Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Gostaria de estar adiquirindo um watercooler mas:

Preciso de um com um ótimo custo x Benefício.. Gostaria de gastar por volta de 600R$ de preferência com tubulação de 3/8"

Os kits da termalthake são bons? (Existe alguma outra marca boa e barata no mercado brasileiro?

Gostaria de um em que no qual eu possa colocar um fluído azul =] (Vi em alguns da termalthake que eles recomendam o uso de certo fluído) pois meu gabinete é azul e tal ^^

watercooler "caseiros" como por exemplo do http://www.watercoolerbr.com/

são recomendados?

Melhor um watercooler ou um bom air-cooler?

Grato.

Essa 'e uma questao muito polemica, os Kits da TT na minha opiniao sao "bons" -_- , ou seja se equivalem a um bom ar.

Kit caseiro hoje, Kit profissional amanha, o pricipal 'e checar a origem, quem esta fazendo, com que tecnologia, com que profissionalismo, o feedback dos clientes, etc.

O unico "kit" compacto que posso dizer que 'e um otimo custo beneficio seria o Swiftech H20-220-Compact o duro 'e achar ele no Brasa, mas voce pode facilmente "montar" ele na Waz, ela tem todos os componente separados, alem de dar a oportunidade de fazer uma personalizacao (como na cor do liquido por exemplo), valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, eu discordo de que o watercooler da thermaltake equivale a um bom air.

Como eu disse thermaltake fica bem longe dos melhores WC, mas cara, uma coisa que eu percebi é que quando em full load..o WC não deixou a temperatura passar de 55C..deixei por mais de 12 horas o prime95 ligado ..tudo isso a 3.6Ghz com o core a 1.5V..

Dúvido que com o melhor aircooler eu consequisse isso, bem isso está mais para uma explicação fisica, por pior que seja o watercooler, a capacidade da agua de dissipar calor é de longe melhor do que a dor ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Ciborg eu concordo com voce, o seu kit da TT 'e o top, um otimo kit e que evolui muito na sua ultima revisao.

O que eu disse foi relativo a linha toda da TT em que em alguns modelos deixa a desejar, nao se desfazenda da compania que em alguns casos possue otimos componentes, em contrapartida vejo que ela evoluiu muito nos ultimos modelos como o seu.

Estabilidade e silencio 'e um dos fortes pontos do WC, o que faz dele uma otima opcao para pessoas que ficam horas a jogar no PC, como eu :D

Estou para lancar um topico sobre kits compactos, espero que ele nao seja agregado a esse, assim teremos um pouco mais de espaco para comentar sobre WC. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são os da pollar mesmo...

A quanto tá ficando a temp ai?

Eu tenho um da pollar tb, ficava a 50ºC(proc)... Agora tá com um amigo meu, ele tá lapidando, vendo se tem algum problema no radiador, e se ele conseguir bons resultados vou vender pra ele...

+ fiquei **** por n conseguir usar direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quanto tá ficando a temp ai?

Eu tenho um da pollar tb, ficava a 50ºC(proc)... Agora tá com um amigo meu, ele tá lapidando, vendo se tem algum problema no radiador, e se ele conseguir bons resultados vou vender pra ele...

+ fiquei **** por n conseguir usar direito...

então cara... o radiador que eu uso é o duplo e até que é be eficiente com fan de alta rotação.. o ruim dele é que ele nao tem como fixar em lugar nenhum, tem que ficar apoiado no chao...

pra te falar a verdade esperava um pouco mais dos blocks tambem... meu processador fica em idle a 48 e full em 67 (igual um air cooler top) e meu nortbridge fica a 50graus em full ( igual o cooler da maximus dela mesmo com um fan jogando ar no dissipador...

quando eu for para os EUA eu vou trazer um Apogee GTZ e ver se consigo temps melhores... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom o tópico! bem detelhado, porém fácil de entender.

bom, eu gostaria de colocar um WC no novo PC que eu quero montar. só pro CPU, pois o case vai ser um ANTEC 900, que possui ótima ventilação, pelos reviews.

enfim, o CPU será um AMD Phenom II X4 955 AM3. qual é o sistema de compatibilidade mesmo?

eu estava pensando eu um KIT WC já pronto, como o Thermatake BigWater 760i. 1º: ele é compatível? se não, qual vocês recomendam, que seja relativamente barato? se for na europa não tem problema, nos EUA fica mais difícil.

e se for compatível, ele é melhor que um Zalman CNPS 9900LED? porque se não for sai mais barato comprar esse Air Cooler.

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu tenho esse thermaltake big water, o que eu tenho pra falar é que ele é melhor do que qualquer aircooler que você compre, principalmente quando em full load, o WC não deixa a temperatura subir tanto quanto o air cooler. agora o TT também não é um WC top, se quiser alto desempenho de verdade terá que desembolsar pelo menos uns 1000-1200 só no WC, isso aqui no brasil ( amo os impostos daki ^^ ) com relação a compatbilidade, o big water ocupa 2 baias do seu gabinete, acho q não terá problemas com quanto a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa! valeu pela resposta. quanto ao espaço, já imaginava que caberia. mas eu gostaria de saber se é compatível com o soquete AM3. eu não pretendo gastar R$1000 em WC comprando peças e tal. eu gostaria de experimentar (pois nunca usei WC) e, pelo que sei, o WC mantém ótimas temperaturas no processador. como li em reviews, esse BigWater 760i não é muito bom pra usar vários blocks, então usarei apenas no processador.

caso goste desse tipo de sistema, eu posso pensar em trocar pra um sistema profissional num futuro UP.

uma pergunta: será que esse sistema aguenta um OC pra 4.0Ghz num PhenomII x4 955 BE (que já vem em 3.2ghz), com boas temperaturas?

Valeu!!!

EDIT-------------------------------------------

outra dúvida que eu tenho é se esse sistema não vai jogar ar quente dentro do case, pois o radiador ficaria dentro do gabinete...

se eu colocar um ventilador de 120mm (trocando as bays no Antec 900) em cima do radiador, melhora?

outra: será que vale a pena trocar esse por um Thermaltake ProWater 850i? aí eu poderia colocar o radiador onde se coloca um fan de 120mm, pra jogar o ar quente pra fora.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos WC caseiros, alguns defendem, outros detestam, eu sou um dos que adoram, então sou suspeito pra falar :D:D.

Falando em WC caseiros... esses dias desmontei um bebedouro e achei uma célula de peltier... alguém ja experimentou acoplar uma no reservatório do WC?? Se algém ja fez... qual foi a variação de temperatura no CPU com a célula ligada e desligada??

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa! valeu pela resposta. quanto ao espaço, já imaginava que caberia. mas eu gostaria de saber se é compatível com o soquete AM3. eu não pretendo gastar R$1000 em WC comprando peças e tal. eu gostaria de experimentar (pois nunca usei WC) e, pelo que sei, o WC mantém ótimas temperaturas no processador. como li em reviews, esse BigWater 760i não é muito bom pra usar vários blocks, então usarei apenas no processador.

caso goste desse tipo de sistema, eu posso pensar em trocar num futuro UP.

uma pergunta: será que esse sistema aguenta um OC pra 4.0Ghz num PhenomII x4 955 BE (que já vem em 3.2ghz), com boas temperaturas?

Valeu!!!

EDIT-------------------------------------------

outra dúvida que eu tenho é se esse sistema não vai jogar ar quente dentro do case, pois o radiador ficaria dentro do gabinete...

se eu colocar um ventilador de 120mm (trocando as bays no Antec 900) em cima do radiador, melhora?

outra: será que vale a pena trocar esse por um Thermaltake ProWater 850i? aí eu poderia colocar o radiador onde se coloca um fan de 120mm, pra jogar o ar quente pra fora.

Obrigado!

Cara se não me engano o encaixe do cooler do am3 é identico ao am2 e am2+ não sei de certeza, quanto ao radiador, coloque ele em cima, pra ele puxar mais ar frio possivel do ambiente externo, como é a temperatura onde você mora? por que pelo que vi aqui no meu, quando eu montei ele ficou um pouco embaixo, e depois que coloquei pra cima, não vi tanta diferença assim não, também aqui já é quente pra ***, quanto ao over com certeza ele da conta do recado, ai vai depender dos outros componentes tipo placa-mãe, e memoria pra ver se aguenta o tranco :D

quanto a diferença entre o 760 e o 850...pelos reviwes que eu li os resultados me parecem bem similar, ai eu aconselho a você ver a questão do seu gabinete, no meu ficou melhor o 760i ja que ele tem 7 baias e em cima tem uma grade possibilitando a entrada de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cara... o radiador que eu uso é o duplo e até que é be eficiente com fan de alta rotação.. o ruim dele é que ele nao tem como fixar em lugar nenhum, tem que ficar apoiado no chao...

pra te falar a verdade esperava um pouco mais dos blocks tambem... meu processador fica em idle a 48 e full em 67 (igual um air cooler top) e meu nortbridge fica a 50graus em full ( igual o cooler da maximus dela mesmo com um fan jogando ar no dissipador...

quando eu for para os EUA eu vou trazer um Apogee GTZ e ver se consigo temps melhores... :rolleyes:

É, então n foi só eu que esperava maior performance e acabou desiludido... Meu cooler box resfria + q meu WC.... Voltei pro box... to a 28º no momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se não me engano o encaixe do cooler do am3 é identico ao am2 e am2+ não sei de certeza, quanto ao radiador, coloque ele em cima, pra ele puxar mais ar frio possivel do ambiente externo, como é a temperatura onde você mora? por que pelo que vi aqui no meu, quando eu montei ele ficou um pouco embaixo, e depois que coloquei pra cima, não vi tanta diferença assim não, também aqui já é quente pra ***, quanto ao over com certeza ele da conta do recado, ai vai depender dos outros componentes tipo placa-mãe, e memoria pra ver se aguenta o tranco :D

quanto a diferença entre o 760 e o 850...pelos reviwes que eu li os resultados me parecem bem similar, ai eu aconselho a você ver a questão do seu gabinete, no meu ficou melhor o 760i ja que ele tem 7 baias e em cima tem uma grade possibilitando a entrada de ar.

opa, valeu!

eu dei uma pesquisada e o soquete am3 é compatível sim com o am2/am2+.

aqui em BSB fica entre 25ºC ~ 30ºC, mas aqui em casa fica +- 23ºC. não é mt quente (queria morar onde fosse bem frio pra ajudar nas temps do PC, hehehe).

quanto ao gabinete, vai ser um Antec 900, que possui 9 baias 5.25, se não me engano. então dá e sobra espaço pro BW 760i.

a minha dúvida é a seguinte: o radiador dele puxa o ar? porque se puxar, eu posso reorganizar os 2 fan frontais e deixar um fan em cima do radiador, e aí o radiador vai puxar o ar frio que vem logo acima dele.

mas pra quem der uma olhada nas fotos, o A900, tem um espaço lateral pra um cooler de 120mm, e possibilitaria colocar o radiador nesse espaço, como nos cases da Thermaltake.

alguém aí possui o TT ProWater 850i?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valeu!

eu dei uma pesquisada e o soquete am3 é compatível sim com o am2/am2+.

aqui em BSB fica entre 25ºC ~ 30ºC, mas aqui em casa fica +- 23ºC. não é mt quente (queria morar onde fosse bem frio pra ajudar nas temps do PC, hehehe).

quanto ao gabinete, vai ser um Antec 900, que possui 9 baias 5.25, se não me engano. então dá e sobra espaço pro BW 760i.

a minha dúvida é a seguinte: o radiador dele puxa o ar? porque se puxar, eu posso reorganizar os 2 fan frontais e deixar um fan em cima do radiador, e aí o radiador vai puxar o ar frio que vem logo acima dele.

mas pra quem der uma olhada nas fotos, o A900, tem um espaço lateral pra um cooler de 120mm, e possibilitaria colocar o radiador nesse espaço, como nos cases da Thermaltake.

alguém aí possui o TT ProWater 850i?

Obrigado!

no caso do 760i, você não poderá tirar o radiador do lugar dele, e sim, ele puxa o ar.

agora eu to com uma duvida também, pois to querendo fazer um up no meu kit pra esfriar a placa de video e o chipset, será que isso vai impactar na temperatura do processador? por exemplo antes de instalar da 38C em idle no processador, depois fica dando 40C, será que iso irá ocorrer?

beto meu amigo kd você hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, vou tentar ser recíproco e te ajudar também! :D

pelo que eu sei, a bomba do BW 760i (a P500), possui um "flow rate" de 500 litros/hora. mas pelo que li em reviews e tutoriais, seria bom você trocar a bomba pra uma de 1200 lph. só uma consideração, pois colocando +2 blocks, com certeza vai afetar a fluidez do "coolant" no seu sistema.

pelo que li também, seria legal você colocar mais um radiador (não sei em qual ordem...) mas com uma bomba de 1200 lph fica tranquilo.

espero ter ajudado, mesmo sendo iniciante em WC. :P

EDIT--------------------------------------------------

esqueci de fazer uma pergunta: vale a pena esperar pra colocar o WC e comprar esse WC Kit Swiftech H20-220 Apex Ultima???

aí eu poderia comprar um blck pro chipset também, pelo mais lfow rate da bomba de 1200lph.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e será que esse kit aceita outra bomba e outro radiador? :/

Seria possivel, mas no seu caso eu acredito que seria mais interessante (e bom para voce ampliar os seu conhecimentos na area de WC) desenvolver um loop separado, tipo custom, voce teria maior flexibilidade de escolha, poderia desenvolver dentro das suas espectativas e o resultado final com certeza seria muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xineis, ai voce tem uma boa questao, vamos pelo comeco.

ProWater 850i: esquece, compre um bom cooler a ar.

Bigwater 760i: kit compacto, fácil de instalar, fácil manutencao e boa performance mas limitada possibilidade de expancao, se voce pensa apenas em WC no CPU, nao pretende realizar modificacoes no seu case e quer algo "funciona hoje" e fácil de instalar pode vir a ser a sua opcao.

H2O-220 Apex Ultima: bem agora estamos falando serio, otimo kit, componentes de otima qualidade, bloco de CPU GTZ :wub: , bomba Swiftech - Variable Speed Control - MCP655 a mais poderosa do mercado :o , radiador duplo :confused::( . Kit peca pelo radiador duplo, nao aproveitando a capacidade total da bomba, mas compensa pelo RadBox ou seja voce pode instalar na parte externa do gabinete, esse kit facilmente aceita um segundo bloco e dependendo da instalacao (eu pessoalmente aumentaria a capacidade colocando um radiador simples logo apos o final dos blocos na parte interna do case) capacidade para um WC total. Vale cada centavo pago. Detalhe, a bomba vibra um pouco, recomento colocar na parte inferior do case sobre uma base de gel (nao sei se existe no brasa) ou algo que absorva as vibracoes, assim voce nao transforma o seu PC em uma banda de rock :lol:

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caramba, foi a resposta mais rápida que eu recebi...

mas ajudou sim. eu estou ainda pensando no dinheirão que vou acabar gastando com WC, mas acho que vai valer a pena.

bom, então o Swiftech vale mesmo cada centavo. eu estava pensando em comprá-lo porque eu gostaria de colocar um block no NorthBridge, além do CPU. depois talvez eu coloque um block na HD4870.

agora, nesse caso eu teria que esperar pra juntar mais dinheiro, porque esse Apex ultima fica muito além do orçamento.

eu poderia comprar o BW 760i agora, junto com o resto do PC, mas será que a bomba dele aguenta pelo menos mais um block pro chipset?

com a Placa de vídeo eu não estou muito preocupado (já que tem um cooler Zalman que resfria bem a placa), mas eu estou preocupado com o NB, pois não sei se o gabinete sozinho consegue deixar as temps baixas.

então, se a thermaltake P500 aguentar mais um único block, acho que vou comprar o bigWAter mesmo.

Fica a pergunta aí. Valeu gente!

PS: o TT Big Water ficaria apenas R$370, enquanto o ST Apex Ultima ficaria em torno de R$700...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xineis, sim a bomba aguenta um outro bloco sem problema, o problema 'e outro, o radiador.

O melhor a fazer seria ao aplicar o bloco na mobo adicionar um outro radiador ao conjunto, nao 'e um alto investimento e o conjunto pode vir a ficar muito bom.

voce poderia adicionar um radiador simples ou duplo externamente atraves de um radbox, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valeu pela resposta!

no caso de eu comprar o TT Bigwater então, eu precisaria comprar um radiador a mais então certo? porque já vem com um no kit. aí esse eu poderia colocar na janela lateral do antec 900 que eu falei.

mas aí como ficaria a ordem de passagem da água?

e o flow rate ficaria prejudicado por causa de + 1 bomba e +1 radiador, ou não comprometeria muito?

acabei de checar as especificações do TT bigwater 760i e deu pra ver o seguinte: o radiador dele é de alumínio, mas o block é de cobre...

seria melhor trocar o radiador? porque tem vários da Swiftech que são de cobre.

e comprar outro reservatório pra colocar depois do segundo radiador, precisa?

como eu faria pra trocar o radiador?

teria como trocar por este: http://www.pixmania.com/pt/pt/2981188/art/swiftech/radiador-mcr120-qp-k-pret.html???

Obrigado Beto!

PS: mas eu andei calculando os preços, e comprar o Bigwater + block + radiador vai dar praticamente o mesmo preço do ST H20-220 Apex Ultima, então provavelmente vou esperar um pouco e comprar o Apex Ultima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce nao precisa colocar o radiador extra imediatamente, pode usar o kit e esperar o momento adequado ja que voce vai ter que desmontar o computador todo para poder colocar os bloco(s) na mobo.

Nao acredito que haja um grande prejuizo na pressao da bomba ao adicionar um bloco e um radiador simples, ja se for um radiador duplo talvez.

Eu recomendo colocar o radiador logo apos a saida do modulo (antes do bloco do cpu) ou seja, modulo -> radiador -> CPU -> mobo -> modulo.

O Radiador extra poderia ser da propria TT, como o Radiador Thermaltake Aqua TMG1 - CL-W0072 , que ja vem com conectores, fan e 'e feito do mesmo material.

Colocar ele na lateral nao vejo como uma boa ideia, difícil de fechar o PC e difícil de abrir, melhor 'e colocar junto ao fan traseiro.

Em relação ao problema do bloco e do radiador serem de diferentes materiais 'e algo um tanto difícil de resolver, se voce trocar o radiador no modulo perde a garantia (melhor nesse caso criar um kit tailor), alem de poder ter problema na hora de fixar o novo, o aditivo no liquido da TT deve evitar ou diminuir o efeito bateria, procure sempre utiliza-lo.

Sugestao: procure pesquisar em relação ao kit H20-220 Compact, acredito que seja um tanto difícil de encontrar no Brasa (bem 'e difícil de encontrar em qualquer lugar), apesar de ser mais simples e de menos "buniteza" (ja que ele fica totalmente escondido), apresenta otimo desempenho e tem plena capacidade de suportar outro bloco sem necessidade de troca de radiador ou qualquer outro tipo de "extra" (basta o bloco, conectores e mangueira), observe bem esse kit peca pela falta de controle/monitoramento do sistema, bem fica a sugestao, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!