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Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

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Tanto pode, como deve, e é uma prática internacional. Mas tudo que for de metal e de acesso ao contato de pessoas que estejam em contato com qualquer equipamento aterrado dessa forma, deve ser ligado no mesmo aterramento, mesmo que não previsto pelo seu fabricante, como:

1 - Tubulações de gás

2 - Tubulação de água, se de metal

3 - Colunas de metal enterradas no solo

4 - Cercas de metal

5 - Dutos de ar-condicionado

6 - Conduites de fios de metal.

etc.

(há critérios pra isso, não basta emendar o fi,o e qualquer fio, de qualquer jeito, que pode ser pior)

Pra que isso? Num sistema equipotencializado, como no caso de usar o fio terra do terra da rede, se ele por algum acidente assumir o potencial de uma ou mais fases ou seja, a tensão de fase(s) e se nesse instante uma pessoa estiver em contato com duas partes aterradas em locais diferentes, ela tomará um choque fatal porque nesse caso haverá uma diferença de potencial muito grande, o que facilitará um fluxo maior de corrente pelo corpo da pessoa. Quando ambas partes estão aterradas no mesmo ponto, ambas subirão o potencial igualmente e logo o fluxo de corrente será muito menor.

Sistemas equipotencializados exigem cuidados e manutenção. Se uma ligação equipotencial estiver ruim, poderá haver choques perigosos em alguns casos.

Na Europa, a grande parte dos países utiliza o sistema TN-S ou TN-C-S de aterramento, no qual o fio terra é derivado do neutro na entrada elétrica, com uo sem haste(s) local da construção, mas lá o cuidado com a rede de distribuição elétrica, que é subterrânea na grande maioria das cidades, é algo importante porque o neutro está sempre muito bem aterrado. No Brasil o neutro agora praticamente só está sendo aterrado em cada residência, antigamente ele era aterrado de poste em poste pela CIA Elétrica, hoje tem lugar que o neutro só está aterrado nas residências, já no poste do transformador não se vê mais ou neutro aterrado em alguns lugares, o que é um absurdo! Agora o cliente que arca com os custos de aterrar o neutro em cada casa e a CIA economiza numa tarefa que seria dela. Isso tudo só é menos ruim porque seu aterramento local faz parte da malha de toda a vizinhança (enquanto ta tudo interligado), mas o ideal é que esse neutro fosse melhor aterrado pela CIA Elétrica, mas no nosso cenário, o ideal seria que o usuário pudesse aterrar muito nem o seu neutro, utilizando medidores adequados, mas é praticamente impossivel achar um eletricista com um equipamento desse tipo. Geralmente só empresas de engenharia que trabalham com esses equipamento.

Qual esquema utilizar então? Terra separado ou terra equipotencializado com o neutro? Bem, cada um tem seus prós e contras, mas é fato que o esquema separado é de maior controle do usuário e de mais fácil manutenção, mas exige da mesma forma certos cuidados como:

1 - Obrigatoriedade de utilização de dispositivos DR no quadro de disjuntores

2 - Altamente recomendável que se faça a proteção, por meio de Dispositivos Protetores contra surtos, entre Neutro/Aterramento no quadro de disjuntores.

Em sistemas informatizados o uso do esquema TN-S é recomendado por norma. Então poderia ter ambos esquemas num mesmo local, tipo TT e TN-S? Sim, é possível, desde que:

1 - Equipamentos que utilizem terras diferentes não estejam interconectados, a não ser sem fio ou fibra optica.

2 - Que o usuário não tenha chance de manusear esses equipamentos ao mesmo tempo ou que fique proximo de ambos ao mesmo tempo.

3 - Que seja usado os protetores adequados.

Há duas diferentes escolas, uma que defende sistemas de aterramento equipotencializado e outra que defende terras separados, ambas têm razão em alguns pontos, mas se é pra seguir o que tá nas normas nacionais e internais, ela exige todos sistemas equipotencializados, ou seja, tudo que tiver contato com a terra, devem fazer parte de um mesmo sistema ou seja, estarem interligados para manter seu potencial sempre igual, não importando o que aconteça, salvo casos muito específicos que não permite o uso de um aterramento conectado ao neutro principal, como por exemplo estações que lidam com inflamáveis, mas mesmo assim há questões levantando essa restrição e soluções pra uso desse esquema mesmo em locais com ambiente sujeito à gases - pra quem se interessar, leiam:

Cahier Technique n. 172 e 173 - disponível em inglês ou frances - fico devendo o link, mas pesquisem no google.

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Olá estou em campinas ,

Estava lendo tópicos , sobre fio terra

Então no meu terreno tenho um torre 20 metros , com um para raio ,

Mais agora quero colocar fio terra no ar condicionado , e em duas toma que liga o servidor

Então meu terreno ficaria com 1 torre , 2 servidor,1 ar condicionado,1 quadro de luz

Total: 5 haste

Gostaria de saber se isso pode ou tem que ter um mínimo de margem de cada haste ou não pode ligar essa quantidade no mesmo terreno ??

E também tenho 4 dps 2x40 2x25 , parado aqui o técnico da cidade não sabe instalar ,

Vocês sabem alguma empresa que tem engenheiro ??

Que possa fazer essa instalação , com segurança !!

Abraços

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Olá estou em campinas ,

Estava lendo tópicos , sobre fio terra

Então no meu terreno tenho um torre 20 metros , com um para raio ,

Mais agora quero colocar fio terra no ar condicionado , e em duas toma que liga o servidor

Então meu terreno ficaria com 1 torre , 2 servidor,1 ar condicionado,1 quadro de luz

Total: 5 haste

Gostaria de saber se isso pode ou tem que ter um mínimo de margem de cada haste ou não pode ligar essa quantidade no mesmo terreno ??

E também tenho 4 dps 2x40 2x25 , parado aqui o técnico da cidade não sabe instalar ,

Vocês sabem alguma empresa que tem engenheiro ??

Que possa fazer essa instalação , com segurança !!

Abraços

Recomendo contratar um profissional pra realizar isso ai, primeiro deve ser feita a equipotencialização de todas malhas de aterramento, depois a instalação dos DPS's. Se você tiver Orkut, entra na comunidade "Amantes da Eletricidade" que você vai achar gente lá que vai poder te ajudar na instalação aí e equipotencialização do sistema de aterramento. Lá frequenta Engenheiros, Eletro-técnicos, Eletricistas, curiosos... :)

Aterramento não é só enficar hastes no chão e tá tudo certo...

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  • 4 semanas depois...

Não é a mesma coisa!

Se você ligar o fio terra no neutro interno da casa implicará num problema, você terá corrente trafegando pelo fio terra (que nesse caso tb é o condutor neutro dentro do ambiente) o que não acontece se o fio terra partir do ponto de entrada onde o neutro está aterrado, em esquema TN-S. O fio terra interno não possuirá corrente trafegando pelo condutor terra. Pra você ter uma ideia, ao colocarmos um amperimetro no cabo de descida do aterramento local do neutro, não se vê corrente alguma trafegando por ele - em condições normais com neutro de saida para a rua intacto.

O esquema questionado por você é o TN-C, inclusive proibido em alguns paises. Ao ligar o fio terra no neutro interno o risco de se dar choque na carcaça dos equipamentos é maior, além do fato de a inversão de polaridade em alguma manutenção, pode fazer que uma fase vá onde antes era o neutro, daí teriamos 110 ou 220V diretamente nas carcaças.

O esquema TN como um todo apresenta mais vantagens do que desvantagens que um TT, mas possui algumas questões sérias que devem ser levadas em consideração caso a caso. Uma dessas questão é acidentes na rede elétrica que faça o neutro principal da rede se romper. Nesse caso o fio terra estaria sujeito a uma sobretensão. Em regiões desenvolvidas e com várias casas próximadas uma das outras isso é difícil de ocorrer, devido ao sistema de neutro multiaterrado, agora numa área rural ou com poucos pontos de aterramento do neutro, o uso de uma esquema TN não é o mais recomendado, a não ser se tomada devidas precauções como a construção de uma ótima malha de aterramento do neutro local, com medições feitas por equipapmentos especializados. Na impossibilidade poderiamos adotar o TT tb tomada a precaução de ser instalado um dispositivo DR + proteção contra surtos entre Terra e Neutro.

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O fio terra em si quando num esquema TN-S bem instalado, sozinho deveria proteger as pessoas contra choques por defeito interno nos equipamentos, mas pra que isso funcione 100% deve se checar várias coisas, como distancias dos circuitos até o disjuntor por exemplo. Numa residência tipica isso não vem a ser uma preocupação, já que as distâncias são relativamente curtas. Mas porque isso? porque por exemplo, numa falha dentro de um equipamento que venha a jogar 110 ou 220V na carcaça, o tempo que essa falha deve existir ou melhor o tempo que o risco dessa falha deve existir foi pré-determinado depois de vários estudos e quem vai basicamente definir o tempo da existência desse risco é a distancia do circuito e o disjuntor porque quando há um toque de fio fase no fio terra ou seja, na carcaça do equipamento que está ligada no fio terra, naturalmente será um curto-circuito que deve ser contido em tempo pré-definido, enfim. Depois de outros estudos viu que era mais seguro adicionar um dispositivo que detectasse qualquer fuga de energia ao fio terra e esse dispositivo se chama de Dispositivo DR - hoje obrigatório pelas nossas normas independente do esquema de aterramento adotado. Além disso um Dispositivo DR protege quando alguém toca diretamente num pino energizado de uma tomada ou num fio desencapado.

Com relação aos equipamentos, procure protetores, filtros e/ou nobreaks que ofereça tanto proteção contra picos/surtos entre Fase-Neutro como entre Fase-Terra e Neutro-Terra - isso deve vir nas especificações desses produtos, quando não vem provavelmente eles não possuem essas proteções.

A existência do fio terra independente de uso de protetores que façam o uso do mesmo, melhora o sistema de filtragem das fontes chaveadas que utilizam capacitores entre Fase-Terra e Neutro-Terra.

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Boa noite pessoal, beleza?

Tb preciso de ajuda com a instalação eletrica de minha casa.

Vamos começar: moro em uma casa alugada e recentemente "emprestei" o computador de meu irmão. Mas a casa em que moro ( a casa deve ter uns 30 anos) tem muita variação de tensão (a luz fica fraca, pisca), a fiação é uma zona, cheio de emendas e afins, enfim, um verdadeiro pesadelo pra um eletricista de verdade. Gostaria que vocês me ajudassem a pelo menos a fazer um bom aterramento e a parar com essas malditas oscilações (teria que ser do tipo BBB - bom, bonito e barato) e que uma pessoa leiga (+ ou -) como eu possa fazer, sem morrer no percurso :)

Sobre o padrão, é monofásico, tá velho pra ****** e o que mantem ele inteiro é a ferrugem.

Meu vizinho é um "eletricista/encanador/pedreiro/pau pra toda obra" trocou o meu disjuntor de 40 A por um de 50 A ( o disjuntor sempre ficava caindo quando eu tomava banho). Ele disse que a fiação da casa é "6" (aquele fio inteiro de cobre).

O micro ondas é ligado numa extensao de cordão 4 que eu mesmo fiz, puxando do fio principal. O chuveiro é de 5500W, 50 A. Tenho uma televisdão, geladeira e a CPU.

Como tornar essa zona mais segura, menos variável e que eu possa fazer?

Anexo uma foto de como é a casa.

valeu pessoal, muito obrigado.

imagem.jpg

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To com um pouco de sono, mas amanhã te respondo sua msg de forma mais completa. Só te digo uma coisa, esse cara fez uma ***** aí! Uma fiação 6mm2 foi feita pra comportar em média 35A, na melhor das hipóteses, 40A. Ele troca o disjuntor que tava desligando pra proteger a fiação contra sobrecarga por um que vai impor mais carga nela, é pedir pra acontecer um desastre! Pra que disjuntor então, pra sempre colocar um maior e maior e maior, até dar *****! Dá raiva das ***** que esse povo faz...

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Zenao, vamos lá:

Olha, o aterramento aí é o menor dos seus problemas!

Não pense que o simples ligar do fio terra aos equipamentos que requerem o mesmo vai resolver ou aumentar a imunidade deles contra disturbios elétricos, porque não vai! Oscilação, picos de tensão, nada disso vai resolver com a instalação do fio terra. Ele é necessário principalmente para a proteção contra choques elétricos junto com algumas outras funções secundárias, mas não pra resolver os problemas relatados por você.

O primeiro problema que você tem é a casa não ser sua, a não ser que você não se importe de gastar e deixar o gasto aí depois que sair da casa, mas já deixou claro que quer um BBB - Bom, Bonito e Barato - o que não é nada fácil!

É difícil te passar uma orientação boa sem analisar a situação do local, visualmente falando. Antes de tudo teria que ser feito uma inspeção geral pra ver como está o estado e como foi realizada as emendas, tem que ver o estado físico da fiação, depois se os disjuntores "batem" com a medida da fiação utilizada, precisa ver como foi feito a distribuição dos circuitos e se não há compartilhamento de neutro entre circuitos, tem que ver tb como estão os contatos interno das tomadas, se tão frouxos, se os fios tão bem fixados nas tomadas e interruptores.

Do lado de fora da casa tem que ver como estão as emendas desde o poste da rua (aí envolve a CIA Elétrica do local), tem que ver o estado da fiação do seu ramal até o poste da rua e suas respectivas emendas. Se o disjuntor do padrão era de 40A, provavelmente a fiação principal desde o poste até a caixa de disjuntores da casa, era 6mm2, deveria ser no mínimo! Se foi colocado um disjuntor de 50A sem trocar o cabamento principal todo por 10mm2, cometeram uma imprudência.

Você disse que tem um chuveiro de 50A - o que pra mim é um absurdo! A fiação tem que ser 10mm2 no mínimo de ponta a ponta, desde o fio lá do poste na rua até o chuveiro. Esse chuveiro é 127V, aconselho ou que compre um chuveiro menos potente ou que peça o dono da casa pra mudar a medição pro típo bifásico e troque o chuveiro por um 220V, o qual passará a funcionar com as duas Fases com correntes muito menores, em torno de 25A pra um chuveiro de 5500W.

O que posso dizer é que a fiação da sua casa está passando por sobreaquecimento, logo dispediçando energia e dependendo do nível de aquecimento, pode causar derretimento do isolamento da fiação, podendo provocar curto-circuito.

Até aqui não te dei nenhuma orientação de como colocar o fio terra justamente pelo fato de haver coisas mais imporatantes a se fazer aí. Seria imprudência minha indicar algo com coisas muito mais importantes a serem sanadas aí. Tente conversar com um eletricista bom, junto com o dono da casa, pra ver o que pode ser feito. O que eu eu faria primeiro aí seria uma vistoria do padrão, porque se tiver enferrujado demais, num ponto que prejudique a segurança, a CIA vai mandar trocar e junto com isso eu solicitaria um aumento de carga ou mudança pra medição bifásica, o que ficaria disponivel aí pelo menos 80 ou 100A (40 ou 50A por fase) dependendo do aumento que fizerem. E caso seja feito isso, não deixe de trocar o chuveiro por um 220V pra operar em Fase/Fase.

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boa noite rau, beleza?

então cara, o meu vizinho "eletricista" fez isso, trocou o de 40 por um de 50 A.

A fiação da casa é uma zona, eu queria é proteger os eletrodomesticos da casa, para que nao queimem. Tem muita oscilação de energia, e agora que eu emprestei o CPU do meu irmão eu me liguei mais ainda nessa questao de energia. Tipo eu nao tenho formação de eletricista (eu queria ter :( ), mas conheço mais ou menos as coisas e os padroes de como devem ser feitas. Eu só queria dar uma melhorada nela, pra que quando eu fosse embora eu LEVASSE comigo (risadas diabólicas) parte do investimento.

E quando eu te falo que a instalação é uma zona, é uma zona mesmo. Eu dei uma arrumada na instalação da casa, mas continua um lodo....

Vou tirar umas fotos pra você ver e dar uma opinião.

Abraços

Zenão.

PS: você é eletricista?

PS2: é seghuro ligar o terra do cchuveiro no neutro?

PS3: realmente a fiação da casa é uma ***********************************.

PS4: tipo, seria uma pesadelo nivel 5 de 1 a 10.

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Vou te indicar algumas coisas, mas se não quiser levar tudo à risca, a escolha é sua:

O que eu te sugeriria primeiro era reduzir a carga aí ou seja, o consumo, e o primeiro a atacar aqui seria o chuveiro elétrico. Coloca um chuveiro de 35A = 4500W aproximadamente em 127V, volta o disjuntor de 40A e no quadro de disjuntores deve haver um disjuntor de 35A pro chuveiro. A fiação do chuveiro deve ser de 6mm2 no minimo. A fiação principal até o padrão de luz eu tiraria a de 6mm2, se for 6mm2 mesmo, e botaria 10mm2. Talvez você consiga uma redução na queda de tensão ao ligar o chuveiro nessa leva de fio até o padrão colocando um fio mais grosso. A troca dos cabos do padrão até a rua depende da CIA Elétrica. Ah, dependendo do chuveiro, só comprar a resistência, nem precisa trocar o chuveiro inteiro. Alguns aceitam a resistência de menor corrente.

A divisão no quadro de disjuntores, considerando uma casa pequena e onde não se pode ou se quer gastar muito e se houver espaço no quadro de disjuntores da casa, eu separaria um circuito pro chuveiro, 1 circuito pra cozinha/área de serviço, 1 circuito geral, 1 circuito pra iluminação. Tenha o cuidado de pra cada circuito ter seu fio neutro separado. Não compartilhe os fios neutro e fase que vai pro chuveiro com outros circuitos, é um fio fase e neutro dedicado pro chuveiro ligado na fiação principal que vem do padrão até o quadro.

Quanto ao fio terra você primeiramente deveria ver a situação do aterramento do padrão. Ver o estado da haste de aterramento e se possivel adicionar mais hastes espaçadas corretamente, verificar as conexões, etc. De dentro da caixa do padrão o neutro é ligado na caixa de ferro... o fio terra partiria desse parafuso onde o neutro é aterrado - esquema TN-S de aterramento direto pra dentro de casa no ponto a ser distribuido. Como aterramento mal feito é pior do que deixar sem, eu aconselho prudência nessa parte. A bitola a ser usada do padrão até dentro de casa seria igual a do fio fase principal e de um ponto central da instalação você poderia derivar fios terra de bitola menor correspondente à bitola dos fios fase das tomadas. Se a casa usar canos de metal ao invés de PVC, esse tb deve estar ligado no aterramento principal por meio de conectores bi-metalicos e pasta anti-oxido.

Bem, pra proteger os equipamentos dessas oscilações teria que quantificar o quanto oscila aí a tensão elétrica. Fontes comuns suportam bem oscilações de pelo menos 20% pra cima ou pra baixo do valor nominal da rede elétrica. Já aquelas bivolt, 100-240V suporta 10% abaixo ou acima desses valores, então não precisa se preocupar porque elas vão de 90 à 264V sem problema e automaticamente. O que te sugiro é que compre um bom filtro de linha, como os da marca APC. Esse vai proteger seu PC contra surtos e picos de tensão. Se a grana não tivesse curta eu te indicaria um nobreak tb caso aí costume dar quedas de energia ou oscilações grandes o suficiente pra fazer o computador reiniciar ou desligar completamente. Por equanto é só.

Resposta aos "PS":

PS: Não sou eletricista por formação, mas estudo o assunto por hobby e faço serviços pra pessoas mais próximas ou por indicações. Me considero melhor profissional nesse assunto do que muitos eletricistas que mal têm o primário completo, fez uns cursos ou as vezes nem isso e se diz eletricista. Conheço um eletricista que realiza vários serviços aqui onde moro que tem carteirinha do CREA, inclusive ele mostra a carteirinha pros seus clientes, como se isso fosse atestado de qualidade... Pois esse cara quis instalar a haste de aterramento embaixo do quadro de disjuntores da casa, no piso, isso na casa de um colega meu que tava reformando a casa e a o local onde tava o quadro de disjuntores tava sem piso, tava trocando... Só pra você ter uma ideia das bizarrisses que fazem por aí.

PS2: Depende do tipo de chuveiro. Os que tem a carcaça toda de plástico são relativamente mais seguros utilizar essa prática, mas o recomendado mesmo é ter um fio terra apropriado de acordo.

PS3: Cara, essa é uma realidade de muitas casas brasileiras e prédios :(

ATUALIZAÇÃO:

Caso não queira mexer com o aterramento do padrão da CIA Elétrica, há uma opção de se usar o aterramento em TT (vide primeira msg do topico). Mas pra isso você precisaria gastar num dispositivo DR, o que implicaria em ter uma instalação o minimo correta pro DR não ficar desarmando à toa e os equipamentos eletrônicos que estejam ligados a esse aterramento, use protetores que façam proteção entre neutro-terra, como os filtros da APC por exemplo.

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você pediu um pesadelo, aqui está o seu pesadelo

MWAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH

Rau, tirei umas fotos pra você dar uma analisada melhor.

Veja o que você acha.

Foto 1: entrada dos fios no poste.

DSC00931.jpg

Foto 2: padrão por fora

DSC00925.jpg

Foto 3: ficando mais intimo do padrão (disjuntor)

DSC00926.jpg

Foto 4: close no padrão

DSC00927.jpg

Foto 5: nos fios do padrão

DSC00928.jpg

Foto 6: fiação por dentro (perto do quarto)

DSC00921.jpg

Foto 7: Um olhar mais apurado nas juntas.

DSC00922.jpg

Foto 8: fios que saem do ramal principal e vão pro chuveiro (os verdes)

DSC00923.jpg

Foto 9: entrada dos fios na casa

DSC00924.jpg

então cara, o que você acha? Caso perdido? Nao tem solução?

Eu gostaria de atenuar as constantes oscilações de energia.

Não ha quadro de disjuntores.

valeu galera pela ajuda.;

Abraços

Zenao

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Ave Maria...

Amanhã eu te dou uma resposta mais completa, mas a situação tá pior do que eu achava! Olha o tanto de emenda exposta! Meus Deus...!

E esses fios aí do padrão não comportam 50 Amperes não, com o tempo trafegando 50A neles vai começar aparecer sinal de derretimento do isolamento. O neutro aparentemente é mais fino, mas se a foto não me engana, ele tá desencapado, correto? Mesmo assim a foto me dá impressão que ele é muito fino, menor do que 6mm2. Eu não arriscaria jogar 50A aí nesses fios não, é mais garantido 40A no máximo!

Sem um quadro de disjuntor os fios mais finos estão sujeitos à sobrecarga.

Tem razão de ocorrer tanta oscilação, tá tudo dimensionado incorretamente, fiação toda bagunçada, o padrão tá num estado deplorável, não há um quadro de distribuição pra distribuir os circuitos corretamente, as emendas estão ruins, as que tão expostas me mostram que estão com pouca superficie de contato elétrico e provavelmente algumas tão folgadas. Cara, compra pelo menos uma fita isolante e isola tudo isso ai. Eu no seu lugar arrumava um outro cantinho pra alugar se não for tão complicado ou arrumaria essa fiação ai.

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Como prometido, vou complementar a mensagem acima:

Bem, a situação aí não tá nada bonita como você mesmo foi o primeiro a perceber.

Começando do básico e da primeira imagem, ela mostra a conexão do seu ramal que vai para o poste da rua, correto? Um dos fios tá com duas emendas, uma com o conector apropriado, por pressão e há uma outra emenda de aparência duvidosa e sem isolamento. A falta do isolamento dos males os menores porque tá longo do outro fio e longe do contato de pessoas, mas eu verificaria o aperto e superficie de contato dessa emenda, além de fazer o isolamento com fita de auto-fusão - encontrada em elétricas...

Na segunda imagem mostra um padrão antigo, que por fora a aparência tá razoável, mas por dentro a coisa tá feia! Pulando pra terceira imagem mostra o estado ruim interno, muita ferrugem e um disjuntor mal fixado que eletricamente não vai inflenciar em nada, mas o excesso de umidade ai dentro por afetar com o tempo as conexões dos bornes dos disjuntores. Por enquanto esse não parece ser o problema, mas o disjuntor de 50A aí, como eu falei, está incorreto pra essa "bitola" de fio, que pela foto me parece ser um fio 6mm^2. Logo ao lado esquerdo estáo o aterramento da caixa, onde o neutro é ligado (é desse parafuso aí que você poderia derivar o fio terra, mas no estado da coisa, é melhor arrumar o essencial antes). Esse parafuso por estar oxidado pode não mais estar realizando um bom contato elétrico com o cobre do fio. O ideal era trocar esse padrão, ou no minimo desmontar tudo, limpar, lixar e pintar. Retirar essa porca ai que prende o fio, dar uma lixada e limpada, inclusive na ponta de contato do fio com a porca e recolocar no lugar. Aplicando depois um WD40 ou uma massa pra calafetar pra proteger a conexão de umidade.

Na quarta imagem e quinta imagem mostra o problema. Não há mais isolamento nos eletrodutos que entra no caixa do padrão, é por aí que tá entrando agua e causando essa ferrugem toda. Tem que arrumar isso ai ou no minimo passar uma massa pra calafetar por cima nos dutos pra parar de entrar agua ai, mas na situação que tá, a ferrugem já tomou conta do metal...

Na foto 6 nos dois fios que vão pro quarto dá pra ver que tem duas emendas sem isolamento, não precisa dizer que deveriam estar com fita isolante né... Essa sujeira que vai acumulando junto com umidade em contato com a madeira que pode absorver umidade, cria pontos de fuga de energia. É como um vazamento de água imperceptivel. Nesse caso um curto-circuito não é muito preocupante por causa do distanciamento de um fio do outro no ponto das emendas, mas não justifica estar sem isolamento. Fios expostos na parede tb não é o ideal... A foto 7 mostra a mesma coisa. Emendas mal feitas e sem isolamento. Na foto 7 tb me parece que os dois fios pretos que seriam os principais, parece que afinam, foi feito alguma emenda de fio mais fino nos fios 6mm2 que não vão pra circuito algum ou seja, que ficam de fora a fora onde são emendado os fios pra outros pontos de uso?

A foto 8, os dois fios verdes que vão pro chuveiro me parece que são de mesma bitola dos fios pretos em que estão ligados e algo me diz que esses fios se foram especificados pra 6mm, eles não estão respeitando essa medida, o que acontece com muito fiozinho barato vendido por ai. Se os fios não estão ainda apresentando sinais de aquecimento excessivo, é certo que há pelo menos um aquecimento considerável que se traduz em oscilação, queda de tensão, e disperdício de energia que vira calor inútil. Esse calor é dinheiro indo pro lixo porque não realizou trabalho algum. Fio não deve se aquecer durante o uso devido á passagem dos elétrons, se ele se aquece é porque tá mal dimensionado.

Não vale nem a pena mencionar a questão de cor dos fios, como os fios verdes do chuveiro por exemplo, mas já que mostoru, o verde por norma é a cor que deveria ser o fio terra ou verde com listra amarela... Acho que o povo pensa que as cores dos fios foram criadas pra boniteza ou pra escolher de acordo com a preferência do freguês, porque não é possível! Em poucos lugares se respeita as cores...

Já a foto 9, mostrando o ponto de entrada, há uma emenda aí que foi feita com um conector, menos mal... mas não sei se é uma questão da fotografia, esses fios me parece finos demais pra comportar tanto 50 como 40A. É ligar o chuveiro e ver as luzes enfraquecendo demais, to falando mentira ou verdade? você já deve ter notado isso.

Bem, as dicas eu já te dei mais vou repetir em tópicos.

1 - Se não for possível pedir a CIA Elétrica um aumento de carga, reduza o disjuntor geral pra 40A.

2 - Troque a resistência do chuveiro ou o chuveiro inteiro por um de no máximo 35A - 4500W @ 127V. Mesmo consumindo 35A nessa fiação de 6mm2 é inevitável uma queda de tensão de entre 10-15V mais ou menos, dependendo do comprimento dela. Pra reduzir essa queda o bom seria trocar toda fiação desde o poste da rua por uma fiação mais grossa, de 10mm2 pelo menos.

3 - Checar todas emendas, se estão com bom contato e com contato firme, sem folgas. E claro, isolar todas elas!

4 - O correto aí é ter um quadro de disjuntores pra distribuição dos circuitos. Na verdade é algo básico que deveria existir em qualquer construção, mas a economia de dinheiro beira ao absurdo que cometem esses erros básicos.

Uma caixinha de disjuntores com capacidade pra 8 disjuntores, da marca Tigre, feita em termo-plastico anti-chama, com capacidade pra 8 disjuntores + barramento neutro/terra não custa mais do que 40 reais, aqui custa 35,00 uma dessas. Cada disjuntor Siemens Curva B - melhor que esses pretos da Lorezentti, custam 7 reais cada. Aí pro seu caso eu recomendaria pelo menos 4 circuitos - 4 disjuntores:

1 - Chuveiro - disjuntor Siemens 40A (porque não tem de 35A) - fiação minima deve ser 6mm2.

2 - Disjuntor Siemens 16A pras tomadas gerais - fiação minima 2,5mm2

3 - Disjuntor de 20A tomadas da cozinha/área de serviço - fiação minima 2,5mm2

4 - Disjuntor 10A - Iluminação - fiação minima 1,5mm2

Obs: Cada circuito deve ter seu fio fase e neutro ramificando dos cabos principais que vêm do padrão, isso é feito dentor do quadro de disjuntores mesmo.

Caso não queira quebrar a parede, pode bolar uma forma de aparafusar o quadro na parede por meio de buchas e parafusos e descer e subir os fios por meio de canaletas aparentes.

A fiação 6mm2 que até onde sei passa fora a fora pela casa, entraria pra dentro do quadro de disjuntores, q você poderia colocar ai perto da entrada dos fios que vêm do padrão. Os fios descariam pra caixa de disjuntores e subiriam apos passar pelos seus respectivos disjuntores. Os neutro de cada disjuntor tb ficariam emendados no neutro que vem do padroa ou de forma mais correta, no barramento da caixa que foi feito justamente pra isso, pra distribuir os neutros e os fios terra finais, junto com os fases que passam pelos disjuntores.

O fio terra é a ultima das preocupações aqui.

Não garanto que vai resolver as oscilações porque elas podem também ser de origem externa. Por agora eu recomendo que você adquira um multimetro simples, encontrado em camelos até ou em elétricas. Pegue esse multimetro e meça a tensão das tomadas aí de acordo com o uso e em horas diferentes do dia. Por exemplo, meça a tensão antes de ligar o chuveiro e depois com o chuveiro ligado, anote esses valores e faça a diferença. Se der mais de 5% de queda de tensão, está com uma queda alta. Se for comprar o multimetro, depois te ensino como se usa.

Na quarta

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fala rau beleza?

então cara,você viu como ta a situação. Tá ruim, mas tem solução como você disse.

Não sei se compensaria colocar um quadro de disjuntores. Esse investimento iria ficar lá, e por mais que eu goste da dona, nao posso deixar lá.

Agora, fazer a troca dos disjuntores, das emendas dos fios, isso eu posso fazer (creio até que sem levar choques) ;)

Eu tava mesmo pensando em trocar o fio que sai do ramal principal e vai pro chuveiro, por um outro de 6mm inteiro (é que nao deu pra eu tirar uma foto, mas o fio do chuveiro tem 3 emendas até chegar no chuveiro).

Algums dúvidas:

1 - Adiantaria eu dar uma garibada naquele padrão? Colocar a massa pra calafetar e depois dar um trato?

2 - Se eu tirar aquele parafuso do neutro eu nao vou levar um choque mortal?

2.1 - Depois de garibar o neutro eu posso derivar um terra dali?

3 - E o disjuntor de 50 A, posso trocar por um branco de 40A?

4 - Qual a diferença entre os disjuntores pretos e brancos?

5 - você gostou da emenda feita com um conector? Fui eu que fiz :) . Antes, naquele lugar tinha um disjuntor de 30 A, mas ele tava isolado, e o que fazia a conexao entre os dois pedaços de fios 6 era um cordao 4. Essa foi uma das gambiarras mestres que eu encontrei.

Eu tenho um multimetro rau, vou fazer isso que você Falou, vou medir as tensoes e ver se dao muita diferença.

E cara, muito obrigado pela ajuda, espero que nao esteja chateando você ou o pessoal do forum com essas perguntas. Sempre fui muito curioso com relação a eletricidade, mas sempre tive receio de mexer com isso.

valeu mesmo

Abraços

Zenao

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1 - Adiantaria, mas tenha em mente que a energia sempre estará ligada em um dos lados do disjuntor, já que é o fio que vem da rua! Então, CUIDADO! Vista uma calça comprida, blusa comprida, coloque um óculos de proteção, calçado fechado e coloque luvas de borracha e cuidado pra elas não furarem. QUe fiquei claro que não estou te incentivando nada, to só passando uma recomendação.

2 - Não, a única coisa que vai acontecer é que a caixa não ficará mais aterrada, então se um fio fase tocar direto na carcaça de metal, ela vai ficar energizada. Mas antes de fazer isso, é claro, sempre desligue o disjuntor geral, SEMPRE, em qualquer condição!

2.1 - Você não tirou uma foto pra mim mostrando se tem um fio, de mesma bitola do fase, descendo ao chão e conectado numa haste de cobre, DEVE EXISTIR, se não existir, providencie e faça as conexões, enterre a haste de cobre na terra e ligue o fio nela junto com o conector proprio que é vendido junto com a haste. você pode derivar o fio terra (use cor verde com listra amarela pra diferenciar de todos outros, ele nao poderá ser confundido depois com o fio neutro interno) direto da haste se quiser ou de dentro do padrão onde tá aquele parafuso.

3 - Tanto pode, como deve! Troque por um branco C40. Vem escrito C40 na frente deles. Seu chuveiro voltará a provocar desligamentos, mas terá que trocar por um menos potente, ou só a resistência, já que é baratinha.

4 - Os brancos, que são conhecidos como padrão "DIN" ou "IEC", são mais precisos e possuem curvas de disparo definidas. Existem os B, C e D. Os B são os mais sensíveis, protegem mais a instalação e são pra cargas com tendência mais resistivas, tipo chuveiros, ferros de passar, torradeiras, assadeiras, fornos eletricos, etc, mas no geral se dão bem com cargas mistas que não possuirem consumo alto. Em minha casa por exemplo uso todos Curva B sem problema. Os Curva C protegem a instalação mais ou menos igual aos disjuntores pretos, mas ainda assim são mais precidos em sua curva de disparo, eles são pra cargas puramente indutivas, tipo motores elétricos, mas podem ser usados em cargas mistas tb. Os curva D são pra grandes motores elétricos que possuem um pico de corrente na partida elevadíssimo.

5 - Pra fios rigidos (solidos) esses conectores são bons, mas neles vem especificado a corrente máxima e isso deve ser respeitado. O problema em usa-los em condutores flexives é que eles acabam por quebrar os "fiozinhos" do cabo flexivel na hora do aperto do parafuso. Existem conectores melhores que esses, mas esses aí quebram o galho e as vezes se saem melhor do que emendas mal torcidas.

Cara, eu ainda te recomendo um quadrinho de disjuntores! Compre de plastico, pra 4 disjuntores, (custa uns R$ 15,00) sem barramento mesmo, desça o fase, neutro e terra, todos de 6mm2 pra dentor do quadro e distribua um disjuntor de 40A pro chuveiro, um disjuntor de 16A pras tomadas e 1 de 10A pras luzes. Compre os fios que faltarem e faça as ligações. Creio que você não gastará mais do que 100 reais pra fazer isso. Se é pra economizar, aí tá o minimo do minimo! O neutro dentro do quadro você vai emendar os neutros que vão pra esses três circuitos diferentes e os fases que estarão distribuidos nos disjuntores vão junto com os neutro respectivos. Nada daquele "varal" estendido de fora a fora na casa, por varal entenda fio 6mm2, fase e neutro de uma ponta a outra. Esquema do quadro basicão:

esquemabsico.jpg

E pra manter esses fios bem alinhados e presos no madeiramento do telhado, pra motivo de organização e visualmente ficar algo mais bem apresentavel, compre uma presilhas que aqui chamam de "miguelão", mas o nome se chama de fixador de fio. Dai fixe diretinho os fios, sem essas sobras e dobras penduradas. É baratinho um saquinho. É desse tipo que to falando:

DSC02500.jpg

Não ta chateando não, eu to é chateado é com essa bagunça da sua instalação. Se eu morasse aí perto eu faria o serviço de graça pra você, era só me passar o material. :)

ATUALIZAÇÃO:

Zenao, baixe esse manual de instalações elétricas e dá uma lida. Ele foi redigido justamente pro leigo ou pra aqueles que possuem um conhecimento básico:

http://www.prysmian.com.br/export/sites/prysmian-ptBR/energy/pdfs/Manualinstalacao.pdf

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Boa noite pessoal, to com um pouco de pressa, então la vai:

então rau, eu tava pensando com os meus botões, acho que nao vira eu mexer na instalação da casa. O investimento vai ficar todo lá....

Creio que só vou fazer as mudanças no chuveiro e no disjuntor, alem de mexer nas emendas dos fios.

Depois eu posto uma msg mais detalhada.

valeu e Abraços,...

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Respeito sua decisão, eu tb não gostaria de gastar e deixar o gasto ali, se ao menos eu recebesse um desconto no aluguel... Fala com o dono da casa, quem sabe ele aceite fazer um negócio contigo. Passa o orçamento pra ele do básico...

Se não for pra mexer no resto, eu não aconselho nem colocar o fio terra aí se a preocupação é com o computador apenas.

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boa noite pessoal, beleza?

_rau_ eu tava pensando no seguinte:

1 - trocar a fiaçao que vai do ramal principal ate o chuveiro;

2 - trocar a resistencia do chuveiro para 40A;

3 - dar uma arrumada no padrão;

4 - troca do disjuntor principal para 40A;

agora o mais complicado:

1 - seria possivel derivar o neutro em um ponto dentro da casa, aterrá-lo e depois derivar um terra dele?

se isso fosse possivel, daria para eu aterrar as coisas dentro da casa, sendo um investimento relativamente barato.;..

2 - seria possivel colocar um disjuntor para cada eletrodomestico que eu tenho em casa, sem eu utilizaR uma caixa de disjuntor?

Eu pergunto pra você isso ja que a dona da casa disse que nao vai ajudar na troca e eu tb nao prevejo mudar de casa nos proximos 3 meses :( . E ja diz os sabios :"mais vale prevenir do que remediar". Digo isso tb porque seria fácil levar embora parte do investimento depois :) .

Aí eu colocaria aqueles dispositivos DR e DPS, e sei la o que mais, tudo numa caixa certa.

To mandando um novo mapa pra você da casa. Espero que você possa me ajudar nessa solução, ja que ainda vou ficar lá....

imagem11.jpg

Desculpa pela demora e pela torraçao de saco.

valeuwzao e abraço cara.

Zenao

PS: tenho mais 2 pepinos para você me ajudar a descascar (minha futura casa e a futura casa do meu irmão).

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po mando nas esplicações refente aos tipos de aterramento depois tenho que fazer um aqui (ja que não tem) e mesmo asim cai raio pacas e não quema nada mas os visinhos so sofrem vai ver e porque a maioria dos aparelhos compartilham a mesma tomada (sao aparelhos leves) e tambem pra fazer o pc parar de dar choque basta inveter os polos da tomada ja da uma ajudinha .

valeu

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