Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serial Ata


Anchluss

Posts recomendados

Postado Originalmente por turum32@20 out 2004, 13:32

Galera tô pensando em troca meu hd ide por um sata alguém poderia me informar que marca é melhor ? Seagate, Maxtor sei lá ? :help:

Ola

Eu tenho em meu pc 2 hd serial ata, 1 seagate e 1 maxtor. Ambos de 200GB e buffer d 8mb.

Entre os hds:

Seagate modelo ST3200826AS e da maxtor o modelo DiamondMax Plus 9. Eu dou preferência para o seagate. Pois nos testes que fiz com o sandra, o seagate foi mais rápido, apesar de ser muita pouca coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por juman@18 jan 2005, 15:22

Ola

Eu tenho em meu pc 2 hd serial ata, 1 seagate e 1 maxtor. Ambos de 200GB e buffer d 8mb.

Entre os hds:

Seagate modelo ST3200826AS e da maxtor o modelo DiamondMax Plus 9. Eu dou preferência para o seagate. Pois nos testes que fiz com o sandra, o seagate foi mais rápido, apesar de ser muita pouca coisa.

Isso sem mencionar a alta temp, dos HD's Maxxtro ...

<_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, mas pra que aumentar a velocidade do barramento e nem aumentar a velocidade do HD?

Eu acho que o Serial ATA não é tçao importante para os dias atuais, embora para quem for comprar um novo HD ou placa-mãe, prefira um HD SATA ou placa-mãe com controlador SATA por ser pronto para o fulturo.

Mas para podermos aproveitar na realidade a velocidade desse barramento, teriamos que ter HDs que demandassem uns 150MB/s de velocidade. Enquanto nossos HDs de 7200RPM alcançam uma taxa de tranferencia REAL de 21MB/s no modo max (leitura sequencial), pra quer ter um barramento rápido se hoje nem HD para aproveitar o desepenho existe? Acho que o SATA só vai fazer efeito no fulturo.

Caso os HDs fossem rápidos como uma memória RAM, talvez eles passse a serem ligados na ponte norte do chipset da placa mãe e ter ligação direta com a memória, processador e AGP.

E pra que vem os manés e mudam o encaixe de alimentação dos HDs? O encaixe novo apresenta a mesma coisa do antigo, só mudou o novo modelo de encaixe. Eu odeio esse tipo de coisa, eles fizeram um encaixe de alimantação exclusivo para o SATA só para complicar nossa vida. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

psYco para isso existe adaptador fica tranquilo existem alguns modelos de hd sata que vem esse adaptador para o molex da fonte, resultado mesmo vamos ver somente no Sata 2 e não é muita coisa comparado ao IDE, quem precisa de velocidade para hs a única saída são os hds SCSI de 10.000rpm e 15.000rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então PS eu tava vendo esse topico e tbem o topico sobre Buffer Do Disco Rígido e neste topico o PS tava falando que não vale a pena pegar HD com 8Mb de cache ou mais que vai ser quase a mesma coisa :( ; comprei um Hd da Samsung modelo SP0812C SATA de 80Gb 7200 RPM cache de 8MB, sera que fez :muro::priv: comprando ele :wacko:

Alguem sabe de algum site que mostra o teste da SATA e PATA (IDE) :blink:

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por psYco@23 jan 2005, 23:55

Ei, mas pra que aumentar a velocidade do barramento e nem aumentar a velocidade do HD?

Eu acho que o Serial ATA não é tçao importante para os dias atuais, embora para quem for comprar um novo HD ou placa-mãe, prefira um HD SATA ou placa-mãe com controlador SATA por ser pronto para o futuro.

(...)

E pra que vem os manés e mudam o encaixe de alimentação dos HDs? O encaixe novo apresenta a mesma coisa do antigo, só mudou o novo modelo de encaixe. Eu odeio esse tipo de coisa, eles fizeram um encaixe de alimantação exclusivo para o SATA só para complicar nossa vida. :muro:

Concordo com você, tanto é que adiei bastante a compra de um HD novo. Mas pensei no seguinte: HDs bons duram um bom tempo, então, porque não um que eu possa ligar à uma MB melhor? Comprei mais pelo fato de que o HD novo vai servir melhor em uma MB mais moderna no futuro, tipo daqui há uns cinco anos, mesmo que seja um HD lento e que me sirva somente para armazenamento.

E francamente, é uma :chateado: imbecilidade sem precedentes inventar um novo conector pro raio do HD. :chicote: Isso serve só pra quem vende cabos adaptadores pra HDs serial ATA (sorte a minha que a MB já tinha vindo com o cabo SATA e a fonte já vem com o conector de energia). A única vantagem, é que isso evita que os cabos se estiquem demais. Mas que é bobagem é, falta do que fazer... Ah, já sei, fizeram isso pros cabinhos ficarem combinando.... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tenho um Seagate Barracuda 7200.7 SATA.

Instalei o Everest e o também o Sandra, ambos informam que meu HD está trabalhando com UDMA 6 (ATA-133).

Segundo a página abaixo SATA é UDMA X (ATA150).

http://www.sisoftware.net/?dir=qa&location...isk&langx=jp&a=

Minha dúvida é, será que o Windows XP com SP2 não suporta 100% da velocidade do SATA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daê pessoal!

Adquiri um HD SATA 80G SEAGATE ST380013AS, para utilizar como único HD na minha placa-mãe MSI K7N2 DELTA2-LSR (controlador SATA: nVIDIA® nForce2 RAID MCP).

A pré-instalação do WINXP funcionou beleza (particionei o HD em 2 e formatei em NTFS).

Os problemas começaram a ocorrer quando foi dado o primeiro boot para completar a instalação do XP: mesmo configurado na Bios para bootar pelo HD, ficava dando "Erro ao carregar o sistema operacional".

Mesmo depois de ler inúmeros posts de vários fórums, não descobri a solução deste problema. Daí pensei, e cheguei à seguinte conclusão (ressalvo que meus conhecimentos de hardware são limitados): se o chipset nForce 2 controla o SATA mas também o RAID, talvez fosse necessário ativar o RAID para poder ativar o SATA.

Diante disso, ativei na Bios o RAID, ativando somente o SATA 1 (deixei todos os IDE e o SATA 2 'disabled') .

No setup do RAID, coloquei o SATA (lembro que é o único HD) em RAID0 (stripping).

Fazendo isto, finalmente consegui instalar o XP.

Em resumo minha dúvida é a seguinte: embora esteja tudo funcionando normalmente, esta é a melhor opção? Deixando desta forma, estarei perdendo desempenho do SATA?

Agradeceço desde já alguma resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na info de Setembro/2004 rolou um Teste com um Western Digital 10.000 RPM, SATA, modelo Raptor WD360D X e um Seagate IDE ST3120022A 7200 RPM.

O software usado HD Tach pode ser baixado no link abaixo:

é http://paginas.terra.com.br/informatica/do...23/hd_speed.zip .

é paginas.terra.com.br/informatica/donato23/hd_speed.zip .

Clicando está dando erro no link, copie e colo no navegador.

Velocidade de Leitura

WD:101,8 MB/s

ST : 80,0 MB/s

Comparando com um HD que possuo para guardar arquivos , da quantun 40 MB 4500 RPM, foram míseros 15 MB/s

Já o Maxtor de 80 de 7200 que uso como boot e sistema, 45 MB/s

Não encontrei este raptor ainda para comprar, mas pretendo adquiri-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por fabricioss@03 de fevereiro de 2005, 22:39

Pessoal,

Tenho um Seagate Barracuda 7200.7 SATA.

Instalei o Everest e o também o Sandra, ambos informam que meu HD está trabalhando com UDMA 6 (ATA-133).

Segundo a página abaixo SATA é UDMA X (ATA150).

http://www.sisoftware.net/?dir=qa&location...isk&langx=jp&a=

Minha dúvida é, será que o Windows XP com SP2 não suporta 100% da velocidade do SATA?

Galera, tenho exatamente a mesma dúvida...

Quem já tá usando SATA responde aí :joia:

[]´s

Fire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal.. sempre preferi SEAGATE:

mas vejam meu tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=240243

Seagate só esta bom de se pegar até ATA100 de 120GB e SATA até 120GB

Acima disto,,, eu aconselho.. não peguem.... fazem barulho que nem as turbinas de Itaipú.. todos os modelos!

Inclusive fiquei sabendo q a seagate esta sofrendo processos!!

entendam melhor em:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=240243

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caro ShadowWarrior, Sem querer ser redundante, excelente o teu artigo.

Como sou um leigo preciso muito saber como instalar um HD sata, já tenho um IDE instalado:- Meu OS Win XPproII, placa Intel 865.

Fisicamente o sata está instalado e reconhecido (só) no Bios. Como fazer o restante para que funcione? Lí todo teu artigo e não achei resposta, apenas uma pergunta a respeito. Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

É uma pergunta meia *****, mas dps de ler sobre um HD SATA em uma Info, fiquei com uma duvida. Tem algum jeito de usar um hd SATA em uma placa-mãe sem suporte ao padrão?

Na revista dizia que o hd poderia ser usado em placas mae sem suporte, mas sem o desemprenho que teria em uma placa que suportasse o padrão SATA.

Mas acho que so aquele modelo mostrado que deve ter essa compatibilidade.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Duvida meio besta. To comprando dois HDS Sata pra fazer raid0, vi que é necessario o disquete pra colocar os drivers do raid.

So que não tenho disquete... Isso de dizer disquete é por simplicidade e pode ser de qualquer local ou tem que ser mesmo um disquete?

Obs.: Não tenho drive de disquete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Pessoal,

Espero que alguem possa me ajudar.

Comprei um HD Seagate 7.200RPM 80GB SATA (ST380817AS) semana passada.

Instalei o windows XP PRO da maneira que dizem aqui no forum (apertando a tecla F6 na instalação do win e colocando o disquete de instalação para dispositivos sata que eu gravei da placa mãe). Até ai tudo bem, pensei! Porém após instalar o AIDA 32, ele detecta meu HD como SATA, mas trabalhando em modo PIO 2.

Estou desesperado, pois não sei o que mais posso fazer. Qual seria o DMA correto deste HD, não seria UDMA 6? Tenho que baixar algum driver no site do fabricante?

Se alguém souber, por favor me digam o mais rápido possível.

Obrigado.

Sou novato, porém não sou burro!!! :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!