Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gravar em dispositivo USB através de programa DOS


Mucuna

Posts recomendados

Pessoas,

Há alguma forma de dar um jeito para um programa DOS (rodando no WinXP) gravar algo em um dispositivo USB?

Explico: Meu avô tinha um computador jurássico em que ele utilizava um programa de DOS (no Win98) para gerenciar o trabalho dele.

Uma das funções que ele utiliza é gravar uma cópia de segurança em disquetes, mas um dia a placa mãe foi para o espaço e ele comprou um outro computador montado de uma loja e eu me recrutei na tarefa de fazer backups e colocar tudo funcionando de novo.

O problema foi que o PC que ele comprou não veio com drive de disquete, então eu comprei um drive externo para tal, porém programas em DOS, fui saber depois, não reconhecem a entrada USB e quando ele manda fazer as cópias de segurança dele no A:, dá erro.

Eu enfrentei problema parecido ao configurar a impressora matricial dele para o programa, pois porta de 25 pinos é algo inexistente.

O que eu fiz no caso da impressora: Catei um conversor e tasquei numa porta usb e baseei minha gambiarra usando o comando NET USE.

joguei um "net use lpt1: //(nome da rede)/(nome da impressora)" e funcionou. Tive que instalar uma impressora inexistente, dizer que ela estava em LPT1, ativar o spool redirecionando para impressora USB e criei uma rede inexistente. Funcionou.

Tem alguma forma de eu usar este comando de forma semelhante para o drive A: para disquete? Tipo, capturar a porta física para drive convencional e direcionar ela através desse comando para o drive de disquete em USB através de uma rede?

Alguma gambiarra possível?

Ajudam-me a ajudar meu avô.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
Há alguma forma de dar um jeito para um programa DOS (rodando no WinXP) gravar algo em um dispositivo USB?

Sim, usando o programa DOS2USB, que é próprio para isso. Você pode baixá-lo aqui:

http://www.dos2usb.com/download.htm

O seu caso é de certa forma parecido com esse aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/desenvolvimento-atualizacao/622720

Pois ambos querem acessar algum dispositivo USB à partir do MS-DOS... :D

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!