Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

então ciborg, eu acho que vi uma pequena diferença. é o controlador de velocidade.

no mais barato, o controlador de velocidade fica junto do radiador.

no mais caro ele é "externo" e você pode colocá-lo na parte da frente do gabinete, como mostra a foto.

acho que é isso...

agora, um outra dúvida minha: se o heatsink do NB estiver conectado com o do SB eu vou ter que colocar 2 blocks né?

como eu não entendo mt, vou postar uma foto da moBo.

Gigabyte GA-MA790XT-UD4P

7338_3.jpg

eu vou precisar colocar os 2 blocks?

porque aí, eu prefiro colocar só no CPU e talvez depois no GPU. porque acho que a bomba P500 nao vai conseguir manter um bom "flow rate" com 4 blocks.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cara da WAZ respondeu

Bom Dia,

Os radiadores são praticamente identicos, portanto em questão de desempenho não há diferença.

Em relação ao preço, esta diferença é explicada por questões de lote. Conseguimos comprar um Lote com o preço mais competitivo do que o outro.

Qualquer dúvida, sinta-se a vontade em perguntar.

cara pra ser sincero, se eu fosse você, colocava watercooler somente no processador e placa de video, esquece as pontes, sem falar que esses dissipadores da placa sao bons.

eu prefiro dar preferência ao processador, que que ele esquenta muito com o over.

a não ser que você queira mesmo investir em um watercooler responsa..gastar muito mas bm terá um sistema de alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu uso meu pc em favor de varias coisas,ele não e um pentium 4 ele e um pentium D extreme de 3,73ghz,socket 775 eu acho,bom o resto esquece ,so quero um que seja bem discreto uso muito meu pc em shows e tal,mas que fosse de boa qualidade,olhei e vi que o block paraminha placa fica entorno de 250R$,eu só queria que ficasse em temperatura normal em overclock,já que o pentium meu ta jogado pra envolta de 3,8ghz,e a placa tambem ta sofrendo.

to meio sem condiçõe to montando um bom pc novo,até ano que vem tenho todas as peças,rsrs,mas quero aproveitar o maximo do meu pc atual.

edit: seria bom fazer uma adaptação na frente ou na lateral do meu case.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi xineis, pela foto voce tem a NB e os ferrites ligados e a SB com cooler separado, ou seja, voce teria que colocar um Bloco na NB e um dissipador nos ferrites, como o Ciborg comentou e foi de bom tom, seria mais recomendado voce comecar por dois blocos um no CPU e um na VGA em seguida se voce decide sobre a mobo, lembre-se blocos para mobos sao dificeis de achar, comprar e colocar. E em relação a bomba voce pode estar com razao, dependendo de como o seu ring vai ficar a bomba pode vir a sofre com uma grande quantidade de blocos.

Pedro, voce tem um CPU quente, muito quente, mais quente que cuiaba no verao, mais quente que a mulher melancia em praia de nudismo, mais quente que engarrafamento na marginal tiete no domingo. Caso voce queira um bom resultado, com possibilidade de fixar os componentes internamente e possibilidade de expancao futuramente voce vai ter que investir um pouco, o kit que eu recomendo no seu caso seria esse: Swiftech H20-220 Apex Ultima, ele vem pronto para ser instalado, voce nao precisa comprar nada a mais (ops, apenas agua destilada (agua de bateria)), o radiador pode ser instalado na parte traseira do seu PC, nao dificultando o transposte e voce nao tem necessidade de trocar a case ou fazer qualquer modificacao, de uma olhada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, eu tava dando uma pesquisada e encontrei esse produto da thermaltake tambem, http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1162&ID=1624 , eu achei interessante por que ele ocupa uma baia do gabinete e eu acho que ele ia puxar melhor o ar frio que o cooler joga para dentro do gabinete do que se fosse atras. o que voce acha?

estou colocando duas fotos do meu pc, para voce entender melhor.

uma é essa http://img40.imageshack.us/i/28062009306.jpg/ como voce pode ver o kit 760i ta la em cima, por que tem uma grade em cima do gabinete que possibilita a ele puxar o ar mais friozinho, no caso do outro produto que estou querendo pegar eu pensei o seguinte, já que o gabinete pega 2 coolers na frente, no caso no momento só estou ultilizando 1 como voce pode ver nessa foto http://img36.imageshack.us/img36/5163/28062009307.jpg ai eu iria colocar o segundo, e colocar o radiador em cima dele, dai o cooler ia puxar o ar frio de fora, e o radiador imediatamente puxar para ele.

o que achas? achei uma ideia massa, sem contar que ele é mais barato do que o outro radiador que eu estava pensado em comprar.

valeu ae

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente 'e um produto mais em conta e para as suas necessidades pode vir a dar um bom resultado, eu tambem acho uma boa ideia, ai voce tem duas opções ou colocar ele logo apos o modulo para baixar o maximo possivel a temperatura do coolante ou colocar ele no final do ciclo logo antes do modulo baixando a temperatura da agua que sai dos blocos ajudando o modulo no processo, o resultado pode vir a ser diferente de acordo com a circulacao do ar dentro do gabinete e dos blocos ou do bloco que voce pode vir a utilizar, se possivel tente as duas maneiras para ver qual a melhor.

Po meu a sua cabeacao ta pior que a minha, arruma esse ninho de gato :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe beto, vou arrumar, é por que esse fios são danados, a gente puxa de um lado ai estica do outro..hehe.

bem vou comprar então pra ver no que dá.

e quanto a esse produto aqui? qual a utilidade dele? só deixar bonitinho o negocio se mexendo dentro do gabinete?

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91825

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O indicador de fluxo tem uma certa funcao no sistema, mas nao 'e necessariamente algo obrigatorio, como o proprio nome diz ele indica se o liquido esta circulando ou se a bomba parou de funcionar ou esta com algum problema. Ao colocar ele no seu ring e ligar o computador a "rodinha" vai girar com o passar do liquido através dela, dessa maneira voce vai ter uma maneira visual de checar se esta tudo okay. Se voce tem um sistema muito silencioso talvez voce sinta a necessidade de tirar aquela duvida "Sera que a bomba esta okay????", "O Coolante esta circulando com boa velocidade????", "Nossa a bomba esta estão silenciosa????" ai 'e so dar uma olhada na "rodinha" e "Ufa tudo legal".

Basicamente seria essa a funcao, tambem 'e um componente de mode, da pra colocar em diversas posições no case dando um efeito legal, acredito que ela existe tambem com um sensor se temperatura e alarme de uma olhada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, comprei o radiador aquabay da thermaltake na waz, deve chegar amanha. agora mais uma duvida, ele vem com conectores de 1/2 + mangueiras e conectores e 3/4 onde as magueiras eu ja tenho, agora diz ai, qual seria o mais apropriado? eu sei que o de 1/2 iria dar ais pressão ja que as magueiras são mais finas, ai eu pergunto, isso é bom ou ruim? qual das duas devo usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi ciborg, eu acho que as medidas das suas mangueiras sao 3/8 e nao 3/4 de uma verificada.

Eu tambem acredito que os conectores que acompanhao esse radiador devem ser de 3/8 e 1/4 e nao de 1/2 que seria uma medida bem fora do padrão da TT.

Eu recomendaria manter o 3/8 que 'e uma medida mais adequada a sua bomba, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi ciborg.

Eu gosto de visualizar o fluxo do liquido no sistema, eu tenho um reservatorio de acrilico na frente do PC aonde posso ver o nivel e a circulacao do liquido ao mesmo tempo mas infelizmente ele nao esta a venda no Brasa, prudente sim 'e prudente, mas necessariamente nao, mas se voce esta decidido a colocar ele no futuro e esta pra colocar um novo radiador, talvez seja interessante fazer tudo junto se possivel, assim voce tem apenas uma sangria no sistema alem de ter a possibilidade de fazer um mode, tipo fazer um furo em uma das grades da frente do computador ou na parte superior e deixar a mostra apenas a rodinha (como no 780), deve dar um efeito legal, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Beto, tudo beleza ?

Cara..... li seu topico sobre Water Cooler e veio realmente a callar ja que estou inclinado a comprar um sistema desses pro meu pc.

Minha configuração e a da assinatura. Minha placa de video e nova, deve ter duas semanas de uso e percebi que o pc esquentou muito. Vou fazer um over no processador + ( 0.6 )Ghz, ai o bicho vai esquentar mais ainda.

Bom..... a duvida e sobre a escolha do WC system.

Este : http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1160&ID=1615 ou

Este : http://www.coolermaster-usa.com/product.php?category_id=1624&product_id=2727

voce poderia me dar sua opiniao sobre estes ou ate indicar um outro melhor ?

Outra coisa, você poderia me indicar um block para minha placa de video ? No caso eu quero refrigerar o processador + a vga.

Bom..... valeu pela atencao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Javasi, entre os dois que voce citou eu ficaria com o da Aquagate Max.

Dependendo do seu case eu tambem posso recomendar os dois kit a seguir, lembrando que eles nao vem completos, voce tem que comprar mais alguns componentes como blocos por exemplo.

http://www.koolance.com/water-cooling/product_info.php?product_id=837

http://www.koolance.com/water-cooling/product_info.php?product_id=564

ou tambem esse que ja vem completo

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835108109

Em relação a sua VGA voce tem duas opções ou usar um heatsink tipo o Caldera da Swiftech no qual voce pode fixar dois blocos MCW60 que podem vir a serem usados em uma futura troca de placa, trocado apenas o heatsink por exemplo.

Ou usar um bloco full, existem de varios modelos e marcas no mercado como

http://www.koolance.com/water-cooling/product_info.php?product_id=731

http://www.overclockers.co.uk/showproduct.php?prodid=WC-028-EK&groupid=701&catid=193&subcat=1035

http://www.scan.co.uk/Products/XSPC-Full-Cover-Razor-HD-4870-X2-Black-Acetal-VGA-Water-Cooling-Block

Bem, 'e isso ai, espero ter te ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Beto ! Valeu mesmo por ter respondido minha pergunta.

Olha.....eu estava com duvidas se realmente esta Aquagate max da Cooler Master daria conta de resfriar meu processador e minha placa de video. então tive que ligar pra eles e perguntei. Eles me disseram que o importante e saber qual o consumo de ernergia do processador e da placa de video. Nao podendo passar de 600 watts que e a capacidade do water cooler system deles. Estou procurando na net qual o consumo da minha placa de video pra fazer a soma. Caso você saiba me da um toque ai, ok.

Bom...... o bloco para a placa de video sera este aqui : http://www.koolance.com/water-coolin...product_id=731

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

alguns comentários e correções:

- a maioria dos radiadores são de latão, e não cobre como você falou.

- a koolance não tem mais radiadores de alumínio.

O grande ponto que você deve frisar é que componentes de alumínio, além de ter um desempenho menor, tanto na fabricação de blocos como de radiadores, tem o sério problema da corrosão galvânica quando usados no mesmo circuito com componentes de cobre ou latão.

É regra básica do watercooling que componentes de qualidade são de cobre (algumas peças usam ainda latão e bronze).

O grande mal da koolance é que até pouco tempo eles usavam alumínio e também aço. O resultado era péssimo. Mesmo com a desculpas de uso de anodização ou peças banhadas a ouro. A corrosão sempre ocorria. De uns tempos pra cá eles aprenderam e agora usam somente cobre e latão nas peças em contato com a água, com isso até eu já comprei um bloco deles e uso a um ano na minha 4870.

- o mais importante nas bombas é o head pressure, ou pressão de cabeça. Medir apenas a vazão não serve pra nada, principalmente pra usar em blocos de CPU restritos ou loops com mais de 3 blocos.

- outro ponto a ser considerado está nas vantagens e desvantagens do WC. Ruído passa LONGE de ser uma vantagem pro WC. Eu tenho 2 radiadores, total de 7 ventiladores. Tudo bem que um bom cooler tradicional você acaba usando um ou dois ventiladores em uma velocidade bem mais alta pra conseguir baixas temperaturas, mas em todo caso um sistema de watercooler passivo ou totalmente silencioso não existe pros processadores atuais. A movimentação do ar é essencial. Pense que WC nada mais é que um "AIR COOLER chique", pois no final das contas você está resfriando a água no radiador, sem troca de calor com a movimentação do ar você não tem bom desempenho.

- os nomes da conexões traduzidos também não estão muito legais. Os nomes gringos já foram traduzidos pois as conexões estão disponíveis em lojas de automação por exemplo. As push-in são chamadas de engate rápido na maioria das lojas, compression (que você chama de pressão) poderia ser chamada de compressão, mas isto é apenas um detalhe. Só acho interessante deixar o nome em inglês pra facilitar a vida de quem for comprar coisas lá fora.

- outro ponto importante é sempre visitar os guias do xtremesystems.org pra ver o que temos de novidade pra sempre comprar peças de melhor custo/benefício. A koolance não é referência de preço e super desempenho, apesar do seu bloco 350 ser muito bom, apesar de requerer uma bomba com pressão de cabeça muito grande.

no mais parabéns pela iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi leo seja bem vindo ao topico :)

Os seus comentarios sao de otima valia me bem vindos, apesar de nao concordar com alguns e parcialmente com outros sao realmente de grande ajuda.

Devo salientar que os colegas que comprarao kits das thermaltake, coolermaster e corsair muitas vezes tem grandes dificuldades em conseguir outros tipos de kits no Brasil alem de nao estarem dispostos a executar um projeto profissional de Water Cooler que seria basicamente impossivel de ser feito com o mesmo capital.

Em relação ao desempenho desses kits isso fica um tanto duvidoso de se falar, tenho colegas que possuem varios modelos desses kits instalados e estão muito contentes com o desempenho deles outros ja nao.

Um ponto que devo discordar 'e em relação ao silencio de um Water Cooler, possuo um sistema com um total de 11 fans, sendo 6 no radiador e o barulho produzido ao total nao chega perto do barulho do fan original da minha placa de video, isso depende unicamente do tipo e qualidade dos fans utilizados e do projeto em si.

Em relação ao seu comentario sobre a Koolance, eu acredito que esta um pouco exagerado, a troca dos radiadores de aluminio por de cobre se nao estou enganado ja foi citado anteriormente, em relação aos kits que citei sao os modelos novos com nova bomba e acredito que tem um bom desempenho, em relação a qualidade do material me surpreende se for estão ruim assim voce possuir um no seu sistema.

Em relação a referencia citada sobre a importancia da head pressure em uma bomba, que posso dizer 'e de grande valia, por favor poste maiores detalhes sobre o funcionamento e dinamica das bombas de Water Cooler fazendo um comparativo com as bombas disponives no mercado brasileiro ou quem sabe abra um topico a respeito que tambem seria de grande valia para os colegas do forum, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a referencia citada sobre a importancia da head pressure em uma bomba, que posso dizer 'e de grande valia, por favor poste maiores detalhes sobre o funcionamento e dinamica das bombas de Water Cooler fazendo um comparativo com as bombas disponives no mercado brasileiro ou quem sabe abra um topico a respeito que também seria de grande valia para os colegas do forum, valeu.

Isso já foi discussão a algum tempo... esse head pressure é responsavel pela coluna d'agua se não me engano... em blocks de alta restrição isso se torna necessário...

O lucas-10 a uns meses atras postou um topico sobre um block de vga que ele fez e mostrou um comparativo com várias bombas... O desempenho com bombas com alta coluna d'agua é muito maior do que com baixa coluna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hi leo seja bem vindo ao topico :)

Os seus comentarios sao de otima valia me bem vindos, apesar de nao concordar com alguns e parcialmente com outros sao realmente de grande ajuda.

Devo salientar que os colegas que comprarao kits das thermaltake, coolermaster e corsair muitas vezes tem grandes dificuldades em conseguir outros tipos de kits no Brasil alem de nao estarem dispostos a executar um projeto profissional de Water Cooler que seria basicamente impossivel de ser feito com o mesmo capital.

Em relação ao desempenho desses kits isso fica um tanto duvidoso de se falar, tenho colegas que possuem varios modelos desses kits instalados e estão muito contentes com o desempenho deles outros ja nao.

Um ponto que devo discordar 'e em relação ao silencio de um Water Cooler, possuo um sistema com um total de 11 fans, sendo 6 no radiador e o barulho produzido ao total nao chega perto do barulho do fan original da minha placa de video, isso depende unicamente do tipo e qualidade dos fans utilizados e do projeto em si.

Em relação ao seu comentario sobre a Koolance, eu acredito que esta um pouco exagerado, a troca dos radiadores de aluminio por de cobre se nao estou enganado ja foi citado anteriormente, em relação aos kits que citei sao os modelos novos com nova bomba e acredito que tem um bom desempenho, em relação a qualidade do material me surpreende se for estão ruim assim voce possuir um no seu sistema.

Em relação a referencia citada sobre a importancia da head pressure em uma bomba, que posso dizer 'e de grande valia, por favor poste maiores detalhes sobre o funcionamento e dinamica das bombas de Water Cooler fazendo um comparativo com as bombas disponives no mercado brasileiro ou quem sabe abra um topico a respeito que também seria de grande valia para os colegas do forum, valeu.

leia o que eu falei sobre a koolance:

"O grande mal da koolance é que até pouco tempo eles usavam alumínio e também aço. O resultado era péssimo. Mesmo com a desculpas de uso de anodização ou peças banhadas a ouro. A corrosão sempre ocorria. De uns tempos pra cá eles aprenderam e agora usam somente cobre e latão nas peças em contato com a água, com isso até eu já comprei um bloco deles e uso a um ano na minha 4870"

ou seja, eu comprei o BLOCO porque melhorou a qualidade. Os radiadores deles ainda não valem a pena. E mesmo assim tive que trocar dois plugs do bloco porque vieram de aço, quando era pra ser de latão.

sobre o ruído: você tinha uma placa barulhenta hein! 11 ventiladores = uma placa de vídeo? Parabéns! Eu rodo meus Sanace em um rheobus então tenho "silêncio" quando quero e desempenho quando preciso.

Sobre o desempenho dos kits "compactos" ou genéricos não há o que discutir. Os números estão nos sites de review. O desempenho é muito ruim perto do que se paga. Minha opinião pessoal é que se não for pra fazer WC direito, não faça.

Sobre as bombas tupininquins, sinto muito, não vou testar as nacionais porque confio muito nas laing, então acho que não cabem adaptações. Se for pra rodar em 220V que seja Iwaki. Já lí que tem gente rodando com bomba de máquina de lavar e já ví o teste em que o head pressure era baixo, então não serve.

Isso já foi discussão a algum tempo... esse head pressure é responsavel pela coluna d'agua se não me engano... em blocks de alta restrição isso se torna necessário...

O lucas-10 a uns meses atras postou um topico sobre um block de vga que ele fez e mostrou um comparativo com várias bombas... O desempenho com bombas com alta coluna d'agua é muito maior do que com baixa coluna.

isso mesmo, pra saber a importância do pressão de coluna basta ver a perda de pressão de cada componente. Uma bomba com alta vazão mas que não tem pressão acima de 14 vai perder muito ao colocarmos ela no loop, portanto não vai ser boa pro WC.

Tem um texto completo no XS, em inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem leia o que eu disse colega leo (frase bem arrogante nao): "bombas disponiveis no mercado nacional", apensar de achar o seu comentario um tanto vamos dizer "racista", sou muito a favor de adaptacoes e projetos unicos, algo que sempre enriquece a comunidade, inovacao 'e algo que o povo brasileiro tem de melhor.

11 ventiladores = uma placa de video, sim e na realidade ela nao 'e muito barulhenta, bom projeto = bons resultados.

Em relação aos kits compactos, estou aqui para ajudar e nao julgar, certos site falao bem outros falao mal eu gosto de ler a opiniao de usuarios, de uma olhada nesse link, nao se assuste 'e da TT (uma empresa que aparentemente voce nao gosta), 45% dao 5 estrelas e 31% 4 estrelas, nada mal.

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835106108

Ainda acho cedo para jogar os kits compactos no LIXO.

Em relação a Koolance 'e sim entendi (_( , difícil de engolir mais va la, bem minha recomendacao foi a alguns dias atras, então deve estar dentro do seu padrão de qualidade :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu já tive air cooler de alta performance, e mesmo assim não conseguir o que eu queria com meu processador, depois que comprei o kit da thermaltake deu pra fazer oover nunha boa, apesar dodesempenho perder para outros WC por ae, mas continuo achando que muitos não levam emconsideração a temperatura ambiente de cada um, aqui onde eu moro mesmo, é o hell, muito quente. isso muda em muito as coisas, se eu morasse na suécia por exemplo garanto que teria temperaturas melhores.

mas vamos lá, Beto eu tava com vontade de fazer um teste muito loco, pegar um gelagua velho, e adaptar pra colocar um radiador dentro, envolto na agua gelada, hehe. só pra ver a diferença que dava na temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!