Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serial Ata


Anchluss

Posts recomendados

ola a todos gostaria da ajuda dos senhores: tenho um computador com a placa mãe Intel D865PERL, controller hub 82801EB(ICH5), HD SATA Maxtor 6Y160M0. Sistema Operacional Windows XP Professional SP2, Acontece que quando abro o Propriedades do sistema/hardware/gerenciador de dispositivos, aparece um controlador ATA/ATAPI IDE, ultra ata storage 82801 e quando analiso a unidade de disco no mesmo Gerenciador de dispositivo ele identifica como IDE\DISKMAXTOR_6Y160M0. Pergunto como faço para instalar uma controladora hub 82801EB que identifique o meu HD como sata e faça ele trabalhar neste modo :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola a todos gostaria da ajuda dos senhores: tenho um computador com a placa mãe Intel D865PERL, controller hub 82801EB(ICH5), HD SATA Maxtor 6Y160M0. Sistema Operacional Windows XP Professional SP2, Acontece que quando abro o Propriedades do sistema/hardware/gerenciador de dispositivos, aparece um controlador ATA/ATAPI IDE, ultra ata storage 82801 e quando analiso a unidade de disco no mesmo Gerenciador de dispositivo ele identifica como IDE\DISKMAXTOR_6Y160M0. Pergunto como faço para instalar uma controladora hub 82801EB que identifique o meu HD como sata e faça ele trabalhar neste modo :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fernando32df@06 de agosto de 2005, 23:51

ola a todos gostaria da ajuda dos senhores: tenho um computador com a placa mãe Intel D865PERL, controller hub 82801EB(ICH5), HD SATA Maxtor 6Y160M0. Sistema Operacional Windows XP Professional SP2, Acontece que quando abro o Propriedades do sistema/hardware/gerenciador de dispositivos, aparece um controlador ATA/ATAPI IDE, ultra ata storage 82801 e quando analiso a unidade de disco no mesmo Gerenciador de dispositivo ele identifica como IDE\DISKMAXTOR_6Y160M0. Pergunto como faço para instalar uma controladora hub 82801EB que identifique o meu HD como sata e faça ele trabalhar neste modo  :muro:

Cara, estou com o mesmo problema, e ainda noto que a performance do HD esta baixa.

Alguem já acertou isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

gente, não entendo quse nada de HD, mas preciso esclarecer uma duvida, bom, na minha PM(uma ABIT KV8-MAXX3) tem 6 portas SATAs, 02 estão separadas, uma é o "SATA chanel 0 master" e o outro é "SATA chanel 1 amster" na placa-mãe diz q um é o SATA 1 e o outro SATA 2, bom eu ouvi q se ligar no SATA II ele fica mais rápido e tal, lembrando q essa duas entradas estão separadas das outras 4, será q se eu ligar ele na entrada SATA 2 ele vai ficar mais rápido, ouoq eu disse agora não tem nada a ver com nada? O HD é um Seagate Barracuda 250GB SATA(daaaa aehaue)..

VALEU!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vinyy@24 de agosto de 2005, 20:52

gente, não entendo quse nada de HD, mas preciso esclarecer uma duvida, bom, na minha PM(uma ABIT KV8-MAXX3) tem 6 portas SATAs, 02 estão separadas, uma é o "SATA chanel 0 master" e o outro é "SATA chanel 1 amster" na placa-mãe diz q um é o SATA 1 e o outro SATA 2, bom eu ouvi q se ligar no SATA II ele fica mais rápido e tal, lembrando q essa duas entradas estão separadas das outras 4, será q se eu ligar ele na entrada SATA 2 ele vai ficar mais rápido, ouoq eu disse agora não tem nada a ver com nada? O HD é um Seagate Barracuda 250GB SATA(daaaa aehaue)..

VALEU!!!!!!!

Powwwwww gente me ajuda ai por favor!!!

VALEU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, como faço RAID na minha placa Asus P4S800D-X que, segundo o manual, ela tem 2x serial ATA (SATA) com funçoes RAID 0,1.

Desculpe a ignorância, mas da pra usar 2 hds identicos SATA em RAID nessa placa P4S800D-X? Sem precisar de placa específica pra RAID?

Sei que minha HD não e SATA, mas pretendo trocá-la por duas SATA Sangsung 160Gb cada, 8MB de buffer. Aproveitando a deixa, a memoria Buffer também vai dobrar??? Vai ficar com 16Mb ???

Obrigado amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, mas da pra usar 2 hds identicos SATA em RAID nessa placa P4S800D-X? Sem precisar de placa específica pra RAID?

Se tem raid onboard não precisa de placa separada.

Sei que minha HD não e SATA, mas pretendo trocá-la por duas SATA Sangsung 160Gb cada, 8MB de buffer. Aproveitando a deixa, a memoria Buffer também vai dobrar??? Vai ficar com 16Mb ???

Sim você ficara 'teoricamente' com 16mb de buffer se usar raid 0 (stripe) se for usar raid 1 (espelhamento) ai continuar 8mb mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo, mas eu não consegui descobrir se tem raid onbord.

Nem no site da Asus.

So descobri que tem essa funçao mas não sei se tem onbord.

??????? sad.gif

Conforme esse Link : Storage: 2 x UltraDMA 133/100, 2 x Serial ATA with RAID 0, 1 function.

O que quer dizer que tem raid onboard sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa Epa Epa..... <_<

Acho que voce me passou a informação errada amigo, ou eu não entendi direito, pois segundo o que me consta e que essa minha placa so tem "funçao" raid, pois tem 2 portas SATA.

Mas tem controlador RAID????

Acho que não. Ou estou enganado..... Se o amigo ou alguem puder ajudar....

Segue abaixo trecho do link que voce mandou eu pesquisar e compare a minha com outra placa que controla. Obrigado.

Essa controla:

Asus Motherboard P4P800-E Deluxe Socket 478 ATX

The Ideal Audio Solution: 8-Channel Audio Enhances ASUS 865PE Series

Improving on the high-speed P4P800-E, this Deluxe edition throws in an rich-array of features such as IEEE 1394 connectivity, Multi-RAID technology and POST Reporter. Let's not forget support for industry-leading specs such as the Intel 865PE chipset, ASUS unique Hyper Path technology, 8-channel audio, Serial ATA and Gigabit LAN. Model: P4P800-E

Features: ASUS Hyper Path Technology, Intel 865 PE chipset, Dual-Channel DDR400, AI Audio via 8-Channel CODEC, AI NET, AI BIOS, AI Overclocking, ASUS Wi-Fi slot, Multi-RAID, IEEE 1394 interface, S/PDIF-out on Back I/O Port, AGP8X, ICH5R with Integrated SATA and RAID 0, Max. 8 USB 2.0 ports supports.

Specifications: CPU Socket 478 for Intel Pentium 4/Celeron up to 3.2GHz+, Intel Hyper-Threading Technology ready, Supports Intel Prescott CPU. Chipset Intel 865PE MCH, Intel ICH5R. Front Side Bus 800 / 533 / 400 MHz. Memory Dual Channel Memory Architecture, 4 x 184-pin DIMM Sockets support max. 4GB DDR400/333/266 non-ECC DDR SDRAM memory, ASUS Hyper-Path Technology. Expansion Slots 1 x AGP 8X/4X (0.8V, 1.5V only), 5 x PCI, 1 x ASUS Wi-Fi slot for optional wireless LAN upgrade. (wireless LAN not included) Storage ICH5R South Bridge: 2 x UltraDMA 100/66/33, 2 x Serial ATA, RAID 0,1 function. Promise 20378 RAID controller: 1 x UltraDMA 133 support two hard drives, 2 x Serial ATA. RAID 0, RAID 1, RAID 0+1, Multiple RAID. AI Audio Realtek ALC850 8-channel CODEC, Audio Sensing Technology, support S/PDIF out interface. AI NET Marvell 88E8001 Gigabit Lan Controller supporting 10/100/1000 BASE-T Ethernet, Virtual Cable Tester Net-Diagnosing Utility. AI BIOS Feature CrashFree BIOS2, Q-Fan, Post Reporter. AI Overclocking Intelligent CPU frequency tuner, ASUS JumperFree, ASUS C.P.R.(CPU Parameter Recall), CPU, Memory, and AGP voltage adjustable, SFS (Stepless Frequency Selection) from 100MHz up to 400MHz at 1MHz increment, Adjustable FSB/DDR ratio, Fixed AGP/PCI frequencies. IEEE 1394 VIA 1394 controller with 2 1394 ports. USB Max. 8 USB2.0 ports. Special Features Power Loss Restart, Support S/PDIF out interface, ASUS POST Reporter, ASUS MyLogo2, ASUS Q-Fan technology, ASUS EZ Flash, ASUS AI Booster, ASUS CrashFree BIOS 2, ASUS Instant Music. Back Panel I/O Ports 1 x Parallel, 1 x Serial, 1 x PS/2 Keyboard, 1 x PS/2 Mouse, 1 x 8-Channel Audio I/O, 1 x RJ45, 1 x Optical S/PDIF Output, 1 x Coaxial S/PDIF Output, 4 x USB 2.0/1.1, 1 x IEEE1394. Internal I/O Connectors 2 x USB 2.0 connector supports additional 4 USB 2.0 ports, CPU / Chassis / Power FAN connectors, 20-pin ATX Power connector, 4-pin ATX 12V Power connector, Chassis Intrusion, CD / AUX / Modem audio in, 1 x IEEE1394 ports, GAME/MIDI connector, 2 x SATA ports, COM2 connector, Front panel audio connector. BIOS Feature 4 Mb Flash ROM, AMI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.3, Multi-language BIOS, ASUS EZ Flash, MyLogo2, ASUS C.P.R. Industry Standard PCI 2.2, PCI 2.3, USB 2.0. Manageability WfM 2.0, DMI 2.0, WOL by PME, WOR by PME, Chassis Intrusion, SM Bus. Support CD Drivers, ASUS PC Probe, Trend Micro PC-cillin anti-virus software (OEM version), ASUS LiveUpdate Utility. Accessories User's manual, InterVideo WinDVD Platinum Suite, 2 x UltraDMA 133/100/66 cable, 2 x Serial ATA cable, SATA power cable, IEEE1394 module, 2-port USB2.0 / Game module, IDE cable, FDD cable, I/O shield. Form Factor ATX Form Factor, 12"x 9.6"(30.5cm x 24.5cm).

Essa NÃO controla: (é a minha placa)

ASUS Socket 478 ATX Motherboard P4S800D-X, SiS 655FX, 800FSB, Dual DDR400, SATA, AGP 8X, 6ch Audio, S/PDIF

The ASUS P4S800D-X, based on the SiS 655FX chipset, packs innovative features such as 800MHx FSB, dual-channel DDR 400, AGP 8x, S/PDIF out, Serial ATA, and 8 USB 2.0 ports. Of course, unique ASUS features are also included. SiS 655FX integrates the latest HyperStreaming Engine, which optimizes the performance of the entire computer system.

Features: Incredible value for FSB800 and dual-channel DDR400 solution. SiS HyperStreaming Architecture. Dual-channel DDR400. Serial ATA technology.C.P.R. (CPU Parameter Recall). ASUS MyLogo2. ASUS Instant Music Lite. S/PDIF out port on back I/O. 8 USB 2.0 ports support. CrashFree BIOS 2.

Specifications: CPU: Socket 478 for Intel Pentium 4/ Celeron. Intel Hyper-Threading Technology ready. New power design supports Intel next generation Prescott CPU!! Chipset: SIS 655FX, SIS 964. FSB: 800 / 533 / 400 MHz. Memory: 4 x 184-pin DIMM Sockets support max. 4GB unbuffered, non-ECC, PC3200/2700/2100/1600 DDR SDRAM memory, Dual-channel memory architecture. Expansion Slots: 1 x AGP 8X, 5 x PCI. Storage: 2 x UltraDMA 133/100, 2 x Serial ATA with RAID 0, 1 function. Audio: ADI AD1888 SoundMAX 6-channel CODEC, S/PDIF out interface. LAN: Integrated 10/100 Mbps LAN controller + Realtek PHY. Special Features: ASUS EZ Flash, ASUS CrashFree BIOS 2, ASUS Instant Music Lite, ASUS MyLogo2. Overclock Features: ASUS JumperFree, ASUS C.P.R. (CPU Parameter Recall) CPU, Memory, and AGP voltage adjustableSFS (Stepless Frequency Selection) from 100MHz up to 300MHz at 1MHz increment, Adjustable FSB/DDR ratio, fixed AGP/PCI frequencies. Back Panel I/O Ports: 1x Parallel, 1x Serial, 1 x PS/2 Keyboard, 1 x PS/2 Mouse, 1 x Audio I/O, 4 x USB 2.0, 1 x RJ-45 Port, 1 x S/PDIF output. Internal I/O Connectors: CPU/ Power/ Chassis FAN connectors, 20-pin ATX power connector, Chassis Intrusion, GAME/MIDI connector, CD/AUX audio in, Front panel audio connector, 2 x USB 2.0 connector supports additional 4 USB 2.0 ports, 2 x SATA ports. BIOS Feature: 4Mb Flash ROM, ASUS JumperFree, AMI BIOS, PnP, DMI2.0, WfM2.0, SM BIOS 2.3, ASUS EZ Flash, ASUS MyLogo2, ASUS CrashFree BIOS 2, ASUS C.P.R., ASUS Instant Music Lite. Industry Standard: PCI 2.2, USB 2.0. Manageability: WfM2.0, DMI2.0, WOR, WOL, Chassis Intrusion. Support CD: Drivers, ASUS PC Probe, Trend Micro PC-cillin 2002 anti-virus software (OEM version), ASUS LiveUpdate Utility. Form Factor: ATX Form Factor 12"x 9.6"(30.5cm x 24.5cm).

O site que não esta explicando certo ????

O que esta errado ????

Qual é a diferença ????

Alguem pode me ajudar ?????? :joia::joia::joia::joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

He he he.... :D

"Computador foi inventando para solucionar problemas que surgiram com sua invençao"

è amigo, confuso mesmo, na bios não diz nada de raid, nem no site da ASUS, mas todos os outros sites dizem que tem essa "funçao" raid. Os vendedores juram que controla. E agora? :zoio:

Sera que so aparece essa opção na BIOS depois de conectado os dois HDs ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tem não, acho que tem que ter o chip SIS 180 (controladora de RAID), e a minha placa não tem

Existe uma coisa que eu pesquisei que é: RAID por software, e RAID por hardware. Só não entendi direito a diferença das duas. Acho que minha placa-mãe so faz RAID por sofware. Sei la.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja o que eu achei e opine sobre o assunto:

RAID no Windows XP

O Windows XP dispõe de um sistema que lhe permite criar os chamados Discos Dinâmicos, que não são mais do que sistemas RAID que podem utilizar discos ligados a controladores normais, não sendo necessários controladores de disco específicos, visto que o controle e gestão destes dispositivos é feito por software.

Este sistema permite a criação de praticamente todos os tipos de dispositivos RAID descritos anteriormente e o seu funcionamento é de todo idêntico ao de um desses dispositivos.

(fonte: PC guia)

Esclareceu???? Ta certo isoo ???? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera, estou com um problema sério. Tenho um SATA 7200 no meu P4 3.0, placa Asus P4S800DX. Quando ligo a máquina, aparece uma mensagem acusando problemas de uso anteriormente e pedindo para escolher entre iniciar normalmente, iniciar com a última configuração válida ou no modo de segurança. Qualquer que seja a escolha, aparece uma tela azul dizendo que o windows teve de ser desligado por questões de segurança. Mensagem "UNABLE TO LOAD BOOT VOLUME". Me dêem uma luz. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estou montando um pc novo e estou com duvidas sobre qual hd devo escolher.

Onde terei uma maior velocidade de transmissao de dados?

Comprar 2Hds Sata 80Gb 8mb NCQ e utilizar RAID 0(+-R$600,00)7200 rpm?

O que é esse NCQ?

Comprar 1 hd SataII 250 Gb 16 mb 7200rpm(+-R$640,00)?

Comprar 1Hd Sata 36 Gb 8 mb 10.000rpm(+-R$500,00)?

Ou seria melhor SCSI?Ë muito caro?Vale a pena?

Valeu !!

Ate mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por regoczi@27 de dezembro de 2003, 16:48

Como eu faço para ligar O SATA e a IDE ao mesmo tempo? Tem jeito?

Quero deixar o SATA para o sistema, com windows XP PRO e o do IDE

para armazenamento! como eu configuro? é no SETUP?  :muro:

Já insatelei o sistema no HD do SATA! na hora de iniciar...ele vai direto

para a IDE, não reconhece o SATA? Como eu faço para funcionar os dois?

Poderiam me ajudar? :help:

Obrigado!

Daniel

Amigo ,estou com esse mesmo problema ,se alguém te ajudar ou se ajudou ,me de uma ajuda tambem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por F&lip&@17 de setembro de 2005, 01:29

Ola pessoal estou montando um pc novo e estou com duvidas sobre qual hd devo escolher.

Onde terei uma maior velocidade de transmissao de dados?

Comprar 2Hds Sata 80Gb  8mb NCQ e utilizar RAID 0(+-R$600,00)7200 rpm?

O que é esse NCQ?

Comprar 1 hd  SataII 250 Gb 16 mb 7200rpm(+-R$640,00)?

Comprar 1Hd Sata 36 Gb 8 mb 10.000rpm(+-R$500,00)?

Ou seria melhor SCSI?Ë muito caro?Vale a pena?

Valeu !!

Ate mais!!

Olha entre essas opções eu ficaria com a segunda. primeiro porque o RAID0 "duplicaria" a velocidade do HD, mas o SATAII já tem o dobro da velocidade, quanto ao 3º, ele não chega a ter uma velocidade tão grande quanto ao SATAII e ainda fica devendo muito na quantidade de memória, a primeira opção também, porque contaria como um de 80!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(F&lip& @ 17 de setembro de 2005, 01:29)

Ola pessoal estou montando um pc novo e estou com duvidas sobre qual hd devo escolher.

Onde terei uma maior velocidade de transmissao de dados?

Comprar 2Hds Sata 80Gb  8mb NCQ e utilizar RAID 0(+-R$600,00)7200 rpm?

O que é esse NCQ?

Comprar 1 hd  SataII 250 Gb 16 mb 7200rpm(+-R$640,00)?

Comprar 1Hd Sata 36 Gb 8 mb 10.000rpm(+-R$500,00)?

Ou seria melhor SCSI?Ë muito caro?Vale a pena?

Valeu !!

Ate mais!!

*

Olha entre essas opções eu ficaria com a segunda. primeiro porque o RAID0 "duplicaria" a velocidade do HD, mas o SATAII já tem o dobro da velocidade, quanto ao 3º, ele não chega a ter uma velocidade tão grande quanto ao SATAII e ainda fica devendo muito na quantidade de memória, a primeira opção também, porque contaria como um de 80!

Eis minha opinião: se quer espaço, o HD SATA II já te dá o que precisa, e com excelente desempenho. Se analisarmos bem, os dois HDS SATA em RAID0 vão fazer exatamente o mesmo trabalho, talvez com algum rendimento a mais, mas nada que supere o SATA II. A terceira opção é mais um "quebra-galho", comparado com os outros dois...

É isso. falou!!!!

Hernani.

Edição: O que é NCQ?

NCQ significa Native Command Queueing, (algo como "comando nativo de enfileiramento") e é uma tecnologia implementada em alguns HDs com interface SATA.

Interface é aquilo que liga o HD ao resto do sistema. Atualmente, as três interfaces mais usadas para HDs são PATA, SCSI e SATA, sendo a SATA a mais moderna e recente. Durante a criação deste texto, a interface SATA II já estava sendo desenvolvida.

Para entendermos a o funcionamento de um HD com NCQ, antes precisamos entender como funciona um sem NCQ.

Os HDs, fisicamente, são compostos por vários discos (pratos) internos, divididos em trilhas (como em um disco de vinil) e cada trilha é dividida em setores.

Cada um desses discos possue uma ou mais cabeças de leituras, que se deslocam pelo disco a procura das informações.

Uma informação será lida com mais rapidez se estiver por completo gravada na mesma trilha do disco, pois assim não será necessária a cabeça de leitura se deslocar para outras trilhas para procurar por esta informação.

Ao desfragmentar o HD, você reorganiza as informações colocando-as de forma contínua no disco. Assim, as chances da cabeça de leitura precisar se deslocar de uma trilha para outra para ler uma informação será reduzida. No máximo ela se deslocará da trinha X para trilhas subseqüentes, em ordem, não retornando mais à trilha 1.

Isto acontece porque os HDs SCSI e PATA atuais recebem as solicitações de leitura ao disco de forma linear. Veja o exemplo abaixo:

O Sistema Operacional solicita ao HD a leitura do arquivo "info.dat" que tem 200MB fragmentados no HD em várias trilhas e setores. Logicamente (para o software), o arquivo neste exemplo estará dividido em 4 blocos, conforme a tabela abaixo:

Parte do arquivo  Local

Bloco 1  Trilha 1

Bloco 2  Trilha 3

Bloco 3  Trilha 2

Bloco 4  Trilha 1

Sem NCQ:

A cabeça de leitura lerá o Bloco 1 na trilha 1-> descolar-se-á para a trilha 3, passando pela 2 -> lerá o Bloco 2 -> voltará para a trilha 2 -> Lerá o Bloco 3 -> voltará para a trilha 1 - > lerá o Bloco 4.

Com NCQ, a ordem de leitura é reorganizada de forma mais eficiente, seguindo a ordem física dos dados.

A cabeça de leitura lerá o Bloco 1 e 4-> descolar-se-á para a trilha 2 -> lerá o Bloco 3 -> irá para a trilha 3 -> Lerá o Bloco 2.

Conforme observado no exemplo acima, a leitura em um disco com NCQ é muito mais eficiente do que em um disco sem esta tecnologia, pelo fato do primeiro reorganizar a ordem de requisição dos dados, melhorando a leitura física destes.

1. Então quer dizer que em um HD com NCQ eu não preciso desfragmentar o disco, visto que o NCQ reorganizará a ordem de leitura para mim?

Não, esta é uma conclusão válida, mas equivocada. Desfragamentando o disco, você poderá evitar o deslocamento da cabeça de leitura de uma trilha para outra. Lembre-se que se os dados estiverem armazenados na trilha 1 e 2, por exemplo, a cabeça de leitura terá que se movimentar de quaquer jeito, com ou sem NCQ. Já se eles estiverem por completo na trilha 1, o deslocamento não será necessário.

2. Um disco sem NCQ desfragmentado, com todos os dados armazenados seqüencialmente no disco, terá o mesmo desempenho que um com NCQ?

Não, porque a cabeça de leitura poderá estar na trilha 5 e serem solicitados dados da trilha 2 e 4, nesta ordem. Sem NCQ, a cabeça de leitura vai para a 2 e volta para a 4. Com NCQ, a cabeça de leitura vai para a 2 e no caminho, passando pela 4, já faz a leitura destes dados.

3. O que é preciso para usar esta tecnologia?

Um HD SATA com NCQ e um computador cuja controladora de disco possua suporte a NCQ. Portanto, não basta você ter um HD SATA instalado no seu computador, é preciso que tanto o HD quanto a controladora de disco suporte esta tecnologia. Verifique no site do fabricante da sua placa-mãe e do HD se ambos suportam NCQ.

(Trecho retirado de http://paginas.terra.com.br/informatica/ab...e/dicas/ncq.htm)

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!