Obrigado pela ajuda.

Jimmy San Juan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a) se a pilha, quando nova, tiver digamos 1,6V, isso já irá queimar o circuito?

Não.

B) Essa bobina tem que dimensões? Caberia dentro daquele prástico preto da chave de um carro?

Caber, cabe...

c) Se eu for a uma loja de componentes eletrônicos, como devo pedir essa bobina?

Aí esta o "x" da questão!

Não sei em São Paulo, mas aqui no Rio o vendedor iria franzir a testa, com ar de espanto, e perguntar se você bebeu ou coisa parecida...

d) Quanto tempo você estima (apenas um chute) que duraria essa bateria?

Essa eu pulo!

e) A pilha original do chaveiro tem 1,5V. Seu formato é meio diferente. É como se fosse uma moeda de 5 centavos, com duas moedas de 1 centavo, uma de cada lado. Ou seja, dos dois lados tem um "degrauzinho". Será que existem baterias com o mesmo formato porém com maior voltágem?

Se fosse comigo o problema, eu iria até uma relojoaria e perguntaria ao vendedor se ele possui alguma bateria similar...

f) Digamos que eu consiga uma bateria de 6V. Como eu calculo o valor do resistor?

Essa o faller já respondeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai tu usas o site que te indiquei: http://www.casemodbr.com/resistor.htm

Aproveitando o tópico do amigo, gostaria de saber se alguem pode me indicar algum site com a formula para calcular o valor de uma resistencia para um circúito, invés de uma calculadora automática =x

Desde já, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explique melhor esta "formula para calcular o valor de uma resistência"... Que circuito seria este? É algum circuito onde a Lei de Ohm não se aplique?

Por exemplo. Se tenho uma fonte de 12v, e uma lâmpada de 6v, preciso de uma resistor de "X" ohms, para poder ligar a lâmpada de 6v na saída de 12v sem que a tensão que chega a lâmpada ultrapasse os 6v

=x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por exemplo. Se tenho uma fonte de 12v, e uma lâmpada de 6v, preciso de uma resistor de "X" ohms, para poder ligar a lâmpada de 6v na saída de 12v sem que a tensão que chega a lâmpada ultrapasse os 6v

=x

Tens uma equação e duas incógnitas, o valor do resistor e a corrente da lâmpada em 6 volts. Ai fica difícil.

Se soubesses a corrente dessa lâmpada quando nela se aplica 6 volts seria possível calcular o valor de R. Vamos supor que a corrente da lâmpada quando trabalhando em 6 Volts seja de 100 mA.

Então o resistor será de (12-6)/0,100 => 6/0,100 = 60 ohms.

A fórmula é sempre a velha e conhecida lei de ohm R = V/I, ou suas derivadas.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvendo logo o problema de uma vez....o joule thief circuito q foi mostrado acima so q mais detalhado...

http://www.instructables.com/id/quotDeadquot_Battery_Lamp/

http://www.instructables.com/id/Make-a-Joule-Thief/

Notas adicionais: o toroide você pode tirar de reatores de lampadas fluorescentes velhas ou queimadas XD

O led nao vai queimar nao precisa de resitor limitando a corrent ep ele....o q ocorre e q mesmo a tensão chegando a mais de 40 volts as vezes.....os pulsos sao bem rapidos cerca de 50 mil por segundo então o led n queima...

qualquer duvida pergunte..ja montei esse cirucito e e fmz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!