Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

beto, uma coisa que eu percebi e foi um pouco frustrante é que mesmo aumentando a velocidade do cooler do radiador do minimo para o maximo, não notei nenhuma diferença na temperatura, nem se que 1C :/ , fiquei interessado em colocar outro radiador, mas será que dar certo? como eu iria fazer a conexao com a bomba?

eu pensei assim radiador com a bomba dai as manguiras vão para outro radiador e em seguida para os blocks?

lembrando que eu tenho um big water 760i

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Beto, eu acho que o Apex Ultima é realmente a melhor opção, já que a bomba é a melhor e as peças são de qualidade, e do mesmo material, mas só vai dar se eu tiver o dinheiro.

se não, eu compro o TT Bigwater 760i mesmo que eu ainda sou iniciante em WC, e um ki já pronto seria mais fácil.

Valeu Beto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beto, uma coisa que eu percebi e foi um pouco frustrante é que mesmo aumentando a velocidade do cooler do radiador do minimo para o maximo, não notei nenhuma diferença na temperatura, nem se que 1C :/ , fiquei interessado em colocar outro radiador, mas será que dar certo? como eu iria fazer a conexao com a bomba?

eu pensei assim radiador com a bomba dai as manguiras vão para outro radiador e em seguida para os blocks?

lembrando que eu tenho um big water 760i

Bem ciborg o radiador 'e onde a transferencia do calor absorvido pelo bloco 'e dissipado, se voce esta com uma temperatura muito superior a temperatura ambiente (o WC nao vai conseguir uma temperatura inferior a temperatura ambiente) ou pretende colocar outro bloco 'e uma otima opcao aumentar o radiador do que trocar uma bomba ou um bloco (principalmente se o seu radiador for simples).

No caso do seu kit a minha recomendacao seria uma radiador apos a saida do modulo (o conjunto onde esta a bomba+reservatorio+radiador) e antes do(s) bloco(s), a melhor posicao na minha opiniao seria junto ao fan traseiro (a TT tem um radiador simples ja pronto para isso e com fan+conectores :) ), colocar o radiador extra imediatamente antes dos blocos vai garantir que eles recebao o coolante na melhor temperatura possivel, garantindo o maximo desempenho do conjunto.

Espero ter ajudado valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beto, você ja viu aqueles radiadores duplos da thermaltake? me pareceu legais, mas ai eu teria que colocalos do lado de fora do gabinete, que por um lado seria legal, por que não ia ficar tão quente dentro do gabinete, mas por outro lado acho q seria ruim de acomplar ele atras. meu gabinete tem dois buracos ja, pra passar os tubos acho q o problema maior seria pender ele atras do gabinet, será que vendo alguma presilha pra esse tipo de coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi BetoUK,

Utilizo um watercoller Corsair CWC 100-1001 há mais ou menos uns 3 anos sem o menor problema, usando os coolants da Corsair e da Termalthake.

No entanto, ontem a ventoinha do radiador queimou e como eu tinha um kit reserva troquei e tudo voltou ao normal.

Acontece que não estou encontrando a ventoinha cujo modelo é "TD-1238-L-12 de 12v e 0.20A 120x38mm" do fabricante TEI (TEIFANS).

voce pode me informar por acaso onde eu consigo esta ventoinha ou se posso trocá-la por um outro modelo que funcione no meu radiador que fica na parte traseira externa do meu gabinete?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi LostStar, sim eu sei onde comprar :D , mas nao 'e no Brasil :(

http://www.frozencpu.com/products/2525/fan-225/NMB-MAT_PanaFLO_FBA12G12L-BX_120x38mm_Fan_w_RPM_Monitoring_-_69CFM.html

Esse fan possue as seguintes caracteristicas, 1700 rpm (max), 68.9 CFM, em torno de uns 30 dBA e monitoramento de RPM, talvez voce consiga substitui-lo por outro com as mesmas ou melhores caracteristicas sem prejudicar o WC, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Beto! sou eu de novo.

eu tenho 3 perguntas, caso eu compre o TT Bigwater 760i: esse "Efeito Bateria" do qual você fala no tópico, ele é muito nocivo pro sistema? quanto tempo você acha que o sistema perderia de vida útil por causa desse efeito?

a outra pergunta: eu não entendi direito a ordem pra colocar cada peça.

e no caso de colocar outro radiador depois?

eu coloco o radiador após um block pra água ir pro outro block mais frio?

ou não tem nada a ver?

+1 pergunta: será que essa bomba aguenta 3 blocks? pro CPU, NB e pra HD4870?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tenho uma duvida besta, podem em chamar de tudo qeu quiser mas é bem boba..

Aquele kit da Swiftech H20-220 Compact tem o radiador com reservatorio embutido, é obrigatorio deixar o radiador em pé ou pode deixa-lo deitado em cima do gabinete por dentro ?

A bomba que vem nesse block aguenta mais blocks ou radiadores ?

Black Ice Stealth XFlow é melhor que os radiadores da Swiftech ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gi GianM, o Radiador dos kits H2O-120 e H2O-220 tem que ficar de pe nao da para usar deitado, eles possuem uma valvula especial para saida de ar, que no caso de ficarem deitados pode vir a vazar, alem de prejudicar o funcionamento do reservatorio. Mas existe uma instalacao muito criativa, usando esse kit nesse link.

http://www.tomshardware.com/reviews/system-builder-marathon,1797-6.html

A bomba Apogee aguenta mais blocos sim, existe uma foto de uma instalacao multi-blocos no topico Kits Compactos (procure postar as suas duvidas naquele topico, assim talvez ele fique fixo ou destacado ;) )

As duas companias possuem otimos radiadores (eu tenho minhas duvidas se nao 'e a BlackIce que faz os radiadores da Swiftech), caso voce montar um kit tipo taylor normalmente a BlackIce possue um preco melhor e mais opções que a Swiftech no quesito preco x peca individual, mas 'e sempre bom pesquisar.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Beto!

eu decidi comprar mesmo o TT Bigwater 760i. por causa do preço.

mas eu gostaria de comprar um bloco pro NorthBridge, e depois um radiador (simples mesmo).

como ficaria então a sequência de peças? eu colocaria block CPU-radiador-block chipset-radiador-bomba/reservatorio? ou eu tô fazendo confusão?

Peço desculpas por ficar perguntando tanto, mas é melhor prevenir.

Valeu por toda a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hi Xineis, eu abri um outro topico Water Cooler - Kits Compactos nele voce vai encontrar uma foto de um BigWater com um radiador extra acoplado, coloquei a foto para o Ciborg que tambem esta querendo fazer a mesma coisa, de uma olhada e nao esqueca de colocar uma resposta no topico, quem sabe ele fica fixo e a agente tem um pouco mais de espaco para falar sobre WC, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão :D , eu to pensando em comprar o dissipador da thermaltake ou switech , duplo , para colocar atrás do meu gabinete, agora saka só , a traseira do gabinete fica justamente a uns 20 cm da parece, no qual bate sol a tarde toda, eu pergunto, será que valeria a pena colocar outro radiador ? por que pelo visto o danado ia trabalhar só pra dissipar o calor recebido perto da parede, será que isso ia influenciar muito no desempenho dele?

outra coisa... eu tava pensando em, já que vou adquirir outro radiador, duplo por sinal, em colocar um block pra GPU, qual você indica?

e com relação as ligações, eu terei de comprrar um adptador tipo (-< )certo?

iria ficar assim saka :

primeiro radiador--------segundo radiador------<========block CPU + block GPU=======>------primeiro radiador novamente...

ta meio tosco, nem sei se dar pra entender, mas acho que é mais ou menos assim.

beleza ae betão :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cibrog, pode ser que o Beto tenha mais sorte na pesquisa, mas eu achei 2 opções apenas:

uma é o ZALMAN ZM-GW3850/3870, que é de alumínio como o radiador, e a água passa pela GPU e pelas memos da placa.

porém, só achei vendendo aí no ML, e só com esse cara.

a outra (não tenho certeza se dá, porque não encontrei especificações detalhadas sobre ela em nenhum site), é o Thermaltake Aqua Brazing W2, que possui um tal de mecanismo universal pra GPUs.

bom, espero ter te ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Ciborg, sim o esquema ta beleza deu pra entender.

O radiador na parte de traz do PC 'e uma otima ideia, mas em relação a ficar perto do calor pode vir a prejudicar o seu desempenho, seria interessante voce pensar em uma outra solucao, como mover o PC ou colocar na parte superior do case.

Um radiador simples e um radiador duplo na posicao horizontal possuem praticamente o mesmo grau de resistencia ao cooler, voce deve pensar da seguinte maneira o que causa resistencia ao cooler sao as curvas no sistema e nao as retas, um radiador simples/duplo/triplo/quadruplouurp :wacko: possuem praticamente a mesma quantidade de curvas o que vai gerar uma pequena ou nula diferenca entre eles. Detalhe, 'e claro que a posicao do radiador vai influenciar nisso, um radiador triplo na posicao vertical vai gerar uma grande resistencia ao conjunto enquanto radiadores menores vão criar menor resistencia, espero que tenhao entendido. O importante 'e evitar curvas fechadas, quanto menos "L" voce tiver melhor vai ser o fluxo.

Os blocos que o Xineis citou sao bons, dou destaque para o Zalman, o da TT eu nao conheco mas parece ser bom tambem, em relação a minha recomendacao eu ficaria com o Swiftech MCW60 , sim, sim, sim 'e mais caro mas 'e de otima qualidade, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal to entrando nesse ramo de watercooler agora e queria saber,minha configuração e essa debaixo queria um custo X beneficio que eu podesse refrigerar,memorias,processador,placa de video,ponte norte,to numa duvida braba o pentium ta esquentando,já comprei ventilador para o HD,e sistemas de ventoinhas e exaustor pro pc mas não resolve o calor,até que o pc e bem refrigerado.

queria saber qual e o melhor equipamento? que eu tambem possa usar um uma atual configuração que estou comprando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, valeu.

to pensando então em comprar esse radiador simples da termaltake, mas ai eu iria colocar pela parte de dentro do gabinete, será que seria uma boa? vou da uma olhada nesse block da swtftech.

Sim 'e uma boa, voce pode colocar na parte de traz junto ao Fan do case, muitos kits usao essa opcao como o H20-120 que pode ter o radiador instalado tanto na parte externa como interna do case, ela tambem faz com que seja mais pratico mover ou levar o pc para outro lugar por manter todos os componentes na parte interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Pedro, bem notebook nao da para usar WC.

Em relação ao seu Desktop os Pentium 4 Extreme sao um dos processadores mais quentes que ja sairam no mercado, principlamente se voce faz overclock, mas voce possue um bom cooler a ar, antes de entrar em WC verifique se ele esta corretamente fixado ou se nao existe algum outro tipo de problema que esteja ocassionando o super-aquecimento.

O seu projeto esta vamos dizer bem "entusiasta" e deve te custar uma boa grana.

Caso voce esteja procurando um CustoXbeneficio mais avantajado eu recomendo:

Primeiro, esquece as memorias, se os cooler que os fabricantes põe ja 'e algo questionavel, um WC nelas 'e realmente apenas para luxo.

Segundo, verifique se o seu case suporte um Ring dessas dimensoes, talvez voce tenha que investir em um case apropriado.

Terceiro, blocos para mobos sao dificeis de achar, dificeis de comprar, dificeis de colocar, mas oferecem um bom resultado em relação a queda de temperatura, se a sua NB e SB tiverem cooler separados (que nao estejao interligados por heat-pipe) ponha WC apenas na NB.

Quarto, prepare os seu projeto, pesquise precos, pense no futuro e dai parta para a execucao, em WC o planejamento 'e tudo.

Quer comecar bem, vou recomendar um kit que voce pode tanto usar no CPU quanto na VGA e talvez na NB (veja bem talvez).

Swiftech H20-220 Apex Ultima

voce vai encontrar esse mesmo kit como:

Swiftech H20-220 Apex Ultima Plus

Que inclue um bloco para VGA e um bloco para NB, eu nao recomendo esse kit, caso voce queira fazer dele uma lista de compra otimo, mas troque o radiador duplo por um triplo e ai tudo bem.

Espero ter ajudado, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim 'e uma boa, voce pode colocar na parte de traz junto ao Fan do case, muitos kits usao essa opcao como o H20-120 que pode ter o radiador instalado tanto na parte externa como interna do case, ela tambem faz com que seja mais pratico mover ou levar o pc para outro lugar por manter todos os componentes na parte interna.

Beto, me tira outra duvida.

qual a diferença entre esses dois? eu só percebi no preço.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91245

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=94109

Valeu, acho que vou está adquirindo um desses dois e o block pra GPU, você não indica outra sem ser a que você indicou não..me parece a melhor mas 400 pilas em um block de GPU OMG!!! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hi Ciborg, sim eu posso indicar mais dois blocos, o problema 'e que nao vai ser fácil de encontrar um deles no Brasa e nao vai ser fácil de encontrar o outro em lugar algum :o

1. EK-VGA Supreme

2. D-Tek FuZion GFX 2 (meu bloco, muito bom, mas nao 'e fácil de encontrar)

Ha, lembre-se 'e importante voce colocar dissipadores nos nosfets da VGA, eles esquentao pra caramba, ate mais que as próprias memorias.

Eu procurei ver a diferenca entre esses radiadores e nao encontrei, no site da TT nao fala nada, o melhor seria voce mandar um email para a WAZ e perguntar, se eles disserem que um 'e passagem simples (fininho) e outro 'e passagem dupla (mais gordinho :D ) pegue o de passagem dupla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto beto, mandei o e-mail, agora é só esperar.

to achando melhor comprar um air cooler de responsa para a GPU, e deixar o watercooler somente no processador mesmo, por que se eu for colocar na GPU também, irei gastar com o block que é bem caro, e talvez eu perca um pouco de desempenho no processador já que estarei resfriando 2 componentes ao invés de 1 só correto? Pra mim o mais importante é deixar o processador frio, com um cooler bom na GPU já vai ajudar bastante, o que achas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!