Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa mae Gigabyte GA-EP45-UD3P


sergiosalles

Posts recomendados

Olá pessoal...

Estou querendo pegar essa placa mas estou encucado com uma coisa!

a minha fonte ela tem aquela alimentação de 4 pinos perto do processador mas essa placa-mãe tem 8 entradas! Por acaso alguem sabe me dizer porque 8 entradas e se minha fonte vai funcionar?

minha fonte é uma seventeam 420bkv ~ 420w

tenho uma ati 4850 da sapphire

e pretendo pegar um c2d q6600 pra essa mobo

valeu galera estou aguardando resposta ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi sergiosalles! A alimentação com 8 pinos em tese é mais eficiente faz parte do padrão EPS. Com relação a sua fonte de 4 pinos ela até deve funcionar colocando só o o conector de 4 pinos da sua fonte na placa mãe. Entretanto, eu não recomendo, o ideal seria você colocar fonte com conector de oito pinos, de outra forma sua configuração pede uma fonte de melhor qualidade do que a seventeam 420bkv, se der pegue uma zalman APS 460w, ou uma COSAIR CMPSU 450VX, que são exelentes e devem segurar bem sua configuração.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz...

mas não existe nenhum tipo de adaptador que faça o mesmo trabalho da fonte de 8 pinos não?

existe sim, eu até uso um no meu.

mesma placa, porém estou com um problema complicado que esta placa mãe tem, ela tem uma falha pequena mas muito importante.

quando se define no setup que os dispositivos de boot são:

hdd

desativado

desativado

boot de outros = não.

apertando F12 ela ainda mostra a lista com todas as opções disponíveis.

no meu caso que trabalho com um laboratório onde temos 35 máquinas com essa placa e os pcs sao blockeados a bios+sistema operacional para os usuários não fazerem "*****", ja tive muitas vezes pcs formatados...

voltando ao assunto do adaptador, sua fonte é 430w reais?

qual processador vai utilizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe o adaptador sim, mas não sei se o uso fará alguma diferença, pois a alimentação continuará a mesma. Já pesquisei sobre esse assunto já que usava uma fonte igual a sua, e segundo o que apurei foi que esse adaptador pode vir a ter uma função de segurança caso sua fonte não tenha um conector de boa qualidade, pois se o consumo do cpu moderno sobe muito poderia causar superaquecimento dos pinos e resultando em derretimento no conector e danificando a placa. Com o adaptador se houvesse esse superaquecimento dos pinos o dano seria em seu conector ligado a fonte, e não no conector ligado a placa. Claro, isso é só algo que eu li em um fórum estrangeiro e não sei se é verdade. Outro caso que li foi se seu processador consome 125w ou mais o ideal seria utilizar uma fonte com os 8 pinos nativo, nada de adaptadores.

Tirado do manual da placa gigabyte GA-EP45-UD3R/GA-EP45-UD3:

1/2) ATX_12V_2X4/ATX (2x4 12V Power Connector and 2x12 Main Power Connector)

With the use of the power connector, the power supply can supply enough stable power to all the

components on the motherboard. Before connecting the power connector, first make sure the

power supply is turned off and all devices are properly installed. The power connector possesses

a foolproof design. Connect the power supply cable to the power connector in the correct orientation.

The 12V power connector mainly supplies power to the CPU. If the 12V power connector is not

connected, the computer will not start.

ATX

Use of a power supply providing a 2x4 12V power connector is recommended by the

CPU manufacturer when using an Intel Extreme Edition CPU (130W).

“O uso de uma fonte com 2x4 12v (8 pinos) é recomendado pelo fabricante do processador quando for usado um CPU Intel Extreme Edition (130w)”

Seu processador , q6600 tem tdp de 95w?

• To meet expansion requirements, it is recommended that a power supply that can withstand

high power consumption be used (500W or greater). If a power supply is used that does not

provide the required power, the result can lead to an unstable or unbootable system.

The ATX_12V_2X4 power connector is compatible with power supplies with 2x2 12V power

connector. When using a power supply providing a 2x4 12V and power connector, remove the

protective covers from the 12V power connector and the main power connector on the motherboard.

Do not insert the power supply cables into pins under the protective covers when using a power

supply providing a 2x2 12V power connector.

E ainda segundo esse trecho em destaque do manual, a placa é compatível com 4 pins.

Ps. Esse conector só encaixa de uma forma.

Agora não sei se sua fonte é adequada para a nova configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!