Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Serial Ata


Anchluss

Posts recomendados

Eu de novo, pessoal. Respondi a uma dúvida, mas tenho outra: Drives de CD / DVD podem usar desta Interface? Se sim, já existem versões com este padrão, ou devo usar adaptador?

hernaninf essa é a mesma dúvida que eu tenho, apesar de saber que não haverá ganho de desempenho, na placa mãe que eu comprei tem 8 portas SATA e eu quero colocar meu DVDRW nela para melhorar a ventilação e deixar de lado os cabos FLAT PATA!

Edit: os adaptadores para HD funcionam em DVDRW? e onde eu posso achar eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta bem tosca:

Se eu colocar dois HDs de 300Gb SATAII em Raid 0, eu vou ter quanto de espaço no total para usar/ocupar? 300Gb ou 600 GB?

E se eu colocar em Raid 1? Quanto de espaço que terei para ocupar?

Sempre tive esta dúvida pois nunca usei Raid.

É só associar o tipo de RAID que está usando. RAID0 é o modo onde os dois HDs recebem dados divididos entre si, reduzindo o tempo de cópia pela metade, logo, quando o SO trabalhar com esse sistema, ele vai reconhecer 600GB, pois serão dois HDs recebendo dados como se fosse um. Já o RAID1 é o sistema de espelhamento, enquanto um recebe os dados, imediatamente o outro também o recebe, se tornando a cópia exata do primeiro. Neste caso, o SO somente reconhecerá 300GB, já que o outro é apenas backup e você n vai usá-lo para gravar outros dados. Me baseando na teoria de funcionamento do RAID, eu acho que é isso. Me corrijam se eu estiver errado.

Espero ter ajudado. falou!!!!

Hernani.

Em tempo: Eu acho que é possível sim ligar drives de CD/DVD RW em portas SATA, pois eu li em um artigo do Clube do Hardware sobre teste de uma placa mãe que inclusive tem no seu kit um adaptador SATA-PATA para ligar drives adicionais, já que, pelo que me lembro, esta tem apenas uma porta IDE PATA. Me dêem um toque aí, pessoal!!!

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso depende do que precisares.

O Sata I ou 150, transfere 150Mb por segundo e o Sata II, Transfere a 300 Mb.

Se queres um desempenho maior no computador, é melhor o Sata II.

Atenção que nem todas as motherboards aceitam Sata II. As que não aceitam, tens de comprar uma controladora Sata II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mhz@24 de setembro de 2005, 23:15

Isso depende do que precisares.

O Sata I ou 150, transfere 150Mb por segundo e o Sata II, Transfere a 300 Mb.

Se queres um desempenho maior no computador, é melhor o Sata II.

Atenção que nem todas as motherboards aceitam Sata II. As que não aceitam, tens de comprar uma controladora Sata II.

Apenas quero a melhor performance. A controladora aceita SATA II.

O preço dos HDs SATA I c/ NCQ e SATA II é mais ou menos equivalente lá fora. A questão é se o SATA II realmente é mais rápido... não dizem que o SATA I não tem um bandwitch real tão mais rápido que o PATA 100 ou 133? Será que o NCQ então teria mais importância na performance final do disco? Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Os SCSI são mais rápidos que os SATA por enquanto, porém em um breve futuro isso deva mudar. Pesquise sobre a tendencia do futuro que é o SAS um novo padrão de HD que será muito melhor que tudo o que conhecemos. E de uma passada no meu artigo sobre SATA também no link abaixo da minha assinatura.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Tire ou envie aqui a sua duvida sobre SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá... Eu li conteúdos bastante complementares nesse tópico e me instruiu sobre muita coisa. Ótimo tópico!

Mas ainda perdura uma dúvida, ou melhor, umas dúvidas. São elas:

1 - Eu tenho um HD 80gb ATA e que vai ficar pra sistema assim que eu formatá-lo e estou a comprar um HD de 200 gb SATA da seagate (o único que eu encontrei foi o 7200.7... onde eu encontro .8 ou .9?). A dúvida é a seguinte: se eu ligar os dois Hd's diferentes (ATA e SATA), eles irão rodar cada um na sua velocidade ou o SATA vai perder velocidade, se limitando à velocidade do ATA?

2 - O que é RAID? Já li em vários tópicos, inclusive neste, e nunca entendi o que é isso. Li que pode queimar a placa-mãe se não for devidamente configurado (ou estou confundindo com BIOS?). Então eu quero saber o que é RAID e o que é, especificamente, RAID 0.

Bem... são essas as dúvidas. Espero desesperadamente que alguém possa me ajudar o mais rápido possível, pois eu faço trabalhos gráficos no meu pc, como restauração de fotos e eu não estou conseguindo mexer no pc. Photoshop já não roda mais no meu pc... Eu preciso resolver isso urgente!

Muuuuuuuito obrigado meeesmo, Pessoal do C.d.H.!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe, mas a definição e explanação do que seja RAID foi feito ao longo do tópico!

Em outras palavras, é a combinação de HDs, que trabalhando juntos, pode oferecer mais desempenho, mais segurança para os dados ou ambos!

Raid 0 = ligam-se 2 discos e o sistema os enxerga como se fossem um só. Os dados são dividos entre os dois discos e gravados com o dobro da velocidade de um só disco.(mais desempenho)

Raid 1 = ligam-se 2 discos e os dados são espelhados nos dois! O que um grava o outro também recebe. É uma cópia do primeiro disco.(mais segurança para os dados)

Raid 0+1 = é uma combinação dos dois tipos anteriores.

PS.

IDE usa um tipo de controladora e SATA, outro. Dessa forma, creio que os discos trabalharão com suas velocidades nominais, já que estarão em controladoras distintas!

Não vejo como uma montagem em raid possa queimar a placa-mãe! Mas como tudo num PC, precisa ser bem configurado.

Essas informações podem mais claras, mas creio que já estão bem "mastigadas"! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoas..

Primeiramente, não sei se este tópico é exatamente para o que eu procuro.. espero que seja.. Mas caso não, please.. Puxem minha orelha..

Estou com um micro P4 com uma placa mãe ASUS P4C800-E DELUXE. E a mardita não reconhece o HD SATA de 200Gb (um maxtor DiamondMax Plus 9). Tenho 2 dele e nenhum aparece nem na bios..

Só que o de 120G Seagate Barracuda 7200 funciona de boa..

Alguém já teve problema semelhante?

Ou alguém sabe como resolver isso?

Tô precisando gravar os 200Gb de vídeos que estão aqui em DVD..

Brigadão galera..

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no meu caso o HD SATA Seagate 200Gb 7200 Barracuda esta reconhecido na BIOS, tudo certinho mas não no Windows XP ao lado do meu outro HD IDE q esta na Unidade C:

Ele aparece até no gerenciador d dispositivos d hardware, só não sei como deixá-lo "habilitado" para o uso.

Alguem tem ideia?

PS: PROBLEMA RESOLVIDO !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos do fórum. Eu gostaria de saber se o chipset nforce2 reconhece o NCQ. Eu estou interessado num hd sata-2 ncq de 200 gb da seagate(7200.9). Eu tenho um hd pata e vejo a opcao Enable Command Queueing ( suponho que isso seja o NCQ) sombreado nas propriedades da controladora, queria saber como ficaria a situação para o Sata. Aliás quais são os chipsets que dão suporte ao NCQ?

Meu computador tá na assinatura. Obrigado pela atencao :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda não tive a chance de trabalhar com um SATA, mas em breve o meu deve chegar, na escolha da MB não notei que era o chipset Nforce 4, não o Ultra.. que por acaso tem na placa que era segunda opção.. :cry: (abit AN8 e asus A8N respectivamente)

Queria saber se isos vai me trazer muito gargalo e emperrar o micro.. principalmente em jogos..

Se for o caso pretendo fazer RAID 0 pra melhorar, se não espero o proximo upgrade.. SATA-III. huum :goff:

Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por agmartins@07 de fevereiro de 2006, 11:10

Olá pessoas..

Primeiramente, não sei se este tópico é exatamente para o que eu procuro.. espero que seja.. Mas caso não, please.. Puxem minha orelha..

Estou com um micro P4 com uma placa mãe ASUS P4C800-E DELUXE. E a mardita não reconhece o HD SATA de 200Gb (um maxtor DiamondMax Plus 9). Tenho 2 dele e nenhum aparece nem na bios..

Só que o de 120G Seagate Barracuda 7200 funciona de boa..

Alguém já teve problema semelhante?

Ou alguém sabe como resolver isso?

Tô precisando gravar os 200Gb de vídeos que estão aqui em DVD..

Brigadão galera..

Alex

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por agmartins@07 de fevereiro de 2006, 11:10

Olá pessoas..

Primeiramente, não sei se este tópico é exatamente para o que eu procuro.. espero que seja.. Mas caso não, please.. Puxem minha orelha..

Estou com um micro P4 com uma placa mãe ASUS P4C800-E DELUXE. E a mardita não reconhece o HD SATA de 200Gb (um maxtor DiamondMax Plus 9). Tenho 2 dele e nenhum aparece nem na bios..

Só que o de 120G Seagate Barracuda 7200 funciona de boa..

Alguém já teve problema semelhante?

Ou alguém sabe como resolver isso?

Tô precisando gravar os 200Gb de vídeos que estão aqui em DVD..

Brigadão galera..

Alex

Caro amigo, você deve instalar os drivers que vem junto com a placa mãe de seu computador, estes drivers vão estar em raid ( sata ) no CD de instalação da placa ok. Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por regoczi@27 de dezembro de 2003, 16:48

Como eu faço para ligar O SATA e a IDE ao mesmo tempo? Tem jeito?

Quero deixar o SATA para o sistema, com windows XP PRO e o do IDE

para armazenamento! como eu configuro? é no SETUP?  :muro:

Já insatelei o sistema no HD do SATA! na hora de iniciar...ele vai direto

para a IDE, não reconhece o SATA? Como eu faço para funcionar os dois?

Poderiam me ajudar? :help:

Obrigado!

Daniel

Se alguém descobrir essa dúvida, por favor postem rapidamente, posi tenho a mesma dificuldade do Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vai no setup.

Não lembro em qual dos menus que é, mas em um deles tem um sub-item "boot order" vai trocando até chegar no SATA, e escolha o SATA que você pos o sistema operacional (vai que você tem mais de 1..), mesma coisa se estiver em um SCSI..

Isso no boot 1 ou 2, depende se você deixa o disquete ou CD como boot primário

Eu deixo o HD direto porque sempe lergo cd ou disquete no drive, aí a inicialização impaca..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, estou tendo problemas para instalar um HD SATA Maxtor 160Gb numa placa Asus K8N (proc. Atlhon 64 3000+ 745 pinos). Inicialmente eu pensei que o HD estava bichado, mas eu coloquei ele na minha outra máquina (MB Asus A8N E, proc. Atlhon 64 3800+ 939 pinos), e o danado funcionou beleza... Já troquei cabo SATA, Já troquei a placa mãe (era uma Asus K8V-X SE), pois, também, não funcionava nela, já corri o setup inteiro pra ver se ele tinha alguma coisa de errado, e agora já não sei mais o que faço. Alguma sugestão do que possa ser??? Será que é algum defeito do HD, mesmo funcionando perfeitamente na minha outra máquina???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:help:

Estou tentando instalar no meu Laptop (FUJITSU-SIEMENS, HD SATA 40 GB, 512 MB DDR2, DVD-RW, CELERON M 1.4 GHZ), uma versão do Windows XP Professional, só que o miserável não reconhece o meu HD, e como o laptop não tem drive de disquete também não consigo disponibilizar os arquivos de drive do HD.

Já tentei editar um imagem do cd do XP para acrescentar uma pasta com os arquivos, só que tiv dois problema: 1o - o cd deixa de ser bootável, mesmo com o software de edição (ISOEDIT) falando que o cd continua com boot, 2o - Tentei burlar isso bootando com o cd normal e trocando o cd depois, porém na instalação o XP manda buscar sempre no drive a: ser dar opção de procura.

No momento estou tentando arrumar um drive de disquete USB, mas não sei se o laptop vai reconhecer, pois já tentei isso com um drive serial e não reconheceu.

Alguem sabe se é possivel criar um cd bootavel com os drives pré-instala-dos!?!?!?

Se alguém puder me dar uma ideia do que fazer, agradeço. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Caro amigo Daniel...

Na verdade você deve configurar o Boot primário no setup de sua placa mãe para usar SATA ou SCSI..

no momento da isntalação do sistema operacional, você deverá buscar um driver externo, você consegue isso no CD da placa mãe também. Se o sistema a ser usado for o Windows 2000 ou XP, você consegue isso pressionando F6 logo no começo da instalação, aparece bem em baixo, depois ele solicitará o local onde este "driver" deve estar, obrigatoriamente em disquete...

Se não conseguir, me mande um e-mail de qual a dúvida que se puder lhe ajudarei...

:joia:

Minha placa é um P5SD2-X , HD SAMSUNG 8M de 160GB SATA 2, Na placa mãe ela reconhecec o HD, no boot sequence também, mas na hora do boot ele da BOOT DISK FAILURE! DAí se reiniciar ele entra.

Q q é isso??

Gente, estou tendo problemas para instalar um HD SATA Maxtor 160Gb numa placa Asus K8N (proc. Atlhon 64 3000+ 745 pinos). Inicialmente eu pensei que o HD estava bichado, mas eu coloquei ele na minha outra máquina (MB Asus A8N E, proc. Atlhon 64 3800+ 939 pinos), e o danado funcionou beleza... Já troquei cabo SATA, Já troquei a placa mãe (era uma Asus K8V-X SE), pois, também, não funcionava nela, já corri o setup inteiro pra ver se ele tinha alguma coisa de errado, e agora já não sei mais o que faço. Alguma sugestão do que possa ser??? Será que é algum defeito do HD, mesmo funcionando perfeitamente na minha outra máquina???

SE ELE for daqueles 3 Gigabits de trasferência você tem q colocar o JUMPER de 150Gbits nele, em cima do HD diz a dica. Creio q seja isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!