Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Hi Ciborg, essa 'e uma ideia muito interessante e que eu estava pensando a alguns dias atras.

Aqui em UK tem umas pequenas geladeiras para refrigerar latas de cerveja, sao realmente muito pequenas, apesar do tamanho diminuto elas dao um bom resultado (tenho uma no meu quarto, duas latinhas sempre a mao e bem geladas), estava pensado em fazer o mesmo, mas nao tive a ideia de colocar um radiador dentro dela o que pode vir a ser uma boa ideia, a minha ideia a principio seria tipo uma espiral de cobre dentro de algum recipiente com agua por exemplo, mas continua sendo uma otima ideia, talvez ate mesmo para um produto industrial futuramente :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, que ideia excelente ciborg!!!!

acho que até eu vou fazer no futuro. :D

mas sobre o congelamento, os aditivos não previnem isso???

porque quem mora na Europa como você então na época de inverno faz o que? deixa o PC na varanda com uma proteção pra neve? :huh:

agora, sobre os kits compactos, eu sou a favor. na verdade, muita gente fala que não vale a pena a tal, mas pra quem não tem dinheiro...

além do mais, é a porta de entrada pra gente que não possui experiência nenhuma em WC como eu. ;)

PS: vale frigobar tb? :lol:

Falous!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem leia o que eu disse colega leo (frase bem arrogante nao): "bombas disponiveis no mercado nacional", apensar de achar o seu comentario um tanto vamos dizer "racista", sou muito a favor de adaptacoes e projetos unicos, algo que sempre enriquece a comunidade, inovacao 'e algo que o povo brasileiro tem de melhor.

11 ventiladores = uma placa de video, sim e na realidade ela nao 'e muito barulhenta, bom projeto = bons resultados.

Em relação aos kits compactos, estou aqui para ajudar e nao julgar, certos site falao bem outros falao mal eu gosto de ler a opiniao de usuarios, de uma olhada nesse link, nao se assuste 'e da TT (uma empresa que aparentemente voce nao gosta), 45% dao 5 estrelas e 31% 4 estrelas, nada mal.

http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16835106108

Ainda acho cedo para jogar os kits compactos no LIXO.

Em relação a Koolance 'e sim entendi (_( , difícil de engolir mais va la, bem minha recomendacao foi a alguns dias atras, então deve estar dentro do seu padrão de qualidade :lol: :lol: :lol:

:D você é uma comédia. Vá ler um dicionário e procure a palavra racismo.

Eu sei que essas bombas de máquina de lavar não são boas. Mas no meu computador só entra Laing. Esse é um design comprovadamente funcional e com durabilidade, além de ter um heat dump bem baixo. Infelizmente, por mais lindinhas e românticas sejam suas palavras, não dá pra arriscar um quad a 3.6GHz por conta de não querer gastar uns R$ 50,00 a mais, importando uma bomba descente. isto mesmo, porque uma bomba de máquina de lavar nova custa mais de R$ 100,00. ;)

sobre o ruído... fico pensando onde foi parar a matemática no seu sistema. (_(

Desde quando reviews da newegg são exemplos de comentários feitos com base em números e testes? E desde quando podemos confiar na opinião de newbies que compraram esses kits no país do consumo?

Como eu já falei, vá ler as opiniões dos usuários experimentados no melhor fórum sobre WC, o xtremesystems. Eu não tenho que te provar nada, mas minha opinião é de todos os caras que realmente sabem tudo sobre o assunto, incluindo os maiores "testadores" de componentes e engenheiros das fábricas que postam por lá.

Ache algum teste onde kits compactos foram muito superiores em menor temperatura e produção de ruído e não tem peças de qualidade duvidosa. E lembre também de verificar o preço do dito cujo.

Não preciso provar meu ponto de vista, apesar de presenciar muitas vezes usuários insatisfeitos com o desempenho desse kit.

Essa discussão não está levando a lugar algum pois você não apresenta argumentos concretos pra comprovar sua opinião, apenas usa comentários emocionados, conclusões românticas sobre minhas opiniões, sem oferecer reais argumentos e números que comprovem qu estou errado. Então vamos encerrar por aqui: você recomendando kits thermaltake, cooler master e corsair e eu não recomendando esses kits, estamos entendidos?

sobre a koolance, se foi difícil entender esse assunto, realmente fica mais difícil ainda te explicar a qualidade dos kits compactos. Eu tenho um padrão de qualidade mínimo nas peças que eu uso e acho que todos deveriam pensar o mesmo. Meu dinheiro é suado e não vou comprar porcaria.

Hi Ciborg, essa 'e uma ideia muito interessante e que eu estava pensando a alguns dias atras.

Aqui em UK tem umas pequenas geladeiras para refrigerar latas de cerveja, sao realmente muito pequenas, apesar do tamanho diminuto elas dao um bom resultado (tenho uma no meu quarto, duas latinhas sempre a mao e bem geladas), estava pensado em fazer o mesmo, mas nao tive a ideia de colocar um radiador dentro dela o que pode vir a ser uma boa ideia, a minha ideia a principio seria tipo uma espiral de cobre dentro de algum recipiente com agua por exemplo, mas continua sendo uma otima ideia, talvez ate mesmo para um produto industrial futuramente :D

infelizmente já tentaram, inclusive com os compressores de bebedouros aqui no Brasil. Infelizmente não funciona, não por conta da ideia, mas sim dos bebedouros. Tem um cara brasileiro muito bom nessa área, ele inclusive posta no xtremesystems. Ele já achou um compressor nacional pra fazer liquid chilling com resultados muito bons. Só que o dito cujo é muito caro, gastasse muito gás e é preciso conhecimento e muita paciência pra chegar em bons resultados, chegando perto do custo de um vapochill.

mas tipo, pega um frigobar, e regla a temperatura pra +- 15ºC. deve ser suficiente.

e de lambuja você não vai precisar ir até a cozinha pegar um refri (ou seja lá o que for...). :D

já expliquei acima o resultado das tentativas com compressores gelando água. Colocar o radiador dentro da geladeira não dá certo, a temperatura chega no ponto de equilíbrio rápido e nenhuma geladeira foi feita pra gelar uma fonte de calor dentro dela, e sim reduzir a temperatura de coisas com temperaturas mais altas que seu interior.

Geladeiras sem modificações simplesmente desarmariam ao colocarmos um radiador esquentando o tempo todo dentro dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi junin, nao ele nao aceita o i7 apenas socket 775 e AM2, a unica solucao caso voce queira utilizar esse kit seria a compra de um bloco compativel com o i7, como esse abaixo.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94134

Existem outros modelos, mas voce deve ter cuidado com as coneccoes da TT ela geralmente tem medidas um tanto próprias e pode ser necessario uma adaptacao, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera, tô pensando em montar um water cooler "modesto", mas eu queria uma bomba boa, que daqui pro final do ano eu estou pensando em trocar de pc novamente e passar pro i7 e lá vou colocar blocos nos chipsets e mosfet (e placa de vídeo, talvez em crossfire), estou com dificuldade em encontrar radiador que suporte 2 ou 3 fans com preço razoável, mas ta tudo muito caro.

* não entendo muito de water cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Andre, para um water cooler com tantos loops assim voce vai realmente precisar de uma boa bomba.

Posso recomendar dois modelos do mesmo fabricante.

A Laing D5 a mais potente bomba do mercado e a Laing DDC-1Plus Ultra que tambem tem otima potencia.

Um kit interessante para voce seria o Swiftech H20-220 Apex Ultima, que dependendo se o stock da loja for recente pode vir ja compativel com o i7, ele possue radiador duplo uma otima bomba e um otimo block para o CPU.

Para economizar o mais interessante seria comprar fora do Brasil onde o preco pode vir a ser menos da metada do mercado nacional.

Para colocar um radiador triplo voce tem que comprar as pecas separadas (ja que os kits da Alphacool sao bem difíceis de encontrar), o que pode nao ser uma ma ideia ja que voce pode colocar os componentes do seu gosto, mas nesse caso seria interessante voce dar uma boa lida no topico para se familiarizar com o sistema de Water Cooler e procurar montar o seu projeto com calma e muita pesquisa.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Andre, sim 'e possivel, o seu projeto esta muito bom, eu teria duas sugestoes.

Nao bifucar a saida logo apos o chipset (SB) e conectar a segunda bomba direto, isso iria ajudar a manter a presao logo antes da entrada do segundo radiador.

Ou criar dois loop separados, um para o CPU + Mobo e outro para as VGAs, essa 'e uma solucao muito utilizada, principalmente se voce for dar enfase ao seu case, podendo utilizar liquidos com cores diferentes em cada loop dando um efeito vizual muito bom, essa solucao tambem tem a vantagem de ter um planejamento mais fácil e ser mais flexivel na instalacao.

Hi Ciborg, as Pastilhas Peltier ja existem no mercado a algum tempo, eu nunca tinha visto elas para vender dessa maneira (avulsas), o funcionamento esta explicado de maneira correta, mas os resultados podem nao ser estão bons quanto esta sendo colocado pelo vendedor, eu precisaria dar uma pesquisada mais a fundo, elas sao muito utilizadas para serem fixadas entre o cpu e o cooler mas deve se ter um espaco adequado ou um bloco montado por parafusos para nao esmagar a pastilha, colocar elas junto ao radiador eu ja nao sei mas aparentemente 'e uma solucao adotada pela Commodore na montagem dos seus computadores, de uma olhada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beto, não entendi muito bem...

você quer que eu faça outro sistema pra as placas de vídeo (com radiador, reservatório, bomba...) ou quer que eu faça da forma branca, que a bomba dois pega a tubulação do SB e joga pro radiador?

- onde eu coloco o segundo reservatório?

valeu, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ok, já dei uma boa olhada, no tópico...

pode instalar duas bombas no mesmo loop, tipo duas médio porte?

isso é mais ou menos assim que eu quero, ficou muuuito feio, mas não manjo muito o corel não...

ta meio desorganizado...

se você vai montar um computador tão parrudo recomendo investir mais no loop.

compre bombas laing DDC e compre os tops pra melhorar o desempenho e ganhar mais funcionalidade, como o XSPC reservoir/top. Ele tanto é um TOP pra DDC como um reservatório, com o melhor desempenho pras DDC.

Se quer usar duas bombas recomendo fazer dois loops, é melhor do que rodar com as duas em série. Acabaram de lançar também um reservatório que ocupa duas baias 5,1/4 que possibilita utilizar duas bombas em paralelo, tem um XSPC pra bombas DDC e o Typhoon pras D5. Ele é útil pra loops com blocos de grande restrição.

Eu colocaria um loop só pro processador, outro pras placas de vídeo e chipset, que são bem menos sensíveis a temperatura e não vão limitar seu overclock.

No loop do processador, como você rodará ele sozinho, poderá usar um bloco de alto desempenho e mais restrito, como o koolance 350, ou optar pelo HK 3.0. Se quiser gastar menos pegue um enzotech saphire.

Importe as peças, fica bem mais barato que comprar no Brasil. E não se incomode com kits pois você tá montando um sistema mais complexo.

Recomendo radiadores da linha RX da XSPC, relativamente baratos e de excelente desempenho. Se quiser gastar menos compre os da linha MCR da swiftech mesmo.

Meça seu gabinete, quem sabe da pra enfiar um radiador quad no topo do seu gabinete. O dual geralmente cabe embaixo se for um full tower, eu tive que modificar o meu gabinete, mas coube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beto, não entendi muito bem...

você quer que eu faça outro sistema pra as placas de vídeo (com radiador, reservatório, bomba...) ou quer que eu faça da forma branca, que a bomba dois pega a tubulação do SB e joga pro radiador?

- onde eu coloco o segundo reservatório?

valeu, abraço

Hi Andre, desculpe a confusao, foi uma resposta um tanto corrida, estava indo para o trabalho ;)

O que eu sugeri foi a criacao de dois sistemas separados, um para a mobo e CPU e outro para as VGAs.

Isso por uma serie de motivos.

Primeiro, como voce pretende usar duas bombas e dois radiadores, planejar os dois sistemas em separado fica bem mais fácil e flexivel, mesmo que voce utilize um reservatorio interno para as VGAs.

Segundo, voce acaba tendo mais opções de compra e ai pode economizar uma graninha, separando os sistemas voce pode optar por uma bomba nao estão potente como a Laing DDC-1T Pro Pump 10W e dois radiadores duplos e nao um duplo e um triplo por exemplo, isso 'e claro vai depender do over que voce queira garantir e da verba que voce tem disponivel.

Terceiro, voce nao tem a necessidade de montar os dois sistemas ao mesmo tempo, pode montar o da mobo+CPU e esperar para montar os da VGAs, como voce falou (e eu sou muito atento a isso) que talvez fosse montar as placas de Crossfire, bem nesse caso voce pode comprar uma placa para depois comprar a outra e apos isso montar o segundo sistema. Essa opcao tambem abre a possibilidade de voce estar contente com os cooler das VGAs e deixar de lado o projeto ou pelo minimo adia-lo.

Quarto, eu gosto de colocar as VGAs em um sistema unico, elas sao uma das pecas que voce mais troca no computador e caso voce opte por blocos full-cover sera necessario troca-los junto com a placa, desse modo a manutencao fica mais fácil.

Qualquer duvida fico a disposicao, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a leo_bsb e o betouk,

bem, vou fazer da forma que vocês me falaram, com dois sistemas, um para a placa mãe, chipset e cpu, e outro para as vgas.

primeiro vou fazer o sistema singelo, com uma bomba, um radiador duplo, (vou da uma analisada nesse reservatório para duas bombas XSPC pra bombas DDC e o Typhoon pras D5, fica mais fácil organizar com um reservatório só, já que meu case vai ser o mid-tower CM-690) reservatório e cpu bloco. Não vou resfriar a placa mãe, também não quero fazer overclocks extremos tanto no 775 quanto no 1366, apenas overclock para melhorar o sistema como um todo.

Não quero gastar os olhos da cara, sei que vai custar uma boa grana, mas no que eu puder economizar (sem prejudicar o sistema) eu vou querer economizar.

já que loop vai ser separado tem a necessidade de um radiador triplo? se sim, para as vgas ou é melhor cpu e mobo?

pode ser mais objetivos na especificações do loop, tipo qual a melhor bomba, radiador, blocos... para o meu caso

desde já, muito obrigado

essa bomba presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99232266-bomba-agua-laing-delphi-swiftech-ddc-water-cooler-12v-450lh-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi andre, a bomba que voce citou no link 'e da Liang, o mesmo fabricante da bomba que eu possuo e 'e de otima qualidade, a questao 'e que ela possue o mesmo modelo em tres diferentes potencias e o anunciante nao esta sendo muito claro em relação ao modelo em especifico, pela vasao parece ser a Pro (que seria a do meio entre as tres) mas nao da pra ter certeza.

Em relação ao seu projeto voce realmente esta com um gabinete bem apertado, mas isso nao significa que nao de para fazer algo legal, o importante ai vai ser planejar e tirar todas as medidas com muito cuidado, logo abaixo tem uma foto de um projeto involvendo o seu gabinete, algo bem simples e eficiente.

cm69009thumb1.th.jpg

Nesse projeto, dependendo dos componentes ficaria fácil aumentar o loop para a Norte Bridge sem comprometer o desempenho, o componente na mobo que seria de maior importancia para receber uma refrigeracao extra. Em relação as nosfets (reguladores de tensão) e a South Bridge voce poderia optar por algum outro tipo de cooler com melhor desempenho que o de fabrica, existem varias opções.

Em relação as placas de video voce ficaria com o espaco externo na parte de traz disponivel para outro radiador duplo, tambem teria ainda espaco na parte inferior, logo apos a fonte para instalar outra bomba e possibilidade de colocar outro reservatorio tipo baia, ficaria um projeto bem legal, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito obrigado a leo_bsb e o betouk,

bem, vou fazer da forma que vocês me falaram, com dois sistemas, um para a placa mãe, chipset e cpu, e outro para as vgas.

primeiro vou fazer o sistema singelo, com uma bomba, um radiador duplo, (vou da uma analisada nesse reservatório para duas bombas XSPC pra bombas DDC e o Typhoon pras D5, fica mais fácil organizar com um reservatório só, já que meu case vai ser o mid-tower CM-690) reservatório e cpu bloco. Não vou resfriar a placa mãe, também não quero fazer overclocks extremos tanto no 775 quanto no 1366, apenas overclock para melhorar o sistema como um todo.

Não quero gastar os olhos da cara, sei que vai custar uma boa grana, mas no que eu puder economizar (sem prejudicar o sistema) eu vou querer economizar.

já que loop vai ser separado tem a necessidade de um radiador triplo? se sim, para as vgas ou é melhor cpu e mobo?

pode ser mais objetivos na especificações do loop, tipo qual a melhor bomba, radiador, blocos... para o meu caso

desde já, muito obrigado

essa bomba presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99232266-bomba-agua-laing-delphi-swiftech-ddc-water-cooler-12v-450lh-_JM

sobre a bomba do ML: já tinha visto que esse cara descobriu o modelo da Laind DDC no catálogo da chevrolet, já tinha pesquisado isso mas não conseguir descobrir.

A bomba está muito barata, se você comprar tem que abrir pra ver se ela está soldada pra 9W ou pra 18W. Se for em 9W tem como modificar pra melhorar o desempenho. Os tops serviriam perfeitamente nela.

Sobre a radiador: sistemas de WC podem ser classificados de acordo com a temperatura conseguida:

- alto desempenho: quando o delta T (diferença da temperatura ambiente para a temperatura da água em circulação EM LOAD) é menor que 5º.

- bom desempenho: quando o delta T é menor que 10º

Acima de 10º começa a não valer a pena, na minha opinião.

Tem como estimar o desempenho do meu sistema?

TEM SIM!

Primeiramente use a calculadora de fontes http://extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

nessa etapa você marcará apenas as peças que você colocará sob refrigeração líquida. Se colocar só o CPU na água lembre-se de marcar qual overclock fará e de depois subtrair os 38W da placa mãe que o site adiciona automaticamente. Se colocar o chipset na água então mantenha esse número.

Então, só pra exemplificar, um quad com overclock dissipa uns 200W.

Depois de feito isso você pega a planilha do Martin que estima o poder de dissipação dos radiadores, não tem todos os modelos, mas já dá pra ter uma boa ideia. use a planilha dos radiadores XSPC (Martins-RadEstimator-XSPC-RS-Series-03.xls), se você quiser uma estimativa de radiadores bem simples. Um radiador swiftech é melhor que essa linha da XSPC.

http://martin.skinneelabs.com/MartinsRadiatorEstimators.html

Depois você decide qual o nível de ruído você quer, pois na planilha você define a rotação das ventoinhas.

Simulei com ventoinhas a 1750, que já tem um ruído alto. Se você reduzir pra 1000RPM, pra termos silêncio, vai ter que ter mais poder de dissipação nos radiadores, ou seja, maiores ou em maior quantidade.

Lembre-se de busca sempre um delta abaixo de 10º.

Resumindo, pro exemplo de um quad Q6600 overclocado para 3,6GHz e usando ventoinhas a 1750RPM:

Um radiador simples de 120, tem um desempenho ruim, com delta de 12º

Um radiador duplo de 240, tem um desempenho entre bom e excelente, com delta de 6,5º

Um radiador triplo tem um desempenho excelente, com delta abaixo de 5º.

Por isso que eu sempre recomendo no mínimo um radiador duplo só pro processador, se for um quad.

Em um sistema com dois loops eu colocaria o processador sozinho em um loop, pois ele é a peça mais sensível ao calor no overclock. E se possível em um radiador triplo.

Por isso, no seu caso, se for fazer um único loop, com CPU, uma placa de vídeo e chipset, no mínimo um radiador triplo, pra um desempenho fraco geral. Bom pro dia a dia mas não espere as melhores temperaturas. Um bom desempenho pra esse uso seria um triplo e um duplo, de boa qualidade e com fans bons, de preferência com molduras nos fans (meu caso).

Para dois loops, com um i7 no meio, é um triplo só pra CPU.

As duas disco rígido que você falou e o chipset eu colocaria tudo no duplo. As temperaturas desse loop não serão maravilhosas mas serão MUITO melhores que coolers stock de placas de vídeo. E elas não são tão sensíveis a temperatura no overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!